Ir para conteúdo

Nunca mais!


Jost

Postagens Recomendadas

  • Moderador

Esses tempos estava pescando na minha pescaria predileta no clube: tilápias na ninfa.

Cast, espera... espera... espera, strip... espera, strip... espera... BUM!! Tilápia!

Puxa peixe, abre sorriso, solta peixe, confere tippet, confere isca.

Falsecast (mais linha), Falsecast (maaais linha)... f-a-l-s-e-c-a-s-t... pfffffffsssstt... espera... espera... espera, strip...

E assim foi a tarde. Uma tilápia atrás da outra, a tarde toda, praticamente um peixe por cast.

Lá pelas tantas se aproxima um sujeito desinformado e lança a pérola:

- Fácil de pegar esses peixes né?

Fiquei quieto e nem dei trela para o sujeito. :dry:

Fácil? :frusty: :frusty: :frusty: :frusty: :frusty:

Meu, o cara não tem nem ideia que eu passei 3 anos aprimorando as ninfas pra pegar as tilápias. O cara não sabe que hoje eu pego uma atrás da outra, mas que 3 anos atrás eu passei uma tarde inteira casteando (mal) e peguei apenas 3 tilápias numa tarde. O cara não tem nem ideia que eu investi 3 anos pesquisando, estudando, comprando livros, melhorando no atado e nos materiais, fazendo protótipo atrás de protótipo, estudando o comportamento deles na água e descartando os piores. O cara não sabe que eu atravessei um pequeno experimento de evolução constante das minhas iscas para elas serem o que são hoje: pegadeiras supremas de tilápias.

Não, o cara não tem a mínima noção de nada disso, pois o cara sequer sabe o que é o flyfishing. :nono:

:hum:

Pior que isso, no entanto, é aquele colega pescador de fly que quer roubar sua isca, pois ele sabe que sua isca é boa. Ele não quer passar pelo trabalho que você passou, ele somente quer a isca certa (a sua isca) pra pegar bastante peixe e não quer investir nada em troca. Ele vai sorrateiramente :ph34r: abre sua caixa e rouba sua isca, geralmente aquele protótipo único que está pegando muito peixe e que você não tem outro.

Esse colega queimará no inferno do fly... :diablo: quebrará varas #10 no primeiro cast, cairá do barco dentro da água, verá seus anzóis TIEMCO abrirem com lambaris de 10 gramas (e outras pragas bíblicas do fly que eu não sei quais são) :D

Mas falando sério, "fácil de pegar esse peixe, né?" e "me dá uma isca aí?" são frases que eu gostaria de nunca mais ouvir.

- Me dá uma ninfa aí, Jost? ;)

- É 10 reá a ninfa...! SACOU? ( :dry:)

- :unsure:

- :devil2:

:happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Rapaz como está faltando amor nesse coração! :wub:

Prometo que vou pedir poucas das suas ninfas quando estivermos na Patagônia, mas faça-me um favor desde, ata mais algumas desde já só para garantir? :devil2:

A culpa é tua viu Mariz! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não me coloque nessa confusão Fausto! Eu avisei pra esse rapaz que se ele resolvesse se envolver com Fly, jamais sairia ... Mas o pequeno gafanhoto está passando por uma crise existencial...

Ele se esqueceu que todas as dicas que recebeu foram fruto de trabalho, suor e pesquisa... Ele esqueceu que antes de sequer saber o que era o Fly, alguém já pensava, pesquisava, suava e tentava e errava até achar a solução que funciona...esqueceu que tudo isso foi passado pra ele "de graça" pelo puro prazer de ver alguém que a gente gosta e admira e que a gente sabe que tem tudo a ver com o universo que conhecemos, se divertir!

E o melhor de tudo isso é ver que aquele ser antes ignorante hoje ata, arremessa e pesca melhor do que vc mesmo!

Mas que é chato e enche o saco tudo o que ele narrou é mesmo! Mas eu vejo pelo lado positivo! Que lado? Ora, se eu nada soubesse, ninguém ia querer minhas iscas, ninguém ia perguntar sobre dicas de arremesso, ninguém iria nem saber que existo!

Ou seja, é o preço que se paga pela dedicação, competência e admiração alheias!

Se nosso amigo gafanhoto passa por isso hoje, é porque fez por merecer! Agora é escolha dele se responde aos pedidos de bem ou mal intencionados com um sorriso apenas ( como todos nós fazemos) ou analisa e vê naquele que perguntou ou pediu um futuro talento até mesmo melhor do que nós mesmos, e resolve investir seu tempo e suado conhecimento com aquele ser ignorante que se posta à sua frente ou liga pra vc querendo o que quer que seja.

Fico feliz do meu grande amigo hoje passar por essas "chateações", pois é sinal de que o meu antigo "aluno" , hoje virou o meu professor!

Bem vindo ao mundo do Fly meu grande amigo, parceiro e professor Jost !

Sei bem do quê e de quem nosso amigo fala, e sei que é phoda mesmo! Mas a grande verdade é que só perguntamos e pedimos àqueles que respeitamos e que sabemos que sabem mais que nós, em uma ou várias situações!

Que o diga o seu querido irmão Fábio, que cansou de tomar anzóis na cabeça me ensinando a ler os rios na Patagônia! Em vez de apenas sorrir da minha ignorância ou folga, gastou seu precioso tempo e conhecimento ( levando anzolzada na nuca) para me ensinar a ler os rios patagônicos! E esse conhecimento custou a ele milhares de reais e tempo! E me foi transmitido de graça!

E Jost, vê se ata umas matadeiras dessas aí pra mim!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sei que não tem muito a ver com o tópico, mas isso me fez lembrar o quão inconstante é esse peixe. Tem dias que elas estão realmente "facinhas" e outros em que vc pode esfregar ninfas folheadas a ouro que elas esnobam. Todos peixeis têm um pouco disso, eu sei, mas acho que nas tilápias é exagerado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Verdade Mariz... você tem completa razão no que fala.

E não fosse você a dar uma Abel Creek II novinha em folha de presente a um verme que sequer sabia o que era o fly, eu não estaria aqui hoje reclamando de boca cheia. Isso não teve preço. :)

Patagnia2012-08.jpg

Olha ela aí... na terra prometida.

Sim, matadeiras... quando vamos puxar peixe no clube?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sei que não tem muito a ver com o tópico, mas isso me fez lembrar o quão inconstante é esse peixe. Tem dias que elas estão realmente "facinhas" e outros em que vc pode esfregar ninfas folheadas a ouro que elas esnobam. Todos peixeis têm um pouco disso, eu sei, mas acho que nas tilápias é exagerado

Sim, sim... tilápia (selvagem) é bicho matreiro e de pesca bem difícil. Engana-se quem pensa que é coisa de iniciante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tem uns que ficam perguntando tudo sobre fly,tem outros que não entendem que você só solta os peixes e ficam insistindo pra você levar "agora esse pode levar né?",e cada uma :D :D

Nas minhas pescarias no lago ando dedicando mais aos tucuninhas de 1 palmo,na última coloquei um tip. 0.15, B.H. prince e saiu uma meia dúzia de tilápias,gostei da pescaria delas,são valentes,peguei duas espécies creio,uma meio avermelhada e essa da foto,da próxima vou me dedicar mais a elas.

2012-11-11164527.jpg

Foto de um tucuna até bonzinho pro lago.

2012-11-11143752.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E para acrescentar eu queria dizer que honestamente considero essa possibilidade de escolher transmitir ou não o seu suado conhecimento uma dádiva! Temos grandes mestres como o Gérson, o Thiago Zanetti e outros que escolheram o Fly como ganha pão, ou parte do seu ganha pão... Imagina a dor de ter que ensinar um " babaca" completo por obrigação profissional?

Vc meu grande amigo Jost, pode se dar ao secreto e indescritível luxo de só transmitir seus conhecimentos a quem vc escolher!

É ou não é um dos secretos prazeres de dominar algum conhecimento?

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande amigo Jost, o que fiz não tem nada demais, pois hoje todos nós colhemos o fruto dessa pequena e insignificante ação... E te garanto que valeu cada momento!

Mas eu avisei! Continua com seu molinetezinho aí que vai ser melhor!!!!! Vc vai ter muito menos dores de cabeça!!! Kkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Grande amigo Jost, o que fiz não tem nada demais, pois hoje todos nós colhemos o fruto dessa pequena e insignificante ação... E te garanto que valeu cada momento!

Mas eu avisei! Continua com seu molinetezinho aí que vai ser melhor!!!!! Vc vai ter muito menos dores de cabeça!!! Kkkkkkkkkkkkk

Mariz, basta ver o que está escrito nos meus "interesses" abaixo da foto do perfil, aqui à esquerda rsrsrs

Caraca Jost.... Tilápia??? Putz..... é o peixe mais fácil de pescar que existe.....

Ahhhh Depois manda pra mim umas isquinhas protótipos pra eu testar......

:frusty: :frusty: :frusty: rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aos empiristas e filósofos acima: :mestre:

Faz lembrar um ditado chines (acho): "Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece!"

Até uma "naba iniciante" como eu já teve de responder indagações a quem ainda mais leigo (se isso for possível...). Neste momento, o curto tempo disponível e pressa resultante foram contrabalançados pela lembrança das 1ªs e pacientes dicas recebidas do mestre Beto Akamine, no prazer de "ensinar por ensinar". Aqueles que (tentaram) nos "ensinar a pescar, invés de nos dar o peixe", jamais esqueceremos. E a semente recebida tende a ser multiplicada e distribuída... :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

KKKKKKKKKKk, Isso requer uma análise do inconciente Freudiano, afinal, os filhos tendem a superar os pais e os alunos o mestre, não existe satisfação maior na vida, que ver parcos passos cansados, seguindo em frente a passos largos e viçosos, é de ficar com lágrimas nos olhos, quando sentimos nossos modestos ensinamentos , tendo frutos de continuidade. .....É a vida, é a vida, ainda bem que existem gafanhotos, para um dia se tornarem mestres. :happy: , Mariz voce foi santificado pelos céus, afinal, agora só falta escrever o livro. :p . Mas o gafanhoto tem que entender, que pode ser que Zeus colocou o ser de cueca branca no seu caminho, para testar a sua benevolência para com um simples mortal, :diablo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que papo estranho esse....

Mestre, discípulo ,gafanhoto,pomba esei lá mais o que

Acredito que tudo tende ao equilíbrio e logo enquanto se ensina ,também se aprende e assim sendo alternam-se os papeis ao longo do ciclo

Abraço!!! e quando puderes poste algumas fotos e um passo a passo das ninfas geradoras de debates e desabafos!!!

brincadeira ,mas não resisti a provocação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Jost se ele fanou a Ninfa que enganava muitos peixes, faça outra melhor do que esta não importando o tempo que levou, já na próxima na caixa usa cadeado com segredo, é assim que o mundo mudou na pesca.

Tá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost esquenta não meu nobre, tbm já passei por isso, inclusive estou numa enrrascada, pescando com um amigo "muiiiiiiii amigo" no rio Itabapoana, veja a que ponto cheguei,

Passei a parte da manhã, eu pegando piabanha e robalinho e jacundá, e o amigo nada, na hora do lanche, pra ele não ficar desanimado, peguei a mminha mosca, fiz uma gambiarra, colocando um chumbinho a uns 20 cm da mosca, e deu pra ele pescar. Conseguiu pegar alguma coisa, e agora me trouxe 4 caixas de anzois pra que eu ate moscas pra ele fazer esse tipo de gambiarra, :hum: eu mereço! 427623.gif

Eis a questão, fazer? ou não fazer! :nono:

O pior que esse amigo tem uns 7 ou 8 conjunto de fly, diz que não tem tempo de aprender, comprou até morsa e todo material de atado, belo dia apareceu em minha casa para que ensinasse pro filho dele atar a Chernobil, sabe pra que? Atar Chernobil lastreada para arremessar com equipo de Bait... :frusty: :frusty:

Chernobil pousando no fundo. :ohmy: :ohmy: 143320.gif513734.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

pedir isca não é nada... flórida é o cara ficar mandando durante a pescaria, sendo que é um carona, tanto no carro quanto na embarcação e não está pagando serviço de guia.

VAMOS ALI NAQUELE PESQUEIRO.

dae não vou, quero ir em outro lugar

PORRRRRRRRRRRA POR QUE NÃO VAI LÁ!!???

Enquanto solto um peixe meu o barco vai pro meio do rio

OLHA O BARCO, ESTÁ INDO LONGE DO PESQUEIRO, LIGUE O ELÉTRICO

cara..... VSF.

é o fim da picada. Pescador sem noção tem muito. É melhor ir sozinho. The Quiet & Lonely Sport.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Verdade Thiago... e aí sobra comprar um Commander... não precisa nem dar desculpa de pq tá indo pescar sozinho.

The Quiet & Lonely Sport total.

Me lembro de quando era menino e ficava 12 horas sozinho na beira da praia, olhando os pescadores...

Certas coisas ficam na vida. Pescar quieto umas 12 horas seguidas ainda está alto na lista de prioridades... e isso me lembra Quillén/janeiro de 2012 e janeiro de 2013... :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost meu caro amigo,

Conhecendo um pouco o motivador de seu espirituoso desabafo, falo... sorria e muito... você tornou-se a inspiração dele e de outros...

Agradeço e viva nosso querido amigo Mariz, por lhe apresentar o fly. E, por vc se dedicar intensamente como um alquimista misturando e testando coisas/materiais em sua criações.

Entretanto, muito maior e mais importante, o fly me proporcionou conhecer caras e fazer amigos com vc, Mariz, Leandro, Martinelli, Hugo, Jamanta, Serjão, JR, Klaus, Vasconcellos, Zanetti, Leo e até mesmo o motivador de desabafo.

Espero que ele e outros sempre lhe perturbem!!! viva a evolução!

Abraços Mermão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

pedir isca não é nada... flórida é o cara ficar mandando durante a pescaria, sendo que é um carona, tanto no carro quanto na embarcação e não está pagando serviço de guia.

VAMOS ALI NAQUELE PESQUEIRO.

dae não vou, quero ir em outro lugar

PORRRRRRRRRRRA POR QUE NÃO VAI LÁ!!???

Enquanto solto um peixe meu o barco vai pro meio do rio

OLHA O BARCO, ESTÁ INDO LONGE DO PESQUEIRO, LIGUE O ELÉTRICO

cara..... VSF.

é o fim da picada. Pescador sem noção tem muito. É melhor ir sozinho. The Quiet & Lonely Sport.

"- pombas, também, com Intemediate Tip até eu...."

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.