Ir para conteúdo

Material Alternativo


Postagens Recomendadas

Fala ae amigos mosqueiros alguém sabe onde eu encontro as penas para os colares das moscas em lojas alternativas?

Preciso encontrar materiais alternativos como:

penas

brilhos

os pelos sintéticos

e outros.

Alguém sabe me dizer onde eu encontro isso em Niterói?

Ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tem que ir em armarinhos e lojas que vendem material para fantasia. Acredito que tenha ai em niteroi, mas aqui no centro do rio, no saara, vc encontra dezenas dessas lojas

Mas, de qualquer modo, achar boas penas para colar de mosca não deverá ser fácil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Antonio, tive a mesma duvida a um tempo atras..Da uma olhada nesse Tópico que criei tem algumas dicas de tecidos que se pode comprar para brilhoshttp://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=6660

Quanto as penas alternativas q comprei achei em loja de fantasia, achei Marabou e pena de pavão que estão me ajudando bastante enquanto não compro todo o material nas Fly Shop :happy:

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Antonio,

Por curiosidade, porque a opção pela compra de material alternativo, se hoje encontramos brilhos, material sintético, etc..etc e específicos para o atado aqui no Brasil?

Nada contra a utilização dos mesmos, mas no meu caso, meu atado melhorou em 100% (cem por cento), depois que começei a utilizar os matériais específicos para o atado.

Bons atados e bons treinos.

Cacosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos eu fico em duvida:

Se o materiais alternativo a durabilidade será que perde as cores pode ate enferrujar na água salgada?

É por isto que prefiro material próprio para o atado de moscas de água salgada.

Não tenho nada contra o alternativa de material de carnaval.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, basicamente são as mesmas coisas... Enferrujar, vai sempre, visto que o anzol enferruja. A diferença é que, nos casos das penas por exemplo, elas são mais selecionadas no caso das específicas para o fly. No começo, eu comprei umas penas em lojas de fantasia que hoje eu não sei o que fazer com elas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O que enferruja é o anzol que passa a cor de ferrugem para qualquer material usado no atado, seja apropriado ou alternativo.

Estou com o Cacosa, hoje temos grande disponibilidade para a compra de material de atado adequado (não alternativo) para as iscas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não tenho bagagem pra ficar opinando sobre isso, mas não concordo muito :nono: , senão vejamos:

- Já comprei material em algumas lojas e dependendo do material que é, não tem muita diferença para o alternativo, inclusive tem alguns itens que são iguais (tive até a impressão que o item que eu comprei na loja, foi comprado pelo lojista no mesmo lugar em que eu comprei o alternativo)

- Nem todos os itens se encontram com a disponibilidade de tempo e às vezes de prazo que precisamos. Já quis comprar material que simplesmente não achei pra vender nas lojas e por vezes até achei o que precisava, um item em uma loja, outro em outra, e por aí vai prazo diferente pra entrega, custo de frete, etc...

Ah, estou me referenciando às lojas que estão aí no mercado brasileiro, lojas conhecidas com tradição e renome.

Queria também deixar bem claro que não vejo problema nenhum dessas lojas venderem o mesmo material que eu consigo comprar em uma loja alternativa, mas pela facilidade de compra, dieponibilidade e preço, dado que o material é muito parecido (ou igual), prefiro o alternativo.

Também quero deixar claro que para alguns itens a diferença é absurda e para outros não há alternativa. Para pelos por exemplo complica muito mais.

Grande Abraço

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É mas os anzóis de carbono se torna mas resistente ao ferrugem demorando muito mas, já os brilhos muitos são de metais e de plásticos podendo sair as cores, para atar uma mosca para mar o mais importante é a qualidade pelo menos o anzol é o brilho. Se é mas fácil de conseguir materiais próprios para o atado os alternativos são quebra galhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Acho importante enfatizar que mosca é DESCARTÁVEL. Ninguém ata uma mosca pra durar 2 anos ou pegar 100 peixes (eu tentei, mas só consegui pescar 38 trutas com uma e umas 60 tilápias com outra rsrs).

Nesse contexto de descartável, a ideia de durabilidade de uma isca, depois de utilizada, é completamente fútil. Quantas pescarias dura um streamer no mar? 2, 3? Quantas pescarias dura uma ninfa ou sêca? 2, 3 no máximo? Fala sério!

Isso posto, minha principal consideração sobre o material de atado é a qualidade do produto final. Nunca deixo de tentar utilizar algo alternativo, nem que seja num protótipo, para testar a "atabilidade" do troço e o resultado final da mosca, bem como uma possível, mas não imprescindível, durabilidade. Se eu puder atar uma boa mosca com um material que custa 2 reais 100m, não vejo pq gastar 20 reais por 2m.

Nessas de experimentar, já tive boníssimas surpresas e inclusive compartilhei algumas delas com o pessoal aqui do fórum.

Para aquilo que não tem solução? Material próprio.... para o resto? Carroça.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Com o anzóis de carbonos 5 a 6 pescarias se não for peixe de dente que dura pelo menos o anzol, a mosca não é para durar muito. Mas seria chato você atar uma mosca para uma pescaria no mar e depois não lavar ai não dura um méis. Não é a durabilidade é sim o atrativo para um predador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho importante enfatizar que mosca é DESCARTÁVEL. Ninguém ata uma mosca pra durar 2 anos ou pegar 100 peixes (eu tentei, mas só consegui pescar 38 trutas com uma e umas 60 tilápias com outra rsrs).

Nesse contexto de descartável, a ideia de durabilidade de uma isca, depois de utilizada, é completamente fútil. Quantas pescarias dura um streamer no mar? 2, 3? Quantas pescarias dura uma ninfa ou sêca? 2, 3 no máximo? Fala sério!

Isso posto, minha principal consideração sobre o material de atado é a qualidade do produto final. Nunca deixo de tentar utilizar algo alternativo, nem que seja num protótipo, para testar a "atabilidade" do troço e o resultado final da mosca, bem como uma possível, mas não imprescindível, durabilidade. Se eu puder atar uma boa mosca com um material que custa 2 reais 100m, não vejo pq gastar 20 reais por 2m.

Nessas de experimentar, já tive boníssimas surpresas e inclusive compartilhei algumas delas com o pessoal aqui do fórum.

Para aquilo que não tem solução? Material próprio.... para o resto? Carroça.

Exatamente Jost, :bs-aplauder:

Mais uma vez ressalto que não tenho bagagem para o assunto, mas acho que essa discussão também nos remete à questão da avaliação não da qualidade do atado, mas do seu visual, afinal de contas a mosca é para atrair o peixe ou o pescador? :hum:

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É um assunto que dá muito pano para as mangas e vai se estender sem limites, desde o atado de moscas secas, ninfas indo até os poppers e streamers.

Digo apenas o que passei durante minha aprendizagem, comecei comprando de tudo, fazendo uma total "carroçagem" e depois com o passar do tempo vi tudo indo para o lixo, principalmente depois de testar o atado com material adequado. É mais do que certo que muito material alternativo vai dar solução e talvez até mesmo com resultado melhor, mas na hora que você tiver que atar certas moscas, verá que o alternativo até mesmo atrapalha a aprendizagem. Penso assim por experiência própria e além disso, é bem como todos estão comentando, vai pescar de qualquer maneira, mas a pescaria começa em casa quando atamos uma mosca com apresentação e respeito atualmente até mesmo o tipo de anzol usado.

Bom o assunto! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É verdade Fausto. Parando pra pensar direito, quando comecei a atar comprei uma boa dúzia de porcarias que hoje já foram doados para artesanato de alguma alma perdida no mundo.

Logo em seguida, meu caminho guinou na direção dos materiais de atado "originais", com os quais aprendi a diferença entre uma mosca lazarenta e algo digno de mostrar para os colegas e para os peixes.

Depois de um pouco de estrada nessa estrada do atado a caráter, meu caminho hoje é oportunista. Quando passo ao lado de um material de primeira, compro na hora. Quando passo ao lado de um material de atado alternativo, avalio sua "atabilidade" e, achando que vale a pena, quando comparado aos materiais "originais", pego na hora também.

Ainda acho que a melhor escola é o sujeito concentrar no atado das moscas que realmente usa. Nada de inventar de atar ninfa se sua pescaria é tucunaré. Nisso o cara dispende tempo e grana com algo inútil. Quando comecei, fui no tapa mesmo, daí as porcarias compradas.

Acho que seria bem pertinente termos aqui no fórum uns tópicos doi tipo "Aí filho, se você é novo no atado e quer pescar tilápia(?) no centro-oeste(?), comece atando isso." com algumas fotos das iscas e sugestões de materiais alternativos e "originais"... enfim, uma ideia apenas.

Sim, bom o assunto.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não sou contra o materiais alternativos, concordo o que o Jost escreveu:

(Quando passo ao lado de um material de atado alternativo, avalio sua "atabilidade" e, achando que vale a pena, quando comparado aos materiais "originais", pego na hora também. Ainda acho que a melhor escola é o sujeito concentrar no atado das moscas que realmente usa. Nada de inventar de atar ninfa se sua pescaria é tucunaré. Nisso o cara dispende tempo e grana com algo inútil. Quando comecei, fui no tapa mesmo, daí as porcarias compradas.)

No meu casso prefiro o material próprio principalmente para mar, é muito mas fácil atar as moscas com materiais naturas que vendem no mundo, agora se não tem pode ser um bom material alternativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

para não ficar só no conceito:

- quanto às penas, especialmente, é muito difícil concorrer com aquelas selecionadas e de aves geneticamente "produzidas" especialmente para o atado

- materiais de brilho de boa qualidade têm bom caimento e resistem mais (não estou falando de anos, mas de uma ou poucas pescarias). Comprar os próprios é mais seguro, mas pode haver bons materiais em armarinho

- EVA desse comprado em papelaria é muito inferior ao próprio para atado. É muito mais frágil e poroso, absorvendo mais a água e se deteriorando com maior facilidade

- pelos sintéticos: é um universo tão grande, interminável. Vale a pena experimentar de tudo (mas no fim acabo usando apenas EP, craft fur, Polar Fiber e supreme/unique hair :p )

- pelos naturais. Só acho que é mais fácil achar os que a gente precisa na flyshop, sem falar que não vem fedendo :p . Se precisar dos tingidos, então não tem muita escolha

- linhas de atado: inquestionável que as próprias para atado são muito superiores

- colas/resinas/vernizes: está aí um tipo de material que vale muito a pena passear pelos alternativos, mas em geral acho o "hard as hull" o melhor head cemment disparado, e prefiro usar resinas de secagem UV que epoxy ou silicone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

para não ficar só no conceito:

- quanto às penas, especialmente, é muito difícil concorrer com aquelas selecionadas e de aves geneticamente "produzidas" especialmente para o atado

depende - penas de faisão e pavão das lojas de carnaval são literalmente idênticas. Para iscas pequenas o marabu também é bem passável.

- materiais de brilho de boa qualidade têm bom caimento e resistem mais (não estou falando de anos, mas de uma ou poucas pescarias). Comprar os próprios é mais seguro, mas pode haver bons materiais em armarinho

Novamente depende. Para iscas pequenas, existem materiais da mesma qualidade no mercado de armarinho brasileiro. Conforme cresce o tamanha da isca, passo a concordar com você.

- pelos naturais. Só acho que é mais fácil achar os que a gente precisa na flyshop, sem falar que não vem fedendo :p . Se precisar dos tingidos, então não tem muita escolha

Pele de coelho (inteira) é excelente substituto para quase tudo que é tipo de ninfa. Com o resto, sigo com você.

- linhas de atado: inquestionável que as próprias para atado são muito superiores

Novamente depende. Linha de atado nada mais é que fio de poliéster, encerado ou não. É fácil conseguir substituto na mesma qualidade vendido a 1 real o quilômetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Jost você acha as penas de Faisão idênticas, as penas originas são bem mais largas a alternativas mais estreitas você já viu?

Alguns materiais alternativa é valido a maioria dos materiais é melhor flyshop como eu disse anterior é um quebra ganho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal concordo com todos vocês, mas tem que ver e avaliar o grau de cada atador.

Como eu, sou novato no atado(café com leite rerere) então prefiro o alternativo que o próprio por que:

Preço e disperdicio.

Como os amigos falaram, quando o alternativo é bom vale a pena.

E tem coisas que nas lojas 2mt de material próprio custa R$15,00 eu compro o mesmo nos armarinhos 20mt por R$11,00.

Sem dizer os prazos demorados e fretes absurdos.

Vou postar depois os meus atados de streamers, poppers, sliders.Para vocês amigos verem e me corrigirem se eu estiver fazendo errado.

Mais o negocio é atar então vamos atar!!!

Valeu amigos pelas dicas e opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente depende. Linha de atado nada mais é que fio de poliéster, encerado ou não. É fácil conseguir substituto na mesma qualidade vendido a 1 real o quilômetro.

Amigo onde eu encontro estas linhas alternativas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Pessoal concordo com todos vocês, mas tem que ver e avaliar o grau de cada atador.

Como eu, sou novato no atado(café com leite rerere) então prefiro o alternativo

Pensava assim também quando comecei e depois de algum tempo vi que atava só moscas estranhas e nada parecidas com os vídeos e livros de atado. Quanto ao custo maior dos materiais destinados para o atado, é aquele caso, vai estar investindo bem porque suas iscas ficarão bem atadas.

Gostaria de dizer o contrário, mas não posso e tem mais, tudo depende do que você acha das iscas, pois sou exigente em função de ter comprado iscas de grandes atadores e depois que comecei a comparar meus "mostrinhos" com as moscas deles, percebi que precisava estudar mais e investir no material de atado. Hoje posso dizer que estou atando as moscas da forma que de fato desejava atar quando comecei a comprar moscas e com elas bem atadas posso dizer que estou me envolvendo mais na pescaria antes de começar a pescar.

No início do ano joguei fora uma penca de materiais estranhos e não me arrependo de ter jogado fora, me arrependo sim é de ter comprado. :)

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Só não fui sexta feira agora porque choveu e muito, e agora tenho que ver outra oportunidade.

Vai atando tudo que der na telha e depois vamos nos reunir para ver como melhorar seu atado, mesmo usando material alternativo. O importante é começar a atar e colocar em prática suas ideias, depois poderá ver na prática o resultado do mesmo atado usando material mais apropriado.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Antonio o que o Fausto disse é uma realidade, eu comecei pensando se vou pescar com moscas vou comprar é ai que percebi não é a mesma coisa comprando, fazer você mesmo percebe que tem alguma coisa diferente não acredita nas moscas compradas, agora você atando percebi que é a mosca é mas confiável muito mais você mesmo atando é por isto tem muita diferencia de um material para outro. O amigo Fausto quando ele começou eu estava mas curioso, agora eu posso dizer ato moscas lógico que nos estamos todos os dias aprendendo um pouquinho, e fico muito feliz de saber que o amigo Fausto já esta atando muito bem, eu ficava ouvindo o Fausto valar minhas mostrinhas agora ele não fala mais, Antonio sabe por que ele já esta ferra no atado o materiais Apropriados

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, esses materiais basicos, como o brilho, por exemplo, não influenciam tanto assim, na minha opinião... O que eu mais senti diferença mesmo foi o fio específico para o atado e, lógico, as penas... Apesar de já ter encontrado otimas penas de chinchila em lojas de fantasia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Aeeee galera,as vezes eu tento botar a culpa dessa onda de mat alternativo em alguma coisa,e a mais conveniente que eu encontrei foi a época que as moscas de material sintetico apareceram no mercado(chernobil,parachult com indicador em polar hair,hoppers etc......

Será que tô falando besteira ou minha linha de raciocinio tem lógica...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na verdade, esses materiais basicos, como o brilho, por exemplo, não influenciam tanto assim, na minha opinião... O que eu mais senti diferença mesmo foi o fio específico para o atado e, lógico, as penas... Apesar de já ter encontrado otimas penas de chinchila em lojas de fantasia...

:ohmy: :ohmy: :ohmy:

Não entendi...

Chinchila.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Aeeee galera,as vezes eu tento botar a culpa dessa onda de mat alternativo em alguma coisa,e a mais conveniente que eu encontrei foi a época que as moscas de material sintetico aparecerao no mercado(chernobil,parachult com indicador em polar hair,hoppers etc......

Será que tô falando besteira ou minha linha de raciocinio tem lógica...

abraços

Fiz minhas duas últimas flotadas na Patagônia Argentina usando o que meu guia chamou de "Foam Monster Beetle" e de material natural tinha pouca coisa mesmo, quase 80% dela com material alternativo.

O Vitinhow se enrolou em relação as "penas" de chinchila.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Também fiquei "encafifado" com isso, que negócio é esse de pena de Chinchila? :huh:

Depois de alguma pesquisa...

Chinchilla_Rooster.jpg

Este é o Silkie Rooster um galo de origem chinesa que tem um padrão de plumagem chamado Chinchilla Grey (com duas letras "l"). Uma confusão que acabou por se proliferar, mas na verdade se trata de um Saddle. O padrão Chinchilla Grey é um cinza (da cor do pelo do roedor), mas como essa denominação passou a referenciar a pena, existe natural chinchilla, purple chinchilla, red chinchilla, e por aí vai .

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me enrolei não... Eu tive a mesma reação, João e Fausto, quando eu comprei. Morri de rir e fiquei com isso na cabeça. Chegando em casa, lancei um CHINCILA FEATHERS no google, e achei o tal galo que era o responsável por essas penas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:) :) :)

Penso que esta questão sobre materiais alternativos mereça ser revista

e até mesmo reavaliada.

Na verdade praticamente todos os materiais convencionais e clássicos

hoje usados no atado, de certa forma um dia foram materiais alternativos.

Até bem pouco tempo, os materiais desenvolvidos especificamente para

a função de atar se limitavam a olhos para Clouser Minnows e penas

genéticas.

Os demais materiais invariavelmente provêm de aproveitamento desenvolvidos

para diversos segmentos industriais, principalmente o têxtil.

Óbviamente são selecionados, preparados e acondicionados para venda e

utilização no atado, sendo que pessoalmente prefiro adquri-los desta forma.

O que não quer dizer que materiais encontrados em comécios não específicos

não possam ser utilizados ou representem má qualidade.

Pelo contrário, muitos destes materiais representam excelentes alternativas

para uso no atado e alguns ainda não tidos como convencionais, certamente

um dia deixarão de ser alternativos.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

de onde? de Niterói? eu fui lá e não achei nada.

Prezado Antonio

Venha ao centro do Rio, na Rua Buenos Aires (s.m.j.), lá na muvuca do SAARA. existe uma loja chamada de: O BABADO DA FOLIA. Nesta loja existe um mezzanino, especializado em penas das mais diversas variedades cores e preços também. Na parte de baixo você encontrará outros materiais alternativos, os quais ainda não explorei, só dei um"olhada".

Bom proveito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.