Ir para conteúdo

Juturnaíba 16-09


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Talvez seja até bom assim, pois sumirão da região os "matadores" quando não tiverem mais o que matar e pode ser que assim os imbecis de lá vejam que seria muito melhor ter pescador que paga prestigiando o turismo na região, do que esses jumentos que matam tudo e pouco dinheiro deixam lá. O maior exemplo é a pousada Tucunaré que está caindo aos pedaço por falta de cliente, a final das contas, os "matadores" não ficam hospedados, pois moram em cidades próximas.

Talvez seja melhor eu levar e dar de presente para eles uma fita métrica para que possam assim medir o comprimeto do rabo dos "matadores" que lá frequentam. Quem sabe alguém de lá um dia entende a onde está o dinheiro, no turismo da pesca ou na matança de pequenos tucunarés.

Gente burra e cabeçuda! :frusty:

T+ :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Infelizmente acho que não viveremos pra ver esse tempo, desculpem o pessimismo, mas estou deseperançoso!

Acho mais fácil um político safado desses conseguir uma permissão pra aterrar tudo e lotear agora que os peixes acabaram.

Pura estupidez!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:frusty: :frusty: :unsure: :unsure: :ohmy: :ohmy:

E assim caminha a humanidade. Quem sabe algum dia consequimos a extinção deste tipo de ser humano.

este tipo de ser humano esta presente em todo o território brasileiro, outro dia mesmo tive o desprazer de ver no youtube um video de uns 3 ou 4 deste seres humanos matando cerca de 8 dourados no rio das velhas na altura de curvelo MG. Todos grandes dourados inclusive o que me pareceu ser 2 ou 3 femeas já ovadas.

O que fazer? Falar mais do que falamos será que vai adiantar?

Aqui em juiz de fora na represa de chapeu D'uvas eu nem me animo mais a ir alem de ter que enfrentar estradas de terra em péssimo estado de conservação acontece a mesma coisa que em juturnaiba o cara não pode pegar um tric do tric de tucunaré que ele mata, eu já vi um cara com uma sexta cheia de tucunares que mais pareciam lambaris.

Ai nos resta ir para recantos do Brasil que tem algum tipo de proteção ambiental, ou pescar fora do Brasil.

Ahhhh nem quero falar mais nada!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

eu vi o jef falando isso no face book e fiquei incrédulo

pqp!!!

muito triste!

mas é assim, como disse no meu post de domingo o cara que conseguiu pescar os robalinhos la no porto belo tb matou uns 25 peixes PEQUENOS!!

:frusty: :frusty: :frusty: :frusty: :2guns: :2guns: :2guns: :2guns: :nono: :nono: :nono: :nono:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Juturnaiba é caso perdido, porque a matança começa é praticadda pelos próprios guias, assim se consideram "Guias"

Passava boa temporadas por lá, temporadas de 2 a 3 meses, agora faz uns 4 anos que não vou lá, única boa lembrança que tenho de lá, foi que conheci Dr. Luciano e que se tornou um grande amigo e através dele a turma do mosqueiro do rio.

A fita métrica que Fausto mencionou, pode ser utilizada nos próprio guias, só sera necessário uma trena e não uma fita métrica.

Só tem imbecil guiando, porquer guias que pescam, matam os peixes e ainda dá pro cliente levar :hum: só pode ser burro.

Numa de minhas temporada por lá, um deles me disse, peguei cento e tantos tucuna, retruquei, voce não pegou, vc deu cento e tantas enchadãozadas em sua própria cova... pra ele entender expliquei, vc mata da pra ele levar , ele vende e paga sua diária com seu próprio trabalho, e depois fracassa a pescaria, ele não volta mais, e vc vai carpir pasto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Isso tudo seria menos complicado se houvesse fiscalização e incentivos para que empresas de turismo da pesca lá se implantassem.

Sim é isso mesmo, todos nós queremos pescar livremente, não é isso?

Mas não é assim que funciona em outros países. Estamos vivendo momentos difíceis em relação a prática de nosso lazer, queremos simplesmente pescar e achar que todos os locais devem estar infestados de peixes e vendo acontecer casos assim em todas as regiões. O pior de tudo é que, quando algumas pessoas ou algum grupo se organiza para explorar algum local de pesca, jogam pedra como se fossem criminosos. Se hoje houvesse um grupo explorando a região e apoiados com fiscalização, o local seria um grande pólo de pesca e mesmo assim alguém levantaria uma bandeira para criticar essa "exploração". Como o tucunaré não é um peixe nativo, então fica mais difícil ainda imaginar que alguém algum dia vai pensar em trabalhar lá com o objetivo de mantê-los vivos e o mesmo acontece com as trutas.

Assim mesmo pretendo ir lá e tentar pescar alguns pequeninos, pois certamente lá sempre existirão para sempre. Juturnaíba abastece com água várias cidades e foi criada com essa finalidade, não será aterrada de forma alguma.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pois é, acho que esse é justamente o problema. Se todos podem pescar livremente, há de se definir o que é "pescar" (que para nós pode ser capturar e soltar, com anzol sem farpa e para um imbecil desses pode ser pescar com bomba!). :diablo:

Às vezes me questiono se realmente existe interesse de parte de alguma agência de turismo ou mesmo de empresários em investir nesse segmento (pelo menos aqui no RJ). Senão porque temos tão poucas opções de pesque e pague? E onde estão as lojas especializadas? Cadê os pacotes pra pescar em Cabo Frio? No Litoral Sul?

Por outro lado, temos tantos maus exemplos como a Baia de Guanabara, Lagoa Rodrigo de Freitas, Canal de Marapendi, Lagoa de Piratininga, de Camboinhas, de Araruama, enfim inúmeros casos de maus tratos, depredação e descaso com a preservação que já estão aí há anos e anos. Será que é só dificuldade pra resolver ou não há nenhum interesse real nisso?

O que é melhor para os cofres públicos, na visão dos safados que estão com a chave: preservar e desenvolver uma atividade que terá retorno a médio/longo prazo ou retalhar todo o terreno e lucrar imediatamente com a especulação imobiliária e indústrias (totalmente despreparadas para lidar com a questão ecológica)?

Sei que parece insanidade, mas a impunidade atingiu níveis tão alarmantes, os limites foram tão esticados, que não vejo como tão impossível assim a extinção da lagoa por interesses escusos. É triste e utópico mas é verdade! Belo Monte é um "belo" exemplo dessa estupidez!!!

E por falar em estupidez, como diria o sábio Renato Russo:

"Vamos celebrar

A estupidez humana

A estupidez de todas as nações

O meu país e sua corja

De assassinos

Covardes, estupradores

E ladrões...

Comemorar a água podre

E todos os impostos

Queimadas, mentiras

E seqüestros...

Vamos celebrar a aberração

De toda a nossa falta

De bom senso

Nosso descaso por educação..."

:sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos depois que uns :2guns: seres falou que o Tucunaré na represa Juturnaíba poderia ser abatidos criando torneio para a matança e outros :2guns: seres continuarão provocando o extermínio dos Tucunaré e outros que falarão que os tucunaré não acabam, é assim que termina uma represa só ficam os alevinos que passam na rede, destes :2guns: seres de outro planeta chamado corrupção do lado destruição. Ai vem as eleição para prefeitos e ai nada a ver, os órgãos de fiscalização somos nos mesmo, mais o medo faz só falar, precisamos irmos cada vez mais longe para realizar o nosso esporte ou criar pesque pague especifico para pescadores esportivos só assim que os tucunarés não some. Realmente eu já sabia que ia acontecer isto em Juturnaíba só ouvia e vi as matanças dos tucunarés da represa Juturnaiba, o município de Silva jardim alguma vez vocês ouvirão sob uma reportagem da corrupção do prefeito de lá? era ligado a extermínio da represa Juturnaíba é meus amigos vamos gastar mais para pescar. É muito triste. Bla bla bla só assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos acho o único local que tem tucunarés é um local chamado de berçário isto se alguns :frusty::2guns: seres não destruiu ainda.

Na represa Juturnaíba esta igual o jogo batalha naval só acerta água mais nada.

A única coisa que a mãe Natureza pode ajudar só ela mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Vitinho você acredita a sim teria muitos tucunarés a mais e maiores. Tem pescadores que depois que ficou sabendo dos torneios foram para exterminar sim. Eles não falaram dos extermino para outros pescadores. Se um dia você puder da um pulo na prefeitura de Silva Jardim lá eles falam para você o que realmente aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Só pra constar... Conversando com o Lula, a respeito desse "torneio com matança liberada", ele falou que é lenda. Os torneios lá eram obrigatórios a soltura dos peixes...

Olá Vitinhow, conheço aquela turma, o próprio Lula mata, o tal do Hostinho mata (é o pior porque é metido a bravo) Junior mata, Marquinho mata, aquilo ali é uma matança geral.

Passei várias temporadas ali no bar de bau, numa delas fiquei 90 dias, e participei de vários bate papo, e o que mais ouvia era "Eu mato mesmo"

Quando critico os guias, é porque quando não tem clientes, elas pescam para para filetar e vender nos restaurantes,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Vitinho no torneio teve também matança e muito, estou sabendo que um “colega” participou desta matança no torneio e antes e depois, amigo Gama estou sabendo que estes nomes citados contribuíram também para o extermínio dos tucunarés, lá tem um ser de outro mundo que tem barco e grana mais não tem celebro vai sempre para a represa para encher a caixa térmica de Tucunarés fiquei sabendo que ele mata tudo e vende lá em Silva Jardim o animal não

Precisa disso é a mente diabólica. Um dia ele apareceu eu fiquei revoltado de ver a caixa ate a boca de Tucunarés e tem a ousadia de falar para todos no redor que “desta vez matei 45 Tucunarés” quem me conhece eu fiquei P da vida, a única coisa que pensei um dia ele some da terra. É muito triste mais somos-nos que temos que pensar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Vitinhow, conheço aquela turma, o próprio Lula mata, o tal do Hostinho mata (é o pior porque é metido a bravo) Junior mata, Marquinho mata, aquilo ali é uma matança geral.

Passei várias temporadas ali no bar de bau, numa delas fiquei 90 dias, e participei de vários bate papo, e o que mais ouvia era "Eu mato mesmo"

Quando critico os guias, é porque quando não tem clientes, elas pescam para para filetar e vender nos restaurantes,

Sim, todos matam, infelizmente. O Lula, por alguma ironia do destino, a gente tá conseguindo mudar, mas ele mesmo confidenciou que, num futuro próximo, vai parar de pescar. Talvez essa temporada primavera/verão seja a última dele pescando, assim como alguns outros guias da região...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem peixe, sem relato. Infelizmente, ao que parece, conseguiram. Só pegamos uns peixinhos que nem com o macro da camera sairiam legal na foto. Tucunarés com uns 5, 6 dedos de tamanho. Muitas redes pela represa.

Olá amigo você foi esses dias lá?

E esta muito ruim?

Droga eu nunca foi lá e estou vendo que não vou mais né......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tem uma solução vamos matar os guias que tocar fogo nas redes só assim mesmo.

Eu nunca pesquei um tucunaré e nunca fui lá em Silva Jardim pescar em Jaturnaiba, agora vou pescar tucunaré onde?

Em outro estado?poxa só matando estas pestes carak.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá amigo você foi esses dias lá?

E esta muito ruim?

Droga eu nunca foi lá e estou vendo que não vou mais né......

Não pense assim Antônio, pois a "matança" sempre esteve presente em Juturnaíba da mesma forma que os tucunarés continuarão também sempre presentes. De fato estão matando muitos e somente os pequenos estão sobrevivendo porque passam na malha da rede e pouco crescem, mas isso não quer dizer que não poderá pescá-los. É um ciclo que acontece todos os anos e não vai mudar. Procure por relatos aqui em nosso fórum das pescarias que já foram feitas em Juturnaíba e verá que tem peixe, pequenos mas tem, porém poderia haver muito mais.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Marcelo , vc sabe das coisas! :ok:

Vitinhow, nas temporadas que passei lá, tentei enfiar naqueles cérebros gelatinosos, que o tucunaré seria uma fonte de renda desde que estivessem vivos e felizes na lagoa. Cada tucunaré mortos era um saque em suas poupanças. Quanto os guias pararem de pescar é muito duvidoso, só vendo pra crer.

Não sei se vc sabe, alguns dos guias pescam com vc de dia e a noite colocam rede no barco e vai bater tucunaré, exatamente no lugar que achou tucunas de dia, isto quando não colocam boias com piaba viva.

Não dá pra entender.

Digo isto porque Bau é meu compadre, sou padrinho de Junior, conheço aquilo desde antes da soltura dos tucunas, Juturnaíba já teve bons tucunas, agora só filhoteira para se brincar.

Seria um belo ponto para prática da pesca esportiva, se houvesse consiêntização , por parte dos pescadores e guias e com apoio de orgãos público, mais houve até quem incentivasse a matança, alegando que tucanaré não ser um peixe nativo, e que de certo modo estão certo, houve até uma reunião na associação de pescadores.

Assunto: Como acabar com os tucunarés, e o próprio Bau deu a solução certa = só esvaziando a lagoa.

Como disse Fausto, acabar é práticamente impossível, sempre tera um tucuninha pra se divertir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Penso que nenhuma ação no sentido de educar os guias (sic) e pescadores da região vá surtir algum efeito. O Rio de Janeiro sofre há anos com a marginalização de boa parte da população quando falamos de emprego e renda.

Tente explicar para um pescador artesanal de Sepetiba, Arraial do Cabo, Juturnaíba ou qualquer outro lugar que ele devia incentivar o pesque e solte e a atividade de guia de pesca esportiva enquanto ele sabe que na despensa de casa não tem nada além de sal e macarrão, que os filhos vão pra escola só pra merendar e que a luz vai ser cortada se não pagar o atraso de 30 dias porque não há demanda suficiente que sustente a pesca esportiva no caso deles.

Se os caras não tiverem de onde tirar um qualquer, não tem como. O problema é social, não de se limita a conscientização ambiental somente. Mas, claro, posso estar divagando demais e sendo pessimista... Porém, é minha opinião até prova em contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Fred há se desse certo, mas precisaria fazer uma lavagem cerebral ou uma educação obrigatória para estes seres ou se estiverem errados vai pagar uma multa violenta e obrigatória a soltar Tucunarés na represa. Amigo eles não tem educação, pau que quer ter interesse sempre é torto, o governo não dar nada sem ganhar você sabe disso. Só tem um jeito uma empresa de fora do Brasil comprar a região toda do redor da represa Juturnaíba toda é flechar para ser fiscalizada pela empresa só assim. Mais como isso nuca vai ser feito só é um sonho que poderia acontecer.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos tem que educar!

e também aumentar o turismo!

colocar o IBAMA pra trabalhar, dando multas altas e obrigando a soltura de alevinos de tuconá!

diminuir os valores de aluguel dos guias!

E pedir a Deus pra nenhum fazendeiro ou empresa comprar aquilo lá por que se não os preços vão pro espeço.

E claro, nós pescadores não contratar os barqueiros inrrespossaveis, aqueles que não são cadastrador e treinados para isso e aqueles que são serial killer de peixes.

Só assim que vai melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos.

Pescador Antonio por acaso você já viu algum local preservado sem invasores e muito bem fiscalizado pelo Ibama e outro órgãos fazer a lei funcionar?

Pescador Gabriel seria uma boa mais estes moradores provavelmente pescaria todas as Tilápias e iria atrás dos Tucunarés na moita, por eles peixes é lucro fora disso eles tem sede de matar tudo. E o que o governo coloca nada, de certo os seres não quer o que querem é destruir tudo para ser mais fácil, e não é só o problema dos peixes e sim a mentalidade dos seres que tudo mais fácil para eles acabar, se tem seres para acabar com os peixes tem seres para comprar e com isto todos incluindo o governo que não vaz nada para ser uma represa Juturnaíba coreta com fiscalização e obrigatório a soltura dos peixes na represa só possível a pesca sem matar o peixe como já existe em outros locais fora do Brasil. Amigo pergunta um morador que pesca na represa se ele quer realisar uma piscicultura na represa para nuca mais matar os peixes com isto ter peixes em cativeiro. A resposta você vai ouvir (não o governo liberar recursos eu prefiro continuar pescando na represa ela dar mais dinheiro ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, Marcelo, você não entendeu o que o Gabriel quis dizer. Ele quis dizer tilápia para CRIAR. E o cara que pensa que continuar extraindo da represa dá mais dinheiro do que uma criação é burro. Tucunaré não tem valor comercial, a tilápia tem. Existe sim, um projeto, pra implantar isso naquela região, com tanques-rede e, se eu não me engano, com Tilápia e Tambacu. Mas, como quase tudo no Brasil, pelo visto vai ficar só no papel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Vitinho eu entendi, os seres não vai contribuir criando tilápias, capas de continuar matando os tucunarés, eu conheço o projeto tilápias em taques redes é que eles não vai parar de matar os Tucunarés. Amigo Vitinho eu gostaria de saber um detalhe você sabe na estrada que beira a represa quando aparece as casas, você já viu uma casa grande na beira da represa na cor azul escuro o que eu sei que era um clube de pesca agora você sabe porque acabou há muito tempo atrás? Gostaria de saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescador Marcelo eu entendi oq vc quiz dizer a cambada não quer trabalhar(não quer ter trabalho) para creir as tilapias preferem pescar na represa que o peuxe já nasceu né?

Então eles são muito burros.

Mais é assim mesmo.

MaIs vai melhorar se DEUS quizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, Antonio, o único trabalho que eles teriam com as tilápias seria alimentar. Esse peixe se reproduz fácil, então nem teriam problemas.

Marcelo, a casa continua lá, com a mesma mensagem de sempre: "PEIXE BOM É PEIXE VIVO"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gurizada, se o problema é peixe, ensina essa gambazada a criar peixe em tanques rede, filé de tilápia tá 20,00 reais em porto alegre!

Ensinem a piscicultura!!!!! Iam ganhar muito mais!!

É isso ae Gabriel, existe M coisas pra fazer na vida, a desculpa de que pescadores tem família para sustentar, é papo furado.

Tinha uma serraria aqui em Campos "Serraria Gamaliel Ltda" quando Ibama e outros orgãos começaram e me precionar, e vi um grande e belíssimo Jequitiba no alto da mata do imbé, prestes a ser derrubado, resolvi acabar com a serraria, indenizei 18 funcionários e acabei com tudo, o jequitiba esta lá até hoje, eu pescando, e nem por isso morri, pelo contrário me sinto mais vivo que nunca. Hoje todos meus ex funcionários são meus amigos e estão todos bem financeiramente, acho que melhor do que se fosse meus companheiros de trabalho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Concordo com o que Fausto falou ;)

"Talvez seja até bom assim, pois sumirão da região os "matadores" quando não tiverem mais o que matar e pode ser que assim os imbecis de lá vejam que seria muito melhor ter pescador que paga prestigiando o turismo na região, do que esses jumentos que matam tudo e pouco dinheiro deixam lá. O maior exemplo é a pousada Tucunaré que está caindo aos pedaço por falta de cliente, a final das contas, os "matadores" não ficam hospedados, pois moram em cidades próximas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.