Ir para conteúdo

Ajuda identificar ave


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Bom, vamos por partes.

A única coisa que difere da plumagem escura é a banda branca na ponta das penas do rabo. Dada a região na qual você tirou a foto, isso parece significar o Gavião-Caramujeiro (Rosthramus sociabilis), cerca de 40cm de comprimento.

Aqui:

00000015748.jpg

e aqui:

00000016008.jpg

Se ele voou em algum momento e a base das penas da cauda for branca está morta a charada. Isso não aparece nas fotos suas pq com asas fechadas elas cobrem a base da cauda.

00000016007.jpg

Segundo Helmut Sick, o grito dessa ave é, foneticamente, "koría" (Ornitologia Brasileira, 2001, pg 249).

Acho que é isso.

Abraço.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alguém sabe que tipo de ave é?

Lindíssimo animal que deu um berro quando cheguei perto.

743b490c.jpg

4969002a.jpg

9ef68122.jpg

136707b6.jpg

e15382ba.jpg

Thiago: se berrou, provavelmente béééééééééééé, deve ser algo familiar, ou não?

Espero ter ajudado, um abraço, ADAUTO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Me parece um Urubitinga urubitinga!!! Vive associado a rios e tem uma vocalização alta, aguda e que parece trista. Chegou a ver se os tarsos (canelas) eram laranjas??? Vou postar uma das fotos para um amigo ornitólogo aí de Curitiba que, certamente, matará a charada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pará mim é um gavião não sei o nome popular, agora o que o amigo Jost colocou na foto é um gavião diferente este é comedor de caramujo de beira de rios, observem o bico são diferentes.

Abraços.

e15382ba.jpg

00000015748.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Segundo meu amigo ornitólogo trata-se da espécie Urubitinga urubitinga (Gavião preto).

Palavras dele:Isso aí meu irmão! Buteogallus urubitinga, agora chamado de Urubitinga urubitinga. Nos mangues ele é comum, na verdade é uma espécie encontrada com muita frequencia em qualquer ambiente ribeirinho, desde os maguezais até os rios do interior. Diga para ele ficar ligado em outra espécie parecida, o raro Buteogallus aequinoctialis. Esse tem um tom mais amarronzado e habita quase que exclusivamente os manguezais. Abração!

Zanetti, agora que tem a opção de se deslocar em silêncio pelos mangues, certamente, terá a oportunidade de ver muita coisa legal.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.