Ir para conteúdo

Agora CHEGA!


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Amigos,

Este fim de outono / começo de inverno foi surpreendentemente bom de Steelhead. Quando voltei da Amazonia, pensei que não haveriam mais muitas oportunidades de se pescar Steelhead, pois nos últimos anos, em meados de novembro, as condições já estavam ficando bem desfavoráveis; muito frio, neve caindo e gelo se formando. Este ano já estamos quase no Natal e ainda nem sequer nevou (?!). Bom, aquecemento global, climate change, seja o que for eu sei é que cada chuva que entra traz um “fresh run” de Steelheads pros rios. Ainda assim não é fácil, o peixe tava manhoso pra caramba com exceção de alguns dias, em especial duas semanas atrás, quando acertei em cheio um “Glow Bug” atado todo em branco com pêra misturado que me rendeu 6 ações e 4 peixes “embarcados” numa manhã de pesca, incluindo meu troféu dessa temporada e acho que meu maior peixe até agora. Só “fera” pescando nessa seção do rio, os gerentes da loja aqui de fly e alguns nomes do cenário Steelhead aqui de Ontario. Esses caras nunca me deram muita confiança. Como já falei, não gosto muito dos flyzeiros daqui. O troféuzão deu um show à parte, instalando um caos no poção, dando piruetas e tal e não sossegou enquanto não entrou no backing, e eu tendo que manter o estilo nessa “Pippeline” de Steelhead rsrsrsrs. Pedi pro cara da loja bater uma foto e soltei imediatamente pra evitar comentários relacionado ao “handling” do peixe. A satisfação foi em dobro. Foi o melhor do dia, falaram 8lbs, 10 lbs, outros que valia menos porque era Glow Bug, hipócritas. “I don’t care, it is just my goddam nice Steelie!” pensei rrsrsrsr Um peixe de respeito pros padrões dos Great Lakes...

Agora terei que parar. A coisa já ta saindo da medida do saudável. Chegou meu novo Work Permit e tenho que arrumar algum trabalho. Meu wading boot tá acabado (todo colado), meu wader tá vazando, minhas linhas de fly desgastadas (principalmente o shooting line da RIO versitip), esgotei até meus anzóis (teve muitos arrebentões no rios menores e alguns anzóis abertos), os anzois de menor qualidade estou evitando, o carro precisa de reparos na suspensão e nos discos dos freios (meu passatzão alemão 98, "Black Steelheader" rsrsr), enfim; tempo de acalmar os ânimos. Mas o peixe vai continuar correndo esse inverno, com as previsões de “mild” weather, quer dizer, levemente acima dos 0C. “They are still there...”

Algumas conclusões interessantes que cheguei nessa temporada e aqui compartilho, pois salvará tempo de quem quiser tentar a sorte de um dia pescar esse peixe. Provavelmente amanhã eu mude de opinião, pois em pesca estamos sempre aprimorando, mas essas são minhas observações hoje:

- embora eu use o equipo #6 em rios menores e por causa do meu ombro, quando um Steelie grande entra, falta backbone, se for pra usar algo leve assim, de repente é melhor uma vara acima dos 9 pés, que oferece maior proteção ao tippet, mas tem a desvantagem de ser mais difícil de manusear nos riachos com muita vegetação e árvores em volta. Backbone te ajuda a fazer um landing confortável e mais rápido. Não há porque sacrificar e valorizar uma briga com esse bicho, a briga será boa do mesmo jeito. Peixe no outono briga melhor do que o da primavera, pois muitos já estão cansados da desova na primavera e voltando pros lagos. Não há nada melhor, porém, do que pescar na semana que abre a temporada na primavera, com peixes recem chegados e alguns famintos pós-desova, peixe ativo...

- se a pesca for de nymphing, não use tippet abaixo de 8lbs e esqueça essa coisa de usar somente tippet material (muito caro). Compre logo um rolo de fluoro 8lbs e carregue, num rolo menor, vazio de algum tippet material que terminou de usar, o que precisará para o seu dia de pesca.

- Leader eu gosto de comprar tappered. Já ouvi falar de alguns que colocam direto uns 9 pés de Maxima 14lbs. Eu gosto tappered, porque o butt grosso transfere melhor a energia, fora o fato de não cortar tão fácil quando enrosca num galho. Pode ser fluor or mono mesmo, talvez até melhor mono por ser mais flexível, tipo Super Orvis, porque a conexão com o tippet será feita via com um giradorzinho especial pra pesca de Steelhead que eles vendem aqui, que é bem pequeno, tingido de preto e resistente. Como a conexão não é linha com linha, não importa se está misturando fluor com mono.

- Strike indicator ajuda a manter o fly na altura ideal e aumenta muito a quantidade de hook-ups. É uma bóia mesmo, só que mais leve, ideal pra fly. Se é fly fishing ou não, daí depende da sua filosofia. Matt Supinsky, Scott Smith e outros famosos Great Lakes Steelheaders já usaram. Tem dias que eu uso, tem dias que não. Mas no meu caso é mais uma questão da cor d’água; se a água estiver muito limpa prefiro não usar.

- Em correntes bem lentas e água cristalina, onde conseguimos ver alguns Steelheads alinhados, gosto de deixar o fly sem peso algum fazendo o drift acima da cabeça do peixe. Geralmente o peixe que você não vê é o que pega o fly, e geralmente quando você não consegue mais ver o fly, o peixe pega! Só verás o branco da boca dele se abrindo...

- Em Steelhead nymphing só tem um anzol que estou muito satisfeito até agora, é o Daiichi Xpoint Steelhead. Gosto de atar minhas imitações de ova nos tamanhos 8 ao 12, sendo o 10 o preferido. Esse anzol é uma âncora pro tamanho dele. Tire a farpa se quiser, eu não tiro, no máximo eu amasso a ponta e deixo o “calombinho”. Em anzóis maiores, de streamer, e áreas regulamentadas, eu tiro. Nunca um Steelhead que eu tenha pego sangrou ou foi solto em condições duvidáveis. De vez em quando eu trago um juvenil, de programas de estoque (com nadadeiras clipadas) para jantar com um bom vinho. Se for selvagem eu solto todos, é um peixe especial pelo qual tenho muito respeito. Mas a lei te dar o direito de trazer um pra casa em certas áreas aqui, não há nenhum pecado nisso.

- Não há muito o que fazer na primeira corrida de um Steelhead. Mas se deixar a linha sem pressão alguma ele provavelmente se livrará fácil. Se mexer muito a vara, ele se livrará fácil. Traga a briga para carretilha, não na linha, porque o tippet é fino pro tamanho do peixe e qualquer erro na pressão ele estoura. Daí a importância de uma boa carretilha. Eu trago mais peixe no equipo #8 do que no #6 também por causa da carretilha, que é bem melhor no equipo #8. Eu gosto de manter uma pressão constante, dando ponta de vara quando ele pede e tentando manter a linha o mais fora dágua possível, se a emoção permitir não vacilar, é claro rsrsrs Hoje em dia eu trago um Steelie bem mais rápido do que no início, aumentando a possibilidade de recuperação dele.

- Apesar de alguns não gostarem de usar casacos “down” pra atividades outdoor, porque ele perde insulação ao ficarem húmidos, a recompensa do peso dele é indescritível. É muito leve e quando seco não tem “windblocker” que se compare. Não gosto muito de usar skin layer, só se tiver muuuito frio, com sensação térmica negativa. Acima de 0C, uso uma blusa de manga comprida comum, um fleece de boa qualidade e o down por cima. Uma touca de boa qualidade (eu gosto double fleece) faz muita diferença. Calça eu não ligo muito. Às vezes vou até de jeans mesmo, mas um moleton ou fleece te da maior mobilidade, nesse caso gosto de usar sim um skin nos dias mais frios porque o fleece não é um grande bloqueador de vento. Meias, agora existe um material chamado “Smartwool”, é um paraíso.

- Linha fora d’água não pega peixe. No outono os dias encurtam, na primavera eles aumentam. Isso significa que no outono devemos programar dias inteiros na água. Na primavera, às vezes eu divido nos horários chave e quando a temperatura do dia começa a subir, pois 12 horas de ninfando, “high stick” e tal, estoura o ombro de qualquer um. Temperatura subindo é melhor que descendo. Chuva quente em água fria ativa o peixe. Claro que ainda estamos falando de coisas bem frias aqui, um mundo em torno dos 0C que não passa de dois dígitos.

- Eu acho melhor atar um bom número de flies de um “pattern” que eu sei que funciona do que ficar experimentando muito. Claro que experimento também, mas se um pattern funciona eu ato logo uns 10. Os que não funcionam eu vou excluindo aos poucos. No outono nada se compara aos Glow Bugs. Tem que ir tentando diferentes cores e formatos. Prefiro flies simples de atar pra Steelhead, pois são os que mais funcionam. Eu geralmente só ato a noite, porque de dia estou pescando rsrsrs. É claro que é lindo atar uma Intruder e tal, mas me toma muito tempo e não funciona muito aqui nos Great Lakes. Um “Egg Sucker Leech” funciona bem mais, e é bem mais simples de atar. Perdi 2 deles essa temporada cortados numa árvore que adora abrigar gigantes...

- Sou viciado, preciso de ajuda...

Fall2011019.jpg

Fall2011012.jpg

Fall2011011.jpg

Fall2011001.jpg

Glowbugbox.jpg

Fall2011030.jpg

Fall2011028ajuste.jpg

Fall2011012-1.jpg

Fall2011025adjust-1.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

BACANA DEMAIS!!!!

E muito grato por dividir sua experiência técnica! Isso é Presente de Natal!

CARACA! Que rio!!!!!!!!!!!! Bruno, é compreensível ser Steel Adictic por aí...E eu adoraria estar na hota da bitela, só prá ver a cara dos outros pescadores chatos na Pippeline...rrrrrrrrrrrrrrrr.............Não tem preço!

Forte abraço, cara!

Tio Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

FANTÁSTICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :natal_thumbup:

Parabéns, Bruno!!! :natal_wink:

Valeu, Alex!

Linda! Parabéns Bruno

A foto infelizmente `não reproduz a beleza dessa truta gigante, na vida real a listra rosa se estendia mais pelo corpo. A musculatura dela até que ficou bem parecida rsrsrs

Como já havia falando contigo, Bruno... QUE BICHO BRUTO!!!! Parabéns, meu amigo! Show de bola! To esperando tu voltar daí pra gente ir atrás dos robalos!

Esse peixe foi BRUTO mesmo! De tirar o fôlego literalmente. Valeu! Óh, promessa é dívida heim rsrsrrs

Que relato...

Mandou bem demais!

Abraço

Valeu João, tbm gostei bastante do seu último relato, continua quebrando tudo aí!

Show !

Valeu, Douglas! Que bom que gostou!

BACANA DEMAIS!!!!

E muito grato por dividir sua experiência técnica! Isso é Presente de Natal!

CARACA! Que rio!!!!!!!!!!!! Bruno, é compreensível ser Steel Adictic por aí...E eu adoraria estar na hota da bitela, só prá ver a cara dos outros pescadores chatos na Pippeline...rrrrrrrrrrrrrrrr.............Não tem preço!

Forte abraço, cara!

Tio Luiz

Valeu, Tio! Tu entendes meu vícios hei! A briga desse peixe foi espetácular, mas a moral foi melhor ainda rsrsrs. Eu não sei se é nosso jeito de brasileiro ou os caras são chatos mesmo, mas eu não gosto dessa coisa de falar comigo meio saindo fora. Poxa, eu vejo os caras quase todas as semanas na loja, já trouxe até cafézinho pra eles, mas aqui no Norte da America é assim, saiu do ambiente de trabalho, eles não têm a obrigação de falar contigo. A mesma waitress gostosa que te abre um sorriso lado a lado quando vc dá uma boa gorjeta, finge que não te conhece quando passa na rua. Essa filosofia existe em tudo que é trabalho, até nas escolas aqui. Eu fico doente com isso. Eles até falaram comigo e foram relativamente simpáticos dentro do limite deles nesse dia, mas eu sinto um certo desconforto, um certo mover-se do ponto sem chamar pra ir pescar junto, entende? Eu até falei pra eles o exato local onde eu sabia que o peixe estava e eu havia tido ação, tipo num esforço para integrar-me como pescador. Quanta vezes ja conversei na loja de fazermos um projeto de integrar os dois países, cada um com seu potencial, pacote pro Amazonas para Canadenses, pacotes em Ontario para Brasileiros, mas nada...Talvez seja meu sotaque ou porque minhas varas são mais baratas, ou sou ninfeiro, sei lá. Mas uma coisa eles tem que lidar; com o fato de que Steelheads desconhecem essas diferenças...

Abs! :natal_wink:

sem palavras

parabens!! :natal_ohmy:

Valeu, Crsitiano, obrigado! Assim fiquei quando entrou esse peixe! rsrsrss

A vantagem do fly é esta... Atando ou lendo belos textos com este, é como se estivesse pescando! heheheeh...

Parabéns!

Valeu, Flávio! Que bom que gostou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom mais uma na coleção de Record Brunão é isto mesmo.

Parabéns continua a sim amigo é bom de ver você com estas trutona muito bom.

Desta vez foi com ova ?

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom mais uma na coleção de Record Brunão é isto mesmo.

Parabéns continua a sim amigo é bom de ver você com estas trutona muito bom.

Desta vez foi com ova ?

Grande abraço.

Fala Marcelão!

Nããão, rsrsrsr, não foi com ova não, foi com imitação de ova atada com espuma sintética, o branco e pêra que dá pra ver na foto do meu fly box. Alguns mosqueiros não gostam muito porque é muito simples de atar e não é imitação de nenhum animal. Mas Steelies adoram um omelete, fazer o que?! rsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que maravilha Bruno! :natal_biggrin:

A pesca está boa por aí! :natal_thumbup:

E o frio também! :natal_w00t:

Ô Joffre,

Olha a vara que nosso camarada Bruno está usando! :natal_smile:

Fall2011030.jpg

Fausto,

Uso essa vara pra guerrilha, mas definitivamente não é a minha preferida. Mas pescaria de Steelhead nos Great Lakes sacrifica muito o equipamento, é gelo nas guias, split shot que bate no blank, ponteira que fica presa em galhada e por aí vai. Por isso prefiro usar ela. Ela não é uma vara ruim, mas definitivamente inferior a Sage VT2 e a Orvis Hydros que tenho. A gente tem aquilo que paga e pelo preço ela é uma vara que satisfaz. A linha que vem no conjunto é ruim, melhor substituir por uma que melhor se adeque seja lá ao que queira. A carretilha já perdeu metade do freio, mas ainda dá pro gasto, eu prefiro a da Orvis que coloquei e achei mais equilibrado.O grande forte dela é o backbone, capacidade de Roll Casting usando rigs pesados, associado à uma ação medium fast, que na hora que entra um bruto agradeço por estar com ela. Pra Great Lakes Steelheading ela é boa, não posso reclamar nào...

O Serginho tem uma e não gostou do arremesso, mas acredito que tbm tenha a ver com a linha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

E o cara aê, já tá mega profissa nos steelies!! E gostei de ver, mandando os "chatos" pra aquele devido lugar só com resultados hahaha, é isso aé, assim que se faz!! Melhor resposta impossível!! Mas esse negócio de certa hostilidade dos nativos em relação aos de fora é meio comum pra esses hemisférios mesmo. No Japão tb é assim. Na Europa idem. É que aqui no Brasil é que é muito do contrário, e aceita bem demais qq um de fora. Eu mesmo sou prova disso, pois venho de fora e ainda tenho cara de vindo de xing huahuahau. Tirando alguns pequenos "foras" mais pro lado da brincadeira, de modo geral o povo aqui recebe qq forasteiro muito bem. Já no lado do norte, sempre são recebidos com muita cerimônia qq um que seja de fora. Mas como vc bem disse, ainda bem que os peixes não seguem o mesmo traço kkkk. Aproveite!! Qq dia desses, quem sabe, se acertar aqui na megasena da virada, dou pulinho aí aprender com o Mestre!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E o cara aê, já tá mega profissa nos steelies!! E gostei de ver, mandando os "chatos" pra aquele devido lugar só com resultados hahaha, é isso aé, assim que se faz!! Melhor resposta impossível!! Mas esse negócio de certa hostilidade dos nativos em relação aos de fora é meio comum pra esses hemisférios mesmo. No Japão tb é assim. Na Europa idem. É que aqui no Brasil é que é muito do contrário, e aceita bem demais qq um de fora. Eu mesmo sou prova disso, pois venho de fora e ainda tenho cara de vindo de xing huahuahau. Tirando alguns pequenos "foras" mais pro lado da brincadeira, de modo geral o povo aqui recebe qq forasteiro muito bem. Já no lado do norte, sempre são recebidos com muita cerimônia qq um que seja de fora. Mas como vc bem disse, ainda bem que os peixes não seguem o mesmo traço kkkk. Aproveite!! Qq dia desses, quem sabe, se acertar aqui na megasena da virada, dou pulinho aí aprender com o Mestre!!

Que Mestre nada! Seria um prazer recebe-lo aqui, mas como disse, se vier só pra Steelies é meio incerto o negócio, pois as condições mudam muito rápido. De qualquer forma, as duas semanas logo após abrirem a temporada de truta, o que ocorre no último sábado de abril, sempre tem sido boas. Na pior das hipóteses, se os Steelies insistirem em não bater, tem pescaria de truta marrom residente no Grand River. A maior parte da pescaria se dá no walk and wade, na guerra, sempre com algum pescador por perto. Apesar que tem opções como flotada no Saugeen e Maitland River, mas daí tem que dormir em motel barato por aquelas bandas. Acho que a melhor época seja essa mesmo da primavera, pois até as temperaturas são mais fáceis de aturar. No outono é mais só Steelies mesmo, mais estilão pescaria clássica de Great Lakes com folhas de maple na beirada dos rios, frio, crowd rsrsr, e com boa parte dos rios fechadas, ainda assim é o momento que todos mais esperam do ano. Existe uma área em Ohio - USA, que eles chamam de Steelhead Alley, onde eles estocam muito peixe, se a coisa ficar muito difícil aqui em Ontario vale a pena dar um pulo lá para desatolar, apesar de eu nunca ter ido, conheço caras que vão daqui para lá porque dizem que é um absurdo. Mas sei não, esse peixinho é manhoso pra cacete e arrisca voltar dedão tbm rsrsrs...

O negócio é arrumar reunião de negócios em Toronto, daí aproveita pra bater uns riozinhos por perto rsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.