Ir para conteúdo

Thaimaçu


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Em abril vou pescar no Thaimaçu.

Alguém conhece o Thaimaçu e já pescou de fly por lá? O Luis Fernando já me passou algumas informações importantes.

Infelizmente, o rio Cururu não é mais uma alternativa por estar numa reserva. Fica limitado ao Rio Sâo Benedito, Rio Azul e Teles Pires.

Abril é época de matrinxã. Além da matrinxã, nessa época podem ser pegos no fly, bicuda, cachorra, corvina (?) pacu prata, pacu borracha e naturalmente as piranhas.

Espero que seja possível também pegar trairão e tucunaré fogo, mesmo não sendo a época ideal para estes.

Minha idéia é levar equipamentos #8 #9 e #10. Linha WF8F, WF8I, WF9F, WF9I e WF10I. Além dessas vou levar uma shooting #8 sinking III, uma 250gr e uma 400gr. As três últimas, pretendo tentar as grandes cachorras nas águas rápidas das corredeiras, (mesmo local onde se pesca os grandes de couro com isca natural).

Que tipo de iscas me recomendam para matrinxã, bicuda e principalmente para as cachorras grandes das corredeiras? Pensei em moscas do tipo que se usa no La Zona para os douradões. Ou seja, iscas grandes, volumosas e bem lastreadas.

Pretendo usar um empate de aço flexível porém mais longo do que se usa para dourado pelos dentes das cachorras.

E para o pacu borracha? Qual isca de fly pode ser usada?

Sugestões, dicas e informações são muito bem vindas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Infelizmente Claudio não tenho dica alguma sobre pescarias dessa região, sempre quis pescar por lá, mas como é muito caro, prefiro juntar o din din p/ pescar na Patagônia. O pior de tudo isso é que não sei o motivo de ser tão caro assim, creio que é em função do público alvo não ser os brasileiros. Mesmo assim sempre li relatos de ótimas pescarias por lá.

Um abraço! :bye:

P/S: Se desejar que eu mova esse tópico p/ outra seção é só falar! ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Claudio, não tive a oportunidade de conhecer o Thaimaçu, ainda..., mas na minha pescaria em Rondonia as matrinchãs não resistiam a imitações de grilos e terrestrials em geral, com destaques para chernobils em anzois #4 e #6.

Quanto as cachorras não tenho experiencia, mas acredito que stramers grandes (15cm) com bastante brilho devem ser eficietnes.

Boa viagem e aguardamos o relato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

já pesquei muitas vezes lá, mas nunca de mosca ... Aliás, ainda nem fiz a minha primeira pescaria de mosca :p

porém, acho que os conjuntos que vc está levando cobrirão muito bem as possibilidades de lá. Eu só não me preocuparia com nada além de iscas e linhas que trabalhem na ou próximo à superfície, pois todos os peixes predadores de lá comem no alto

os trairões ficam muito em locais espraiados e qualquer coisa que afunde prenderá nos enroscos

as matrinxãs comem em geral junto a galhos caídos no rio (não nas lagoas), especialmente no Cururu (que lamentavelmente está bloqueado por um problema com os índios), e onde haja uma boa corrida d'água. Poppers devem funcionar muito bem. No baitcast funcionam, assim como as zaras e sticks. É o melhor pesqueiro que conheci na vida para a pesca das matrinxãs, que lá são gigantes

Os tucunarés estão em praticamente todos os lugares e pegarão em qualquer tipo de isca. O fogo é comum demais, assim como o pitanga e um pintado que eles chamam de paquinha, mas que não é o paca verdadeiro ... Lá não tem Açu, mas os vira-latas (acho que todos lá são mestiços) chegam a bons tamanhos, sendo comuns alguns na casa dos 3kg e não tão raros passando de 4kg

Quanto às corvinas, que lá existem em bom tamanho, não sei se poderão ser pescadas com moscas, pois costumam comer no fundo

Os pacus borracha comem limo nas corredeiras em frente à pousada. Algum tipo de mosca imitando musgo pode dar resultado. Se fisgar um vc terá umas das mais lindas brigas da tua vida, pois ele salta pra caramba, é forte e ainda usa a correnteza

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Experimenta as "super-lambas" (by Paulo César)...

pegam qualquer predador.

Prás matrinchãs, imitações de besouros e outros terrestrials, como gafanhotos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado pelas respostas.

Pelo que vejo das indicações do João, Célio e Vaconcellos é que as iscas de superfície devem ser as mais indicadas, pricipalmente para as matrinxãs. Ainda assim, vou levar pelo menos uma linha sinking rápida para tentar as cachorras nas corredeiras.

Quanto aos pacus borracha, eles se alimentam de Limo. Que isca de fly pode ser usada para eles? Ouvi relatos de usar o limo atado no anzol. Mas isso não me agrada pois é uma isca natural e não combina com pesca com mosca. Que isca de fly poderia ser usada? Talvez uma wolly booger verde?

Abs,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado pelas respostas.

Pelo que vejo das indicações do João, Célio e Vaconcellos é que as iscas de superfície devem ser as mais indicadas, pricipalmente para as matrinxãs. Ainda assim, vou levar pelo menos uma linha sinking rápida para tentar as cachorras nas corredeiras.

Quanto aos pacus borracha, eles se alimentam de Limo. Que isca de fly pode ser usada para eles? Ouvi relatos de usar o limo atado no anzol. Mas isso não me agrada pois é uma isca natural e não combina com pesca com mosca. Que isca de fly poderia ser usada? Talvez uma wolly booger verde?

Abs,

Claudio

Cláudio, talvez funcione.

Mas, se não me engano, o Luiz FErnando Pinheiro tem em seu sítio (www.flyfishing.com.br) uma receita própria para os pacus-borracha. Confira lá, em "Receitas de Atar".

Abs

João

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro
Obrigado pelas respostas.

Pelo que vejo das indicações do João, Célio e Vaconcellos é que as iscas de superfície devem ser as mais indicadas, pricipalmente para as matrinxãs. Ainda assim, vou levar pelo menos uma linha sinking rápida para tentar as cachorras nas corredeiras.

Quanto aos pacus borracha, eles se alimentam de Limo. Que isca de fly pode ser usada para eles? Ouvi relatos de usar o limo atado no anzol. Mas isso não me agrada pois é uma isca natural e não combina com pesca com mosca. Que isca de fly poderia ser usada? Talvez uma wolly booger verde?

Abs,

Claudio

Estiamdo Cláudio

Quando estive no Thaimaçu, todas as vezes e situaçoes, tive bons resultados com moscas imitando frutos e besouros, feitas de eva, e deer hair, principalmente para os pacus borracha e ferrugem. Tentei com moscas imitando um bolo de algas em corredeiras feitas todas de marabou e funcionou em algumas situações.

Para matricnhas imitações de besouros e frutos também são otima pedida, sobretudo se voce for no periodo de queda de frutos como a cabaçarana e o coquinho amarelo. As maiores matrinchas porém capturei com stremers peqeunos cor verde limão.

Quanto as cachorras, é linha sinkinge streamer grande.

Não perca pescar as bicudas nas bocas de lagoas do rio azul, com popper e streamers com linhas floating. Se elas estiverem encardumadas é um show. E há grandes....

Agora subindo o São BEnedito, acima da boca do azul, estão os locais mais interessantes para o fly, onde se pode caminhar em meio a selva e pedrais, no melhor wet wading, e pescar matrichas, bicudas e o melhor traiores realmente grandes todos no visual e com poppers. Tivemos situações de em uma tarde caminhando entre as corredeiras, capturarmos 6 a 7 trairoes de 6 a 12kgs com poppers. Um momento inesquecivel. A melhor epoca para isso é entre agosto e outubro.

Já as matrichas, entre Abril e Julho.

Pena o cururu estar fechado... Este lugar era magico...

Qualquer duvida me avise, posso te ajudar no que for necessário.

Abraços

Rodrigo M .Salles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Claudio,

A muitos anos ato as moscas pro pessoal pescar lá. Se tu precisares de alguma ajuda com moscas ato pra ti com o maior prazer.

Outra isca que se pode usar legal pras cachorras são os mega divers. Use eles com linhas sinking!!! Fazem um efeito demoniaco!!!

Grandes gafanhotos para as matrinchas são exelentes!!! E no geral, streamers mas não muito granddes, pois os forrageiros de lá não ultrapassam os 9 a 12 cm!

Qualquer coisa to a tua disposição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Rodrigo e Scotti,

Boas informações. Vou na próxima segunda-feira. Já atei diversos streamers e peguei com o Gregorio uns coquinhos, chernobil-ant e até uns hairballs.

Legal a dica do grandes divers, Scotti. Pelas informações de vocês dois meu feeling das linhas sinking deve estar certo.

Espero que as fortes chuvas não atrapalhem muito. Parece que tem chovido muito e as águas estão altas.

Mas, como sempre, agente vai quando pode marcar e raramente coincide com as condições ideais.

Daqui há uns 10 dias conto o que deu.

Abraços e obrigado a todos pelas dicas,

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.