Ir para conteúdo

Excursão Patagônia 2008


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Só de pensar chega a dar ansiedade! biggrin.gif

Mas como temos três novos integrantes no grupo, é certo que dúvidas existirão em muitas questões, uma delas é quanto a tralha e equipamentos que devemos levar. Pensando nisso resolvi criar esse tópico que possivelmente será útil p/ todos nós.

Inicialmente fica a dúvida em relação ao peso do conjunto que devemos levar e certamente uma pescaria dessas merece equipamentos adequados de acordo com as diversas situações. Só porque fiz duas pescarias na região não me torna um "expert" no assunto, pois busquei por essas informações com amigos que por lá já estiveram mais de 10 vezes, não é Beto Saldanha! biggrin.gif

Nas duas vezes que estive pescando nos rios patagônicos, fiz uso durante as pescarias de vadeo (wading), duas varas #4 que tenho. Uma das varas foi customizada pelo Gregório, que no caso é um blank Talon #4 com 9 pés. A outra vara é uma G.Lommis #4 com 7,6 pés. Aconselho aos amigos que estão indo pela primeira vez que façam uso nas pescaria de vadeo um conjunto #4, pois se adequa perfeitamente a todas as situações que pude presenciar, até mesmo fortes ventos no Chimehuin. As duas varas estavam equipadas com uma carretilha G.Lommis #4 e linha Lazer 444 da Cortland, essa linha é fantástica, assim bem diria o guia Franco! biggrin.gif

Também não devo dizer que um conjunto #5 não poderia fazer boas pescarias e os amigos que por ventura já tiverem um conjunto #5 podem perfeitamente levá-lo. Se algum dos amigos tiver um conjunto #3 também está muito bem servido, mas não sei como se comportará em trechos do rio onde o vento patagônico estiver mostrando sua força. Saberei ano que vem, pois o mano trouxe uma cara LOOP #3 p/ mim! biggrin.gif

Uma sugestão muito boa é que todos levem consigo um NET e nesse caso aconselho o Cordoba da Huilliche.

user posted image

http://www.huilliche-argentina.com.ar/home.htm

Pescar com um NET desses é o maior estilo! wink.gif

Nosso amigo Beto Vaucher é um dos representantes desse NET aqui no Brasil e posso garantir que será uma ótima compra. Mais informações no link abaixo:

http://www.flysul.com.br/

Não sei ao certo quantos amigos têm esse NET e possivelmente alguns dos amigos o tenham e que venham a ler esse tópico, poderão dar suas opiniões quanto a qualidade do produto.

Vamos trocando informações! wink.gif

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Equipo:

Vara 5 (T&T) e uma 3 baratex (talvez pense em um upgrade no Natal...) mas é difícil esconder as varas e a pergunta é inevitável: para que outra vara?

PElo que me lembro do relato de vocês, botas com sola de feltro são indispenáveis. Tenho uma bota num. 43 (calço 41) mas quando ponho uma meia no interior do wader e outra no exterior fica bem apertado. O que vocês recomendam e/ou como procedem. Já li que é recomendável uma meia para proteger o neoprene. Ou talvez eu precise de uma bota num. 44?

Moscas: quantas, quais e com que comprar. Melhor comprar aos poucos ou tudo de uma vez?

Linhas só WF ou uma sinking ou apenas uma WF com um leader sinking basta? Vale a pena investir em um extra spool?

O que é melhor levar? Vários tapered leaders e dois carretéis de tippet 4x e 5x ou um daqueles conjuntos com linhas de vários diâmetros para montar o leader que se queira?

Acho que por enquanto basta.

Abraços

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Infelizmente não irei com vocês, mas tenho desejo de em breve ir para a Patagônia. Então vai a minha pergunta: Vocês não levam um equipo mais pesado, tipo 6 ou 7 para pescar nos lagos?

Acho que pescar em rios é mais legal, mas, estando lá, não custa dar uma passadinha num lago em buscas de monstrinhos, não é? wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

PElo que me lembro do relato de vocês, botas com sola de feltro são indispenáveis. Tenho uma bota num. 43 (calço 41) mas quando ponho uma meia no interior do wader e outra no exterior fica bem apertado. O que vocês recomendam e/ou como procedem. Já li que é recomendável uma meia para proteger o neoprene. Ou talvez eu precise de uma bota num. 44?

Está ótimo Neumann, não é necessário comprar outra bota e é muito comum aos guias da região, colocarem uma meia de neoprene por cima da meia que já vem com o wader, assim a vida útil aumenta consideravelmente. No seu caso, você está colocando uma meia de algodão por cima da meia de neoprene do wader e além de fazer com que a bota fique ajustada em seu pé, também está protegendo a meia de neoprene o wader contra desgastes.

Moscas: quantas, quais e com que comprar. Melhor comprar aos poucos ou tudo de uma vez?

Basicamente compro as moscas aos poucos e a lista é muito diversa. Compro basicamente pequenas coloções de moscas secas, pois tenho um coleção bem grandinha aqui em casa. Aqui em nosso fórum costumo comprar com o Daniel de Friburgo e c om o Scotti. Certamente eles poderão lhe ajudar em relação a quais moscas serão as mais indicadas p/ nossas pescarias na patagônia argentina. Pense em ter duas boas fly boxes durante nossas pescarias e basicamente moscas secas, pois serão as moscas mais usadas. É claro que não devemos deixar de levar uma boa coleção de ninfas com bead head. Assim que possível vou exibir minha fly box.

Linhas só WF ou uma sinking ou apenas uma WF com um leader sinking basta? Vale a pena investir em um extra spool?

Devo confessar que pesco apenas com linhas WF-F. Uma linha sinking pode ser útil durante as flotadas e vou questionar esse assunto com o Alessandro assim que chegar o mês de janeiro, pois assim ele poderá me orientar sobre o nível dos rios. Basicamente nossas flotadas serão em rios rasos, provavelmente o Chimehuin médio ou se possível for o Chimehuin baixo.

O que é melhor levar? Vários tapered leaders e dois carretéis de tippet 4x e 5x ou um daqueles conjuntos com linhas de vários diâmetros para montar o leader que se queira?

Leve leaders cônicos e troque apenas o tippet. Levo comigo três carreteis de tippet e são os seguintes: 5X, 4X e 3X.

Então vai a minha pergunta: Vocês não levam um equipo mais pesado, tipo 6 ou 7 para pescar nos lagos?

P/ falar a verdade Alexandre, não pescamos em lagos, mas é uma idéia que sempre passa em minha mente. É necessário deixar reservado com a Pireco uma pescaria em lago, mas segundo relatos dos próprios guias, tem dias que a pescaria não é nada produtiva. Mesmo assim vou me informar sempre com eles.

T+ smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mosqueiros do Rio e do Brasil

Agradeço a indicação do Fausto e vou colocar algumas informações e algumas opiniões sobre os equipamentos comentados neste topico.

1 NETS:

Eu uso um modelo CORDOBA, igual ao do Fausto, porem a Huilliche nao produz mais este modelo. em seu lugar está o modelo

PITI TRAFUL com 50cm de comprimento, sendo 33x17cm de boa e a rede tem profundiade de R$ 35cm

Outro que tenho disponivel é um pouco maior

Modelo SIERRA:

53 cm de comprimento sendo 34x19 de boca e a bolsa tem 38cm de profundidade.

1) VARAS:

Na epoda de fim de janeiro e inicio de fevereiro a indicação dos guias é de

vara entre #2 e #5 eu usei apenas a #4 (mas levei uma #4 e uma #6 de reserva)

que foi satisfatoria nas situações de flotada e vadeo.

2) LINHAS

Para a flotada nos rios da regiao usa-se apenas a linha floating pois os rios estao bem baixos. Uma sinking terminaria por enredar nas pedras.

3) WADERS

Pesquei pela primeira vz por lá com meu respirável e acho que fiz um excelente negocio, pois em um wader de neoprene teria cozinhado ocm o calor que fazia.

O wader repsiravel é mais confortavel naquela situação de pesca.

Para os dias de vadeo creio que uma roupa tecnica por baixo vai se util para a entrada nos poções.

4) BOTAS

Os wading shoes sao mais necessarios nas pescarias de vadeo.

Eu costumo usar apenas a bota sem meias extras. pois os waders que uso já

tem "gravel gards " acoplados . fazem parte do wader,

Alem disso penso que se o pé do pescador ficar muito apertado na Bota ,

ele facilmente esfriará por falta de circulação.

Estou torcendo pelo sucesso desta expedição.

terei satisfação em ajudar com outras dicas

Um abraço a todos

BETO VAUCHER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mas Bah!

Quanta dúvida tchê!

Ô gaúcho! Eu estive lá no ano passado e estarei novamente no ano que vem...

Olha, quanto a botas de vadeo...realmente são indispensáveis...mesmo quando fizer flotadas, pois nestas, muitas vezes os guias vão parar em algum ponto do rio e vc vai vadear...sem elas o deslocamento nos rios é praticamente impossível...a não ser que vc queira levar uns estabacos ...vai por mim...tenho experiência em tombos e natação utilitária nos rios patagônicos...rsrsrsr...

Quanto a moscas...vc pode levar as sugeridas pelo pessoal...mas quero alertar que lá em San Martin tem muitas lojas de pesca que vendem moscas de todo o tipo e tamanho...e sempre tem aquelas que mais pegam na região...vc pode comprá-las todos os dias depois da pesca...antes do jantar...

Quanto às botas...cuidado pois ano passado para americanos seu uso estava proibido...teriam que comprá-las na região mesmo..pois havia uma praga matando trutas nos EUA e havia uma série de restrições aos equipamentos ( inclusive botas) dos americanos...acho que vale a pena se informar com os guias antes de ir se há alguma restrição quanto aos equipamentos do Brasil ano que vem....para não correr o risco de carregar peso à toa...ou pior ...ter suas botas recolhidas até o dia da volta...e por lá vc pode comprar botas boas e baratas tb...

No mais , ô Nóiman ( vamos escrever como se fala não é mesmo?), vê se se diverte bastante e não pega todas as bichinhas não...deixa um pouco pra mim tb....

Abraços meu velho! E boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Vara 5 (T&T) e uma 3 baratex (talvez pense em um upgrade no Natal...) mas é difícil esconder as varas e a pergunta é inevitável: para que outra vara?

Oi Nóiman,

Se é que entendi essa sua pergunta, penso que a razão de se levar outra vara (mesmo que em outra numeração próxima) é ter um estepe caso a principal quebre.

Abraços! wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Alexandre

Foi mal. Minha pergunta de vara, na verdade, seria a pergunta da Paula - minha esposa - outra vara? Eu levarei as duas, a 5 e a 3 (baratex...).

Mariz

Esta é uma boa questão. Eu comprei minhas botas na Argentina e usei aqui no Brasil em trÊs lugares, um açude aqui em Macaé, n MDC e no Rio Claro. Esta doença, willing desease (?), o LF Pinheiro comentou comigo e com o Alexandre e falou que botas e waders são uma fonte de contaminação entre um rio e outro. Esta é a razão da proibição de americanos e europeus usarem as suas botas e os seus waders. Pelo peso dos dois, esta é uma questão a ser esclarecida para não carregar peso extra...

Fausto, podes comentar algo sobre isto?

E Nóiman, va lá, pode ser.... Vamos deixar um monte de casais bem mais espertos. Elas vão olhar para ti e dizer, lá vem mais um daqueles brasileiros com os bichinhos deles...

sds,

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Neumann acho que com seus dois conjuntos estará bem servido, na maioria da pescaria você com certeza vai querer pescar com a #3, exceto se tiver muito vento ou na flotada em que às vezes o arremesso têm de ser rápido e com boa distância.

Ano passado eu tinha comigo um conjunto #3, um #4 que era o meu xodó adquirido em Buenos Aires e um #6. Só usei o #4.

Quanto as iscas acho que devemos fazer uma encomenda ao Daniel. Eu vou dar preferência às secas que são as que mais gastei (adams parachute com corpo grease, tufo branco e asas e rabo marrons em três tamanhos, stimulators também em três tamanhos e cadis em três tamanhos são os nomes que lembro). O comentário do Mariz é bem procedente, lá em San Martin é fácil de encontrar moscas para vender, mas como desta vez vamos estar sem guia, pode ser que extendamos a pesca até próximo do escurecer e ao chegarmos em San Martin as lojas de pesca já estarão fechadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Isso mesmo Sérgio, nossas malas devem estar vazias na ida e é um erro comum levarmos ela cheia, pois além do peso a mais desnecessário, acabamos comprando e sem espaço p/ que possamos trazer.

Gosto muito de comprar roupas esportivas nas lojas de SMAndes e geralmente compro cinco camisas ou mais, faço uso delas nas pescarias e assim não tenho que me preocupar em levar daqui. Isso sem contar as lembranças. Mala vazia na ida é o grande truque! wink.gif

Meus conjuntos titulares em 2008 serão duas varas, uma #3 da LOOP e uma #4 da G.Loomis, tenho que me entender com esses conjuntos em todas as pescarias de vadeo (wading) que fizermos. Já p/ a flotada vou levar apenas uma vara e será a Greg's #4. Foi com ela que fiz a flotada no ano anterior e não houve problema algum.

Levarei três carretilhas, uma equipada com linha WF-F #3, uma com linha WF-F #3 e uma equipada com linha WF-F #5. Levarei a linha #5 p/ testar com o blanck #4 do Gregório, pois acho que vai dar boa carga com ela.

Basicamente levarei uma variedade de moscas secas sempre em maior quantidade que ninfas, pois basicamente pesco em todas as situações com moscas secas, seja no vadeo ou flotada, mas não deixarei de levar as timberline.

user posted image

passo a passo

Rapazes... como esse ano vamos esticar mais nossas pescarias em relação as que fiz nos anos anteriores, aconselho que uma pequenina lanterna esteja presente em nossas mochilas, pode ser uma mini mag-lite ou até mesmo essas modernas lanternas usadas na cabeça, inclusive são compostas de leds e brilham muito. Não esqueçam de colocar uma lanterna dessas em suas bagagens.

T+ smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Gurizada Mosquera e Patagônica

As questões agora serão práticas e que remetem a nossa mãe: não se esqueça de levar um casaquinho...

Em outras palavras, se a mala vai quase vazia, oq e levar neste quase. Qual o clima a ser esperado. Imagio que mesmo naquelas latitudes, verão é verão. Então durante o dia, wader e uma camisa de manga comprida e confortável e um casaco ou jaqueta para quando o sol se por? Imagino que o clima é seco, umidade baixa e a temperatura cai bastante a noite.

Assim, Fausto e sSrgio, com que roupa, com que roupa que eu vou pra pesca que você me convidou... (ei, ficou legal!!!) tongue.gif

sds,

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nada de exageros em relação a agasalhos. Levo todas as manhãs minha jaqueta que também é capa de chuva e quando está um pouco frio, aproximadamente 14°C, ela resolve muito bem. Durante o dia a temperatura é muito agradável e certamente a capa só atrapalha. Uma camisa de manga curta pode ser usada tranquilamente. Claro que estou me referindo ao período que estaremos lá, pois é verão e não há baixas temperaturas.

A noite chega próximo a 14°C e um agasalho leve resolve muito bem. Compramos luvas por lá mesmo, eles as chamam de "segunda pele" e pode ser usada durante as manhãs e noites. Resumindo:

Levar muito agasalho só vai atrapalhar! wink.gif

Além do que, caso faça frio, algo que realmente não acredito que vá fazer, será motivo p/ comprarmos um bom agasalho e por lá só tem coisa boa.

Pescamos o dia inteiro e não ficamos fedendo como porcos, o clima lá não permite chegarmos a esse ponto. Eu pesco com a mesma calça a semana inteira e deixo ela em pé dentro do armário! tongue.gif

Leve consigo duas calças ou no máximo três, será usada a mesma durante as pescarias e uma menos suja p/ nossos translados entre aeroportos e hoteis. Leve muito cuecas, isso sim é importante e muitas meias também. Um chinelo p/ usar nos hoteis, um tenis p/ passeios e translados entre aeroportos e hoteis. Já quanto as camisas, bem... eu gosto de comprar por lá mesmo, tenho preferência pelas camisas esportivas e por lá tem muitas opções, chega ao ponto de não saber qual comprar, eu já sei, vou comprar umas seis camisas da Outback.

T+ smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá pessoal,

com licença !! tenham em conta que na Patagonia pode não estar frío mas em qualquer momento pode aparecer !!!! Tambem não seria extranho alguma nevada no mes de decembro. Mas normalmente se houver sol a temperatura supera os 20 graus (até podem ter 30 !), mas na noite pode descer bastante (de 5 a 15). Infelizmente quando há vento a temperatura é 5 o 10 graus menor que o que mencionei.

Sempre é melhor que sobre roupa e não perder alguns días de pescaria !! Se o carro , mala, etc. dá para levar !!

Eu sempre me preparo como uma cebola (pela quantidade de capas). Vou tirando ou agregando capas dependendo da temperatura.

Disculpem meu portunhol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Neumann, ao contrário do Fausto, não vou exagerar nas compras de roupa, o Fausto está acostumado a comprar roupas de grife e achou tudo barato lá, já eu que só compro roupas baratex estilo lojas Americanas, Rener e etc não achei o preço de lá tão barato assim para roupas esportivas. Comprei duas blusas da Columbia tipo a que você costuma utilizar por uns 130 pesos ano passado e ainda estão novinhas para serem utilizadas novamente. Blusas de malha vamos comprar porque têm motivos estampados para turistas trazerem de brinde aos familiares e amigos e não são caras.

A observação do Fausto em relação ao fato de não se suar é interessante, pois pesquei três dias com a mesma camisa e três com a outra sem a roupa ficar fedorenta. Agasalhos levei um para sair à noite e um da trilhas e rumos que é capa e agasalho e foi mais que o suficiente. Umas duas calças de moletons para vestir por baixo do wader, poucas blusas de malha e uma ou duas calças jeans para sair à noite, pois os restaurantes possuem aquecimento e retiramos os agasalhos, meias e cuecas suficientes para toda a jornada que lá é difícil de achar.

Assim sobrará um espaço para os chocolates e materiais de pesca que vamos comprar por lá !!!

O que não podemos é confiar no clima de lá, com dias encobertos a temperatura cai do nada uns dez graus, em dias deste tipo os casacos devem estar acessíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Gurizada

Umas outras perguntitas...

a) estaremos por nossa conta. E se der sede? Bebe a água do rio mesmo ou devemos levar um cantil ou uma garrafinha de água (ou uma quilmesita..)? Como vocês fazem?

cool.gif e se der um aperto, sei lá, muito bife de chorizo e malbec... Corre-se para o arbusto mais perto e arria-se o wader? Acho que não existe outra opção, não? Nunca li relato algum acerca desta (in)delicada questão...

c) que acessórios de pesca são recomendáveis: flotante, strike indicator, etc, etc...

d) kit primeiro socorros? cada um leva um ou montaremos um razoável e deixaremos no carro - just in case...

sds,

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Boas perguntas Neumann, na temporada passada eu não sentia muita sede durante a pescaria e somente consumia líquido na hora do almoço, com isso também foram pouquíssimas as vezes que passei pelo perrende de andar até a margem e ter de tirar o colete e baixar o wader para fazer xixi. Já os sólidos conseguimos escapar de fazê-los no mato, mas não custa nada manter um rolo de papel no carro, pode ser necessário.

Como estaremos sem guia o ideal é só levarmos conosco o essêncial para a pesca, teve um dia que o tempo estava instável e levei uma mochila com o casaco, foi um saco ficar toda hora largando ela em algum lugar e depois tendo de ir buscar. O carro deve ser nosso porta agua e objetos de necessidade eventual como água, vara reserva, protetor solar, comida e etc.

Os acessórios importantes são mais um leader, tipets de diferentes diâmetros (mínimo 4X e 5X), cortador, pinça, net, caixas de iscas, flotante e máquina fotográfica.

Kit de primeiros socorros não nos preocupamos na última vez por estarmos com o guia, mas se desta vez conseguirmos um alicate com ponta bem fininha e chata para amassar bem as farpas dos diminutos anzóis, já começamos bem !!!

Podemos comprar um kit básico de primeiros socorros e deixar no carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

a) estaremos por nossa conta. E se der sede? Bebe a água do rio mesmo ou devemos levar um cantil ou uma garrafinha de água (ou uma quilmesita..)? Como vocês fazem?

Da mesma forma que o guia, estaremos sempre próximos ao carro, nossas caminhadas não se alongarão muito e no carro vamos levar algumas bebidas e outras coisas mais, como bem disse o Serginho. Levar consigo p/ dentro do rio uma garrafa presa no cinto do wader é uma opção, mas é mais uma tralha p/ carregar.

Por isso que faço uso de uma acessório que ajuda muito nesse momento, ao invés de um colete, carrego uma pequena mochila que serve p/ carregar algumas coisas a mais.

Veja as fotos abaixo:

user posted image

user posted image

Na parte de trás é uma pequena mochila e na frente tem bolsos como um colete p/ carregar as fly boxes e etc.

e se der um aperto, sei lá, muito bife de chorizo e malbec... Corre-se para o arbusto mais perto e arria-se o wader? Acho que não existe outra opção, não? Nunca li relato algum acerca desta (in)delicada questão...

Até o momento não aconteceu o aperto, mas a mãe Natureza receberá com o maior carinho nosso alívio. Por isso que uma pequena quantidade de papel higiênico deve estar conosco no colete ou mochila. Um pequeno saco plástico com fechamento zip, pode guardar um pouco de papel em nosso colete.

c) que acessórios de pesca são recomendáveis: flotante, strike indicator, etc, etc...

Serginho definiu muito bem.

d) kit primeiro socorros? cada um leva um ou montaremos um razoável e deixaremos no carro - just in case...

Não pensei nisso e precisamos mesmo ter um no carro ou até mesmo na minha pequena mochila. Podemos listar alguns itens e assim levamos conosco. Tem idéia do que deve compor essa pequenina caixa de primeiros socorros?

T+ smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esta é uma boa questão. Eu comprei minhas botas na Argentina e usei aqui no Brasil em trÊs lugares, um açude aqui em Macaé, n MDC e no Rio Claro. Esta doença, willing desease (?), o LF Pinheiro comentou comigo e com o Alexandre e falou que botas e waders são uma fonte de contaminação entre um rio e outro. Esta é a razão da proibição de americanos e europeus usarem as suas botas e os seus waders. Pelo peso dos dois, esta é uma questão a ser esclarecida para não carregar peso extra...

Peço desculpas por me intrometer na discussão dos preparativos da pescaria, até por que vocês estão mais que equipados para a viagem, mas como o Neumann citou meu nome, creio poder interferir sobre o assunto.

Síntese: A Whirling Disease (doença do rodamoinho) teve início nos EUA, primeiramente nos rios do Yellow Stone Park, em 1994. É causada pelo parasita Myxobolus cerebralis, cuja origem os cientistas acreditam ser nas fezes dos porcos.

Essa doença dizimou os estoques de trutas nos EUA, principalmente arco-íris, apesar de todos os esforços e montanhas de dinheiro utilizados. Hoje a situação está sob aparente controle em algumas regiões, mas o parasita continua fazendo estragos. Isso obriga a reposição dos estoques com trutas de cativeiro o que não é bem aceito pelos flyfishers de lá.

Diante dessa situação, e desde 1997, as entidades ligadas à proteção da ictiofauna na Patagônia argentina e mais recentemente na chilena, proibem a pesca com equipamentos utilizados nos EUA, a saber: wader, botas e, em alguns lodges, linhas, backings e moscas, considerados vetores do parasita.

Não há restrições na Argentina para equipamentos não utilizados nos EUA.

Estou a disposição se mais informações forem necessárias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Em um caso como esse, do qual os americanos estão sendo impedidos de trazes suas vestimentas e equipamentos, sabe como eles estão fazendo ao chegarem na Patagônia?

Por acaso os guias estão oferecendo tudo?

Em minhas duas viajens na região, pude observar vários americanos e com eles havia muita tralha. Pode até mesmo ser que as autoridades argentinas estejam fiscalizando a bagagem dos americanos ao chegarem na Argentina.

T+ smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Em um caso como esse, do qual os americanos estão sendo impedidos de trazes suas vestimentas e equipamentos, sabe como eles estão fazendo ao chegarem na Patagônia?

Por acaso os guias estão oferecendo tudo?

Em minhas duas viajens na região, pude observar vários americanos e com eles havia muita tralha. Pode até mesmo ser que as autoridades argentinas estejam fiscalizando a bagagem dos americanos ao chegarem na Argentina.

Friend Flyfisher Fausto, biggrin.gif

Em 99% ds vezes os norte americanos fazem reserva com antecedência e são orientados quanto ao procedimento relacionado com o equipamento, os quais incluem:

- tudo novo e sem uso

- aluguel do equipamento no lodge

- esterilização do equipamento no lodge, recurso menos utilizado

Todos os guias argentinos são certificados (através das associações dos respectivos parques naconais) e treinados para prestar bons serviços aos turistas pescadores, pois isso para eles é um negócio e dos bons. E somente guias certificados podem exercer a função por lá.

A questão do uso de equipamento suspeito de contaminação é tratada abertamente, com cordialidade, mas "sem anestesia".

Continuo a disposição, se necessário for.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

LF, Tocaio Mosqueiro

Obrigado pelos esclarecimentos. Depois do teu curso eu dei uma espiada na internet (trout unlimited) e vi um link com informações sobre esta doença... Depois, caiu no esquecimento. Valeu.

Fausto

Quanto ao tal "kit de primeiros socorros" acho que deve ser isto mesmo, primeiros socorros e bem básico, ou seja, aspirina, sonrisal, antisséptico, band-aid, gaze e esparadrapo.

sds

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

e se der um aperto, sei lá, muito bife de chorizo e malbec... Corre-se para o arbusto mais perto e arria-se o wader? Acho que não existe outra opção, não? Nunca li relato algum acerca desta (in)delicada questão...

Neumann, sua pergunta é muito importante, tanto que a legislação argentina prevê esse tipo de necessidade (fisiológica) e indica o procedimento:

Aspectos sanitarios

El acceso a las áreas naturales –incluyendo el Parque Nacional- para su uso turístico y recreativo está creciendo rápidamente. Y, concomitantemente, uno de los impactos cuyo aumento se nota a ojos vista, es la presencia cada vez mayor en casi todos lados, de excrementos humanos y papel higiénico dispersos.

* En áreas sin baño ni letrina, que cada individuo haga un pocito de unos 20 cm de profundidad (si no tiene palita, se puede hacer con el pie), a por lo menos 60 m de cualuier curso o cuerpo de agua, y cubra las deposiciones con suelo. Luego, lávese las manos pero no en el arroyo o el lago. No orinar cerca del agua, el campamento o los senderos.

Impacto ecológico: hay alto riesgo de introducir parásitos y patógenos ajenos al ecosistema, especialmente a los sistemas acuáticos. Si alguno se estableciera, sería virtualmente imposible su erradicación, y podría tener impactos imprevisibles sobre la fauna. Otro impacto posible es el agregado de materia orgánica a los sistemas acuáticos, especialmente en las pristinas lagunas de altura (que son casi agua destilada).

Riesgo para la salud humana: este riesgo es aún más alto que el que pudiera existir sobre las especies animales. Con los excrementos dispersos al aire libre hay muchas chances de que otras personas sin querer entren en contacto con los mismos; además la lluvia los lava y transporta hacia los arroyos, ríos, lagunas y lagos a los organismos patógenos, parásitos y huevos que contengan, provenientes de cualquier lugar del planeta (tantos como lugares de origen de los visitantes).

De este modo se evita el impacto extremadamente desagradable sobre otras personas; y se disminuye mucho las posibilidades de infestación de los sistemas acuáticos con parásitos o patógenos (ya que el suelo ejerce una eficaz acción filtradora). Mantener la distancia a los cuerpos y cursos de agua es importante para garantizar mejor este último aspecto.

El pocito se puede hacer con una palita de mano, o inclusive en muchos suelos blandos, con el pie, la mano, o alguna rama caída o piedra.

Estos cuidados no son la única acción que se necesita para proteger nuestros ambientes acuáticos y terrestres –hay mucho por mejorar en cuanto a los sistemas cloacales de las ciudades y asentamientos humanos perilacustres, o la infraestructura en distintos puntos del Parque, por ejemplo. Pero todo se complementa, y para cuidar los rincones más silvestres y pristinos nada puede reemplazar a la acción y el comportamiento individual; allí, los visitantes somos protagonistas.

* Para un grupo, excavar una trinchera de unos 30 cm de profundidad y no más de 30 cm de ancho, a por lo menos 60 m del agua, el campamento o el sendero. Luego de cada uso, cubrir las deposiciones con suelo y apisonar con el pie o la palita. Cuando los desechos lleguen hasta unos 10 cm de la superficie, llenar la trinchera y camuflarla con piedras, hojarasca, etc.

* Usar papel higiénico biodegradable, blanco y no perfumado.

* Hasta los jabones biodegradables contaminan el agua y dañan a los peces y otra vida acuática. No lave en los arroyos o lagos. Lavar la vajilla o la ropa lejos de cuerpos o cursos de agua, con jabón blanco. Hacer un pocito y tirar allí el agua jabonosa. Al irse del lugar, rellenar el pocito.

* No enterrar la basura. Llevarse de vuelta hasta el último pedacito que no se haya quemado. Si planeó bien las cosas, va a tener poca basura que llevar de vuelta.

* Las tripas de pescado, enterrarlas en el pocito o letrina explicada más arriba. Nunca las deje tiradas en la orilla ni las tire al agua. Ensucian el área, y facilitan el contagio de parásitos.

____________________________________________________________________

Recomendo que visitem o site http://www.parquesnacionales.gov.ar/ e leiam com atenção a Resolución 251-06 reglamento de guías en áreas protegidas nacionales

| 1ra Parte | 2da parte | 3ra parte | 4ta parte | -

Creio ainda que todos sabem que na Argentina a maior parte das águas é privada, ou seja, alguém tem o controle. Isso significa que é preciso ter autorização para entrar e percorrer trechos de rios e/ou lagos, além de pagar por isso.

Outra opção é pescar em "águas públicas", porém nesses lugares os estoques de peixes sofrem máxima pressão de pesca o que compromete a qualidade e a quantidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.