Ir para conteúdo

Postagens Recomendadas

  • Moderador

Salve,

 

quem nunca pensou em montar uma vara? Mas para dar este passo, temos de vencer o receio de fazer errado. E olha que não estou nem falando da construção de um blank de bambu, mas da simples montagem de componentes com um blank comprado.

 

No meu caso, decidi simplificar minha primeira montagem, encomendando um kit Epic. E posso dizer que foi uma boa decisão, que me permitiu adquirir uma visão geral do processo, e ter um resultado bastante satisfatório, que me deixou motivado a dar o próximo passo.

 

Nos kits da Epic, vem tudo que é necessário para montar uma vara. O grip de cortiça (qualidade Flor) já vem ajustado ao blank. E o blanks, tanto os de fibra de vidro como os de carbono,  são excelentes. Provavelmente, os melhores blanks de fibra de vidro são os melhores do mundo? Vem com manual passo a passo e uma oferta de  vídeos instrutivos  que não deixam dúvidas sobre o processo.  

 

Fora o kit, o único investimento adicional é um motor para girar a vara enquanto o Epoxi das passadeiras está curando. Assim o acabamento fica perfeito.

 

No meu caso, montei a vara Epic de carbono #10. Prá Huchen. Algumas imagens da fase final da montagem:

 

DSC_0011.JPG

 

 

 

DSC_0012.JPG

DSC_0007.JPG

 

 

Fiquei bastante contente com o resultado, tanto, que estou começando a segunda montagem, de uma vara para o Blau, com um blank Sage Dart 7'6'' #3. 

 

LT 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 25/10/2020 at 09:26, Carlos Mitidieri disse:

Fora o kit, o único investimento adicional é um motor para girar a vara enquanto o Epoxi das passadeiras está curando. Assim o acabamento fica perfeito.

 

Nesse caso comprou um motor de microondas?

 

Ficou muito bacana essa primeira montagem e deve ter um grip danado essa vara #10. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela montagem!!

 

Ficou excelente!!

 

Também já pensei em montar minhas próprias varas (mas é um projeto futuuuuro)!

 

Vi que você disse que, montando as próprias varas, poderá ter varas melhores, num custo mais baixo.

 

Aí tenho uma duvida: Mesmo comprando tudo que é necessário para montar uma vara, o custo dela sairia menor do que eu comprar a vara pronta? O Investimento inicial é alto?

 

Novamente, parabéns pela montagem!!

 

Abçs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Salve,

 

minha experiência é que em geral fica mais barato fazer um vara do que comprar pronta. A grosso modo, se o teu orçamento  dá para uma vara pronta de baixo segmento, então dá prá montar uma vara de segmento médio. Orçamento médio dá para montar uma vara top, e assim por diante.

 

Esta relação pode mudar um pouco  dependendo do blank e da ocasião.

 

Por exemplo, esta vara Epic 1090C custa $ 995 USD, o kit me custou $ 350 USD (na promoção), pode-se dizer que valeu muito a pena.

 

Segundo exemplo, uma vara Sage Dart custa $ 750 USD, eu consegui o blank por $ 350 USD e vou gastar mais $ 100 USD em componentes extra super TOP, melhores do que da vara original. A relação não está tão boa quanto a do Epic, mas ainda assim, está boa.   

 

Outro fator que fala a favor de montar varas é intangível: o prazer de pescar com uma vara personalizada,  feita por você mesmo. É como pescar com as próprias moscas.

 

De ferramentas especiais, considero essencial  apenas o esqueminha para girar a vara na fase final de curagem da resina. Acredito que se fizeres com componentes como motor de micro-ondas, como o Fausto falou, não fica muito caro. No meu caso, comprei um pronto por 50 euros.  Na minha relação, valeu a pena.  

 

LT

 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela Carlos!!

 

Esclareceu minhas dúvidas!

 

E, como você disse, pescar com uma vara montada por você mesmo, deve ser top demais!

 

Mas, como havia dito, para mim é um projeto futuro! 

 

Não estou conseguindo nem atar minhas moscas direito rsrs (o trabalho esta corrido graças a Deus), quem dirá montar uma vara!

 

Mas num futuro, próximo, quero colocar esse projeto em execução!

 

Grande abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
34 minutos atrás, Carlos Mitidieri disse:

Mais difícil é posicionar is passadores, mas prá isto existem processos bem definidos. O Odimir já explicou aqui nö fórum. No caso dos blanks da Epic é da Sage, os fabricantes tem um sugestão. 

Eu só estou esperando sair a vacina para esse maledeto vírus , para ir passar uns dias na casa do seu odimir, para apreender a  montar varas

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.