Ir para conteúdo

Um breve resumo: A pesca com moscas, na minha história de vida!


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

     Tudo começou quando era muito novo em idade e "pesca esportiva", na verdade pescava já, com meus 15 anos em praias, lagoas e canais de água doce e salgada no Rio de Janeiro.  Com já, bem mais anos de  experiências  adquiridas nos trancos e barrancos de idas e voltas das pescarias em águas cariocas, fui trabalhar e conhecer o centro da cidade fluminense.                                                                         

     Fissurado por pesca esportiva, já tricava algumas iscas artificiais que fabriquei, com poucos recursos e funcionavam relativamente bem, (aos meus olhos leigos).  Corria em buscar por leituras técnicas sobre o esporte nas poucas revistas veiculadas com cunho "Pescaria",  nos final de 1978, era assíduo "assinante de carteirinha" dos Cêbos Literários; (Lojas que negociam, vendem, trocam e aceitam que seus frequentadores leiam até livros e revistas sem pagar).                   

     Entre várias das minhas insistentes visitas, aos "Sêbos" para comprar, trocar e buscar informações (ler sem pagar); no meu único tempo livre (almoço de 15 minutos e 45 de leituras “Free”),  era por fim a metodologia de aprender no tranco,  como pescar melhor e com mais técnicas.   

Vai que um dia, daqueles de inverno carioca, aqueles dias de chuvas e frio que a gente só pensa em ficar em casa, debaixo dos cobertores.    Estava Eu, enfurnado, no meu curto almoço lendo e fechando como um bom perdigueiro o assunto que me movia sempre entender melhor Pesca Esportiva.  Hora, quem já entrou em um "Sêbo" do RJ, sabe bem como eram as lojas, apertadas e escuras, cheio de papel velho e acidificados pelo tempo, respirava-s e ácaros e fungos dos velhos livros e revistas de tantos se folhear.  Eu adorava esta ali... Era o que Eu tinha de melhor, em pesquisas sobre o tema que me impulsionava. Aprender mais.    Em uma das dezenas de pilhas de revistas que formavam mais de 1 m de altura, imbuído de um "chamado místico", me voltei para a pilha lá do fundo.   

       Era um tal de tirar revistas daqui, pra li e assim os segundos iam sendo perdidos neste garimpo destas preciosas revistas de pesca que ainda não tinha lido ou pesquisado. Quando do nada me deparei com uma revista de língua inglesa.   

- Hora; vejam só,  uma revista americana perdida nesta pilha aqui, exclamei Eu, e o dono responde:                         

- Rapaz quer uma ajuda ai....???                                            

      Eu, já eufórico em achar, procurar ver e louco para desfolhar a revista e o dono querendo papo furado comigo!!!

Passados, estes segundos seculares, tão preciosos do meu almoço semanal, nesta garimpagem literária, consegui Eu; afinal desfolhar de forma muito vil (quase arrancando as páginas da revista).  Desfolha umas folhas e lá pelo meio da revista “Saltwater Magazine, May 1978 - The Tid-Bit Shrimp Fly – by Dick Mermon - Pag. 56 a 59 ”; salvo engano das datas e títulos.

 

"Fly Shrimp": A mosca que revolucionou minha vida!!!

 

SAM_0179.JPG.da774529764be3463bd9c18385939953.JPG

 

SAM_0180.JPG.bae234fa88f94c1df4164311d760b21f.JPG

 

SAM_0181.JPG.1cf68e2ebee066c419eb611f0c980b0a.JPG

 

SAM_0182.JPG.f3635382d12ae500dba1efb8ff8e630d.JPG

 

Parei imediatamente sobre a folha da página 56, na qual se vislumbrava o título da matéria e seu conteúdo sobre a pesca com moscas de uma espécie de peixes americano, salvo engano Weakfish (Pescada-amarela), Strippes Bass (Robalo riscado)  & Bluefish (Anchova).   

 

 

182342961_NovaImagem.png.9edb32bd0e7d412a61cd67bca6f3a43f.png

O Weakfish (Pescada-amarela), Cynoscion regalis, é um peixe marinho da família Sciaenidae. Um peixe marinho de tamanho médio, delgado, encontrado na costa leste da América do Norte. A cabeça e as costas deste peixe são de cor marrom escura com um tom esverdeado. 

Nome científico: Cynoscion regalis

 

864441118_NovaImagem(1).png.07ce2b9b4a39a6448f5864579231c657.png

 O Strippes Bass (Robalo riscado) é um peixe anádromo encontrado ao longo da Costa Atlântica da América do Norte, do norte da Flórida ao estuário do Rio São Lourenço.

Nome Científico: Morone saxatilis - Peso: 31 kg (Adulto) 

1449727054_NovaImagem(2).png.d0443583cc5df3ba9e67624272754dd3.png

 

 Pomatomus saltatrix, chamada popularmente de enchova, anchova ou enchovinha, é um peixe teleósteo, percomorfo, que habita os mares quentes e temperados de todos os oceanos, exceto o Pacífico. Possui coloração olivácea no dorso e branca no ventre. Mede até um metro de comprimento e pesa até doze quilogramas.

Nome científico: Pomatomus saltatrix

 

 

Deste dia em diante, passei a me engajar e pesquisar tudo sobre a PESCA COM MOSCAS, NO Brasil e onde mais Eu,consegui-se informações, nesta jornada já são 40 anos completados em 2020.

Uma filosofia de vida que trago em meu DNA, desde a tenra idade...

A história será mais contada em um projeto que envolverá escrever um LIVRO desta jornada !

 

Abraço a todos os amigos e mestres do MDR.  Saudações haliêuticas e sempre boas pescarias !!!

 

 

 

Editado por MLOC Fly
  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bacana saber como adentrou no mundo da pesca com mosca ou como melhor alguns amigos preferem dizer, Fly Fishing. Pude imaginar como gostava ir em busca de informações sobre Fly Fishing numa década onde praticar tal modalidade era quase um ritual de ocultismo devido a falta de material e informação. Nessa mesma década comecei a estudar também, mas demorou bastante para conseguir finalmente comprar meu primeiro conjunto.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
6 horas atrás, Fausto disse:

Muito bacana saber como adentrou no mundo da pesca com mosca ou como melhor alguns amigos preferem dizer, Fly Fishing. Pude imaginar como gostava ir em busca de informações sobre Fly Fishing numa década onde praticar tal modalidade era quase um ritual de ocultismo devido a falta de material e informação. Nessa mesma década comecei a estudar também, mas demorou bastante para conseguir finalmente comprar meu primeiro conjunto.

Muito obrigado, meu nobre amigo Fasto (Boss) por comentar o relato. História de vida, não tem preço, à este "Auto-didata" dedicado ao extremo, (vc. me conhece um pouco, sabe como costumo ser quanto a este tema).  Nem mais nem menos, foi literalmente assim que se passou (quem me derá fosse um romance de pesca), mas foi a minha realidade por muitas décadas, a fio.        O legado e minha história, como a sua tb/ tem peso muito grande neste Brasil mosqueiro.                                                                   Seu Fórum, que deu "start" (catilho) a tantos nomes, deste esporte de longínqua datas....  Citando :  "O homem impulsionado por seu instinto pré-histórico de caçador  percebe que poderia pegar de forma mais elaborada seu alimento se utilizando de ferramentas fabricadas com ossos, madeira, conchas, etc. .. Uma busca arqueológica revelou que já se tinha anzóis com fisga em meados do ano 30 a.C., no sul da Europa.     Inicia-se a observação do ambiente e como os peixes se alimentam isto se estima, no período do 1º século, onde se consegue vislumbrar através deste mosaico achado em Trípoli. "1269801953_015a777f9e_o.jpg.72b2a9daae10dd65b8c7c069ab575a92.jpg

Editado por MLOC Fly
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito interessante. Em 1996 fui picado pela pesca com mosca ao folhar uma Revista da Orvis e ver um pescador atando uma mosca numa feira de pesca. Fiquei completamente maluco pela modalidade. Desde então, não parei mais. O prazer de se pescar com mosca é completo: ainda guardo a revista até hoje.

Valeu, Marcelo e Fausto, por compartilhar.

Showww!!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
11 horas atrás, Régis disse:

Muito interessante. Em 1996 fui picado pela pesca com mosca ao folhar uma Revista da Orvis e ver um pescador atando uma mosca numa feira de pesca. Fiquei completamente maluco pela modalidade. Desde então, não parei mais. O prazer de se pescar com mosca é completo: ainda guardo a revista até hoje.

Valeu, Marcelo e Fausto, por compartilhar.

Showww!!

Muito grato por seu cometário, meu amigo Régis - Reginaldo Bueno,  Fui leteralmente ferroado por muitas abelhas africanas, quando criança (7 anos), com uso de atiradeiras... Quando me dei conta já estavam tds em cima de mim....ao chegar em casa, ainda apanhei de minha Mãe.  "Picado" fui desde a tenrra idade...Rsrrs..   Um forte abraço, muita saúde e sempre boas pescarias !!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
4 horas atrás, João Rabelo disse:

MARCELO TAMBEM SOU DA VELHA GUARDA DO FLY, MAIS DE 25 ANOS NAQUELA EPOCA ERA DIFICIL COMPRA EQUIPAMENTO,MAIS COMO TODO GOIANO É TEIMOSO AINDA TO AI. UM ABRAÇO DE BRASILIA E DO GOIÁS

Salve, meu amigo João Rabelo...Dureza e raça ser mosqueiro neste Brasilsão de meu Deus.... A gente come poeira e se vira nós 30 segundos...Rsrrs.

O legado esta espanhado ai, pelos mais 50 grupos de pesca que participava, aqui  o Brasil e fora (internacionais).   pertubei bastante e incomodo até hj/ muitos aqui e lá fora.   Ser Raiz profunda não agrada a tds., mas a gente vai sendo "prolixo" tira o pro e usa o "lixo" p/ fazer belas moscas que agradam olhos internacioais...e ainda bem pouco por aqui.   segue a último tabalho polêmico a venda na minha Loja MLOC Fly:                   

 Video 227: The story of the Realistic Fire Cicada Fly / Realistic Fire Cicade Fly - by MLOC Fly 2020                                                                 https://www.youtube.com/watch?v=SXHYeawLg9M

 

 

SAM_4453.JPG.c512d41b37ae820221ec66cb50943eec.JPG

 

SAM_4452.JPG.e4af080286955bb2af895fc0bac2478d.JPG

 

SAM_4464.JPG.a0b40c8787ca8882440f040bcf4b2ddc.JPGSAM_4454.JPG.660f205256afff302f3834d3420f2f77.JPG

Editado por MLOC Fly
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 17/10/2020 at 11:48, MLOC Fly disse:

Salve, meu amigo João Rabelo...Dureza e raça ser mosqueiro neste Brasilsão de meu Deus.... A gente come poeira e se vira nós 30 segundos...Rsrrs.

O legado esta espanhado ai, pelos mais 50 grupos de pesca que participava, aqui  o Brasil e fora (internacionais).   pertubei bastante e incomodo até hj/ muitos aqui e lá fora.   Ser Raiz profunda não agrada a tds., mas a gente vai sendo "prolixo" tira o pro e usa o "lixo" p/ fazer belas moscas que agradam olhos internacioais...e ainda bem pouco por aqui.   segue a último tabalho polêmico a venda na minha Loja MLOC Fly:                   

 Video 227: The story of the Realistic Fire Cicada Fly / Realistic Fire Cicade Fly - by MLOC Fly 2020                                                                 https://www.youtube.com/watch?v=SXHYeawLg9M

 

 

SAM_4453.JPG.c512d41b37ae820221ec66cb50943eec.JPG

 

SAM_4452.JPG.e4af080286955bb2af895fc0bac2478d.JPG

 

SAM_4464.JPG.a0b40c8787ca8882440f040bcf4b2ddc.JPGSAM_4454.JPG.660f205256afff302f3834d3420f2f77.JPG

SHowwww.... muito legal!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, Régis disse:

SHowwww.... muito legal!

Muito obrigado, meu amigo Régis.                                                                                                                                                                                    Sou modestamente uma das provas vivas que a Pesca Com Moscas, no Brasil,  pode e deve ser uma modalidade acessível a tds. aos brasileiros.   Sem as frescuras de só atados de moscas "Puristas ou Clássicos renomados", são os que trazem o esporte a frente.  Tenho em mente que se mudarmos estes conceitos que vem de fora, e são "idolatrados por muitos, (pregados com cravos de ferro inox, N/ enferrujam), é o que faz o fly fishing nacional não decolar.  A simplicidade de uma mosca com materiais que são literalmente "LIXO", em minhas mãos (modestamente escrevendo), se tornam "obras primas" no atado nacional e internacional.    Que digam os grandes atadores internacionais e no meu caso quando fui juiz convocado p/ compor o grupo seleto de julgamento de uma concurso internacional da www.musicarenje.net and  https://musicarenje.forumsr.net/  :                                                   

8th International Internet FT Competition 'Musicarenje.net 2018"

During the period 09.01.2017 – 23.01.2018. Website and FB profile Musicarenje.net organized the 8th International online competition in Fly Tying, with 31 contestants-tiers from 16th country: Argentina, Sweden, New Zeeland, Holland, Italy, France, Canada, Serbia, Kazakhstan, Bosnia, Slovakia, Macedonia, Belarus, Croatia, Bulgaria and Montenegro. The only condition for competitors was to be registered members on this fly fishing portal, largest and most visited in the Balkans, or friend Facebook profile Musicarenje Net. Competition is technically innovative and very interesting, Each contestant could submit up to three/ four of her/his flies in the form of picture. Later, jury of respected six tiers from all over the world : Erdgardo Dona (Italia), Dron Lee (Malaysia), Jon Strand (Norway) Michał Zapałl (Poland), Marcelo Cardoso (Brasil) and own "Virtual-nymph" Dale Rushby (England) voted, by to complete the top three items flies ranging tiers from 1st to 5th place . 1st - 5 points, 2nd - 4 points, 3rd – 3 points, 4th – 2points and 5th get 1 point. THE WINNERS ARE: 1. Placе Marinko Dimitrijević, Vlasotince (Serbia) 2. Place Mladen Žakula, Niš (Serbia) 3. Place Ondrej Rsnak , (Slovakia) Award “Lucky loser”: Nemanja Jovanović , Prokuplje , Serbia The prize for the youngest participant : Miljan Andjić, Berane , Montenegro A number of competitors ... 31 . In this competition, presented 88. creation flies We are very proud of this fact! Thanks to all tiers, contestants, partners and sponsors. General sponsor Dohiku, Vosseler, Eurofish, Qerto , Gaga Flies, Hamingway s , Frosty fly , Roster fly, SRK „Tara“ – Мојковац, SRFFK „Maniro“ – Kolašin and SRK „Plavsko lake“ - Plav and friends Dževad Duce Krcić and Mirko Roland! Dear fly tiers and friends of our web site stay with us until next FT Competition, 2019. Admin team, Murino www

 

Editado por MLOC Fly
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caro amigo Marcelo, acho que a pesca com mosca avançou muito no Brasil, isto é observado pela quantidade de postagens nas redes sociais, o crescente nro de lojas especializadas e a quantidade cada vez mais crescente de gente participando de grupos de pesca somente na modalidade. Claro que há muito por fazer, mas estamos caminhando bem. A busca por materiais novos para o atado é uma coisa interessante, já que muitas vezes é difícil encontrar o material exato descrito numa receita de atado, por ex. Ainda concluo dizendo que material alternativo só existe quando este visa substituir um descrito na receita original por outro que está à mão. Digo isso pois muitos dizem "material alternativo" para qualquer material que não seja o clássico (especialmente em lojas), porém, uma vez elaborada uma mosca em um projeto novo, com qualquer material que seja inclusive os de reciclagem, estes deixam de ser alternativo. O peixe não vai distinguir essa diferença, rsrsrs!! Coisas do classicismo do atado.
Outra coisa é a terminologia em inglês que assusta muita gente... dizem um nome complicado para um determinado material mas quando vai ver se trata-se de algo muitas vezes comum, como o de uma fibra tida como EP sei lá o quê e se trata de fio comum ou fibra em polipropileno, por ex. Mas estamos caminhando. Temos um futuro bacana à frente pois muita gente tem grande interesse pela modalidade.
Grande abraço.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 horas atrás, Régis disse:

Caro amigo Marcelo, acho que a pesca com mosca avançou muito no Brasil, isto é observado pela quantidade de postagens nas redes sociais, o crescente nro de lojas especializadas e a quantidade cada vez mais crescente de gente participando de grupos de pesca somente na modalidade. Claro que há muito por fazer, mas estamos caminhando bem. A busca por materiais novos para o atado é uma coisa interessante, já que muitas vezes é difícil encontrar o material exato descrito numa receita de atado, por ex. Ainda concluo dizendo que material alternativo só existe quando este visa substituir um descrito na receita original por outro que está à mão. Digo isso pois muitos dizem "material alternativo" para qualquer material que não seja o clássico (especialmente em lojas), porém, uma vez elaborada uma mosca em um projeto novo, com qualquer material que seja inclusive os de reciclagem, estes deixam de ser alternativo. O peixe não vai distinguir essa diferença, rsrsrs!! Coisas do classicismo do atado.
Outra coisa é a terminologia em inglês que assusta muita gente... dizem um nome complicado para um determinado material mas quando vai ver se trata-se de algo muitas vezes comum, como o de uma fibra tida como EP sei lá o quê e se trata de fio comum ou fibra em polipropileno, por ex. Mas estamos caminhando. Temos um futuro bacana à frente pois muita gente tem grande interesse pela modalidade.
Grande abraço.

 

  Muito obrigado, por seu comentário meu amigo Régis.    
Apresento moscas a poucos anos de 2010 em diante, mas, as amarro a 40 anos e lhe garanto passeo por as variadas técnicas de atados.   Dos clássicos as mais loucos que vc. possa imaginar, já atei tantas que nem me lembro os nomes que assim batizei.  
  Vincular atados a materiais expecíficos é uma tradição antiguissíma devido a literatura que vem dos primordios da pesca com moscas, tratados de pesca, impostos por governos (coroa inglesa) ou localidades da  banhadas pelos rios de propriedade da Realezas.   Ou seja,  ou o mosqueiro adequa-se ou não pescava, simples asssim.   Lembrando do que por volta do ano 200 a.C, o romano Cláudio Eliano; em latim ( Claudius Aelianus) faz o primeiro  registro de uma mosca artificial. Ele descreveu a prática de pescadores macedônios, no rio Astraeus em um de seus livros chamado:  A natureza dos animais ( De Natura Animalium).   Onde descreve uma “Mosca”  utilizada no rio Astracus, na Macedônia. 

 

593434443_Episyrphusbalteatus-Hain-Schwebfliegem04.jpg.20a6e4647cdc06d776774aed54aee31e.jpg

Episyrphus balteatus - Hain-Schwebfliege

 

870739343_Episyrphusbalteatus.jpg.c5e9dfc3d680048173bfbebe5d5e2868.jpg

Moscas  que imitam a Hippouros candidates

 

E da Dame Juliana Berners A autora do primeiro livro sobre a pesca impressa na língua Inglêsa   o ”  Treatyse of Fysshynge wyth an Angle “  “Tratado da pesca com mosca pra pescador “ 

 

0cb6c2822020c5cf135958915081bcda.jpg.2f1e617393b74cc77c7e3c596d0a8ad2.jpg

 

....Ou seja Fly é vida; é sabedoria,  é testar materiais, é conseguir éxito em se pescar os peixes de diversas formas !!!!

Editado por MLOC Fly
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito agradável a leitura deste post "testemunho"! Lembrei com saudade dos verdadeiros esconderijos que eram as lojas de sêbo do rio das décadas de 70 e 80/90... Lembrei com saudades maiores ainda as tardes e noites em reuniões nas lojas dos amigos, onde além de sempre comprar uma isca ou material que não precisávamos, debatíamos sobre pescarias e técnicas.

 

Obrigado por compartilhar conosco sua experiência, Marcelo! Apesar de muito pouco dotado de qualquer talento para o atado, dou meus pulos e sou totalmente adepto da criatividade!  Bacana que tenha ainda a revista, relíquia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
20 horas atrás, Régis disse:

"Ou seja Fly é vida; é sabedoria,  é testar materiais, é conseguir êxito em se pescar os peixes de diversas formas !!!! "
Muito bem resumido. Grato por enviar.

 

Isso ai, o conceito que sigo a 40 anos e Joe Books viveu em sua vida : veja "Finding Joe Brooks - Encontrando a Joe Books" (subtítulos español)

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
17 horas atrás, Fred Mancen disse:

Muito agradável a leitura deste post "testemunho"! Lembrei com saudade dos verdadeiros esconderijos que eram as lojas de sêbo do rio das décadas de 70 e 80/90... Lembrei com saudades maiores ainda as tardes e noites em reuniões nas lojas dos amigos, onde além de sempre comprar uma isca ou material que não precisávamos, debatíamos sobre pescarias e técnicas.

 

Obrigado por compartilhar conosco sua experiência, Marcelo! Apesar de muito pouco dotado de qualquer talento para o atado, dou meus pulos e sou totalmente adepto da criatividade!  Bacana que tenha ainda a revista, relíquia.

Muito obrigado, meu amigo Fred Mancen, por suas palavras...  Sem dúvida, Como citei acima o exemplo de vida de Joe Brooks, Pai da pesca com mosca moderna, mentor de tantos dos nossos exemplos atuais (geração).  Temos cada qual sua história de conquistas, superações, e eterna luta pessoal em buscar a excelência no mundo da pesca com moscas.                                                                                                                                                       Longe de me comparar a Brooks, na sua obstinada busca de troféus pelo mundo, mas pela motivação similar de cada dia achar novos caminhos no que a vida e saúde me permite fazer dentro da modalidade fly.                                                                                                                                                            Me cobro todos os dias para evoluir em algo que faço, seja em atados, desenhos, projetos, arremessos (casting fly), etc.                                                De alguma forma Deus ne envia os caminhos para continuar mais um pouco:   Mayfly, entrou dentro do meu Escritório da Pesca, quando estava fabricando a Bobina de atado haste de alumínio 3 - by MLOC Fly 2020                                                                                                                                                   

https://www.facebook.com/pg/mloc.fly/photos/?tab=album&album_id=3494188413929662

 

Um abraço e muita saúde !

 

 

bd39da56698d87403d6e038014ac22a9.jpg.ca0fe43c304a3ae78ebf8cf242addab4.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.