Ir para conteúdo

7 Motivos de Porquê devemos Utilizar Fóruns e Evitar Grupos de WhatsApp


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Eu noto que para aproveitar as informações do Whatt’s é necessário favoritar ou copiar para outro lugar e organizar. No meio das postagens aparecem grande quantidade de notícias “gostosas”, “deliciosas”, naturais e importantes do relacionamento humano, o que não é ruim, dado nossa condição de seres sociais, mas foge do propósito daqueles que querem focar em determinado aprendizado. Um dos assuntos mais importantes discutidos no WhatsApp ou Telegram são nossas pescarias, se acostumássemos a trazer para cá, organizados em tópicos, ajudaria muito pois também estaria seguro.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Para tentar reanimar a turma a participar do MDR, repassei a mensagem abaixo para os grupos dos quais participo:

 

“Boa noite pessoal, passo aqui para avisar que o Fausto acabou de dar uma boa repaginada no Fórum Mosqueiros do Rio, convidando todos amigos mosqueiros a voltarem a frequentá-lo. Para quem não sabe, o Fórum MDR está ativo desde 2005, não possui qualquer fim lucrativo, tendo como único propósito fomentar e difundir a pesca com mosca no Brasil. Embora o número de mosqueiros em nosso país tenha crescido nos últimos anos, nossa comunidade ainda é pequena, daí a importância de nos mantermos unidos e compartilharmos o nosso conhecimento. Através daquela nossa “casa” virtual, vários ensinamentos foram repasssados e absorvidos, várias amizades surgiram, várias pescarias e encontros foram marcados, várias viagens de pesca foram organizadas e estão lá registradas até hoje. Não podemos de forma alguma ignorar a praticidade e velocidade da informação dos aplicativos de mensagens instantâneas, mas não vamos deixar o Fórum MDR cair em desuso e esquecimento. Peço assim aos queridos amigos mosqueiros que, dentro do possível, voltem a enriquecer o Fórum com conteúdo que não seja apagado dia a dia e possa ajudar outras pessoas, como sempre foi feito, valorizando o trabalho feito com todo carinho pelo Fausto e a pesca com mosca no Brasil.”

 

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tudo que aprendi até agora sobre atado e pesca com mosca devo a esse fórum.

Tem ótimos tutoriais sobre basicamente tudo que se precisa para atar e pescar com mosca.

Com o afastamento do pessoal, os relatos diminuíram, mas é algo natural.

Uma das questões que ainda não entendi é por que os poucos comerciantes no Brasil, e alguns participam do fórum, não utilizam esse canal para divulgação de seus produtos?

É um canal direto com o consumidor que encontra dificuldade em encontrar produtos principalmente para atado, necessitando pesquisar na internet para encontrar. e muitas vezes vai buscar na china.

Se cada lojista colocasse sua promoção mensal no fórum as vendas aumentariam, visto que em divulgação do Fausto em grupos um lojista vendeu muita coisa recentemente.

Fica esse meu comentário como sugestão para quem quer vender para mosqueiros, essa e nossa casa.

  • Like 3
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meus caros, mosqueiros do Fórum MDR, meu estimado Fasto (Boss).     

Dizer que desta água, não beberei; se torna muito difícil.                                   

  Adotar uma doutrina em se fazer:  O bom combate ao se pescar !  (Filosofia de vida no Fly Fishing), aplicando-se as metodologias oriundas da senil idade de prata e dourados que adornam nossas cabeças e barbas, (em se tratando dos homens); não desmerecendo as MULHERES presentes no Fly mundial.           

  A juventude, imediatista e fugaz como bem disse o nosso estimado (Boss), encabeçando esta enquete para debate.   Nós faz ver e refletir que o "MUNDO INFORMATIZADO" de agora esta sendo DEVORADO, engolido por mídias instantâneas (Whatsapp’s).   Os Fóruns sempre vão ser fontes fidedignas de informações contidas por seus ilustres integrantes, pessoas de variadas graduações e estratosféricas no mundo da pesca com moscas nacional e até internacional.  

Tarefa nada fácil a de se convencer pessoas da pesca com moscas,  nos grupos de Whatsapp’s,  que são menos valorosos, em conteudos pertinentes aos Fóruns de mesmo foco esportivo.              Este é um grande paradigma social vinculado ao esporte da pesca com moscas (até por sermos um país que mais usa o aplicativo de mensagens).     

Doutrinar os jovens mosqueiros a virem para um mundo de muita sobriedades técnicas, onde a seriedade impera pelos mais conceituados no esporte.   Torna-se pedante a eles que querem somente descontração, Likes, Selfies  e curtidas em suas aventuras no mundo da pesca.    Se um camarada das “antigas”senta ou tenta coloca-los a pensar...Parecem a eles (jovens novatos e aspirantes a mosqueiros) que nós estamos sendo aqueles pais chatos e rabugentos,(o que Eu, já sou de natureza).  

Paciência é a maior virtude do bom mosqueiro, já mais sênior... É saber esperar as frutas amadurecerem, ao invés de comê-las verdes.

E aceitar que o dia não esta pra peixes, nem moscas, nem aos pescadores...

 (Trocando em miúdos: Ensinar a quem não te ouve, quem não te enxerga com bons os olhos, nem te escuta e de boca fechada, abrindo somente quando o mestre assim,  abrir o canal de comunicação, as perguntas para assim ouvir as respostas...   Isso é ser um sábio Mosqueiro aprendiz... Como Eu sou até hoje.) .

De tempo ao tempo, faça a biblioteca estar a espera “Deles”....Os que ainda estão flutuando em nuvens de "Zaps" !!!!                                                             

 Semear as sementes deste Forum,  como o amigo Samuel Antero,  em um nobre ato de clamar pelo bom senso desta turma de “aloprados p/ fotos com peixes grandes”...               É ao meu entender a melhor solução a ser feita ...Outras soluções viram com o tempo.

Eles deverão vir buscar de onde beber desta fonte de sabedoria (Fóruns); na hora certa; serviremos o bom vinho e nosso melhor pão a quem nós procurar com fome sede por PESCA COM MOSCAS,  no Brasil.

Editado por MLOC Fly
  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
49 minutos atrás, MLOC Fly disse:

“aloprados p/ fotos com peixes grandes”... 

Essa foi a melhor do dia.   :D 

 

O boom está acontecendo e como os mais antigos sempre nos disseram quando éramos mais jovens, quem nunca comeu melado, quando come se lambuza. Isso dito vamos seguir com o Fórum de modo que tenha sempre um acervo de informações que jamais terá em outros meios. Até mesmo um site ou Blog, que inclusive uso de diversos atadores, não oferece tantas informações quanto um Fórum, ainda mais se for de um site ou Blog de uma pessoa extremamente tendenciosa quanto eu. Já aqui sou automaticamente moderado, pois todos podem compartilhar seu conhecimento e ninguém fica preso aos pensamentos de somente uma pessoa. :cool2: 

 

 

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ótima iniciativa, Fausto!

Este fórum tem características que nenhum outro que participo ou já participei tem:

 

- É um fórum com o nível das conversas elevado, muito acima da média.

- Ninguém - independentemente de ser conhecido ou não - aqui faz nada para aparecer, somente para somar e apoiar a pesca com mosca e aos iniciantes.

- Todos respeitam e entendem as limitações de cada um, sem com isso criar "climas" ou formar panelinhas.

- NUNCA vi um post desrespeitoso por aqui.

- Conteúdo realmente útil, praticamente um guia online sobre quase todo assunto relacionado a pesca com mosca (e outros mais!).

 

Claro que tudo isto se deve muito ao controle na admissão de participantes, o que se mostra muito eficiente do ponto de vista de proteger um conteúdo tão bom e preservar os participantes.

 

O WhatsApp não é, nunca foi nem nunca será nada perto de um forum. Eu nunca entrei em nenhum grupo (aliás, odeio grupos de WhatsApp) nem vou entrar. Eu acesso aqui quase todo dia e só não posto mais por falta de assunto mesmo, mas estou sempre de olho em tudo. Por tantos motivos, não tem como ficar de fora. Pra quem realmente aprecia a pesca e os assuntos relacionados - e aqui temos experts de verdade junto de nós - um forum destes é o melhor lugar para trocar ideias sobre pesca.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
14 horas atrás, Fausto disse:

Essa foi a melhor do dia.   :D 

 

O boom está acontecendo e como os mais antigos sempre nos disseram quando éramos mais jovens, quem nunca comeu melado, quando come se lambuza. Isso dito vamos seguir com o Fórum de modo que tenha sempre um acervo de informações que jamais terá em outros meios. Até mesmo um site ou Blog, que inclusive uso de diversos atadores, não oferece tantas informações quanto um Fórum, ainda mais se for de um site ou Blog de uma pessoa extremamente tendenciosa quanto eu. Já aqui sou automaticamente moderado, pois todos podem compartilhar seu conhecimento e ninguém fica preso aos pensamentos de somente uma pessoa. :cool2: 

 

 

Que bom que lhe fiz dar boas gargalhadas em plena Covid 19, meu amigo Fasto (Boss);  devemos e temos este compromisso em deixar "Legados" a quem vier posteriormente saber quem fomos;  e o que nós empenhamos nesta Arte da Pesca c/ Mosca do Brasil e quiçá do mundo.   

Um "trabalho" , para a vida toda que se torna inatingível a cada meta conquistada, dia a dia... Ano a ano...década a década.... (Livro vivo em constante acréscimos o Fórum MDR).         Um batalha injusta,  contra mídias inescrupulosas (visando cifras altas;  concorrências  desleais e por que não dizer até ilegais em suas  metodologias aplicadas p/ cativar os jovens da era 0 ou 1 (byt & bits).

 

Mas, como bem disse, não temos a PRETENÇÃO de sermos os donos da verdade, escuta quem tempo ouvido, vê quem tem olhos....                         Fala quem tem boca. Semear a boa semente (Fórum MDR) aos 4 cantos .... Este Legado, que foi plantado em 2005, vai seguir com Vc. e depois de Vc. ...     Um presente vivo, na forna de "Livro Aberto" a quem quiser ler e aprender, preconizando assim possíveis consultas e registros histórias dos antigos mosqueiros, c/ tb/ futuros embaixadores da "PCM BR" ; entusiastas c/ nós somos, neste nosso Brasilzão !!!!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro dia mesmo, num grupo de WhatsApp, comentei sobre o quanto gosto dos Fóruns de Pesca!!

 

A quantidade e qualidade das informações que temos aqui é algo incrível!!

 

Acompanho "por alto" os grupos de Whats, meu trabalho é muito intenso, e não consigo ficar online nestes grupos, e, como foi dito, as informações se perdem facilmente!

 

Também comentei neste dia, sobre o quanto gostava dos Relatos de Pescarias, alguns descritos com tantos detalhes, que nos fazem viajar na aventura (aguardava toda segunda-feira para ler os relatos do ultimo final de semana!!).

 

Acesso quase todos os dias o MDR, gosto de pesquisar, ler, aprender!!

 

Mas, gostaria que os pescadores voltassem a frequentar mais, para enriquecer ainda mais o ambiente!

 

Grande abraço a todos!!

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Oi meus queridos amigos. Eu saí de quase todos os grupos. Já faz um tempo que estou pensando também no sentido da qualidade do meu tempo. Então cuido mais do grupo da escola trutabrazuca que circula informação de qualidade e do grupo pescaconmoscasudamerica que é uma forma de eu falar com meus amigos da América Latina. Resto eu larguei. Quanto a esse fórum aqui, é uma das melhores coisas que tem no mundo sobre pesca com mosca, pela amizade que gera e informação de qualidade. Quero voltar a participar ,  não sei se vou conseguir. Mas desde já deixo meu abraço fraternal a todos.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

https://databinteligencia.com.br/7-motivos-de-porque-devemos-utilizar-foruns-e-evitar-grupos-de-whatsapp/

Concordo inteiramente com os motivos expostos no link motivação deste tópico que se ajustam a minha percepção.
Para ser breve e demostrar o quanto prezo estes grupelhos desordenados de WhatsApp e outros Zaps, meu record de permanência em um destes grupos no qual fui incluído sem ser previamente convidado foi de uma semana, quando o saco estava prestes a explodir e decidi preserva-lo.
Seguirei com o MDR e outros fóruns nos quais participo de longa data.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Sim, Fausto! Concordo plenamente! Peço desculpas, os últimos tempos, saúde, aposentadoria, pandemia, etc... me afastaram das pescarias e do convívio dos amigos! Mas continuo aqui, esporadicamente tentando me atualizar das conversas, esperando ansiosamente que tudo se acalme, para retomar as atividades!

Em breve, se Deus quiser!

Grande abraço a todos!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Por muitas vezes fui surpreendido pela pergunta do que eu gostava mais de Foruns ou de Grupos de whatsapp sobre determinados assuntos. 

 

Entendo que quem faz essa pergunta compara, ou melhor, acha que os dois são a mesma coisa... 

 

A meu ver, não existe semelhança alguma entre Foruns e grupos. São coisa absolutamente distintas.

- Plataformas distintas

- Motivos distintos

- Complexidades distintas 

- Profundidades diferentes. 

 

 Foruns a meu ver são muito maiores, longevos  e tem sua informação eternizadas na rede mundial de computadores se seus adm assim quiserem. 

 

 Grupos são voláteis, informação instantânea e facilmente perdida... 

 

 Prefiro os Fóruns... Estou aqui ha alguns anos e ESSE sempre só melhorou...  

 

 Parabéns Fausto e a todos que fazem aqui ser um "lugar" tão agradável. 

 

 

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.