Ir para conteúdo

Stonefly em Foco


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Olá amigos! :) 

 

Uma recente experiência que me fez mudar de ideia quanto às moscas impressionistas. :happy:

 

Foto_14.jpg

 

Em uma recente jornada de pesca, depois de uma tarde inteira de poucas ações, resolvi experimentar um padrão totalmente diferente das moscas de minha caixa, uma stonefly impressionista, com pernas de borracha e com o que mais me deixava descrente, uma faixa laranja fluorescente logo atrás do tórax fazendo a transição para um abdômen na cor preta. Peguei a mosca, olhava pra ela céptico e desdenhoso, mas como não havia muito a perder, amarrei-a ao tippet e a lancei, primeiramente ainda com muito desabono, a montante em uma corredeira relativamente leve. Após a segunda recolhida de linha intencionando mantê-la esticada, um ataque e uma truta. Feliz, mas ainda um pouco hesitante, lancei-a novamente mais acima onde a turbulência era menor e a água estava mais calma. Três recolhidas depois, outro ataque e outra truta. Segui durante um bom tempo experimentando a mosca em diferentes locais, incluindo alguns com fluxo bastante tranquilo e as capturas continuaram.

 

Coincidência ou não, mudei minha maneira de pensar e de agora em diante, terei sempre moscas impressionistas na minha caixa (e é claro, algumas com hot spots). Segue abaixo o passo a passo do padrão que usei nesta pescaria.

 

Material Básico:

Foto_00.JPG

 

  • Anzol Tiemco 200R #10
  • Bead Head Dazzle Brass black 1/8" ou 3,2mm
  • Fio de atado Veevus 8/0 white
  • Fio de silicone 0,7mm transparente
  • Dubbing Partridge SLF Dark Claret 
  • Striped Rubber Legs black/orange
  • Marcador permanete preto e laranja
     

Passo a Passo:

 

1º Coloque o bead head no anzol já com a farpa amassada e prenda-o na morsa.

 

Foto_01.JPG

 

2º Faça uma alça com o fio de silicone (uma das pontas deverá ser menor, passando pouco do comprimento do anzol, a outra deverá ser grande o suficiente para ser enrolada por toda a haste). Amarre as duas pontas no anzol com o fio de atado, tomando o cuidado de mantê-las alinhadas às laterais da haste.

 

Foto_02.JPG

 

3º Enrole o fio de atado por toda a haste (desde a altura da farpa até o bead head) mantendo-o tensionado, cubra totalmente as duas pontas do fio de silicone. Finalize próximo ao bead head, corte o excedente da ponta menor na parte de trás, e as duas pontas da pequena alça que se formou na frente. 

 

Foto_03.JPG

 

4º Com próprio thread, modele o corpo da mosca, mantendo o abdômen mais fino na parte de trás, aumentando o volume na medida em que avança na direção da parte da frente. Faça um volume maior na altura do tórax (aproximadamente no final do primeiro terço do comprimento da haste). 

 

Foto_04.JPG

 

5º Pinte a parte mais volumosa (tórax) com o marcador permanente laranja. A parte da frente e a de trás devem ser totalmente cobertas com o marcador permanente preto. 

 

Foto_05.JPG

 

6º Espere a tinta secar e enrole a outra ponta do fio de silicone sobre o corpo da mosca até o bead head. Fixe com o thread, dê um nó e corte o excedente do fio de silicone.

 

Foto_06.JPG

 

7º Repita a operação com os marcadores permanentes por sobre o fio de silicone enrolado, tomando cuidado para manter os mesmos segmentos coloridos anteriormente.

 

Foto_07.JPG

 

8º Espere secar novamente e prenda duas pernas de borracha entre o bead head e o trecho pintado de laranja (tórax). Passe o marcador permanente preto no fio de atado para um melhor acabamento. 

 

Foto_08.JPG

 

9º Posicione as rubber legs de forma que fiquem alinhadas às laterais do corpo da mosca, formando um X.

 

Foto_09.JPG

 

10º Aplique o dubbing no thread e enrole entre as pernas de borracha, formando um tórax mais proeminente.

 

Foto_10.JPG

 

11º Avance o fio de atado para a parte da frente das pernas dianteiras. Pinte o fio com marcador permanente laranja e finalize a mosca com o nó de acabamento da sua preferência.

 

Foto_11.JPG

 

12º Aplique uma gota de cola ou head cement para manter o nó firme, corte o excedente das pernas de borracha, mantendo as traseiras ligeiramente mais compridas que as dianteiras.

 

Foto_12.JPG

 

13º O tórax de dubbing poderá ser aparado com uma tesoura (concedendo uma aparência mais delgada) ou ser desgrenhado com um bodkin ou pedaço de velcro (para que pareça mais eriçado).

 

Foto_13.JPG

 

Mais detalhes no blog: http://www.fuzzyflies.com/2020/04/stonefly-em-foco.html

 

Grande Abraço  :ok: 

 

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bem bacanas a ninfa e o passo a passo !
Tive oportunidade de constatar por incontáveis vezes a eficácia que a animação promovida por perninhas sintéticas promovem quando adicionadas as ninfas.
Quanto ao colorido do corpo acredito que seja fator de atração por conta do instinto de curiosidade dos peixes.
Observe a eficácia dos perdigones, que muitas das vezes mais se assemelham a transistores  🤣
Obrigado por compartilhar !
Abração

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bacana André, li o passo a passo com bastante atenção e certamente vou atar algumas nesse padrão. 

 

Chegou a atar esse mesmo padrão com anzol de haste reta? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não Boss, na verdade como foi um experimento, atei apenas duas moscas. :happy:

 

A primeira delas atei sem amassar a farpa antes de começar, quando fui amassar depois acabou quebrando a ponta do anzol. :mellow:

 

Ainda bem que tinha atado outra (essa amassei a farpa antes de atar, até facilitou a passagem do bead head), pois fiquei com essa outra durante 2 dias alternando com outras moscas. Ela voltou pra caixa e está pronta pra uma próxima pescaria. :)

 

Vou atar mais umas desse modelo e experimentar com um anzol de haste reta. :ok:  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Andre gostei da sua Stonefly e percebi que a cor laranja (Amber) é fatal para as Trutas, acho que fui um dos primeiros a colocar Dubbing nas mosquinhas e ter usado na Patagônia que deu muito certo, Trutas vai gostar de laranja assim na china. :okok: não é coronavírus da China.:ko:

Abração.        

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.