Ir para conteúdo

Patagonia 2019


Postagens Recomendadas

  • Administrador
1 hora atrás, De Bortoli disse:

Como faço pra inserir outras imagens?

 

 

Na hora em que estiver escolhendo as fotos, pode escolher múltiplas imagens, depois elas aparecerão abaixo da caixa de edição da postagem, cada uma com um sinal de “+”.

 

Basta clicar em cada um desses sinais para adicionar as fotos à postagem. :ok: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá De Bortoli!  

 

Rapaz se por acaso não está conseguindo, é porque está com tamanho em MB acima das configurações do Fórum e terá que editar. Qualquer coisa manda por e-mail e resolvo pra ti. :ok:

 

Um baita abraço!  :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
31 minutos atrás, Fred Mancen disse:

O primeiro peixe é enorme! Parabéns pelas belas capturas! 

 

É um dos poucos Salmões que sobreviveram pós desova. Tinha um maior que um amigo meu pegou.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 19/04/2019 at 11:21, Odimir disse:

Tenho acompanhado algumas postagens dessa pescaria no feicibuqui e são bem bacanas!

Gostaria de vê-las por completo postadas no MDR.

Estou sem facebook então nem vi o que andaram postando... Vou postar algumas fotos aqui quando organizá-las, ainda não deu tempo. Aí comento as fotos tbem.

abraço!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 19/04/2019 at 11:21, Odimir disse:

Tenho acompanhado algumas postagens dessa pescaria no feicibuqui e são bem bacanas!

Gostaria de vê-las por completo postadas no MDR.

 

 

Sr. Odimir me falta tempo para uma postagem completa, mas na medida do possivel vou postando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 18/04/2019 at 23:21, Tcheigor disse:

😄

Um amigo do amigo meu

 

 

1 hora atrás, De Bortoli disse:

 

Amigo do amigo do amigo do meu amigo...Kkkk

 

 

Sempre ouvi dizer que o amigo do amigo do amigo era peixe grande...

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
6 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Orra, mas que espécie é esta de salmão?

Infelizmente me falta esse conhecimento. Oriundo do Chile, pode ser fugido de alguma criação....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 22/04/2019 at 13:31, Carlos Mitidieri disse:

Orra, mas que espécie é esta de salmão?

 

Acredito que seja um Chinook (King Salmon).

 

Em 22/04/2019 at 20:19, Tcheigor disse:

Infelizmente me falta esse conhecimento. Oriundo do Chile, pode ser fugido de alguma criação....

 

Pelo que sei no Chile existem 4 espécies de salmões:

 

- Chinook (King Salmon)

6373D453-41F1-435F-843D-D7EA81C964DA.jpeg

 

- Coho (Silver Salmon) 

95F04E76-D0D4-4E35-BA2C-A31E4A61BA6B.jpeg

 

- Salar (Atlantic Salmon)

2A2035E4-580E-4623-AFC1-0CCB3AEC9DFC.jpeg

 

- Sakura (Cherry Salmon)

B55FA690-8E5D-4B00-9EB4-BE8FDF84061D.jpeg

 

Há inclusive o mesmo conceito do Grand Slam, se conseguir capturar as 4 espécies no mesmo dia terás conseguido um Super Grand Slam, caso consiga as três primeiras espécies (que existem praticamente em todo o Chile) serás o feliz detentor de um Grand Slam Salmonero. :) 

  • Thanks 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Salvo engano, todos os salmonídeos são nativos do hemisfério norte. 

 

As populações existentes abaixo da linha do Equador, ainda que tenham se adaptado perfeitamente em algumas regiões , são exóticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
10 horas atrás, André Ribeiro disse:

 

6373D453-41F1-435F-843D-D7EA81C964DA.jpeg

 

 

Há inclusive o mesmo conceito do Grand Slam, se conseguir capturar as 4 espécies no mesmo dia terás conseguido um Super Grand Slam, caso consiga as três primeiras espécies (que existem praticamente em todo o Chile) serás o feliz detentor de um Grand Slam Salmonero. :) 

Interessante !

André, por curiosidade, qual a fonte destas informações ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, Odimir disse:

Interessante !

André, por curiosidade, qual a fonte destas informações ?

 

Que falta de atenção a minha, não coloquei a fonte. :bag:

 

Sobre as espécies de salmões, já havia lido em uma matéria sobre hairwings, acho que em um site, mas não me recordo com certeza onde foi. Só que esse artigo não citava o Cherry Salmon.

 

Sobre o Grand Slam Salmonero, foi nesse artigo: 

 

https://www.lavaguada.cl/reportajes/grand-slam-salmonero/grand-slam-salmonero.htm

 

Neste artigo também tomei conhecimento sobre o Cherry Salmon.

 

Acho que a fonte é uma revista eletrônica sobre pesca com mosca do Chile: 

 

http://www.lavaguada.cl/

 

Sobre a existência de espécies de salmonídeos nativos no hemisfério sul, é uma suposição (apesar de ter quase certeza de ter lido também sobre isso em algum lugar). :D 

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Obrigado !
Sim, Lavaguada é um site conceituado do Chile e seu proprietário e autor da matéria Ricardo Ordoñez é um profundo conhecedor da pesca com mosca em toda a Patagônia chilena.
Mas como ele diz textualmente em sua matéria, ele não tem noticia de que este feito de se conseguir um "grand slam salmonero" tenha sido alcançado.
Foi simplesmente uma hipótese que ele aventou.
Dos salmões citados, excluindo o  Sakura que não conheço em detalhes, apenas o salmão do Atlântico é tido como viável de ser pescado  com equipamento de mosca de maneira consistente e confiável.
O próprio Ricardo Ordoñez em seu artigo pede indicações de moscas para a captura de Chinooks e Cohos.
Tenho muitos amigos que capturaram e seguem capturando estas duas espécies com equipamentos de spinning e bait casting em diversos rios do Chile.
O amigo Betinho desenvolveu um streamer articulado com dois anzóis e feitos quase exclusivamente com materiais de brilho e capturou um chinook acima de 20 kg, mas admite que foi uma captura ocasional, cujo ataque se deu por irritação de algum salmão desavisado no cardume estacionado em um poção.
Nenhum desses salmões é nativo da Patagônia.
PS : geralmente o tipo de salmão do Atlântico encontrado na Patagônia chilena e argentina, é o salmo salar sebago, ou salmão encerrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
26 minutos atrás, Carlos Mitidieri disse:

Tudo muito interessante! Existe alguma informação sobre o ciclo de vida deles no Chile? Por exemplo,  saem para o oceano? Em que época é possível pega-los prateados? 

 


Na verdade eles tem origem no oceano, escapados dos criatórios chamados de salmoneras, e sobem os rios .
Não sei quanto tempo permanecem no oceano até sua subida em cardumes.
Posso confirmar, mas penso que a partir de fevereiro é possível pesca-los ainda prateados e com a carne fortemente avermelhada.
O que se sabe com bastante certeza, é que no caso dos salmões chinook e coho, não se alimentam durante sua subida ou remonte aos rios, daí a dificuldade em captura-los com equipamento de mosca.
Geralmente se utilizam spinners em sua captura.

Abaixo foto de "salmoneras" fotografadas da cabine do avião ao decolarmos de Puerto Montt

DSC05714.JPG

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pelo que eu sei, salmão de nenhuma espécie se alimenta quando sobe o rio. O ataque é sempre fruto da agressividade. 

 

Acho que as espécies de salmões que não pegam moscas, não o fazem mais por motivo da topografia dos rios onde eles ocorrem (muito fundos). É uma hipótese viável, esta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
4 horas atrás, Odimir disse:

Obrigado !
Sim, Lavaguada é um site conceituado do Chile e seu proprietário e autor da matéria Ricardo Ordoñez é um profundo conhecedor da pesca com mosca em toda a Patagônia chilena.
Mas como ele diz textualmente em sua matéria, ele não tem noticia de que este feito de se conseguir um "grand slam salmonero" tenha sido alcançado.
Foi simplesmente uma hipótese que ele aventou.

 

Eu havia entendido que o Super Grand Slam ele realmente não tinha conhecimento de que haveria sido alcançado, mas que o Grand Slam Salmonero seria viável. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Carlos Mitidieri disse:

Obrigado Odimir!

 

É sabido se os smolts (*)  retornam ao oceano, fechando o ciclo?  

 

smolt = salmão jovem, prestes a retornar ao oceano.


Carlos,

A literatura que disponho, "Salmónidos en Patagônia" de Daniel Wegrzyn e Silvia Ortubay é de edição de cerca de 10 anos passados e pode ter sofrido revisões, mas no paragrafo que encerra um capitulo, pode-se dizer que os smolts retornam ao mar.
Vou transcrever o texto original :
"No hay información suficiente de lo que sucede con los adultos en los rios patagónicos con los adultos que suben a desovar.Quienes han abierto estómagos los encuentran vacios durante la remonta. (informação que também tenho de vários guias).
Pero sí se ve a los juveniles desplegar una intensa actividad de alimentación, durante su permanencia en los rios "

 

 

1 hora atrás, Carlos Mitidieri disse:

Pelo que eu sei, salmão de nenhuma espécie se alimenta quando sobe o rio. O ataque é sempre fruto da agressividade. 

 

Acho que as espécies de salmões que não pegam moscas, não o fazem mais por motivo da topografia dos rios onde eles ocorrem (muito fundos). É uma hipótese viável, esta?


Alguns amigos que pescaram no Alaska se utilizaram de imitações de ovas de trutas fornecidas pelos guias locais para a pesca de salmões.
Quando estes salmões remontam os rios, fazem paradas prolongadas em partes fundas dos rios que antecedem corredeiras.
Parece que aguardam por níveis ideais de água para prosseguirem e também usam esses poções para descansarem.
Streamers colocados diante de seu nariz são ignorados.
Segundo relatos de um guia e dono de lodge no Rio Puelo, uma única vez encontrou um peixinho no estomago de um salmão abatido.
Possivelmente de um salmão recém adentrado do mar.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
23 minutos atrás, André Ribeiro disse:

 

Eu havia entendido que o Super Grand Slam ele realmente não tinha conhecimento de que haveria sido alcançado, mas que o Grand Slam Salmonero seria viável. 


Sim, nada é impossível neste mundo mas como conheço a dificuldade, pelo menos até o momento de se capturar esses bichos, minha opinião coincide com a do Ricardo Ordoñez, que cita como sendo "mas cercana a lo impossible".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, Odimir disse:

Pero sí se ve a los juveniles desplegar una intensa actividad de alimentación, durante su permanencia en los rios "

 

Um desses pequeninos eu quero ano que vem. :yes:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Tudo muito interessante! Existe alguma informação sobre o ciclo de vida deles no Chile? Por exemplo,  saem para o oceano? Em que época é possível pega-los prateados? 

 

 

Carlos,
Apenas para ser mais preciso nas minhas informações, estou lendo o livro Águas Patagónicas volume I do Diego Gustavo Flores que adquiri recentemente no workshop de pesca de dourados em Araras.
Já tinha lido a edição original, e agora edição revisada e ampliada para 5 volumes.
Este livro faz referência exclusiva à Patagônia argentina, e o Diego cita que as formas que aí habitam são todas anádromas.

Época de reprodução : "as corridas se iniciam em princípios de dezembro, tem seu pico em fevereiro e a reprodução se dá em abril.
No final de maio quase todos os exemplares adultos se encontram mortos.
Esta espécie (chinook)  são provenientes por invasão do Chile, em muitas bacias de vertente pacifica.
Os principais rios são : Puelo, Futaleufu e Pico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
12 minutos atrás, Fausto disse:

 

Um desses pequeninos eu quero ano que vem. :yes:


Com um pouco de sorte você poderá capturar um salmo salar ainda este ano no Caleufu.
Um amigo argentino, Antonio José Gasquez, com quem já pesquei algumas vezes, capturou um desses salmões em flotada no Caleufu com o Alejandro Klap.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu achei este estudo sobre os Salmões que foram introduzidos no Chile, e ele falam  dos que escapam e ficam de 3 a 8 anos (acho que é isso) no mar e depois sobem os rios para a desova.

 

https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0716-078X2007000100007

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
21 horas atrás, De Bortoli disse:

Eu achei este estudo sobre os Salmões que foram introduzidos no Chile, e ele falam  dos que escapam e ficam de 3 a 8 anos (acho que é isso) no mar e depois sobem os rios para a desova.

 

https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0716-078X2007000100007

 

Excelente !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
11 minutos atrás, Odimir disse:

 

Excelente !

Tambem achei Sr. Odimir, ainda mais que os Salmões não foram introduzidos nos rios, eles saem do mar para desovar. Contrariando o que eu pensava, que eles precisavam serem introduzidos em determinado rio, para regressar no futuro.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

haha boas as fotos, só comilança

e aproveitando, deixo a dica dos vinhos

aquele de 90 pesos, o Marques del Sur, fujam dele!

já o Los arboles podem ir sem medo. tem o gran los arboles tbem muito bom.

Vou ver o tamanho das minhas fotos pra add algumas aqui tbem, mas certeza que vou ter que reduzir elas, só tem peixe grande!

  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
7 horas atrás, Tcheigor disse:

haha boas as fotos, só comilança

e aproveitando, deixo a dica dos vinhos

aquele de 90 pesos, o Marques del Sur, fujam dele!

já o Los arboles podem ir sem medo. tem o gran los arboles tbem muito bom.

Vou ver o tamanho das minhas fotos pra add algumas aqui tbem, mas certeza que vou ter que reduzir elas, só tem peixe grande!

 

Se alguem souber onde vende aqui no Brasil este Los Arboles avise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 24/04/2019 at 01:46, Carlos Mitidieri disse:

E estas populações, são nativas ou exóticas? Pelo menos o salar deve ser exótico.

[]'s

E conversa com o Diego Flores, ele me disse que todas as especies são exóticas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Infelizmente mesmo reduzindo o tamanho só consigo postar uma foto, pois diz que o limite é de 0,2Mb. Realmente os peixes são grandes! 😂2.thumb.JPG.778f2ab2f6b618ab5875fcc7f7c3b5ff.JPG

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não entendi bem como funciona a postagem das fotos,  eu sempre conseguia... Eu posso postar só 0,2Mb no total ou 0,2 por arquivo? Postei a primeira e me bloqueou a segunda. Depois de um tempo consegui a segunda mas não consegui a terceira, e só agora to conseguindo a terceira. Parece que tem que esperar um tempo entre uma postagem e outra.

8.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mas tem é truta boa nas fotos!  :okok:

 

Tem que sair anexando as fotos sendo que cada uma não pode ultrapassar 0,2 MB, no caso 200 KB. Fora isso tem a questão da resolução em pixels que podem ser 640 x 480 ou 800 x 600. De uma tacada só tem como anexar 12 fotos num mesmo post. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.