Ir para conteúdo

Vara de bambu - dúvida sobre partes e linha


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Olá pessoal. 

Sobre as varas de bambu, gostaria de saber o seguinte:

 

1. Todas as varas de bambu tem um carregamento mais lento? Me parece que quando se compara uma vara 3wt ou 4wt,  de grafite IM10, ação média-rápida, a qual arremessaria bem uma mosca (eva) em anzol 10 ou 8, se fosse uma vara de bambu, deveria-se utilizar uma 5wt?

 

2. Complementando, questiono também se a vara de bambu, utiliza a linha conforme a numeração da vara ou se há uma distinção, por exemplo, sendo indicado uma numeração acima?

 

3. Há alguma diferença além da facilidade em carregar uma bambu de quatro partes para um de três partes?

 

4. Por fim, me parece que algumas varas mais antigas de bambu possuem duas ponteiras, sendo uma maior e outra menor, há alguma explicação?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
3 horas atrás, Gigante disse:

1.1 Todas as varas de bambu tem um carregamento mais lento?

Sim todas são mais lentas comparando com qualquer vara de carbono, até mesmo as varas de fibra de vidro tem suas particularidades.

 

3 horas atrás, Gigante disse:

1.2 Me parece que quando se compara uma vara 3wt ou 4wt,  de grafite IM10, ação média-rápida, a qual arremessaria bem uma mosca (eva) em anzol 10 ou 8, se fosse uma vara de bambu, deveria-se utilizar uma 5wt?

Deve usar a linha especificada para a vara de bambu, porém essa questão não é tão rígida e pode usar um peso acima ou até mesmo dois pesos acima que a vara aceitará. Sobrecarregar uma vara de bambu com dois pesos acima de sua especificação fara com que fique mais lenta ainda. Uma boa carga vai oferecer uma boa descarga e arremessará uma mosca terrestre como quer. Varas de bambu não são feitas para longos arremessos, se tem em mente arremessar uma mosca terrestre próximo de 20 metros, terá que desenvolver muito suas técnicas de arremesso especificamente para varas de bambu. Pescar com vara de bambu é uma aceitação, você aceita ou desiste.

 

3 horas atrás, Gigante disse:

2. Complementando, questiono também se a vara de bambu, utiliza a linha conforme a numeração da vara ou se há uma distinção, por exemplo, sendo indicado uma numeração acima?

Pode uma um peso acima sem problema algum, bem como um peso a baixo. Não recomendo usar dois pesos acima, a vara fica molenga demais.

 

3 horas atrás, Gigante disse:

3. Há alguma diferença além da facilidade em carregar uma bambu de quatro partes para um de três partes?

Tem diferença sim, mas ainda não conheço uma vara de bambu de quatro partes, todas que tenho são de duas partes, mas já pesquei com várias de três partes. Seja como for, quando mais partes mais ferragens de encaixe e mais peso, a vara sente esse peso a mais.

 

3 horas atrás, Gigante disse:

4. Por fim, me parece que algumas varas mais antigas de bambu possuem duas ponteiras, sendo uma maior e outra menor, há alguma explicação?

Varas de origem da China creio eu, pois as demais que tive acesso nunca vi com duas pontas. As minhas foram feitas pelo mestre Beto Saldanha. 

 

Seja bem vindo com sua primeira participação. :ok:

 

 

 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
15 horas atrás, Gigante disse:

 

4. Por fim, me parece que algumas varas mais antigas de bambu possuem duas ponteiras, sendo uma maior e outra menor, há alguma explicação?

 

Obrigado.


As ponteiras das varas de bambu devem ter o mesmo comprimento e devem tanto quanto possível ser idênticas e retiradas do mesmo culmo de bambu.
A razão para ter duas ponteiras é para que uma delas funcione como reserva, já que se por algum motivo uma delas quebrar, dificilmente se encontrará outro culmo de bambu que ofereça ação semelhante por se tratar de material natural.
Estas ponteiras são identificadas e quando se pesca por um período prolongado com a mesma vara, uma delas pode ser deixada para descanso enquanto se pesca com a outra.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Em tempo...
Varas de bambu, fiberglass e grafite em principio não devem ser comparadas já cada qual feita com seus materiais específicos podem ter configurações que propiciem diferentes ações e reagirem de forma diversa com as diferentes configurações de linha na mesma numeração.
Ou seja, cada qual tem seu próprio tempo e cadência de casteio.
Algumas linhas se dão bem com a maioria das varas de bambu, como é o caso da antiga e clássica Cortland 333.
Um erro comum é supor que varas de bambu dentro de uma mesma numeração e comprimento sejam todas iguais.
Bom lembrar que existem configurações geométricas distintas para cada modelo de vara de bambu que oferecem ações e comportamento de flexão bastante distintos.
Cada modelo tem seu próprio desenho geralmente chamado de "receita".

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa tarde, tenho uma vara de bambu antiga que vou mandar restaurar. Não sei a marca, mas sei que é "made in japan" (só consigo ler isso nela). Ela veio com duas ponteiras e é uma vara curiosa, pois ela possui um encaixe na região do reel seat que permite inverter todo o "cabo", de forma que ela se torna uma vara de bait casting. Ainda não arremessei com ela por falta de alguns passadores, mas ao toque me parece que uma das ponteiras é mais rígida que a outra. 

Será que uma delas, a mais rígida, é para ser usada na configuração de bait? Alguém sabe se a linha Scientific Anglers Heritage Ultra Presentation é boa para varas de bambu?

Grande abraço 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, Marcos.Santacruz disse:

Boa tarde, tenho uma vara de bambu antiga que vou mandar restaurar. Não sei a marca, mas sei que é "made in japan" (só consigo ler isso nela). Ela veio com duas ponteiras e é uma vara curiosa, pois ela possui um encaixe na região do reel seat que permite inverter todo o "cabo", de forma que ela se torna uma vara de bait casting. Ainda não arremessei com ela por falta de alguns passadores, mas ao toque me parece que uma das ponteiras é mais rígida que a outra. 

Será que uma delas, a mais rígida, é para ser usada na configuração de bait? Alguém sabe se a linha Scientific Anglers Heritage Ultra Presentation é boa para varas de bambu?

Grande abraço 

Já vi alguns conjuntos de bambu, onde a primeira parte do grip e reel seat contém dois modelos, sendo que um é para usar com fly fishing e outro como bait. E nesse mesmo conjunto as partes médias da vara são idênticas, contendo ainda algumas ponteiras diferentes do mesmo tamanho ou de tamanhos diferentes. Creio que tanto para descanso do uso como o Odimir citou pretéritamente ou mesmo com diferença de comprimento do caniço. Varas de bambu e seus mistérios (risos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
5 horas atrás, Marcos.Santacruz disse:

Ela veio com duas ponteiras e é uma vara curiosa, pois ela possui um encaixe na região do reel seat que permite inverter todo o "cabo", de forma que ela se torna uma vara de bait casting.

Tive uma dessas e não vi qualidade alguma, a não ser a curiosidade de seu uso híbrido. Já não é fácil a aceitação do mosqueiros de se pescar de Fly com uma vara de bambu especificamente feita para isso e uma híbrida não segue uma receita específica para a pesca com mosca. 

 

5 horas atrás, Marcos.Santacruz disse:

Será que uma delas, a mais rígida, é para ser usada na configuração de bait?

Na prática não pesquei essa vara que inclusive já me desfiz dela. 

 

5 horas atrás, Marcos.Santacruz disse:

Alguém sabe se a linha Scientific Anglers Heritage Ultra Presentation é boa para varas de bambu?

Embora não tenha essa linha, é ideal para varas de ação lenta, como as de bambu e fibra de vidro, por exemplo. Não será um mal investimento, mas gostaria de falar algo de melhor dela pela prática. 

 

3 horas atrás, Gigante disse:

Varas de bambu e seus mistérios

Vara de bambu feita especificamente para pesca com mosca e sua aceitação é a grande questão.  ;) 

Se não aceitar, você não vai mais querer pescar com ela. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aproveitando o ensejo do tópico, gostaria de ouvir as opiniões também sobre por qual razão a preferência dos mosqueiros por varas de bambu de tamanho menor? Quase não se vê procura por varas grades acima de oito pés e meio. É isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
36 minutos atrás, Gigante disse:

Aproveitando o ensejo do tópico, gostaria de ouvir as opiniões também sobre por qual razão a preferência dos mosqueiros por varas de bambu de tamanho menor? Quase não se vê procura por varas grades acima de oito pés e meio. É isso mesmo?


Depende principalmente dos locais nos quais se pesca.
Varas para salmão fabricadas em várias partes, podem alcançar comprimentos entre 11 a 16 pés.
Por serem varas que possibilitam apresentações delicadas, são usadas principalmente em em arroios e rios de pequeno porte onde a portabilidade e manuseabilidade são facilitadas em comprimentos menores.
Na Fragária por exemplo, seja de bambu, fibra de vidro ou grafite, utilizo varas de comprimento de 7 e 71/2 pés.
Na minha próxima pescaria por lá devo estrear um bambu #3 de 6 pés, que deve ser mais que suficiente.

16298763_1204118579624523_3418393511264488233_n.jpg

 

16388405_1204117362957978_8837846117673987690_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
28 minutos atrás, Odimir disse:


Depende principalmente dos locais nos quais se pesca.
Varas para salmão fabricadas em várias partes, podem alcançar comprimentos entre 11 a 16 pés.
Por serem varas que possibilitam apresentações delicadas, são usadas principalmente em em arroios e rios de pequeno porte onde a portabilidade e manuseabilidade são facilitadas em comprimentos menores.
Na Fragária por exemplo, seja de bambu, fibra de vidro ou grafite, utilizo varas de comprimento de 7 e 71/2 pés.
Na minha próxima pescaria por lá devo estrear um bambu #3 de 6 pés, que deve ser mais que suficiente.

16298763_1204118579624523_3418393511264488233_n.jpg

 

16388405_1204117362957978_8837846117673987690_n.jpg

Bacana as explicações. Ouvi dizer que a vara maior vai ficando cada vez mais lenta.

Salvo engano essa carretilha da foto é uma light click, se for, tenho duas aqui e gosto bastante. 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, Gigante disse:

Bacana as explicações. Ouvi dizer que a vara maior vai ficando cada vez mais lenta.

Salvo engano essa carretilha da foto é uma light click, se for, tenho duas aqui e gosto bastante. 

Obrigado.


Não sei o nome, mas adquiri duas deste modelo e me parecem bastante adequadas para varas de numeração baixa.

16194945_1204118949624486_833467344777238185_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Exatamente essa.

Tenho duas. É modelo light click da fsb.

Me agrada o peso, pois, das semelhantes, é a mais leve e tem capacidade para ate linha quatro, podendo usar com linha um sem problemas.

Questao é o click, tem gente que nao gosta, mas afinal de contas, estamos falando de varas de bambu e tem muita gente que nao gosta também! Risos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
6 horas atrás, Gigante disse:

Aproveitando o ensejo do tópico, gostaria de ouvir as opiniões também sobre por qual razão a preferência dos mosqueiros por varas de bambu de tamanho menor? Quase não se vê procura por varas grades acima de oito pés e meio. É isso mesmo?

 

Vou dar meu pitaco aqui, acho que é por conta do peso, as varas de bambu que vi de tamanhos maiores eram bem pesadas, acho que nesse caso se opta pelas varas de duas mãos, ainda que de bambu...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 horas atrás, Divani disse:

 

Vou dar meu pitaco aqui, acho que é por conta do peso, as varas de bambu que vi de tamanhos maiores eram bem pesadas, acho que nesse caso se opta pelas varas de duas mãos, ainda que de bambu...


Sim, o peso de algumas varas também contam embora o peso absoluto não seja o fator mais importante, mas sim o "peso de swing", critério utilizado na avaliação de tacos de golfe e que vem sendo adotado na avaliação de varas em geral, principalmente as de grafite.
O peso não é fator que inviabilize a utilização de varas de bambu em tamanhos maiores.
Abaixo uma vara "vintage" #5 de 9 pés 3 partes e 2 tips que restaurei para um amigo, Luiz Fernando Elias.
Esta sim é uma vara significativamente mais pesada, que por ser muito antiga foi construída em bambu Calcutá (muito denso) e utilizando ferrules avantajados.
 

DSC02840.JPG
 

DSC02843.JPG

DSC02848.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Moderador

Não considero que sejam tão comuns varas nestas numerações, particularmente na numeração #1, dadas as limitações próprias do bambu por ser um material natural.
Mas existem alguns modelos clássicos na numeração #2 como listado abaixo :
- Modelo Dainty de Don Anderson - vara de número #2 e 6 pés, em peça única (inteiriça)
- Yellow Rose de Chris Bogart - vara de numeração #2 de 7 pés e duas partes ( o Gregório utiliza esta receita e dá o nome de Black Rose às suas varas #2, porque utiliza amarrações pretas)
- Catskill de Hiram Leonard- vara de numeração #2 de 8´2"" e 3 partes
- Baby Catskill de Leonard - vara de numeração #2/3 de 7 pés e duas partes...


Quanto a propiciar satisfação é um aspecto relativo, porque na minha opinião, se utilizadas para pescar lambaris estes nunca vergarão uma vara qualquer que seja a numeração.
Se utilizadas para espécies maiores poderão estressar desnecessariamente os peixes, até mesmo comprometendo sua sobrevivência, e não sou fã disto.

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 08/08/2018 at 22:39, Gigante disse:

Ola pessoal.

É comum encontrar varas de bambu de numeracoes menores? Por exemplo 1 ou 2?

Estas varas sao capazes de propiciar uma satisfação na captura considerando se tratar de varas um pouco mais rigidas?

Obrigado.

Não vejo muitas varas de bambu na numeração que se refere. A verdade é que tenho visto somente #3 como sendo a mais leve e creio ter visto apenas uma #2. 

 

@Beto Saldanha

 

Quanto a serem mais rígidas.... não vejo nenhuma vara de bambu com essa característica comparativamente a uma de carbono. Satisfação na captura terá sim e penso bem como o mestre Odimir, não levar o peixe ao estresse. Uso somente na Patagônia minhas varas de bambu (#4 e #5) e dá conta do recado para trutas grandes sem levar ao estresse. 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.