Ir para conteúdo

Camping com Primeira Brook Trout da vida


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Hoje farei um relato um pouco diferente pois nele tem apenas um peixe mas peixes definitavamente nao foram o foco principal dessa aventura. A intençao é de compartilhar essa experiência fantastica de pescar e estar acampado no meio de uma floresta boreal no coraçao do Canada (provincia do Québec).

 

Desde sempre gostei de acampar, quem me conheceu sabe que quando montei a OTHERFISH no Brasil foi baseado justamente nessa paixao pelo selvagem, pelo intacto. Desde que chegamos aqui em dezembro de 2015 ainda nao tinhamos tido a oportunidade de acampar por diversos motivos, agora estamos finalmente estabilizados sentimos que esse verao seria a hora de retomar essa velha paixao.

 

O 21 de maio era feriado (Festa dos Patriotas) e nos pareceu uma boa data para a aventura. O mês de maio marca a data em que as temperaturas começam a ficar confortaveis para atividades outdoor. Ja comentei em outros relatos que no ano passado tivemos um verao muito timido e o mês de maio foi frio e chuvoso. Esse ano têm sido diferente e faz temperaturas agradaveis e dias ensolarados desde o começo do mês.

 

A idéia seria explorar uma Reserve de Fauna que fica a uns 30min ao norte de Shawinigan. Essas é umas das vantagens de estar fora de grandes centros urbanos como Montreal, estamos a poucos minutos de parques totalmente selvagens e preservados. 

 

Tralhas arrumadas e no final da manha do sabado (19) demos entrada no parque.

 

Gostaria de salientar que o sistema deles é absurdamente organizado. Você entra no site, escolhe o setor que quer acampar, depois escolhe o local especificamente que ficara sua barraca (de acordo com as disponibilidades), paga no cartao de crédito e sua reserva esta feita. Ao chegar na portaria, seu nome esta certinho em uma lista e é so seguir para onde reservou. Na area do camping tudo é organizado com uma area com chuveiros com agua quente e varios pontos com agua potavel. É impressionante ter tudo isso em um local isolado.

Coloco aqui o link para quem ficar curioso e querer ver mais detalhes.

 

https://www.sepaq.com/rf/stm/

 

Logo nosso acampamento estava pronto e essa era a vista da "varanda".

41690854634_4ab75e0211_h.jpgCAN_6561 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

Aproveitamos para nos aquecer na fogueira:

41512960235_5f99f3c129_k.jpg20180521_130216 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

Nosso planejamento era basicamente relaxar no meio da natureza e tentar pescar um pouco no domingo em algum lago de montanha. Na segunda de manha bem cedo eu queria pescar por 2 ou 3 horas em algum riacho.

 

No sabado choveu a madrugada inteira mas o domingo amanheceu lindo e com uma excelente temperatura, acordamos sem pressa e fomos tomar nosso café tranquilamente.

28540913278_dedcaa1449_h.jpgCAN_6493 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

La pelas 11h resolvemos ir pro lago que haviamos reservado na vespera. 

 

As previsoes para a pescaria eram ruins pois o lago havia acabado de descongelar e a agua estava ainda MUITO gelada o que deixa os peixes letargicos. O guarda de pesca havia nos dito que seria uma pesca penosa e provavelmente nao pegariamos nada. Hehehe Animador!!!

 

Mesmo assim estavamos ali pra nos divertir e logo ja estavamos no lago preparando as tralhas.

41690856144_465dd3947a_h.jpgCAN_6509 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

Uma vista do Lago Inman Est:

27543794207_c5df4ceb1e_h.jpgCAN_6554 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

28540912998_779c0a8894_h.jpgCAN_6518 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

Nao muito depois remando e navegando numa paisagem de sonho.

41690852924_13755ac9d1_h.jpgCAN_6587 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

41690855664_46d08e81c9_h.jpgCAN_6533 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

Eu logicamente fui de fly e minha esposa foi com molinete (num rig de colher + minhoca):

Basicamente passei a maior parte do tempo tentando descobrir a melhor maneira de pescar num ambiente totalmente novo para mim. Nunca havia pescado trutas em lagos desse tipo.

41690853624_54836dc735_h.jpgCAN_6581 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

27543790647_bcb0904ce1_h.jpgCAN_6586 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

Outro fator que dificultou muito nossa pescaria foi o vento, usando somente remos, os deslocamentos eram dificeis e positionar/manter o barco nos pontos era praticamente impossivel.

 

Pescamos por aproximadamente 4 horas e nem sinal de peixe. Valeu muito a diversao e para mim foi um enorme aprendizado. 

 

Voltamos para o nosso acampamento e fizemos um churrasco de hamburgers no fogo:

27543792707_b4f1f416fa_z.jpgCAN_6574 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

27543791757_093031e473_h.jpgCAN_6577 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

Logo fomos dormir pois no outro dia decidi de estar na beira do rio nao depois das 6h. Dessa vez eu iria sozinho e a Gui ficaria no acampamento (pesca de vadeio nao é a praia dela). Esfriou muito na madrugada e os termometros bateram em -3...

 

O dia amanheceu igualmente lindo e logo cheguei no ponto escolhido para começar a pescaria.

27543793547_97736944df_h.jpgCAN_6560 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

42415587671_4d1e8a6749_k.jpg20180521_083210 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

41690855094_68bbe26b24_h.jpgCAN_6555 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

Trata-se de um creek que nasce nas montanhas e entrega gentilmente suas aguas ao lago Dunbar. Na boca do lago as brookies se alimentam e foi ali que comecei a investir.

Coloquei um woolly bugger preto e resolvi explorar essa area, nao demorou muito e senti uma leve pancada. Um dos meus objetivos de 2018 estava na ponta do meu leader. 

 

Finalmente a minha primeira brook da vida :)

27406872587_e2f9c7ae82_h.jpgCAN_6619 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

Pesquei mais algum tempo mas logo voltei para o camping pois queriamos ir embora cedo na segunda.

 

Essa é a paisagem da estrada que liga Shawinigan à reserva:

41692364184_277553d47b_k.jpgFotor_152753580602767 by Carlos Salatti, sur Flickr

 

Pescaria valeu, aprendizado valeu, camping valeu. Tudo valeu... 2018 esta bonito, que continue assim...

 

Até a proxima pescaria pessoal.


 

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 28/05/2018 at 16:42, Carlos Salatti disse:

Gostaria de salientar que o sistema deles é absurdamente organizado. Você entra no site, escolhe o setor que quer acampar, depois escolhe o local especificamente que ficara sua barraca (de acordo com as disponibilidades), paga no cartao de crédito e sua reserva esta feita. Ao chegar na portaria, seu nome esta certinho em uma lista e é so seguir para onde reservou. Na area do camping tudo é organizado com uma area com chuveiros com agua quente e varios pontos com agua potavel. É impressionante ter tudo isso em um local isolado.

O supra sumo do Camping.  :ok: 

 

Gostei de ler e ver seu foto relato. Ainda falta-me coragem para acampar sem infraestrutura na Patagônia, mas estou cheio de boas intenções num planejamento danado. :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
On 5/28/2018 at 4:35 PM, Cazes said:

Maravilha de aventura Salatti, parabéns.

Muito obrigado Cazes. Em termos de pescaria nao foi nada demais porém a experiência em linhas gerais foi muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
On 5/28/2018 at 5:52 PM, Odimir said:

Lugar maravilhoso e a aventura também !
Com certeza essa brook valeu mais que um cardume inteiro em outras circunstâncias e não é quantidade o que conta.
Parabéns !

Grande Odimir, muito obrigado pelas palavras.
Realmente essa brook foi muito legal pois estava querendo pegar essa espécie desde 2015 quando fui na Argentina e perdi duas engatadas. Agora ela veio. Esse ano vou investir bastante nelas...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
27 minutes ago, Fausto said:

O supra sumo do Camping.  :ok: 

 

Gostei de ler e ver seu foto relato. Ainda falta-me coragem para acampar sem infraestrutura na Patagônia, mas estou cheio de boas intenções num planejamento danado. :) 

Mestre Fausto.
Realmente um camping assim é bem mais confortavel e viavel. Eu fiz alguns campings na Serra da Bocaina totalmente selvagem e nao é nada facil. O unico problema de camping (seja ele selvagem ou nao) é o frio de noite. Um bom saco de dormir é essencial.

 

Tenho certeza que na patagônia deve ter algo semelhante e eu aconselho demais.

Um grande abraço.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.