Ir para conteúdo

Vara de bambu, Golden Dream


Postagens Recomendadas

  • Administrador

E quem seria capaz de não gostar de uma preciosidade dessas! :mestre: :mestre: :mestre:

 

Fiquei particularmente curioso sobre a têmpera. Nunca havia ouvido falar de têmpera em bambu ( se é que o termo tem o mesmo significado do tratamento térmico aplicado em metais). :book:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
38 minutos atrás, André Ribeiro disse:

Fiquei particularmente curioso sobre a têmpera. Nunca havia ouvido falar de têmpera em bambu ( se é que o termo tem o mesmo significado do tratamento térmico aplicado em metais). :book:


Sim André,
O bambu pode receber tratamento térmico por chama de um maçarico, e diz-se que foi "flamado", ou ainda em fornos apropriados as varetas que irão compor o blank recebem calor em ciclo definido de tempo/temperatura.
Também existe um tratamento térmico no qual se utiliza sais de amônia para tonalizar o bambu durante o ciclo de têmpera, sendo este procedimento apenas de caráter cosmético.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns pela joia mestre, de fato muito bem batizada de Golden Dream.  :bs-aplauder:

 

Cada detalhe um momento de atenção e muita dedicação, fiquei aqui imaginando em cada frase nos contando como fez. Sou suspeito para falar de varas de bambu, eu aceito pescar com elas, pois pescar com vara de bambu é uma aceitação. Essa da tempera imaginei o mesmo que explicou para o André, pois na década de 60 era muito comum eu ver meu tio e irmão usar um maçarico a querosene para fazer o que chama de flamado. Na verdade gostava de ver o processo, que envolvia passar sebo e os círculos que se formavam ao queimar o bambu, bem como o resultado final onde o bambu ficava mais dourado. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não sabia que a famosa “chamuscada” nas varas de bambu eram têmpera. :) 

 

Eu mesmo já “chamusquei” algumas, quando ainda pescava de caniço de mão. E eu usava exatamente a mesma coisa, sebo de boi. :D 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Odimir, como sempre um material único forjado pelas suas mãos de artesão inigualável, onde a beleza se confunde com a simplicidade do bom gosto e da excelente obra aqui mostrada.

Grande abraço Mestre Odimir!

A.Medeiros

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, André Ribeiro disse:

Não sabia que a famosa “chamuscada” nas varas de bambu eram têmpera. :) 

 

Eu mesmo já “chamusquei” algumas, quando ainda pescava de caniço de mão. E eu usava exatamente a mesma coisa, sebo de boi. :D 


:):):)

Chamuscar uma vara não significa exatamente temperar o bambu.
A queima feita por uma tocha de propano por vezes é usada com propósito meramente decorativo, obtendo um aspecto rajado ou tigrado, que particularmente não gosto.
O tratamento térmico, qualquer que seja o processo utilizado, tem por objetivo remover a umidade e óleos naturais residentes no bambu.
Em contrapartida isto irá aumentar seu módulo de elasticidade, ou rigidez da vara, acrescentando resiliência e força às varetas de bambu.
Muitos rodmakers recomendam ciclos diferentes em termos de tempo/temperatura, usando fornos ou estufas tendo como fonte de calor resistências ou sopradores industriais, cujas temperaturas monitoradas internamente giram em torno de 350 graus Fahrenheit (~177 *C).
O tratamento térmico feito por tocha com o propósito de "têmpera" é feito de maneira lenta e demorada buscando uniformidade de queima, sem destruir propriedades do bambu e requer habilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, A.Medeiros disse:

Parabéns Odimir, como sempre um material único forjado pelas suas mãos de artesão inigualável, onde a beleza se confunde com a simplicidade do bom gosto e da excelente obra aqui mostrada.

Grande abraço Mestre Odimir!

A.Medeiros


:):):)

Ola Medeiros, muito obrigado !

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mais uma obra para admirar, parabéns Odimir.

 

Pelo pouco que li em marcenaria, a técnica de temperar  bambu serve para aumentar a resistencia ao queimar o amido presente na celulose. Essa técnica influiria também na ação da vara de bambu?

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, Rinaldo disse:

Mais uma obra para admirar, parabéns Odimir.

 

Pelo pouco que li em marcenaria, a técnica de temperar  bambu serve para aumentar a resistencia ao queimar o amido presente na celulose. Essa técnica influiria também na ação da vara de bambu?


Ola Rinaldo, obrigado !
Não sei dizer se existe queima de amido uma vez que o bambu se constitui basicamente de sílica, que são as fibras de força e lignina como material de suporte.
Veja abaixo a resposta que dei ao André sobre a finalidades da queima.



 

8 horas atrás, Odimir disse:


:):):)

Chamuscar uma vara não significa exatamente temperar o bambu.
A queima feita por uma tocha de propano por vezes é usada com propósito meramente decorativo, obtendo um aspecto rajado ou tigrado, que particularmente não gosto.
O tratamento térmico, qualquer que seja o processo utilizado, tem por objetivo remover a umidade e óleos naturais residentes no bambu.
Em contrapartida isto irá aumentar seu módulo de elasticidade, ou rigidez da vara, acrescentando resiliência e força às varetas de bambu.
Muitos rodmakers recomendam ciclos diferentes em termos de tempo/temperatura, usando fornos ou estufas tendo como fonte de calor resistências ou sopradores industriais, cujas temperaturas monitoradas internamente giram em torno de 350 graus Fahrenheit (~177 *C).
O tratamento térmico feito por tocha com o propósito de "têmpera" é feito de maneira lenta e demorada buscando uniformidade de queima, sem destruir propriedades do bambu e requer habilidade.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
22 horas atrás, Odimir disse:


:):):)

Chamuscar uma vara não significa exatamente temperar o bambu.
A queima feita por uma tocha de propano por vezes é usada com propósito meramente decorativo, obtendo um aspecto rajado ou tigrado, que particularmente não gosto.
O tratamento térmico, qualquer que seja o processo utilizado, tem por objetivo remover a umidade e óleos naturais residentes no bambu.
Em contrapartida isto irá aumentar seu módulo de elasticidade, ou rigidez da vara, acrescentando resiliência e força às varetas de bambu.
Muitos rodmakers recomendam ciclos diferentes em termos de tempo/temperatura, usando fornos ou estufas tendo como fonte de calor resistências ou sopradores industriais, cujas temperaturas monitoradas internamente giram em torno de 350 graus Fahrenheit (~177 *C).
O tratamento térmico feito por tocha com o propósito de "têmpera" é feito de maneira lenta e demorada buscando uniformidade de queima, sem destruir propriedades do bambu e requer habilidade.

 

Ah, agora sim! :) 

 

Tinha quase certeza de que não era o mesmo processo que fazíamos em “caniços de mão”.

 

Aliás, pela descrição do processo (que é primordialmente uma técnica controlada de secagem), o que se faz/fazia com sebo de boi, acabaria por ir no sentido contrário.

 

Obrigado pelos esclarecimentos mestre. :mestre: 

 

Grande Abraço :ok: 

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa tarde, Mestre.

 

Não sei dizer qual a porcentagem do amido nas células do bambu, mas certamente o amido participa da formação de todas as células de celulose, e tem os mais variados tipos de tratamento. Lembro do meu avô molhando o bambu para amaciá-lo antes do processo de trefilamento com afiadores manuais para a confecção de gaiolas e do banho em solução de soda cáustica em outras madeiras para a confecção de móveis curvos como os móveis do tipo austríacos e cadeiras de balanço. A seguir, dois exemplos do como o tratamento em bambu pode ser diversificado e artístico dependendo da finalidade desejada:

 

https://www.arqblog.com.br/curiosidades-na-arquitetura/shou-sugi-ban-tecnica-japonesa-de-queimar-madeira/

 

 

 

 

http://coral.ufsm.br/righi/agenteeficiente/bambu.php

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Odimir disse:


Ola Rinaldo, obrigado !
Não sei dizer se existe queima de amido uma vez que o bambu se constitui basicamente de sílica, que são as fibras de força e lignina como material de suporte.
Veja abaixo a resposta que dei ao André sobre a finalidades da queima.



 

 

 

Sr. Odimir, como ja havia comentado no Pescaki, perfeição define a vara, mas uma pergunta:

 

Sílica, estamos falando de Sílica Orgânica? Formada a base de Silício ligado a oxigênios e radicais orgânicos ?

 

Estou perguntando, pois, uma das minhas linhas de pesquisa é no desenvolvimento de materiais híbridos via sol-gel, materiais de sílica/orgânico. E gostaria de saber mais desta composição natural. :):)

 

E se tive-se algo mais específico sobre a composição do bambu ficaria agradecido, pois até então não havia lido sobre isso nas leituras para produção de varas, como o Reinaldo comentou, eu até então tinha visto leituras comentando sobre o amido.

 

 

Editado por DiegoSM
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, Rinaldo disse:

Boa tarde, Mestre.

 

Não sei dizer qual a porcentagem do amido nas células do bambu, mas certamente o amido participa da formação de todas as células de celulose, e tem os mais variados tipos de tratamento. Lembro do meu avô molhando o bambu para amaciá-lo antes do processo de trefilamento com afiadores manuais para a confecção de gaiolas e do banho em solução de soda cáustica em outras madeiras para a confecção de móveis curvos como os móveis do tipo austríacos e cadeiras de balanço. A seguir, dois exemplos do como o tratamento em bambu pode ser diversificado e artístico dependendo da finalidade desejada:

 

https://www.arqblog.com.br/curiosidades-na-arquitetura/shou-sugi-ban-tecnica-japonesa-de-queimar-madeira/

 

 

 

 

http://coral.ufsm.br/righi/agenteeficiente/bambu.php

 


A fermentação da seiva residual na madeira acelera o processo de apodrecimento e deterioração dela.
Acredito que o processo mostrado no primeiro link, pelo menos em parte se baseia no principio de remoção e queima da seiva.
Ainda hoje, toras de madeira são tratadas por remoção da seiva a vácuo e substituição por produtos de preservação.
No segundo link o processo de amolecimento do bambu para possibilitar sua dobra também se aplica na construção de varas, mas neste caso para desentortar os strips sobre o calor de uma lamparina de álcool ou soprador industrial.

  • Thanks 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, DiegoSM disse:

 

Sr. Odimir, como ja havia comentado no Pescaki, perfeição define a vara, mas uma pergunta:

 

Sílica, estamos falando de Sílica Orgânica? Formada a base de Silício ligado a oxigênios e radicais orgânicos ?

 

Estou perguntando, pois, uma das minhas linhas de pesquisa é no desenvolvimento de materiais híbridos via sol-gel, materiais de sílica/orgânico. E gostaria de saber mais desta composição natural. :):)

 

E se tive-se algo mais específico sobre a composição do bambu ficaria agradecido, pois até então não havia lido sobre isso nas leituras para produção de varas, como o Reinaldo comentou, eu até então tinha visto leituras comentando sobre o amido.

 

 


A sílica é uma substância que se apresenta de diversas formas na natureza.
Não sei como se apresenta na estrutura do bambu, mas sei que o torna muito abrasivo exigindo afiações de qualidade nas plainas, e até mesmo substituição de lâminas convencionais por lâminas especiais de aço ferramenta.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.