Ir para conteúdo

Asas de MAYFLY


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Essas asas além de muito bonitas devem ser muito eficientes visto que a percepção das asas representa um disparador de gatilho para o ataque das trutas.
Parabéns pela dedicação Marião.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 18/01/2018 at 19:56, Luis disse:

elas flutuam sem o CDC e sem o EVA? 



:):):)

As penas das asas são retiradas dos flancos de patos e contem uma certa oleosidade que permitem flutuar por algum tempo, afundando quando encharcadas.
Com aplicação cuidadosa de flotante podem flutuar sem o CDC e o EVA, mas isto compromete o projeto e a funcionalidade original da mosca.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 18/01/2018 at 19:56, Luis disse:

elas flutuam sem o CDC e sem o EVA? 

 

Oi Luis,

 

Ela flutuará como uma parachute adams por exemplo. Eu gosto de usar um selador específico em minhas moscas. Mas voce pode utilizar um fy flotant normalmente.

 

 

Tenho me dedicado bastante às moscas que imitam as mayflys, já que aqui onde moro têm havido eclosões de mayflys aos milhares.

 

Mário

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 18/01/2018 at 19:03, Odimir disse:

:):):)

Essas asas além de muito bonitas devem ser muito eficientes visto que a percepção das asas representa um disparador de gatilho para o ataque das trutas.
Parabéns pela dedicação Marião.

Abração

 

Graaande Odimir....

 

Essas asa devem ser, de fato, muito eficientes. Ainda não pesquei com moscas atadas com elas.

Abraços do amigo,

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 19/01/2018 at 14:56, HDayan disse:

Ainda bem que eu não devo conseguir atar uma destas, caso contrário jamais usaria esta mosca !!!!!

 

Desculpe HDayan. Eu não entendi...

....Não seria: "...jamais usaria outra mosca..."?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
12 horas atrás, Odimir disse:



:):):)

As penas das asas são retiradas dos flancos de patos e contem uma certa oleosidade que permitem flutuar por algum tempo, afundando quando encharcadas.
Com aplicação cuidadosa de flotante podem flutuar sem o CDC e o EVA, mas isto compromete o projeto e a funcionalidade original da mosca.

Abração

 

As penas do pato mallard são mesmo bem gordurosas. Vou atar algumas e testar...Se o atador nos demonstra a colocação de uma tirinha de EVA, deve ser mesmo para evitar o uso de floatants mesmo Odimir.

O gostoso da pesca com mosca é que nunca acabamos de aprender. E quanto mais aprendemos, mais vemos as variantes possíveis. 

Editado por Mário Cardin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
1 minuto atrás, Mário Cardin disse:

Desculpe HDayan. Eu não entendi...

....Não seria: "...jamais usaria outra mosca..."?

Eu quis simplesmente dizer que a mosca é um primor e QUE se fosse capaz de ata-la não a usuaria por ser uma obra de arte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
5 minutos atrás, HDayan disse:

Eu quis simplesmente dizer que a mosca é um primor e QUE se fosse capaz de ata-la não a usuaria por ser uma obra de arte.

 

KKKKK, HDayan, concordo totalmente com voce...

Ficam simplesmente FANTÁSTICAS essas asas. Me surpreendi muito ao ata-las.Parecem de verdade.

Abraços mosqueiros HDayan.

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
9 horas atrás, Mário Cardin disse:

 

KKKKK, HDayan, concordo totalmente com voce...

Ficam simplesmente FANTÁSTICAS essas asas. Me surpreendi muito ao ata-las.Parecem de verdade.

Abraços mosqueiros HDayan.

Mário

 

Valeu  :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 22/01/2018 at 09:49, Mário Cardin disse:

 

Graaande Odimir....

 

Essas asa devem ser, de fato, muito eficientes. Ainda não pesquei com moscas atadas com elas.

Abraços do amigo,

Mário

 

Mário eu também me encantei nesse padrão de asas, atei algumas 'wally wings' como desse vídeo:

 

 

Porém, na hora da pesca esta mosca se mostrou uma bela torcedora de lider. Talvez minhas asas não tenham ficado como deveriam e geraram um movimento de rotação na mosca, das quatro que atei usei duas e as duas torceram o lider.

Mas que é uma bela mosca é. Boa sorte nos testes e nos conte como funcionaram depois.

abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

E aí Igor, beleza?

 

Obrigado pela informação.

Uma das vantagens de termos este fórum, é exatamente isto: A troca de experiências.

Esse torcimento de leader precisa ser desvendado. Penso que se as fibras ficarem equiláteras e centralizadas, a mosca não deveria torcer.

Vou usar sem o EVA, depois avaliamos novamente.

Mário

Editado por Mário Cardin
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono
Em 22/01/2018 at 23:44, Tcheigor disse:

 

Mário eu também me encantei nesse padrão de asas, atei algumas 'wally wings' como desse vídeo:

 

 

Porém, na hora da pesca esta mosca se mostrou uma bela torcedora de lider. Talvez minhas asas não tenham ficado como deveriam e geraram um movimento de rotação na mosca, das quatro que atei usei duas e as duas torceram o lider.

Mas que é uma bela mosca é. Boa sorte nos testes e nos conte como funcionaram depois.

abraço!!

 

Olá Igor,

Ontem finalmente realizei os testes com as moscas atadas com as asas de Pato Mallard.

No total testei oito moscas. Lançando muitas vezes justamente pra verificar esse problema citado por você.

Das oito, duas torceram muito mesmo. Seis nunca torceram. 

 

Aquelas que torceram tinham asas desequilibradas (uma maior que a outra). Nessas duas, ao dobrar as fibras para trás, ficaram espaços vazios nas últimas fibras. Daí acho que o vento decorrente da velocidade dos arremessos provavelmente provocou o giro.

 

No mais, me dei por satisfeito, pois foram as primeiras que atei. Penso que as próximas deverão ficar melhores.

 

Abraços.

 

 

 

 

 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Em tempo,

 

Se voce prestar atenção na segunda foto que postei, dá pra notar muito bem os espaços que ficaram entre as fibras da pena. Então, justamente essas com espaço, torceram. As outras não torceram...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ótima referência teus testes nos deram Mário!

Vou insistir em atar mais umas e também testar as que ainda não foram pra água (pelo menos as que estiverem com as asas bem parelhas)

Obrigado pelo retorno.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
9 horas atrás, Tcheigor disse:

Ótima referência teus testes nos deram Mário!

Vou insistir em atar mais umas e também testar as que ainda não foram pra água (pelo menos as que estiverem com as asas bem parelhas)

Obrigado pelo retorno.

Um abraço

 

Bá Tchê. Que nada! vamos ver bem isso.

 

Outra Coisa Igor que precisamos ficar atentos...Existem penas, penas e penas de pato mallard. Umas muito irregulares, e outras bem regulares. Se utilizares aquelas meio "tortas", uma asa ficará menor do que a outra, mesmo com a mesma quantidade de fibras entende?

 

Atei com pena selecionada, e a asinha ficou equilibrada.

 

Quando terminar o atado, mergulhe as moscas no líquido cujo nome é  'HYDRO STOP" por cinco minutos. Depois elimine o excesso e deixe secando por 24 horas. Esse liquido é fabricado pela Lonn Products. E mesmo assim, passe fly floatant e verifique os resultados...

Abraços

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Tenho acompanhado este tópico e parece que o problema do giro da mosca durante o casteio está relacionado com a área de resistência ao vento deste tipo de asa que acaba por promover o giro.
No link abaixo este problema é tratado com outro tipo de asas conhecidos como Wonder Wings, e solucionado com remoção de parte das asas como pode ser visto.
Atei algumas moscas com asas neste estilo e gostei bastante do resultado final, mas ainda não tive oportunidade de testa-las.

http://www.flyanglersonline.com/flytying/fotw2/050905fotw.php

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
8 horas atrás, Odimir disse:

:):):)

Tenho acompanhado este tópico e parece que o problema do giro da mosca durante o casteio está relacionado com a área de resistência ao vento deste tipo de asa que acaba por promover o giro.
No link abaixo este problema é tratado com outro tipo de asas conhecidos como Wonder Wings, e solucionado com remoção de parte das asas como pode ser visto.
Atei algumas moscas com asas neste estilo e gostei bastante do resultado final, mas ainda não tive oportunidade de testa-las.

http://www.flyanglersonline.com/flytying/fotw2/050905fotw.php

 

Graaande Odimir!

 

Me esqueci de falar que uma das moscas que torceram meu tippet estava com asas um pouco grandes. No barco mesmo, usando uma tesourinha cortei um pouco das fibras, deixando as asas menores. Isto fez com que ela não girasse mais.

 

Mas aquels duas que eu citei não tiveram jeito. Tive que descarta-las.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.