Ir para conteúdo

Serratella ignita - BWO (Blue Winged Olive)


Odimir

Postagens Recomendadas

  • Moderador
6 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Que primor Odimir!  Como que se faz o abholen?

[]'s


Carlos,
O abdomem é feito em um bastidor de madeira chamado de telaio pelos italianos, utilizando vários tipos de fibras.
Os dois maiores expoentes neste tipo de atado ou montagem são os italianos Danilo Lazzarini que ata principalmente com fios de nylon e Terenzio Zandri que utiliza fibras de polipropileno.
Ambos utilizam um tipo de montagem que deixa o anzol pendurado e livre sob a mosca, e também o mesmo tipo de trançado.
Pessoalmente prefiro o anzol fixo e também utilizo o mesmo tipo de trançado usado no atado de moscas tchecas, porém feito no bastidor, com técnica que desenvolvi.
Até o momento não vi ninguém utilizando a técnica como faço.
Vou tirar uma foto do bastidor e posto aqui.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Alexandro Leco disse:

Mestre,uma obra prima,da do de colocar na água!


Grande Leco,
É para usar sem pena !
Quando tiver um tempo livrem passe em casa e mostrarei como se ata, e verá que é mais simples do que se pensa.
Ataremos um punhado e vamos pescar no rio Muzambo...:ok:

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Odimir, andei olhando o tal do telaio, e é muito interessante!

 

Se eu entendi a tua variação correntamente, tu começas o trançado sobre a haste do anzol e continua sobre a linha de nylon. É isso mesmo?

 

Obrigado pela atenção

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Odimir, andei olhando o tal do telaio, e é muito interessante!

 

Se eu entendi a tua variação correntamente, tu começas o trançado sobre a haste do anzol e continua sobre a linha de nylon. É isso mesmo?

 

Obrigado pela atenção

 

[]'s


Carlos,

Tenho atado moscas completas no próprio telaio, a exemplo dos italianos.
Contudo, tenho preferência por outra técnica mixta que consiste em atar o abdomen e a cauda no telaio, e transfiro para atar o restante na própria morsa, onde tenho a possibilidade de acrescentar variações nem sempre possíveis no telaio.
Nesta técnica também evito certas distorções dos elementos que compõem a mosca, que ocorrem quando se ata completamente no telaio.
Posso usar o mesmo tipo de trançado como os italianos ou o trançado de ninfa tcheca, que prefiro.
Neste link é possível ver a técnica e o trabalho de Danilo Lazzarini : http://www.moschefacocchi.it/it/secret.html
Tenho um tópico antigo aqui no MDR, mas perdeu as imagens que foram baixadas do Photobucket.
Estou reformando e editando o tópico com novas imagens dos meus arquivos e quando estiver pronto, posto o link.
Aliás, venho fazendo isto nos diversos tópicos que tenho neste fórum, graças ao nosso Administrador Fausto que mantem o site sempre em plataforma moderna e atualizada.
Abaixo fotos de alguns telaios que construí para mim e para alguns amigos que se interessaram pela técnica.

5a0a24838d86a_dbloop005.jpg.8e8b0d7302bff0e9fe9fb3ac1fe0a6c2.jpg

5a0a2497a5725_dbloop007.jpg.4f25bf6e2cd901441f128ec0827f4afc.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Valeu Odimir!

 

Seria muito legal se pudesses publicar um vídeo ou mesmo fotos demonstrando as tuas técnicas

 

Tens algum telaio ainda por aí de banda? :)

 

[]'s


Sim Carlos, já pensei em postar um passo a passo demonstrando a técnica, já que não disponho de bons recursos para fazer e editar videos.
Farei isto com fios de diâmetro bem maior e coloridos para boa visualização.
Ganhei um vídeo que é comercializado pelo Terenzio Zandri, mas foi preciso assistir inúmeras vezes para entender o conteúdo.

Tenho um telaio sobrante e posso te presentear se tem interesse em se aventurar neste estilo de atado.
Se tiver um endereço no Brasil, por favor me informe por MP para que eu envie.
PS : exceto o telaio maior que se vê nas fotos, os demais foram construídos com dimensões básicas idênticas ao telaio do Terenzio Zandri que tive a oportunidade de ter em mãos.

Editado por Odimir
  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
20 hours ago, Odimir said:

Tenho um telaio sobrante e posso te presentear se tem interesse em se aventurar neste estilo de atado.
Se tiver um endereço no Brasil, por favor me informe por MP para que eu envie.
PS : exceto o telaio maior que se vê nas fotos, os demais foram construídos com dimensões básicas idênticas ao telaio do Terenzio Zandri que tive a oportunidade de ter em mãos.

 

Aceito, agradeço, e me sinto muito honrado com o presente, Odimir. :) 

 

E por favor, aceites um presente de mim, também.

 

[]'s 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.