Ir para conteúdo

Isso sim é usar pouco Material!


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Bom  tenho tentado fazer meus streamers com o minimo de material possível. Ainda mais para peixes como o Tucunaré, Traíra e Dourado que atacam um pedaço da sacola plastica presa ao anzol. Ai me lembrei de ter visto esse vídeo a um tempo e não ter dado atenção.:frusty:

Agora com meus novos estudos rememorei ele e é impressionante como uma isca com tamanha qualidade possa ser atada com 4 tufos de material e um pouco de brilho.

Vou tentar fazer a cabeça no estilo Mudler e em breve posto os resultados.

PS: Pra quem não conhece o Carlos Ingrassia é o papa dos andinos!!!

 

 

  • Like 2
  • Thanks 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
8 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Com o haltere atado como foi, esta mosca vai nadar com a barriga (amarelo) pra cima, não? 

Carlos até onde percebo, pois o andino não é uma isca de meu uso habitual, o material e formatos da cauda e da cabeça evitam que a isca nade invertida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
5 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

O que define um andino?  Aquele atado da cabeça com um haltere e o tufo amarrado sem apara?

 

E o que difere um cubandino de um andino?

 

Brigado!

Carlos essas são as características de um andino. Na verdade o mais correto seria dizer cabeça estilo andino.

O que difere os fois são os materiais usados no atado e a técnica de empregalos na formação do corpo da isca.

Visite a pagina o Carlos Ingrassia e poderá ver tudo em detalhes. Principalmente as variações de andino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Posso estar falando uma tremenda bobagem, mas não achei tão pouco material assim, tudo bem que não é um streamer pequeno, mas achei que a soma dos materiais no final foi grande.

 

A técnica de "armar" as fibras com a cola parece interessante e gerou uma mosca com bastante volume, mas não tenho certeza de que essa "armação" irá resistir a muitos arremessos/recolhimentos, me parece que a resistência da água em pouco tempo vai fazer com que as fibras se inclinem pra trás de tal forma que a base de cola vai "ruir". Isso sem mencionar uma bocada de um peixe.

 

:hum: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
9 horas atrás, André Ribeiro disse:

Posso estar falando uma tremenda bobagem, mas não achei tão pouco material assim, tudo bem que não é um streamer pequeno, mas achei que a soma dos materiais no final foi grande.

 

A técnica de "armar" as fibras com a cola parece interessante e gerou uma mosca com bastante volume, mas não tenho certeza de que essa "armação" irá resistir a muitos arremessos/recolhimentos, me parece que a resistência da água em pouco tempo vai fazer com que as fibras se inclinem pra trás de tal forma que a base de cola vai "ruir". Isso sem mencionar uma bocada de um peixe.

 

:hum: 

André tire a prova dos 9. Compare a quantidade de material que ele usa nesse vídeo com outros streamers do mesmo modelo e função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Patrono

Amigos estou só revivendo o tópico pra trazer uma respostas precisa a pergunta feita pelo @Carlos Mitidieri quanto ao nado da isca em relação ao olho.

O andino, esse em questão, não nada invertido por um motivo principal: a Grande diferença entre a quantidade de material usado ma parte de cima (mais material) e na parte de baixo (menos material). Isso faz com que a parte de baixo afunde primeiro.

Tirei essa informação de outros videos do próprio Ingrassia e de um vídeo do Gerson Kavamoto.

Com relação a colocação feita pelo Mestre @Odimir sim existe este inconveniente na isca, contudo ele é minimizado pelo volume do corpo da isca, e pode ser eliminado encurtando um pouco mais o tamanho das fibras usadas pra formar a cabeça da isca.

Com certeza será uma das minhas iscas para os dourados Uruguaios.

Abraços   

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Grande Gustavo,

Reconheço até que fui indelicado na minha colocação, mas é o que penso quando vejo streamers com amarração feita na cabeça, especialmente quando se utiliza craft fur no atado.
Quanto ao nado com ponta para cima ou para baixo, não vi muita diferença no volume de material aplicado na barriga e no dorso do andino e penso que o equilíbrio dependerá do tamanho, ou melhor do peso do olho de chumbo.
De qualquer forma, isto poderá ser confirmado com testes práticos.
Nunca usei ou mesmo atei andinos porque o meu conceito é de se buscar iscas leves e permeáveis, que alcancem o alvo com a melhor precisão possível e afundem rapidamente carregadas com líderes de fluorcarbono na ponta de linhas afundantes, e assim tem funcionado muito bem para mim.
Os andinos por sua vez são iscas reconhecidamente eficientes, que renderam muitos milhares de capturas e continuarão rendendo tanto quanto sejam usadas.
Desejo que você pratique excelentes atados e pescarias melhores ainda !

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Foi com base nos atados do Ingrassia que atei meu andino para o intercambio de atado. Comparado a outras iscas achei pouco material também, apesar do tamanho que a isca fica no final.

O Fausto pode até postar uma foto para comentários já que foi a primeira vez que atei uma mosca desse tipo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
2 horas atrás, Odimir disse:

:):):)

Grande Gustavo,

Reconheço até que fui indelicado na minha colocação, mas é o que penso quando vejo streamers com amarração feita na cabeça, especialmente quando se utiliza craft fur no atado.
Quanto ao nado com ponta para cima ou para baixo, não vi muita diferença no volume de material aplicado na barriga e no dorso do andino e penso que o equilíbrio dependerá do tamanho, ou melhor do peso do olho de chumbo.
De qualquer forma, isto poderá ser confirmado com testes práticos.
Nunca usei ou mesmo atei andinos porque o meu conceito é de se buscar iscas leves e permeáveis, que alcancem o alvo com a melhor precisão possível e afundem rapidamente carregadas com líderes de fluorcarbono na ponta de linhas afundantes, e assim tem funcionado muito bem para mim.
Os andinos por sua vez são iscas reconhecidamente eficientes, que renderam muitos milhares de capturas e continuarão rendendo tanto quanto sejam usadas.
Desejo que você pratique excelentes atados e pescarias melhores ainda !

Abração

Mestre em momento algum achei sua colocação indelicada. Tomei como um conselho de quem tem mais experiência. Coisa que comprovei na prática.

Tenho uma filosofia muito semelhante a do senhor, por isso escolhi esse modelo de andino, pouco material e fluidez na água. A receita original com pelos não me agrada.

Agora quanto a abrir mão de um tippet de aço acho que ainda não estou tão evoluído.

Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.