Ir para conteúdo

Barbela quem já usou?


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

 

Sim Gustavo,

No passado já usei divers com barbelas de concepção própria com bastante sucesso, visto que os divers populares e convencionais na sua maioria não cumprem bem a função de mergulhar e nadar em profundidade.

 Meu computador está em manutenção onde tenho fotos guardadas que postarei oportunamente.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
3 horas atrás, Odimir disse:

:):):)

 

Sim Gustavo,

No passado já usei divers com barbelas de concepção própria com bastante sucesso, visto que os divers populares e convencionais na sua maioria não cumprem bem a função de mergulhar e nadar em profundidade.

 Meu computador está em manutenção onde tenho fotos guardadas que postarei oportunamente.

 

Abração

Mestre então se colocados em streamers substituirão bem um lastro?  E consiguiram manter a isca a meia água? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
47 minutos atrás, Gustavo Mello disse:

Mestre então se colocados em streamers substituirão bem um lastro?  E consiguiram manter a isca a meia água? 

 

 

Eu diria que não Gustavo.

Sempre usei esse artifício em divers, preferindo lastrear os streamers, seja com uso de fios de chumbo ou cobre, com ou sem adição de cones e bead heads, ou mesmo cabeças do tipo Fish Skull.

Os conceitos e expectivas de ação com o uso de lastro ou barbelas são diferentes.

Com o uso de lastro e também linhas afundantes a tendência do streamer é subir a superfície quando se aumenta a velocidade de recolhimento e/ou velocidade da corrente.

No caso de um diver com barbela, este flutua e afunda rapidamente com aumento da velocidade de recolhimento, tendendo a subir e flutuar com a diminuição desta.

Tanto os streamers lastreados como os divers com barbelas são iscas especializadas e se prestam para pesca em condições e ambientes específicos.

Um exemplo clássico é a célebre "catimbadinha" na pesca de robalos.

Note que o diver de barbela se presta bem para uso com linha floating, afundando bastante e rápido dependendo de suas características construtivas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:mestre: Entendi Mestre.

Então as barbelas não vão atender as minhas intenções iniciais. Mais nossa conversa já meu deu outra idéia.

Lastrear a iscas de forma que ela trabalhe a meia água e adicionar a barbela para que ela afunde um pouco mais com um recolhimento rápido. :cool:

Mestre Odimir obrigado pela luz na questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Gustavo a barbela nas mosca  de fly não tem o mesmo efeito se fosse um Lures por alguns motivos, para a mosca nadar precisa pelo menos a parte da cabeça ser dura para o movimento ter efeito de nado, e a barbela que não possui o angulo da posição de uma barbelas de uma Lure, é só você ver a barbela de uma isca de meia agua, amigo o mundo dos fabricantes muitas as vesses faz alguns matérias só para vender e ganhar só para isto, isto é a minha opinião só por um motivo eu uso e pesco também de Bait já faz 25 anos com muitas pesquisas e o que a pescaria passa para mim.  Amigo Gustavo volta a pescar de Bait. (brincadeirinha grande.)

 

Grande abraço.

  • Like 1
  • Confuso 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, tive esta necessidade na pesca de dourados nos canais com águas bem rápidas. A isca deveria afundar rápido e permanecer.

 

O que me resolveu a vida foi um linha sinking de 6 ips com running line intermediate. 

 

Outra que me ajuda muito é uma full sinking de 6 ips.

 

Abraço!

 

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
1 hora atrás, Carlos Mitidieri disse:

Salve,

 

ao invés de usar barbela, use um anzol similar ao  Ahrex-TP650,  ou dobre um anzol com um alicate,  e ate no estilo drunk&disorderly.

 

[]'s

 

1 hora atrás, Carlos Mitidieri disse:

Outro exemplo:

 

this thing

Carlos obrigado por apresentar uma opção a mais. Vou analisar aqui se cumpriria a função que eu desejo.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Alguns anzóis necessitam ser destemperados no ponto de dobradura, caso contrário quebram. Os Tiemco são mais moles, mas os Partridge quebram igual vidro.

 

Esquentar so o local da dobra na chama de um isqueiro resolve...

 

... desculpe se o link do Carlos já diz isso... mas estou com o celular e ñ ta rolando de ver os links.

 

Abraço :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Gustavo,
Agora com meu PC, posso mostrar algumas moscas com barbela que desenvolvi há pelo menos 10 anos atrás.
Confesso que hoje não faço uso delas, e em se tratando de streamers, me resolvo com streamers de cabelo sintético, Clouser Minnows e linhas apropriadas.
Também tenho um streamer com barbela que me foi enviado pelo Thiago Zanetti há uma década passada, que acredito esteja dentro do conceito daquilo que você procura.
Assim que tenha oportunidade, fotografarei e postarei para que você veja.

- Diver de EVA
DSC00490.jpg.9c8e5ba1ea7ef7cf5ca6ad8cb839b967.jpg

DSC00491.jpg.18ae126dfa2ea4536692e7b79769ff8e.jpg

DSC00492.jpg.45a95706ab7868459870b2d51696cc75.jpg

Barbela feita com plástico de caixas de embalagem
DSC00710.jpg.0d9c8ce5a1aaf27cb6328d493be4708c.jpg

Diver em madeira balsa

DSC02817.JPG.cd62b7389559bdb420945d52dd5158da.JPG

DSC02815.JPG.109ff28571e78b8fa3983bc30b3bd5b6.JPG

Algumas barbelas comerciais
DSC02819.JPG.67a45940a68c71c4e0b912b8db50f4cb.JPG

Alguns divers, incluindo o Wiggle Minnow ou Tucan Fly com barbela de EVA
DSC00703.JPG.e2ccb298245259de4b30e8c9ff6bcb0a.JPG





 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mestre agradeço imensamente. :mestre:

Esse primeiro modelo vai entrar na minha lista de iscas pra tucunaré.

Já cheguei a conclusão da minha questão, as barbelas não vão e nem podem substituir um lastro na isca. Agora estou estudando o uso de anzóis mais pesados e fios metálicos como lastro. Já que não me agrada em nada o uso de olhos como lastro.

Se o amigo com seus conhecimentos puder ajudar com a bitola de fios mais indicados para lastro em anzois agradeço muito.

Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 07/09/2017 at 17:51, Gustavo Mello disse:

Mestre agradeço imensamente. :mestre:

Se o amigo com seus conhecimentos puder ajudar com a bitola de fios mais indicados para lastro em anzois agradeço muito.

Abraço 

 

 

:):):)

Ainda uso fios de chumbo que comprei há muito tempo.
As bitolas que tenho e uso são :

Redondos : 0,010", 0,015", 0,020",0,025", 0,030" ou seja de 0,25 mm até  0,76 mm.
Lead tape : espessura ~ .010" - 0,25 mm.
Também uso fios de cobre em diversas bitolas que tenho.
A quantidade ou número de voltas, estimo de acordo com o tamanho da mosca ou streamer e com relação ao efeito desejado.
Alguns atadores utilizam fios de estanho para solda, em diversas bitolas disponíveis no mercado.

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)
 

Gustavo,

Apenas para constar, posto algumas fotos de um autentico deceiver de barbela que me foi enviado pelo Thiago Zanetti.
Além de uma barbela avantajada e reforçada com epóxi e arame de aço temperado, tem ainda uma esfera de chumbo para dar peso e direcionar a barbela para o fundo.
Embora eu não o use, guardei como peça de atado por ser muito bem construído.

Abraços

131.JPG.ed716f167bb05aa8aace1dffdc3b060b.JPG

132.JPG.7309b1a60145907845afef00916ac31b.JPG

133.JPG.4c3dad69d61c7138d854a0a35e3027af.JPG

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.