Ir para conteúdo

EWF 2017


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Evento maravilhoso com grande número de participantes e certamente muitas coisas para serem vistas e aprendidas !

Carlos,você chegou a ver alguma coisa relacionada com lideres de fluorcarbono de 15 m que vem sendo usados pelos italianos para ninfar ?



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
20 hours ago, Odimir said:

:):):)

Evento maravilhoso com grande número de participantes e certamente muitas coisas para serem vistas e aprendidas !

Carlos,você chegou a ver alguma coisa relacionada com lideres de fluorcarbono de 15 m que vem sendo usados pelos italianos para ninfar ?



 

 

Salve Odimir,  :bye:

 

estes líderes são comuns por aqui há alguns anos. Há de várias marcas e cores. Mas de uns 3 anos prá cá começaram a aparecer linhas de fly ultra-leves ( 0,5 mm de diâmetro), que hoje em dia disputam a preferência com os líderes longos.

 

As linhas de fly ultra-leves ganharam impulso depois que a  FIPS Mouche modificou o regulamento das competições no ano passado reduzindo o tamanho máximo do líder ao comprimento da vara. 

 

Mas o líder ainda é usado por muita gente, principalmente porque é muito eficiente. Tenho um amigo polonês no Iller que só usa isso.

 

Quase todo fabricante tem linhas ultra-leves no catálogo hoje em dia. Eu já usei da Airflo que é level, mas atualmente uso da Sunray que é WF. O Alex Jardine usa a Airflo, com um líder cônico de 3 metros, seguido de um indicador branco (*), e finalmente tippet. Na Sunray eu conecto o tippet direto na linha. 

 

Prá quem não compete, o líder é mais eficiente prá ninfar. Mas as linhas ultra-leves tem a vantagem de ser poder pescar com secas. Particularmente a Sunray JL arremessa super bem num #3 10' parabólico. Apresentação mais discreta do que com esta linha está difícil. 

 

(*) Na conversa com o Alex, descobri que o indicador que ele usava era a alma flutuante da running line "Miracle Braid" da Airflo.

 

[]'s

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Carlos, obrigado pela resposta e também pelas informações adicionais bastante importantes, já que as coisas chegam lentamente por aqui.
Devo receber alguns destes líderes que lamentavelmente não chegarão a tempo para minha pescaria no Chile na próxima semana, se o clima permitir.
De qualquer forma, na volta devo pesquisar a respeito de varas especializadas para usar com estes líderes.
Tem alguma recomendação ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 09/04/2017 at 20:05, Odimir disse:

:):):)

Evento maravilhoso com grande número de participantes e certamente muitas coisas para serem vistas e aprendidas !

Carlos,você chegou a ver alguma coisa relacionada com lideres de fluorcarbono de 15 m que vem sendo usados pelos italianos para ninfar ?



 

Bom dia sr. Odimir! Fiquei muito interessado nesse  líder de flúor carbono mas não seria de 15 pés, ao invés de 15 metros? E caso seja em metros,  que técnica é  utilizada no arremesso? 

Um forte abraço! 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
12 hours ago, Odimir said:

:):):)

De qualquer forma, na volta devo pesquisar a respeito de varas especializadas para usar com estes líderes.
Tem alguma recomendação ?

 

Odimir,

 

Hanak Superlight STL  #3 10' tem todas as qualidades: leve, sensível, parabólico. E muito bonito! Um sonho.

 

Hends GPX 9003/1023, #3 pode ser usado com 4 (9') ou 5 (10') partes. Não tão leve e sensível como o Hanak, mas um bom começo.

 

Tenho estas duas varas. Comecei com o Hends, e depois adquiri o Hanak. Mas não consigo me imaginar me desfazendo do Hends, pois é uma boa vara.

 

[]'s

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Carlos, obrigado mais uma vez !

Se tiver sorte, talvez encontre alguma delas em Santiago ou mesmo em Coyhaique.
Neste comprimento uma vara de 5 partes é bastante desejável pela possibilidade de ser despachada junto com a bagagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Marco Antonio Martin disse:

Bom dia sr. Odimir! Fiquei muito interessado nesse  líder de flúor carbono mas não seria de 15 pés, ao invés de 15 metros? E caso seja em metros,  que técnica é  utilizada no arremesso? 

Um forte abraço! 


:):):)

Ola Marco Antonio,

Os líderes são de fluorcarbono com 15 metros de comprimento e com cores fluorescentes para maior visualização.
O conceito é de que pesca com ninfas tem tudo a ver com pesca de fundo.
Neste caso se utilizam várias ninfas bastante lastreadas para que se mantenham no fundo durante a deriva, especialmente em rios de forte corrente.
Este tipo de líder evita a deflexão da ponta que se verifica quando se usa linhas do tipo floating e líderes curtos.
Empregam-se varas de 10 a 12 pés com ponta bastante sensível que permitam fisgar "ao sentir".
No momento ainda disponho de poucas informações sobre a técnica, e talvez o Carlos que seja conhecedor e praticante possa acrescentar mais detalhes.
Os amigos italianos me dão conta de que a técnica é eficientíssima, "para matar peixe mesmo"...

Abaixo um modelo disponível da marca Asso, cujo carretel é fornecido com 5 líderes de 15 metros e que estou aguardando a chegada.

Abração

IMG-20170405-WA0007.jpg

IMG-20170405-WA0006.jpg

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.