Ir para conteúdo

Oxidação de componentes metálicos ( bluing )


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Ola Odmir, 
Minhas tentativas de escurecer NS só funcionram usando Birchwood-Casey's Super Blue - Com o Brass Black as ferragens ficaram um amarelado muito feio .
Para escurecer o bambu é mais fácil usar uma solução de permanganato de potassio. Manusear amonia é muito desagradavel, e dizem, perigoso.
De uma olhada em http://www.bamboorodmaking.com/html/toning.html

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não dá pra pigmentar o bambu não? Tipo com algo que seja resistente à luz?

 

Assim, no meu humilde entender, tanto amônia quanto permanganato vão afetar as fibras e alterar as propriedades mecânicas do bambu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
13 horas atrás, Carlos Gomes disse:

Espetacular...

 

já me cocei pra fazer isso num Opinel



Carlitos,

Como o Beto Saldanha mostrou é possivel oxidar lâminas e peças de aço, mas a proteção contra ferrugem é praticamente nula se não se usar outros tipo de proteção superficial como óleos, ceras e mesmo verniz.
Existe um produto nacional fabricado pela Tapmatic (Quickmatic), destinado à oxidação preta de aços.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Beto Saldanha disse:

Ola Odmir, 
Minhas tentativas de escurecer NS só funcionram usando Birchwood-Casey's Super Blue - Com o Brass Black as ferragens ficaram um amarelado muito feio .
Para escurecer o bambu é mais fácil usar uma solução de permanganato de potassio. Manusear amonia é muito desagradavel, e dizem, perigoso.
De uma olhada em http://www.bamboorodmaking.com/html/toning.html



Beto,

Pensei em usar o Super Blue que é muito recomendado pelo pessoal da Goldenwitch, bem como o Oxpho-Blue e algumas fómulas artesanais atribuidas ao Payne.
Contudo, os fornecedores destes itens sequer despacham por via aérea, mesmo dentro dos EUA, e não quis correr o risco de pedir para algum portador para trazê-los na bagagem.
Consegui comprar o Brass Black no Brasil em lojas que trabalham com artigos para manutenção de armas e artigos para cuteleiros artesanais.
Como minhas peças são de nickel silver e o restante dos componentes da Snake Brand com acabamento (black nickel), que na verdade tem um tom grafite, considerei o resultado satisfátório.
Estou pensando em testar o produto da Tapmatic que assim como o Super Blue são recomendados para aço para ver se é possivel obter uma tonalidade preta mais intensa, ou insistir na busca do Super Blue.

Tenho na minha fábrica uma instalação industrial para oxidação a quente de peças de aço.
Já testei oxidar peças de nickel silver e latão e os resultados foram :
- nickel silver - tonalidade clara grafite uniforme, parecendo o acabamento cromado "black nickel"
- latão - cor bastante escura uniforme, quase preto.
Neste caso, parece ter havido uma boa penetração do banho de nitritos, tornando o acabamento bastante aderente e resistente a abrasão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Jost disse:

Não dá pra pigmentar o bambu não? Tipo com algo que seja resistente à luz?

 

Assim, no meu humilde entender, tanto amônia quanto permanganato vão afetar as fibras e alterar as propriedades mecânicas do bambu...

 

Este tipo de tratamento é recomendado por diversos rodmakers de renome como Bernard Elser e George Maurer, citado no link postado pelo Beto Saldanha, dos quais tenho livro.
Note que tanto na forma de liquido, como cristais, o que se utiliza é apenas gás de amônia, sem imersão direta.
Tenho varas tratadas por este procedimento em 2009, as quais uso e até o momento não detectei qualquer problema.
Quanto ao manuseio do produto, obviamente deve ser feito em área isolada, com boa ventilação e com certas precauções.

Sim é possivel pigmentar o bambu com diversos tipos de corantes e anilinas para madeira e até mesmo com marcadores permanentes e tintas para sapateiros.
O problema reside em não saber como esses produtos se comportam sob a ação solar e ao longo do tempo.
Um primeiro problema pode surgir durante o envernizamento, pelo ataque dos solventes, manchando a amarração de seda ou nylon dos passadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Acho que o resultado da oxidação do nickle silver depende muito da formulação do dito - a muito tempo fiz uns experimentos - Oxi black não alterou nada o NS que tenho- o brass black amarela - o único que realmente deu algum resultado foi, como mencionei, o super blue. Comprei nos EEUU mas tem a venda no mercado livre, bem carinho mas tem.

O uso de amonia era coisa recomendada para endurecer as fibras ( li isto em livro escrito pelo George Herter), mas pelo que o pessoal chegado a analises mais criticas fala, não passa de conversa fiada - mas escurece um pouquinho o bambu. Tambem experimentei anilinas diversas - o resultado não me agradou nada - fica um manchado bem feio. Não uso nada disso nos meus caniços, mas se resolver usar será a solução de permanganato. A oxidação do bambu é lenta e controlavel, fica bem bonito, mas resta saber se não afeta as fibras.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu tenho nickel silver que retirei de uma chapa grossa e transformei em barras redondas.
Uso principalmente para fazer winding checks, mas já fiz anéis e but caps.
No reel seat acima os componenentes metálicos são da Bellinger e os ferrules adquiri na Goldenwitch.
Não sei exatamente qual foi a composição do nickel silver utilizado, mas todos reagiram igualmente a aplicação do produto.

O inserto de madeira foi feito por mim usando jacarandá mineiro.
Note que lembra um pouco o walnut.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Nossa Mãe!

Quantas palavras/termos difíceis?

Fico mais boiando, digo mais por fora, do que asa de xícara! KKKKKKK

De qualquer forma, sabemos que mesmo um caboclo que nada entende de música; se ouvir uma orquestra tocando e se tocar uma nota errada ele dirá: Epa! erraram alguma coisa aí...

Da mesma forma, eu, como um humilde consumidor, se olhar um bambu escurecido e ele estiver feio, vou dizer que não gostei...KKKKK

Torço para que saia disso tudo, varas bem bonitas e agradáveis aos olhos dos "consumidores" rsrs

Em todo o caso, o meu respeito aos detentores dos conhecimentos técnicos. E que eles façam varas muuuito bem agradáveis, bonitas e funcionais para nós, brasileiros!

Meu abraço aos dois "rodmakers" nacionais.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.