Ir para conteúdo

Cêra do McPhail


Postagens Recomendadas

  • Moderador
Em 02/11/2016 at 16:22, Rinaldo disse:

Gostei, obrigado por compartilhar.

Creio que qualquer cera de abelha sirva, mas qual seria a temperatura ideal da água para a cera ficar naquela consistência?

 

Rinaldo,

Existem ceras de abelha de diversas colorações e "pegajosidades" (se é que podemos chamar assim), dependendo da espécie de abelha produtora.
Particularmente, uso essas caracteristicas para aplicações distintas no atado.
Algumas tabelas citam como ponto de fusão as temperaturas entre 61/66*C.
Imagino que por volta de 40/50*C já se tenha um amolecimento como o mostrado no video.
Há muito deixei de usar "dubbing wax" comercial e passei a usar exclusivamente cera de abelha em meus atados, porque proporcionam um trabalho mais limpo especialmente em moscas pequenas e as que recebam aporte de CDC na forma de dubbing loop.
Uso tampinhas de azeite para fundir a cera em disquetes que uso diretamente sobre a linha.
Oportunamente farei um tópico mostrando como faço este trabalho.

Grande abrao
Odimir

Editado por Odimir
  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado pelas informações, mestre.

Observando os vídeos dele, já tinha me passado pela cabeça se a temperatura corporal por volta de 37ºC não influenciaria a viscosidade da cera na hora do atado...olho de perito procurando detalhes e padrões repetidos que não observava em vídeos de outros atadores...isso explicaria o detalhe de usar laminas finas de cera coladas estrategicamente na mão contra-lateral do atado, já que elas ficariam mais susceptíveis ao calor das mãos...

Abraços.

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Uma vez postei aqui sobre umas fórmulas que achei em um site britânico (inclusive com citações sobre o McPhail). As fórmulas que achei mais apropriadas foram:

Tying Wax (para passar no fio de atado)
 
70% Rosin (Breu)
20% Beeswax (Cera de Abelha)
10% Castor Oil (Óleo de Mamona)
 
Segundo o que eu li, o McPhail usa da seguinte maneira: pega um pedaço e aquece um pouco na água (como no video), molda e cola no dedo (por isso precisa ser mais "pegajosa".
 
A outra fórmula, chamada de Dubbing Wax (para se usar com o dubbing), produz uma cera mais mole (por conta da adição de mais óleo). Eis a fórmula:
 
Dubbing Wax
 
50% Rosin (Breu)
10% Beeswax (Cera de Abelha)
40% Castor Oil (Óleo de Mamona)
 
Comprei tudo o que precisava pra essas fórmulas mas nunca fiz nenhuma. :bag: 
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Tenho usado a cera de abelha pura no estado natural, e tenho procurado tirar partido de suas propriedades em função de cada tipo.
Quando necessário, faço um processo de limpeza e retirada de impurezas que descreverei quando postar um tópico sobre o tema.
Penso que seja interessante conhecer as propriedades de cada formulação descrita acima para que possamos tirar melhor proveito delas.
Acredito que o óleo de mamona confira maior plasticidade à cera, enquanto a adição de breu possibilita maior aspereza da liga para facilitar o trabalho de torção dos fios de dubbing.
De qualquer forma, considero muito pequeno o percentual de cera utilizado, seja em peso ou volume.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
26 minutos atrás, Odimir disse:

Acredito que o óleo de mamona confira maior plasticidade à cera, enquanto a adição de breu possibilita maior aspereza da liga para facilitar o trabalho de torção dos fios de dubbing.

Mestre Odimir, pelo que entendi de onde eu li, o óleo realmente entra na formulação para regular a plasticidade (mais dura ou mais mole) da mistura e o breu é o elemento que vai deixar a mistura mais ou menos pegajosa. :) 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Algumas vezes sinto falta de um naco dessa cera presa no dedo para passar na linha de atado.  :yes:

Vamos fazer na tua casa André?  :)
Já é um bom motivo para uma seção de atado.  :D

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
6 horas atrás, Fausto disse:

Algumas vezes sinto falta de um naco dessa cera presa no dedo para passar na linha de atado.  :yes:

Vamos fazer na tua casa André?  :)
Já é um bom motivo para uma seção de atado.  :D

 

Bora! Boa desculpa. :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro

Que bacana o tópico!!
Bem interessante essa técnica do McPhail.

Gostei também das receitas do Xará @André Ribeiro. Eu estava justamente buscando esses tempos uma "receita" de dubbing wax (estou querendo atar umas moscas que usam bastante e como tenho bastante cera de abelha a disposição (meu pai tem algumas caixas de abelha na chácara dele), pensei em usa-las.

 

Xará, chegou a fazer alguma das receitas?!
Como  foi o resultado?! :D

 

Abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.