Ir para conteúdo

Levar vara de Fly à bordo do avião


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Boa noite Amigos,

Gostaria de saber se é possível levar  vara de fly como bagagem de bordo em voos nacionais e internacionais? Minha vara tem 7`9 pés e 5 partes (tubo com 50cm x 5cm)?

 

Tenho receio de despachar junto a mala pois ja tive uma extraviada e dificilmente se isso ocorrer vai ser ressarcido o valor da vara pela companhia aérea.

 

Cristiano 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Corre o risco de não deixarem embarcar e ter que despachar as pressas. Ninguém quer correr o risco de ter uma vara extraviada, mas infelizmente aqui no Brasil não tem outra solução, tem que despachar dentro da mala. Se fosse em outros países não seria problema algum, mas aqui é certo encrencarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Existe um formulário para declaração de objetos de valor, mas nunca usei. O que faço é pagar pelo serviço PROTECT BAG que além de lacrar a bagagem, paga seguro em caso de extravio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
12 horas atrás, Crigalindo disse:

Minha vara tem 7`9 pés e 5 partes (tubo com 50cm x 5cm)?

Com um tubo curto desses a melhor coisa é realmente colocar isso dentro da mala de algum modo. Quando as varas passam para 9 pés em 4 partes (ou maiores) aí a coisa complica muito, pois é muito raro você encontrar uma mala no Brasil que caiba isso dentro.

Esse foi o motivo de eu passar um tempo bolando e construindo um tubo de viagem para minhas varinhas, no qual eu passo um cadeado e depois envolvo naqueles plásticos indestrutíveis das banquinhas de aeroportos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como diz o caboclo, "isso vareia". Em dezembro, meu filho mais velho me chamou e a seu irmão mais novo para pescarmos em UH Samuel (RO). Bem, embarquei em Rio Branco-AC com uma vara #8 (4 partes) no estojo, sem problemas; já no Aeroporto de Porto Velho, na volta, um cara da Infraero embaçou legal, foi grosso e tive que despachá-la às pressas.

Consultei o sitio da ANAC, que deixa meio "à culha", à discrição do agente aeroportuário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aproveitando o assunto... 

 Dificilmente alguém (autoridade aeroportuária) vai deixar embarcar com uma vara+tubo na bagagem de mão, pode não nos parecer, tendo em vista nossa boa índole, mas uma vara facilmente vira uma arma na mão do amigo do ilícito. 

 Vale lembrar também, que carretilhas COM LINHA e carretéis de linha não passam em bagagem de mão de forma alguma, 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Curioso isso... uma caneta e um lápis também são armas mortais na mão de alguém que sabe usar e o fio do eu headphone é tão mortal quando a sua linha de fly... é tudo maluquice isso. Nos Estados Unidos, sabidamente mais neuróticos que nós, é permitido o transporte de varas de fly como bagagem de mão.

Quanto às carretilhas com linha, todas as vezes que transportei carretilhas de fly em avião foi como bagagem de mão, tanto em voos nacionais quanto internacionais, e nunca deu problema... umas quantas vezes no Brasil e sete vezes para a Argentina, ida e volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost 

Sem dúvida curioso, mas se tratando de Brasil, onde existem sugestões (alguns mais puritanos insistem em chamar de leis) que norteiam as mais variadas áreas do convívio da sociedade. 

Citei as varas e linhas, porque já vi e ouvi amigos que foram barrados com carretilha (bait) com linha e negociaram, se eu retirar a linha passa, daí o agente disse, sim, sem linha passa. Ele tirou toda a linha (monofilamento) da carreta colocou no lixo e passou com ela na bagagem de mão. 

Voltando às sugestões brasileiras, assim como as regras estabelecidas por companhias, órgãos governamentais  ou mesmo empresas privadas. São maleáveis como a própria malemolência brasileira, Exemplo disto: 

- Encomendas de correios: (já passei várias vezes por isto) numa agência a caixa está fora do tamanho (mínimo ou máximo) e na outra agência  a 3 quadras de distância é enviado sem questionamento algum. 

- Domingo último, BR 116 (municipio de São Leopoldo RS) em frente ao posto da PRF dois agentes com viaturas afunilando o fluxo não deram a mínima bola para uma quantidade de carros com farol desligado. Nem tomavam conhecimento, nenhuma anotação ou mesmo abordagem,  

- Aeroportos em geral, algumas empresas seguem determinações a risca outras são mais flexíveis. 

 Não existe seriedade ou mesmo coerência de forma geral no povo carnavalesco, tanto da parte de quem faz as "sugestões" como da parte de quem deveria segui-las. Desta forma, quem ainda tem um pingo de ética fica perdido no meio da incoerência e por vezes passa por trouxa em querer fazer a coisa da forma certa. 

 O mais legal disto é tentar explicar para um estrangeiro em visita ao Brasil, que determinada lei "não pegou".  Eles te perguntam, como assim, se é lei é lei, tem que ser cumprida. Explica !!!! 

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Para evitar esse mimimi carnavalesco despacho tudo e levo meu wader e algumas tralhas eletrônicas na bagagem de mão, inclusive uma vez na Argentina, tive que me desfazer das pilhas que estavam em meus rádios Two Way em função dos seguranças do aeroporto alegar ser proibido. Outra vez tive que jogar fora um rolo de fita adesiva e alguns lacres que uso nos fechos da mala. 

Em suma, se posso evitar todo esse mimim, me sujeito a todas essas observações. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na segunda vez que vamos na Patagônia com atuma. Eu percebi que na entrada eles escole um para fiscalizar, mesmo sem o aparelho apitar. 

O que eu acho estranho é muitas as vezes a fiscalização parra coisas sem nexos mais deixa passar canetas e remédios (podendo ter nitroglicerina dendro)

Mais o que fazer eles são a lei, e lei é para ser comprida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro
Em 23/08/2016 at 13:35, Jost disse:

Aliás, alguns remédios são feitos de nitroglicerina...

C Certeza: os do  coquetel que minha sogrinha toma ! :cool2: :innocent:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.