Ir para conteúdo

Pupa de mosquito para tilápias e lambaris


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Um vídeo mostrando o atado simples de uma pupa de mosquito surpreendentemente eficiente para pegar peixes onde larvas e pupas de mosquitos são comumente encontradas. Cansei de pegar tilápias com ela.

O vídeo mostra uma breve introdução entomológica ao caso e depois segue com o atado detalhado.

Bons atados :)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Boa pergunta Carlos. Não sei exatamente como se comportam as pupas de mosquito... vou estudar isso pra ver um motivo de ela ser tão efetiva.

Uma possibilidade é o tipo de trabalho que eu fazia na coluna de água, com um sobe-desce a la Clouser. Se for assim, pode ser que o que os peixes veem seja outra coisa e não uma pupa... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Carlos, o próximo vídeo para lambaris será um emerger/seca :D

Valeu garoto! E seus materiais, chegaram todos? Cadê as moscas? :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mais um bom vídeo para que a turma possa por em prática o atado quando formos em busca dos lambaris.  :D

Vai funcionar e muito, se a Brassie funciona com abdômen de cobre, então essa com "peito" de chumbo vai dar na cara dos lambaris. ;)

Mas vale a pena tentar uma versão emerger, a pescaria fica muito mais divertida.  :yes:

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Chegaram sim... Os beads ainda estou procurando alguns q entrem nos meus anzois rsrs.

Estou treinando atar streamers para os tucunas, mas fim de semana acho que vou tentar alguma Wet... Te mando oq sair :D

Abração Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tive que refazer o upload e o link para o vídeo foi corrigido na primeira postagem... espero que o vídeo esteja ok agora :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Então, fui a cata de informações sobre como esses bichos se mexem.

A pupa, apesar de não comer, como a larva, possui grande mobilidade. Quando perturbada afunda rapidamente, a partir do menisco de água, para fugir e se proteger. Assim, muito embora as pupas sejam geralmente encontradas na flor da água, elas fazem um movimento bem característicos de sobe-e-desce na coluna. Nesse sentido, elas diferem grandemente de outras pupas de dípteros e de várias fases pupais de outras ordens de insetos, como as caddis, por exemplo, nas quais a fase pupal é imóvel.

Esse comportamento pode explicar o motivo pelo qual essa minha pupa lastreada funciona. Uma vez caída na água, a pupa afundará relativamente rápido e a cada recolhida de linha ela subirá na coluna, sustentada pela linha floating e um pedaço o líder. Esse sobe e desce do recolhimento encontra eco no comportamento da pupa viva.

Aqui um vídeo sobre isso:

Bons atados :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Valeu Jost! :mestre:

Eu realmente não tinha idéia do comportamento da pupa de chironomidae. Mas em todas as fotos que eu havia visto do animal, era possível ver a reflexão da superfície. E outras imitações que eu conhecia eram do tipo  "emergente".  Por isso meu comentário. 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu sou suspeito para falar, mas mais que legal é fundamental!

Eu também não sabia que as pupas de mosquitos eram tão móveis e ativas... um preconceito trazido, sem dúvida, das pupas de caddis, que ficam lá encasuladas e que são mais comuns no atado para trutas... vivendo e aprendendo.

Na verdade agradeço a você por ter levantado o tema e me obrigado a buscar uma informação consistente em vez de simplesmente achar que estava fazendo uma coisa e na verdade estar acontecendo outra :D

Esse semestre começo no alemão... :bag:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.