Ir para conteúdo

Baía da Guanabara sem vida


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Amigos dos mosqueirosdoRio todos bem?

Que esta sabendo de um acontecimento na Baia de Guanabara.

Fui nesta semana da uma olhada na água da Baia e vi um fato muito triste os mariscos nas pedras mortos todos abertos e pensei que era algumas espécies de peixes que comerão os mariscos.

Na volta encontrei um pescador que medi-se a prefeitura soltou na Baia um produto químico para clarear as águas.

Mais como nos sabemos que alguns pescadores é fofoqueiros e mentirosos,  contaria de tira esta duvida dos pescadores da nossa região. E se  algum órgão esta sabendo e agindo.

Deste já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acho que isso é papo furado, Marcelo. O volume de água da baía é monumental, isso sem contar o movimento de maré que - todos que pescamos dezenas de anos nela - é bastante intenso, potencializando o volume de água a ser clareada e penso que tornaria inviável qualquer ação artificial pra clarear essas águas que, se não estou errado, são escuras por conta do volume absurdo de esgoto lançado e por conta de reações orgânicas.

Os mariscos devem estar mortos é de filtrar tanto esgoto, ou por excesso de água doce lançada nas imediações.

Pra viabilizar uma ação dessas a quantidade de agente clareador (se é que existe algo assim pra essa finalidade) teria de ser proporcionalmente monumental e dificilmente passaria despercebido... Mas, sei lá. Minha opinião, pois não sou biólogo e tô chutando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pra entender melhor a dinâmica da poluição na baía:

http://app.globoesporte.globo.com/olimpiadas/baia-de-guanabara/

Bons tempos aqueles dos anos 70/80 em que eu e meu pai fisgávamos pescadas amarelas, robalos, badejos e grandes corvinas na baía!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meus amigos.

Uma semana atras os mariscos estava normais todos fechados e com a maré baixa, assim mesmo com a poluição de anos atrais não matarão os maricos, sera só agora próximo da olimpíada que eles morrerão?  

Eu acho que depois da olimpíada vai sair reportagem deste fato nos jornais e na TV

A tristeza de saber que vai levar muito tempo para os mariscos voltar a aparecer deste que morrerão as raízes dos mariscos e junto a fauna aquática. 

Ainda estão dizendo que é boato.

Eles querem abafa este ato criminoso por causa da olimpíada . 

Vídeo levanta especulações sobre tratamento dado às águas da Baía Guanabara

 

Um vídeo que circulou nessa semana nas redes sociais abriu margem para especulações acerca do tratamento dado pela prefeitura às águas da Baía de Guanabara. No vídeo, o homem que estava gravando afirma que a prefeitura deve ter jogado Nitrato de Prata para clarear a água e maquiar a poluição, o que causou a morte de diversas raias, conforme aparece na gravação. A prefeitura afirmou que ainformação é um boato. Tal acontecimento levou o INEA a fazer investigações para descobrir o motivo da morte em massa das arraias.  

 

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
18 minutos atrás, Carlos Mitidieri disse:

Infelizmente, o que está ganhando destaque na imprensa internacional, é que as águas do Rio estao muito poluídas  por coliformes. Fora o resto.

:blush:

100% cocô para tudo quanto é rio que desagua na baía, estamos no Brasil e não seria diferente e o dia que for, já não mais estarei aqui. Quem sabe uns 2/3 da humanidade desapareça como previu Nostradamos?   :devil2:

Fora isso, tem a Irlanda onde está nesse momento o Ricardo Carneiro fazendo pesca urbana nos fundos de onde mora. Ele me mostrou que passa um rio que só mesmo lá e outros países da Europa poderiam estar limpos. Mas fica uma pergunta, se não vai para os rios, então para onde vai o cocô de todo mundo que mora na Europa?  :hum:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto

Todo mundo pensa que os rios europeus sempre foram um primor de limpeza. Hoje podem ser, mas o Tâmisa, por exemplo, chegou a ser classificado como "esgoto a céu aberto" devido à poluição, e foi preciso gastar muito dinheiro para limpar, levaram décadas de trabalho até aparecer o primeiro salmão (final da década de 70) para desova. O Sena não foi muito diferente.  Não justifico nossa poluição mas o ser humano (em qualquer país) só aprende (SE aprende) da maneira mais difícil (i.e. hard way). Aqui não vai ser diferente. Um dia vamos despoluir o Tietê, Baia de Guanabara etc....quando chegarmos no fundo do poço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu não pensei assim, sei que a coisa por lá era bem feia, mas a questão é outra, lá tiveram moral para fazer e aqui nem mesmo ética se tem......

Seja como for temos nosso MDC para curtir o ano inteiro e fico feliz em ver que ao menos ainda está preservado e assim será por muito e muitos anos, amém!   :D

Fora isso tem a Patagônia para eu ir todos os anos (que assim seja) e me realizar com a pesca da truta, mesmo sabendo que tem um cano jogando bosta tratada no Chimehuin próximo de Junín de Los Andes, mas na boa, sem mimimi algum, só quem vai lá e pesca por lá, vê que a água tratada sendo jogada no Chimehuin não muda em nada, pior seria se não houvesse tratamento algum como aqui fazem.  :(

Por falar em cocô, está na hora deu ler mais algumas páginas da Trilogia Thrawn, o último comando........    :p

trilogia-600x287.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É grande Fred.

Quem viu a baia de Guanabara cheia de vida e limpa sem poluição.

Eu vi e agora poluída não é só com fases (peno menos peixes comem, fazendo a limpeza) é com tudo que todos podem imaginar.

Já vi baleias na Baia de Guanabara.

E agora vem este veneno com química Nitrato de Prata, matando ainda mais a baia principalmente os seres vivos.

A Baia de Guanabara é ou era um berçário de varias espécies de peixes e crustáceos.

E o estado do Rio de Janeiro com os cariocas não dão valor na Baia de Guanabara que poderia ser igual a Patagônia Argentina e outros países iguais.

 Falo de novo depois da olimpíadas vai aparece a reportagem sobre este veneno que foi jogado na baia.

É um fato triste de ver.    

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Credo...que deprimente saber desse fato se for confirmado como verdadeiro. Por outro lado, vindo de um (des)governo como o que o Rio tem há anos não é de assustar. Jogo de pôquer de bandido com carta marcada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mais esta.

Prefeitura: uso de nitrato de prata no mar é boato

RIO - . Muitas vezes, ele vinha acompanhado de uma denúncia sobre a aplicação de nitrato de prata na Baía de Guanabara. Pela mensagem, o material estaria sendo usado pela prefeitura para “clarear a água" da Baía, numa tentativa de minimizar os efeitos visuais da poluição durante os Jogos. “O prefeito mandou despejar toneladas de nitrato e prata para clarear a água. Essa foi a solução rápida e a melhor maquiagem para os turistas", diz uma das mensagens compartilhadas. A assessoria de imprensa do prefeito Eduardo Paes classificou o texto como boato. Em outra publicação, um atleta de canoa havaiana desabafou sobre a suposta morte das arraias. “Às vezes, tenho vergonha de ser chamado de ser humano”, postou Douglas Moura, no Facebook. “Uma espécie que mata outra pelo dinheiro e lucrodesenfreado. Remo na baía todos os dia com amigos, alunos e turistas, e nenhum monumento chama mais a atenção e deslumbra mais do que uma tartaruga aparecendo, ou o voo de uma arraia. E de repente elas aparecem mortas aos montes. E mais uma vez ninguém fará nada. Nesse país onde literalmente fizeram uma Olimpíada para gringo ver, os verdadeiros nativos não têm vez. Triste. Muito triste”, escreveu. O vice-diretor do Instituto de Biologia da UFRJ, Marcelo Vianna, não acredita que o flagrante tenha sido feito na Baía de Guanabara porque o tipo de arraia visto nagravação é considerado raro, chegando a 12 quilos e 89 centímetros: — São Ticonhas. É uma espécie rara que pode até ser encontrada na Baía, mas não em grande quantidade. LEIA TAMBÉM: Próxima Prefeitura: uso de nitrato de prata no mar é boato


Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/prefeitura-uso-de-nitrato-de-prata-no-mar-boato-19708246

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto
Fique feliz se o problema for só cocô ! Existem poluições em curso no Brasil,  muito piores e só aparecerão no futuro. Poluição por contaminação química, acarretada pela atividade agrícola a qual faz uso indevido de agrotóxicos. Como temos pouco controle por parte das autoridades, acrescido do fato que a atividade agrícola ser o único setor bem sucedido atualmente, não há como coibir a contaminação. O material poluidor contamina o solo, é carreado para os cursos d´água etc. Esta é uma bomba relógio para o futuro. O desastre recente de Mariana (MG) é um dos maiores do mundo e as autoridades multaram levemente os responsáveis (Samarco, Vale e BHP). O montante das multas é irrisório e vai ficar por isto mesmo !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A questão da BG é tão vergonhosa... Há dezenas de anos o BID e o Japan Bank for Internacional Cooperation (JBIC), se não me engano, liberaram uma fortuna pra despoluição da baia de Guanabara. Isso no início dos anos 90! Onde foram parar os mais de 1,2 bilhões de dólares? Sumiram. Nenhum rio, nenhuma indústria, nenhuma estação de esgoto... Nada disso sofreu qualquer tipo de intervenção pra reduzir a poluição.

E a baía de Sepetiba então? Sofre há décadas com o reservatório de metais pesados da Ingá vazando, com a sobrepesca absurda e nenhum ato efetivo aparece. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É amigão.

Enquanto tiver eleições sem o povo pesquisar quem é quem vai ficar desse jeito.

Na corrupção, levar vantagem em tudo, ser o único e da uma banana ao povo (a todos noés) e ser mentiroso para ganhar dinheiros do pouso do povo (a todos noés) sem eles saber e outras coisas a mais. :furious::cursing::furious:

É triste de ver sem poder agir sozinho nadá.

A única coisa que eu posso fazer é deixar na mão de Deus, a natureza é sabia e a prefeitura vai sentir na pele o crime que ela cometeu.  

Abraço.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.