Ir para conteúdo

Head Cement


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Olá pessoal !

Atualmente tenho usado super bonder para finalizar a mosca após o nó e também durante o atado.

Visto que o S. Bonder é relativamente caro e seca muito fácil no frasco, decidi que iria comprar um Head Cement, mas pesquisando um pouco mais sobre o produto vi que ele também seca no frasco... Gostaria de saber se existe alguma maneira de evitar a secagem do Head Cement... Alguém pode me ajudar ?

Agradeço !

Grande abraço,

Rian

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Vou aproveitar a pergunta e pegar uma carona. Será que dar usar vidro de esmalte e seu respectivo pincel para aplicar super bonder? Seria ótimo se desse pra guardar, mas tenho duvida se vai funcionar.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
33 minutos atrás, Cazes disse:

Vou aproveitar a pergunta e pegar uma carona. Será que dar usar vidro de esmalte e seu respectivo pincel para aplicar super bonder? Seria ótimo se desse pra guardar, mas tenho duvida se vai funcionar.

Oi Cazes, acho que eu consigo te respoder essa rsrs ... Pelo menos vou te dizer minha opinião, existe uma super bonder que ja vem com pincel, acho que se o seu problema é o pincel compensa comprar ! Mas tem o problema que eu citei no tópico, seca facil ( como todas as super bonder ).

Grande Abraço,

Rian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Quanto a cola Cianoacrilato, já usei da marca TEK BOND 725 e em função do tipo de tubo que vem é possível usar por muito tempo sem estragar, basta para isso o usuário ter o zelo de limpar sempre após cada aplicação e não simplesmente colocar a tampa. A minha durou tanto que tive que fazer uso dela em outras aplicações por mudar a viscosidade. Atualmente tem TEK BOND 721 super líquida, de baixíssima viscosidade. Mais informações na página do fabricante: http://www.tekbond.com.br/produtos/produtos.php?id_categoria_cons=1

ciano_721.png

Faça uma seção de atado e separe todas as moscas que deseja selar com cola, aplique uma pequena quantidade dessa cola sobre uma superfície que possa ser descartada ou limpa e use o bodkin para aplicar. Depois é só limpar a ponta do bodkin e a superfície usada. Quando estou aplicando a cada mosca usada eu pego a quantidade de cola que desejo com a ponta do bodkin e aplico, mas lembro de limpar a ponta do aplicador da cola para evitar entupimento. Essa cola da TEK BOND é bem econômica comparando com o os tubinhos da SUPER BONDER.

Quanto ao Head Cement uso da marca LOON  e até o momento não precisei diluir, mas tem um Thinner deles para diluir que é a base d'água.

loon_tie_hard_head_lgx.jpg

Já usei outros Head Cement que dilui com Redutor Tempo (Thinner) 1001, mas antes de usar tem que avaliar a composição do Head Cement que tem, pois pode estragar se colocar esse tipo de redutor.  

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu uso esmalte incolor como head cement e quando está ficando viscoso demais, diluo com esse produto:

image.jpeg

Quanto ao uso do vidro de esmalte com superbonder, minha experiência não foi boa, secou muito mais rápido. :mellow: 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 horas atrás, Fausto disse:

Quanto a cola Cianoacrilato, já usei da marca TEK BOND 725 e em função do tipo de tubo que vem é possível usar por muito tempo sem estragar, basta para isso o usuário ter o zelo de limpar sempre após cada aplicação e não simplesmente colocar a tampa. A minha durou tanto que tive que fazer uso dela em outras aplicações por mudar a viscosidade. Atualmente tem TEK BOND 721 super líquida, de baixíssima viscosidade. Mais informações na página do fabricante: http://www.tekbond.com.br/produtos/produtos.php?id_categoria_cons=1

ciano_721.png

Faça uma seção de atado e separe todas as moscas que deseja selar com cola, aplique uma pequena quantidade dessa cola sobre uma superfície que possa ser descartada ou limpa e use o bodkin para aplicar. Depois é só limpar a ponta do bodkin e a superfície usada. Quando estou aplicando a cada mosca usada eu pego a quantidade de cola que desejo com a ponta do bodkin e aplico, mas lembro de limpar a ponta do aplicador da cola para evitar entupimento. Essa cola da TEK BOND é bem econômica comparando com o os tubinhos da SUPER BONDER.

Quanto ao Head Cement uso da marca LOON  e até o momento não precisei diluir, mas tem um Thinner deles para diluir que é a base d'água.

loon_tie_hard_head_lgx.jpg

Já usei outros Head Cement que dilui com Redutor Tempo (Thinner) 1001, mas antes de usar tem que avaliar a composição do Head Cement que tem, pois pode estragar se colocar esse tipo de redutor.  

 

Baita explicação Fausto...Vou procurar essa tekbond, ja vi varios elogios sobre ela!! 

Quanto ao Head Cement, existem produtos que servem para diluir pelo que entendi... O que eu queria comprar é um nacional que um amigo vende, mas acho que vai durar pouco.

Vc ja viu esses nacionais ? Oq acha rsrs ?

Abração,

Rian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, André Ribeiro disse:

Eu uso esmalte incolor como head cement e quando está ficando viscoso demais, diluo com esse produto:

image.jpeg

Quanto ao uso do vidro de esmalte com superbonder, minha experiência não foi boa, secou muito mais rápido. :mellow: 

Ontem me indicaram utilizar esmalte como Head Cement, funciona bem André ?

Abraço,

Rian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu uso essa mesma marca de cola Fausto. O que eu queria era um vidro com já com o bodkin na tampa. Pensei ate em fazer alguma adaptação com agulha numa tampa de pote de vidro. Só não sei se vai ficar legal.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Uso base incolor da Colorama como head cement, mas qqr base incolor vai funcionar. Eu acho a que vem de fábrica viscosa demais e diluo da seguinte forma:

1) primeiro corto o pincel da tampa fora... para aplicar uso meu bodkin;

2) no volume vazio do tubo adiciono "óleo de banana" (acetato de isoamila - vende vidro com isso em lojas de produtos que abastecem salão de beleza) até o gargalo. Não use acetona ou retirador de esmalte (acetato de etila) - ambos são voláteis demais e não funcionam direito.

3) fecho e balanço bem pra homogeneizar.

Esse procedimento deixa o esmalte com uma viscosidade boa pra entranhar em fibras e fios por capilaridade.

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
8 minutos atrás, Jost disse:

Uso base incolor da Colorama como head cement, mas qqr base incolor vai funcionar. Eu acho a que vem de fábrica viscosa demais e diluo da seguinte forma:

1) primeiro corto o pincel da tampa fora... para aplicar uso meu bodkin;

2) no volume vazio do tubo adiciono "óleo de banana" (acetato de isoamila - vende vidro com isso em lojas de produtos que abastecem salão de beleza) até o gargalo. Não use acetona ou retirador de esmalte (acetato de etila) - ambos são voláteis demais e não funcionam direito.

3) fecho e balanço bem pra homogeneizar.

Esse procedimento deixa o esmalte com uma viscosidade boa pra entranhar em fibras e fios por capilaridade.

Entendi, vou arrumar um esmalte desses para testar ... É possivel usar sem diluir ?  Esse óleo é dificil de achar e caro, ou não ?

Valeu Jost!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Quanto à cola de cianoacrilato, esses tubos da tekbond são excelentes e não há vantagem nenhuma em transferir para um vidro de esmalte... muito pelo contrário.

Tem que lembrar que umidade e gordura são duas coisas que iniciam a polimerização do cianoacrilato, ou seja, que "secam" a superbonder. Assim, quanto menos chance de entrar umidade no seu tubo de superbonder, tanto mais tempo vai durar sua cola... nesse sentido, o vidro de esmalte, com aquele bocão, é um baita tiro no pé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Rian Guandalini disse:

Entendi, vou arrumar um esmalte desses para testar ... É possivel usar sem diluir ?  Esse óleo é dificil de achar e caro, ou não ?

Valeu Jost!

Óleo de banana é muito barato e talvez encontre até em farmácia. Mas tem que pedir "óleo de banana" e conferir se tem isso escrito na embalagem (ou acetato de isoamila)... ou cheirar: o cheiro é inconfundível, uma vez que é o solvente utilizado nas fábricas de esmalte.

Usar direto até dá, mas eu prefiro menos viscoso, pois aí escorrega bem pelas fibras de penas e entranha bem nos fios de atado.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Marcelo, absolutamente tudo faz mal, dependendo da quantidade.

Não existe algum "impróprio" para o atado, no sentido toxicológico. Mesmo os "próprios" têm produtos tóxicos em maior ou menor grau.

Além disso temos que considerar o efeito de diluição: qual a concentração desses materiais que estamos colocando na água, considerando o tamanho de nossa mosca, a quantidade de material usado no atado e a vazão do rio (volume de água por segundo) no qual pescamos...

Enfim, não esquenta com nada disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 horas atrás, Jost disse:

Óleo de banana é muito barato e talvez encontre até em farmácia. Mas tem que pedir "óleo de banana" e conferir se tem isso escrito na embalagem (ou acetato de isoamila)... ou cheirar: o cheiro é inconfundível, uma vez que é o solvente utilizado nas fábricas de esmalte.

Usar direto até dá, mas eu prefiro menos viscoso, pois aí escorrega bem pelas fibras de penas e entranha bem nos fios de atado.

Valeu Mestre ! Vou experiementar o esmalte, caso nao goste vou tentar a tekbond... E o tempo de secagem do esmalte nas fibras e fios é rapido ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bem rápido... algumas vezes mais rápido que a tekbond, que necessita de uns vários minutos para curar, especialmente quando começa a envelhecer.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O fato de ter que usar óleo de banana para diluir o esmalte é justamente para não secar rápido demais. Se a gente usa acetona ou acetato de etila como solvente, eles evaporam tão rápido que chega a esfriar e condensar água, deixando a região colada toda turva e esbranquiçada.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Explicando um pouco mais:

A secagem do esmalte é rápida depois que você aplica na mosca. No vidro de esmalte ela demora muito para endurecer e na verdade antes de ela endurecer ele fica viscoso e se você adicionar mais solvente ele volta a ficar fluida sem perda das características originais.

As duas colas (esmalte e superbonder) têm reações químicas diferentes para "secar", que na verdade não tem secagem nenhuma, visto que não tem água.

No esmalte a "secagem" acontece pela evaporação do solvente, que acaba por iniciar uma polimerização dos compostos lá do troço.

Na superbonder ela acontece devido à polimerização direta, iniciada pelo contato com as superfícies: o próprio material que você aplica é o líquido que vira acrílico quando termina de curar.

A velocidade de cura das colas de cianoacrilato (superbonder) depende de uma série de fatores e doa aditivos anti-cura colocados na fábrica. Essas CA que a gente compra em bisnaguinha no supermercado tem uma velocidade de cura quase instantânea. Essas mais profissionais, tipo a TekBond, demoram um pouco mais para curar, pois geralmente o sujeito que as usa necessita de colocar as duas partes sendo grudadas no lugar, uma com a outra, e uma cura instantânea levaria o cara a loucura.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
25 minutos atrás, Jost disse:

Explicando um pouco mais:

A secagem do esmalte é rápida depois que você aplica na mosca. No vidro de esmalte ela demora muito para endurecer e na verdade antes de ela endurecer ele fica viscoso e se você adicionar mais solvente ele volta a ficar fluida sem perda das características originais.

As duas colas (esmalte e superbonder) têm reações químicas diferentes para "secar", que na verdade não tem secagem nenhuma, visto que não tem água.

No esmalte a "secagem" acontece pela evaporação do solvente, que acaba por iniciar uma polimerização dos compostos lá do troço.

Na superbonder ela acontece devido à polimerização direta, iniciada pelo contato com as superfícies: o próprio material que você aplica é o líquido que vira acrílico quando termina de curar.

A velocidade de cura das colas de cianoacrilato (superbonder) depende de uma série de fatores e doa aditivos anti-cura colocados na fábrica. Essas CA que a gente compra em bisnaguinha no supermercado tem uma velocidade de cura quase instantânea. Essas mais profissionais, tipo a TekBond, demoram um pouco mais para curar, pois geralmente o sujeito que as usa necessita de colocar as duas partes sendo grudadas no lugar, uma com a outra, e uma cura instantânea levaria o cara a loucura.

Mestre é mestre ! 

Valeu pela explicação Jost...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não é bem assim... esse tipo de verniz é mais complicado de usar, é à base de solvente orgânico mais forte, acaba curando dentro da própria lata, além de demorar para curar, especialmente se você não agitar, visto que o composto químico que cataliza a cura está em suspensão dentro a mistura e tende a se depositar no fundo...

O objetivo do head cement é basicamente colar tudo depois de finalizar a mosca... não é necessário usar verniz no conceito de "envernizar" o troço.

Esmalte de unha já é mais que suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pra mosquinha pequena pode ser qualquer coisa inclusive esmalte de unha

essa lata tem 3 anos e esta intacta como chegou no primeiro dia e custa o preço de 10 ml de head cement. Se eu jogar 1 por ano pra fora ja valeu o investimento.

É quimica sim é, mas o que não é desses produtos. POrtanto acho que a relação custo beneficio justifica

Uso esse treco pra fixar penas grandes e para mais um monte de funções alem da cabeça

Coloca dentro de um vidro de esmalte de unha vazio e vai repondo quando necessario

 

 

Editado por Carlos Andriolli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
5 horas atrás, Carlos Andriolli disse:

Amigo 

 

Compra esse verniz e tem head cement por 100 anos

Verniz.jpg

Esse é o tal do verniz automotivo monocomponente de secagem rapida ? 

Um amigo veio aqui em casa hoje e me deu um vidrinho com esse verniz que eu citei... Vi algumas indicaçoes boas desse que vc me passou! É o mesmo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pessoal, pelo que entendi é que o head cement serve apenas para dar uma proteção no acabamento da mosca, ou seja, na finalização, é isso ?

Sempre achei que ele poderia ser usado como cola durante o atado para ir fixando melhor os materiais, mas pelo visto a função dele não é essa rsrs, ou é ?

Alguém tem uma sugestão de cola que possa ser utilizada durante o atado ( que nao seja super bonder) ?

Valeu galera !

 

Editado por Rian Guandalini
Informação a mais
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto

Ele é um verniz monocomponente, portanto não precisa de cura, seca rápido e eu diria que é muito parecido com os vendidos nos estados unidos, o qual tem que ficar diluinjdo sistematicamente. Eu tenho uma lata a 3 anos, e vou colocando de um vidrinho de esmalte e vou usando com o pincel

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

o verniz monocomponente funciona muito bem! é uma opção já pronta, barata e que não precisa de mistura, diluição ou maiores cuidados de armazenagem. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 horas atrás, Carlos Andriolli disse:

Rian

Ha 17 anos atras vi esse video do Lefty Kreh ele usando head cement para fixar penas e pelos. E desde dali uso muito esse produto. Nacional , barato e da conta do recado

 

Bacana ! Vou experiementar ...

Acho que o verniz que ganhei é igual a esse seu ! Verniz monocomponente de secagem rapida... Tambem arrumei o esmalte, vou testar os dois . 

Valeu amigo !

Abração, 

Rian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em ‎07‎/‎07‎/‎2016 at 01:54, Rian Guandalini disse:

Pessoal, pelo que entendi é que o head cement serve apenas para dar uma proteção no acabamento da mosca, ou seja, na finalização, é isso ?

Sempre achei que ele poderia ser usado como cola durante o atado para ir fixando melhor os materiais, mas pelo visto a função dele não é essa rsrs, ou é ?

Alguém tem uma sugestão de cola que possa ser utilizada durante o atado ( que nao seja super bonder) ?

Valeu galera !

 

Eu uso Head Cement como finalização Rian e quando quero de fato colar algo como, por exemplo, um pedado de EVA para formar o corpo da mosca, uso TEK BOND.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

... e dificilmente você precisará de cola durante o atado em si... se precisar é que tá fazendo algo estranho :)

É claro que algumas iscas necessitam de cola ou resina, como bem mencionou o Fausto, mas no geral a linha de atado dá conta de segurar tudo no lugar.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 horas atrás, Fausto disse:

Eu uso Head Cement como finalização Rian e quando quero de fato colar algo como, por exemplo, um pedado de EVA para formar o corpo da mosca, uso TEK BOND.

Perfeito ! Agora está tudo certo, falta testar o head cement q arrumei, vou atras de um esmalte tambem, para comparar e escolher qual usar...

Valeu Fausto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 horas atrás, Jost disse:

... e dificilmente você precisará de cola durante o atado em si... se precisar é que tá fazendo algo estranho :)

É claro que algumas iscas necessitam de cola ou resina, como bem mencionou o Fausto, mas no geral a linha de atado dá conta de segurar tudo no lugar.

Vou usar para as iscas de EVA :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.