Ir para conteúdo

Penas grandes em anzóis pequenos 2 - Técnica do Chenile


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Um vídeo para ajudar o pessoal que está com penas grandes e deseja atar colares em anzóis pequenos. Eu já tinha feito um vídeo sobre esse tipo de coisa. A diferença entre as duas técnicas é que essa, ao contrário da outra, permite que o corpo seja bem magro, o que é fundamental para wetflies.

Poderíamos dizer, então, que a técnica do Hackle Rebatido é boa para ninfas e que a do Chenile é boa para wets.

De qualquer forma, é uma técnica meio complicada e que exige um certo treino para azeitar a coisa, mas que abre um leque grande de possibilidades de material de atado.

 

Bons atados :)

 

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Rian Guandalini 

Dá uma olhada no tópico Tenkara sobre nossa pescaria e lá vai ver que o Jost atou uma bela mosca com essa técnica. Claro que os lambaris deram fim nela, mas não é tão rápido assim.  :D

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

show essa técnica, usando fibras do tipo das poly yarn dá pra fazer boas pupas tbem com esse método!

essa aí foi com organza?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Na Patagônia esse ano, fiz um emergente usando essa técnica de chenile. O corpo foi de cobre em anzol #16, tipo brassie, e um hackle curtinho de poly yarn.

O conjunto ficou feroz... as trutas caíram matando.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Cara... essa de organza fica bacana, mas o troço CHAAAATO de fazer... de 0 a 10, é uma dificuldade 9,5 no atado :dry:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
4 horas atrás, Fausto disse:

@Rian Guandalini 

Dá uma olhada no tópico Tenkara sobre nossa pescaria e lá vai ver que o Jost atou uma bela mosca com essa técnica. Claro que os lambaris deram fim nela, mas não é tão rápido assim.  :D

 

Beleza Fausto! Vou dar uma olhada lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom dia.

Talvez não seja o local, pra fazer um pedido.

Eu tenho muita dificuldade em amolar anzóis.

Se puder faz um vídeo aqui com os matériais que pode user usados para amolar e tb as técnicas de amolar anzóis.

Obrigado.

Seus vídeos são ótimos.

Abs

Gilberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Gilberto tudo bem?

Amigo os anzóis existe de quatro tipos de ponta de anzóis o mais comum é o anzol ponta de faca.

Quando se fala a ponta de faca é o anzol que encima é côncavo e dos lados é triangulais este tem o formato de um corte parecido como a lamina de uma faca.

Amigo já existe amolador que tem uma caneleta no que o pescador não pede tempo passa de um lado e vira o anzol e o de outro proto a ponta fica amolada de novo.

A outra ponta de anzol que não amola é o anzol de ponta aço cônica mais muito pescadores preferem jogar fora se a ponta do anzol quebrar ou ficar rombuda, simplesmente não vai valer apena a molar vai perder tempo.  

Deu para Ajudar amigo pescador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 11/07/2016 at 11:05, Gilberto Sorroche disse:

Eu tenho muita dificuldade em amolar anzóis.

Se puder faz um vídeo aqui com os matériais que pode user usados para amolar e tb as técnicas de amolar anzóis.

Gilberto, afiar anzol não é uma coisa trivial, a priori.

Eu sugeriria a você começar atando em um anzol que seja muito bem afiado, por exemplo os Tiemcos e Gamakatsus da vida.

Se você estiver atando em anzóis de menor custo, como por exemplo Mustad, afiar pode ser uma questão de pegar ou não peixe.

E tem a categoria de anzol que nem vale a pena afiar e, portanto, não vale nem a pena atar neles :p

Todo caso, já atei muita isca em anzóis Marine Sports e os ditos pegam um fio adequado com um pouco de paciência, rendendo uns dois ou três peixes entre afiações.

Bem, do ponto de vista logístico, essa afiação deve ser feita antes de você começar a atar sua mosca. Algumas vezes a ponta quebra na hora de afiar e você perde a mosca se já tiver feito.

Nesse vídeo aqui você pode ver que eu começo afiando o anzol antes de começar o atado, pois estou usando um Mustad Inox e o fio não é lá essas coisas. Você pode ver que depois de efetuar a afiação, eu faço o "teste da unha" mostrado ali pelo Lefty - se o anzol depois de afiar não riscar sua unha com uma sensação de estar "cortando mesmo", tem que repetir até sentir isso e deixar um risco bem distinto:

Enfim, para afiar o anzol, já existem afiadores prontos no mercado. Esse que eu utilizo é um afiador de aço diamantado da Dr. Slick, o qual possui um vinco em cada face já para deixar a ponta em formato de diamante. É só colocar no ângulo desejado e dar umas esfregadas e, geralmente, o anzol fica afiado igual um bisturi. Aqui um link para compra:

http://www.marcelozursports.com.br/p-7403709-Dr-Slick---Afiador-de-Anzol-Dupla-Face

Eu acho o mais fácil de todos e você pode levar nas suas pescarias, para dar um retoque na afiação sempre que for necessário. A pesca de vários peixes requer isso aqui e ali, especialmente os muito ósseos, como caranhas, pacus, cachorras, grande tucunarés e tarpões.

Enfim, espero que isso ajude :)

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom dia.

Agradeço imensamente após colegas Marcelo, Andre Ribeiro e Jost, pelas explicações e ajuda.

Foram de muita utilidade.

Realmente os anzóis usados são os Mustad, principalmente 34007 e os gamakatsus.

Muito obrigado, a todos,  pela ajuda.

abs

Gilberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.