Ir para conteúdo

Postagens Recomendadas

  • Moderador

É, já deu pra entender que é um lugar lazarento e perigoso... :dry:

:bag:

Vou ali fazer um vídeo de atado, que é um jeito relativamente seguro de mexer com fly aqui no Rio...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Moderador

Salve André,

a linha é uma Loop Opti Stream nominalmente peso #5. Nominalmente porque se for considerado o padrão AFTMA, esta linha é peso #7. A vara é uma Loop Opti Stream (#5, 9').  Este conjunto está perfeitamente ajustado (na verdade foi projetado) para o estilo escandinavo de arremessos ancorados n'água. Que, mesmo sem água, é o que eu estou treinando no vídeo.

A linha é basicamente uma WF, mas com uma barriga gorda e curta junto com um afinamento frontal (front taper) bem longo. Eu pessoalmente considero o taper desta linha um híbrido WF+TT

Muito importante  para o estilo escandinavo é o líder. Na verdade, Henrik Mortensen considera o líder o elo mais importante do equipamento. E quem sou eu prá discutir com ele?

O arremesso fundamental do estilo escandinavo é o "switch cast", e num  "switch cast" escandinavo somente o líder ancora na água. A linha permanece no ar. O objetivo é causar um mínimo de perturbação para não espantar peixes.  Prá conseguir isso, o líder tem que ser muito longo, até 5 metros. No vídeo eu estou usando um poli-líder de 2 metros, com um tippet 0,20 de mais 2 metros.

A  Opti Stream  tem o mesmo tipo de taper que as Shooting Heads ditas escandinavas.

[]'s

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
18 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Salve André,

a linha é uma Loop Opti Stream nominalmente peso #5. Nominalmente porque se for considerado o padrão AFTMA, esta linha é peso #7. A vara é uma Loop Opti Stream (#5, 9').  Este conjunto está perfeitamente ajustado (na verdade foi projetado) para o estilo escandinavo de arremessos ancorados n'água. Que, mesmo sem água, é o que eu estou treinando no vídeo.

A linha é basicamente uma WF, mas com uma barriga gorda e curta junto com um afinamento frontal (front taper) bem longo. Eu pessoalmente considero o taper desta linha um híbrido WF+TT

Muito importante  para o estilo escandinavo é o líder. Na verdade, Henrik Mortensen considera o líder o elo mais importante do equipamento. E quem sou eu prá discutir com ele?

O arremesso fundamental do estilo escandinavo é o "switch cast", e num  "switch cast" escandinavo somente o líder ancora na água. A linha permanece no ar. O objetivo é causar um mínimo de perturbação para não espantar peixes.  Prá conseguir isso, o líder tem que ser muito longo, até 5 metros. No vídeo eu estou usando um poli-líder de 2 metros, com um tippet 0,20 de mais 2 metros.

A  Opti Stream  tem o mesmo tipo de taper que as Shooting Heads ditas escandinavas.

[]'s

Baita aula mestre Mitidieri!!

Eu percebi que não era uma WF tradicional justamente pelos casts ancorados que vc fazia mesmo estando na grama. É claro, não eram exatamente ancorados (a grama não ancora quase nada), mas sairam roll casts bons mesmo na grama (tarefa quase impossível...)

Obrigado pela explanação!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Por favor note que não há roll cast no vídeo. :)

No roll cast, a linha está esticada mais ou menos na direção do cast e o D-loop que se forma puxando a linha sobre a água serve para rolar  a linha num ângulo bem fechado em relação à posição inicial e sempre em apenas um sentido (se você for destro, só pode reposicionar a linha à esquerda com um roll cast). 

No switch cast, a linha é reposicionada quando se forma o D-loop. A partir da formação do D-loop, o cast consiste em atirar a linha como se ela fosse uma flecha e a vara um arco. Com o switch cast, a possibilidade de reposicionamento da linha é bem maior do que com o roll cast.

  

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.