Ir para conteúdo

Para Kelven


Postagens Recomendadas

  • Moderador

@Kelven, podia tentar colocar na agenda do Itamaraty o preço da licença de pesca para países fronteiriços da Argentina e fazer um pleito para reduzir isso um pouco.

A licença passou de 33 reais para 100 dólares! Isso nos últimos 5 anos...

Vou dizer que isso me incomoda um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A mim também!   :ok:

Pesco lá faz 10 anos e licença aumentou recentemente muito seu preço, e nem imagino o porque.

Veja o comparativo abaixo com valores em pesos argentinos:

2006/2007 - 3. ca­te­goría­s y va­lore­s de­ los pe­rmi­sos: A. Pe­rmisos Ordin­a­rios 1)   Para pescadores argentinos, extranjeros residentes o residentes en países limítrofes: (a)  Permiso Residente País Diario/Residente Países Limítrofes (RP/L­D): $ 5 (b) Permiso Residente País Semanal/Residente Países Limítrofes (RP/L­S): $ 10 (c)  Permiso Residente País Temporada/Residente Países Limítrofes (RP/L­T):  $ 30 (d)  Permiso Residente Menores, de 13 a 17 años inclusive Temporada (RPM­T): $ 10 (e) Permiso para Mayores de 65 años, Jubilados, Pensionados, Menores de hasta 12 años  y personas con capacidades diferentes con acreditació­n oficial de tal (JPM): Sin cargo 2)  Para pescadores argentinos o extranjeros no residentes (con excepció­n de los residentes en países limítrofes): (a) Permiso No Residente País Diario (NRP­D): $ 30 (b) Permiso No Residente País Semanal (NRP­S): $ 150 (c) Permiso No Residente País Temporada (NRP­T): $ 200

2009/2010 - 3º. categorías y valores de los permisos: A.­Per­mi­sos­ Or­di­na­rios 1)   Para pescadores argentinos, extranjeros residentes o residentes en países limítrofes: (a)  Permiso Residente País Diario/Residente Países Limítrofes (RP/L-D): $ 10 (b) Permiso Residente País Semanal/Residente Países Limítrofes (RP/L-S): $ 25 (c)  Permiso Residente País Temporada/Residente Países Limítrofes (RP/L-T):  $ 50 (d)  Permiso Residente Menores, de 13 a 17 años inclusive Temporada (RPM-T): $ 15 (e) Permiso para Mayores de 65 años, Jubilados, Pensionados, Menores de hasta 12 años  y personas con capacidades diferentes con acreditación oficial de tal (JPM): Sin cargo 2)  Para pescadores argentinos o extranjeros no residentes (con excepción de los residentes en países limítrofes): (a) Permiso No Residente País Diario (NRP-D): $ 75 (b) Permiso No Residente País Semanal (NRP-S): $ 250 (c) Permiso No Residente País Temporada (NRP-T): $ 350

2015/2016 - 3º. Categorías y valores de los permisos: A. Permisos ordinarios 1.  Para pescadores argentinos o extranjeros residentes en el país. (a) Permiso residente país diario (RP-D): $ 60. (b) Permiso residente país semanal (RP-S): $ 120. (c) Permiso residente país temporada (RP-T): $ 240. (d) Permiso residente país menores, de 13 a 17 años inclusive, temporada (RPM-T): $ 60. (e) Permiso para residentes país mayores de 65 años, jubilados, pensionados, menores de hasta 12 año y personas con capacidades diferentes con acreditación oficial de tal (RP-JPM): sin cargo. 2.  Para pescadores extranjeros no residentes en el país. (a) Permiso no residente país diario (E-D): $ 360. (b) Permiso no residente país semanal (E-S): $ 1.080. (c) Permiso no residente país temporada (E-T): $ 1.440.

Veja que havia o benefício de preço menor para pescadores que moravam em países limítrofes e agora não tem mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

AUMENTOU MUITO MESMO!!!

Não tenho a menor ideia do motivo, acredito que isto esteja acontecendo com maior intensidade no lado das trutas (patagônia), talvez um arranjo do Governo local. No lado dos dourados (norte) não esta acontecendo o aumento desta forma, pelo menos até 2015, subiu mas não tanto quanto o relatado pelo boss. Bem, no segundo semestre terei reunião com o entes do Mercosul, e colocarei isso na pauta. Contudo, preciso ter uma estimativa de volume, quantos pescadores estamos falando?

Por outro lado, o lado tupiniquim - pesquem mais no Brasil kkkkkkk.... temos trutas brazucas (gaúchas e catarinenses) rsrsrsrs  http://trutabrazuca.wix.com/trutabrazuca.  e dourados grandes, piraputangas e pacus esperando moscas http://www.pousadaitaicy.com.br/fly-fishing/flotada.htm .

 Abraço

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Então, vamos por partes.

Primeiro o número de pescadores brasileiros que vão pescar trutas por lá: eu chutaria algo em torno de 50 por ano. Não é um volume que faça diferença se os caras abaixarem o valor da licença, mesmo pq o grosso da grana é despejado em alimentação e hospedagem por lá.

Segundo: a gente (os que necessitam planejar por causa de dinheiro) só fica sabendo do valor da licença depois que já comprou passagens para o outro ano. Ano passado foi assim: compramos as passagens e em novembro tivemos a notícia do aumento enorme da licença. Estou já desgostoso de ter outra notícia similar agora em novembro e estou pensando em comprar as passagens em agosto.

A realidade tupiniquim da pesca esportiva, para mim, é que todos querem enriquecer em um único ano às custas do pescador. Ir pescar no Lago do Peixe ou no Amazonas é mais caro que ir pescar na Patagônia com tudo incluído. Na verdade pescar no Amazonas é mais caro que pescar em alguns lugares da Europa. :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, Jost disse:

Então, vamos por partes.

Primeiro o número de pescadores brasileiros que vão pescar trutas por lá: eu chutaria algo em torno de 50 por ano. Não é um volume que faça diferença se os caras abaixarem o valor da licença, mesmo pq o grosso da grana é despejado em alimentação e hospedagem por lá.

Segundo: a gente (os que necessitam planejar por causa de dinheiro) só fica sabendo do valor da licença depois que já comprou passagens para o outro ano. Ano passado foi assim: compramos as passagens e em novembro tivemos a notícia do aumento enorme da licença. Estou já desgostoso de ter outra notícia similar agora em novembro e estou pensando em comprar as passagens em agosto.

A realidade tupiniquim da pesca esportiva, para mim, é que todos querem enriquecer em um único ano às custas do pescador. Ir pescar no Lago do Peixe ou no Amazonas é mais caro que ir pescar na Patagônia com tudo incluído. Na verdade pescar no Amazonas é mais caro que pescar em alguns lugares da Europa. :p

Jost,
Pescar nos rios amazônicos é absurdo mesmo.

Mas a pescaria em Balbina é bem viável. Preço similar ao Lago do Peixe e bem melhor de ações e natureza.
Balbina eu recomendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tenho certeza que 50 pessoas digo (pescadores brasileiros) seja um volume pouco representativo em um pleito diplomático. Contudo, vou evoluir neste assunto e tratar com proximidade.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
9 minutos atrás, Alberto disse:

Jost,
Pescar nos rios amazônicos é absurdo mesmo.

Mas a pescaria em Balbina é bem viável. Preço similar ao Lago do Peixe e bem melhor de ações e natureza.
Balbina eu recomendo.

Temos muitos lugares no Brasil para pescar com mosca, lugares caros e baratos, bons e ruins. Contudo, temos peixes incomparáveis!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim, quanto aos peixes nenhum reclame! :D

Para eu pescar no Lago do Peixe por uma semana, saindo aqui do Rio de Janeiro, fica um custo de uns 1300 dólares...

Eu gasto 1200 dólares para pescar 15 dias na Patagônia :dry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Jost,

Talvez este tema possa ter maior alcance e profundidade se tratado diretamente com os principais interessados na presença de pescadores brasileiros e dos demais países limítofes e sulamericanos, ou sejam, os guias e operações de pesca, além das secretarías de turismo.
Quanto a pesca tupiniquim, tudo vai muito bem até que um bugre mais esperto se introduza na operação e os preços magicamente se transformam em preços para gringos abastados....:okok:

Abração

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Jost,

Tenho a impressão de que são mais do que 50 pescadores brasileiros por ano, mas também não tenho ideia de quantos seriam.

De fato o que realmente fez aumentar o preço foi a eliminação do desconto para residentes de países limítrofes.  De repente o Kelven poderia tentar pedir alguma estatística da fauna Argentina, se existir, que diga quantos pescadores de países limítrofes (penso que os mais relevantes devem ser Brasil e Chile) vão pescar por ano.  É capaz que seja, sim, um número mais expressivo do que imaginamos.

Só para ter uma ideia, quando estive lá sozinho em dezembro, coincidentemente na mesma semana que eu havia mais 8 brasileiros na Hosteria.  Encontrei mais dois no Malleo. Destes, apenas eu frequento o Mosqueiros. 

Abs.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

São pescarias distintas e não muito comparáveis! Tem uso de embarcações, combustíveis, guias etc...

Mas sim, pescar no Brasil de modo geral não é barato. Uma pena. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Uma coisa que está revelando potencial de muito rendimento de peixe a "baixo custo" para mim, e que tem toneladas de coisas a descobrir, é a pesca marinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Segundo os nativos, nada dessas iscas funciona aqui no Rio... pelo jeito teremos um desafio tupiniquin na história! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 minuto atrás, Jost disse:

Mas corre uma lenda que o principal nativo envolvido nesse imbróglio é pé-frio :whistle:

Mermão!!!

Passa uma régua e inicia do zero, o cara é azarado demais!!!

Moscas diminutas claras e escuras, horários e marés distintas, locais limpos e com esgoto, líderes finos. Por fim... engodo para atrair as meninas!

Se nada adiantar.... começa tudo de novo, esquema tilápias do Paranoá!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, Jost disse:

Uma coisa que está revelando potencial de muito rendimento de peixe a "baixo custo" para mim, e que tem toneladas de coisas a descobrir, é a pesca marinha.

Dia 18 você vai saber como é pescar nas ilhas da baía de Sepetiba.   :ok:

Foram ao todo mais de 50 pescarias feitas naquela região e numa regra bem simples, o 4º sábado era sagrado e sendo assim, totalmente indiferente as condições climáticas ou de maré estava lá com meu amigos e sem mimimi de ler tábua de marés, escolher lua ou avaliar condições climáticas, ou seja, era dia de pesca e lá estávamos. Se tu gostar, podemos criar novo calendário para assim voltar a pescar por lá ao menos uma vez ao mês. 

46 minutos atrás, Jost disse:

Segundo os nativos, nada dessas iscas funciona aqui no Rio... pelo jeito teremos um desafio tupiniquin na história! :D

Sem desafios Jost, vamos em busca dos predadores e as tainhas estão num outro plano.  :D

Quanto ao valor do assunto Categorías y valores de los permisos na Patagônia Argentina com o valor muito acima praticado anos anteriores, esse é o tema e não será por causa disso que deixarei de lá pescar. Não há a menor relação de comparação com a pesca da truta aqui no Brasil, são biomas extremamente diferentes, situações de pesca que aqui no Brasil jamais se igualarão e não vou entrar no mérito dessa questão. Pesco trutas aqui no RJ, cuido bem delas com muito carinho e dedicação, e jamais compararei a pesca delas aqui com as que faço na Patagônia. :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
12 minutos atrás, Beto disse:

Esgoto é o segredo! Na saída do esgoto elas ficam loucas atacando tudo. É só atar uma lã ball marrom e correr para o abraço.

anzol nelas!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost,

Não é minha pria, mas as tainhas europeias apresentam hábitos distintos que as nossas! A do gênero chelon aparentemente tem boca maior quando comparada com as mugils (nossas). Essa informação talvez não tenha valia, contudo aguçará ainda mais :ok:     

 

tainha4 (002).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Se a boca é diferente, o hábito alimentar também... daí ser de muita importância essa informação, pois é quase certo que não pegaremos as nossas com a isca das deles.

Nós já temos uma ideia de como pegá-las, mas ainda não tivemos tempo de botar a empreitada para a frente.

Breve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
6 minutos atrás, Jost disse:

 

Nós já temos uma ideia de como pegá-las, mas ainda não tivemos tempo de botar a empreitada para a frente.

Breve... :whistle: no aguardo!!! ansioso demais!!!

 

 

Editado por Kelven
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

"O desconhecimento da impossibilidade é proporcional à flexibilidade do rabo da tartaruga" - Darth Blunders

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Thiago Zanetti disse:

Jost, como diz Mestre Wader (ao contrário) 

Seu excesso de fé é perturbador.

 

Você pesca permit... do que tá reclamando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Hoje estava voltando do almoço e resolvi caminhar junto ao píer da praça Mauá.

Vi alguns cardumes de tainhas nadando ao longe...

Mar aí cheguei em uma saída de esgoto/água pluvial que desagua na baía... tinha um cardume de pelos menos umas 150 tainhas, onde as menores eram de 30cm e as maiores passavam facilmente dos 60-70cm com pelo menos 15cm de diâmetro... parecia um extintor de incêndio nadando. :wacko:

... só que é proibido pescar no píer desde a inauguração da nova praça... :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Era exatamente o que eu via lá no Clube Naval de Niterói. :ok:

Essas menores se agrupavam em cardumes maiores, já as maiores ficavam em grupos de 6 a 8 indivíduos.

Já pensou fisgar um "torpedo" desses? :D

Só que pescar em saída esgoto (apesar da BG estar toda poluída), tô fora! :dry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.