Ir para conteúdo

Livros para água salgada?


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Olá, pessoal!

Dicas de bons livros sobre iscas para água salgada?

Chegou a hora de começar a estudar isso. Inicialmente estou pensando nesses dois, mas também gostaria imensamente de comprar um com receitas de iscas mesmo:

5167z92qCJL._SX328_BO1,204,203,200_.jpg

Fly Fisherman's Guide to Saltwater Prey: How to Match Coastal Prey Fish & Invertebrates with the Fly Patterns That Imitate Them

 

514-HoOw0rL._SX382_BO1,204,203,200_.jpg

Feather Brain: Developing, Testing, & Improving Saltwater Fly Patterns

 

Comentários e sugestões são muito bem-vindos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Já vi boas recomendações desse segundo  aí de cima. :yes: 

Quando estava procurando achei boas referência a esse aqui:

51KVo-CiJuL._SX258_BO1,204,203,200_.jpg

http://www.amazon.com/Essential-Saltwater-Flies-Publisher-Stackpole/dp/B004TN2WU0

 

Tem também o livro do Lefty:

saltwater-fly-patterns.jpg

http://www.amazon.com/Saltwater-Fly-Patterns-Lefty-Kreh/dp/1558213376

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Saltwater Fly Patterns de Lefty Kreh é um livro que adquiri há quase duas décadas e continua sendo atual. 

É um livro de receitas e mostra as moscas, porém nada de passo a passo.

Bonefish Fly patterns de Dick Brown é o que considero melhor sobre o tema de iscas para os bones.

 

 

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost,

Acho primeiro livro citado pelo André muito bom (Essential Saltwater Flies). Ele trás um panorama geral sobre as moscas usadas para os peixes de água salgada mais conhecidos.

Tem outro livro do Lefty Kreh chamado Fly Fishing in Salt Water. Muito bom, mas não é específico sobre atado.

Eu não deixaria de dar uma olhada no livro do Bob Popovics. Atador moderno e criativo com várias moscas para água salgada.

Um abração,

Matheus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Beto, esse livro parece bem bom. Imagino que com essas iscas você pegue uma boa quantidade de outros peixes, além do bone, correto?

Não estou interessado em tarpons e coisas do estilo que se pega com streamer... mais peixe de costão e de surf cast.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 02/05/2016 at 10:13, André Ribeiro disse:

Já vi boas recomendações desse segundo  aí de cima. :yes: 

Quando estava procurando achei boas referência a esse aqui:

51KVo-CiJuL._SX258_BO1,204,203,200_.jpg

http://www.amazon.com/Essential-Saltwater-Flies-Publisher-Stackpole/dp/B004TN2WU0

 

Tem também o livro do Lefty:

saltwater-fly-patterns.jpg

http://www.amazon.com/Saltwater-Fly-Patterns-Lefty-Kreh/dp/1558213376

Esses dois só usados... :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
20 minutos atrás, Jost disse:

Esses dois só usados... :mellow:

ESSENTIAL SALTWATER FLIES 

https://www.amazon.com/gp/offer-listing/0811734595/ref=tmm_pap_new_olp_0?ie=UTF8&condition=new&qid=&sr=

SALTWATER FLY PATTERNS - LEFTY KREH

http://www.amazon.com/gp/offer-listing/1558213376/ref=tmm_pap_new_olp_sr?ie=UTF8&condition=new&qid=&sr=

Todos novos. :acid: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tive enormes problemas com associados da Amazon em Brasília, a ponto de simplesmente desistir de usá-los e não comprar livros da Amazon a não ser que sejam oferecidos pela própria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
33 minutos atrás, Jost disse:

Tive enormes problemas com associados da Amazon em Brasília, a ponto de simplesmente desistir de usá-los e não comprar livros da Amazon a não ser que sejam oferecidos pela própria.

O segundo dessa lista é vendido pela Amazon 

https://www.amazon.com/gp/offer-listing/0811734595/ref=tmm_pap_new_olp_0?ie=UTF8&condition=new&qid=&sr=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Jost disse:

@Beto, esse livro parece bem bom. Imagino que com essas iscas você pegue uma boa quantidade de outros peixes, além do bone, correto?

Não estou interessado em tarpons e coisas do estilo que se pega com streamer... mais peixe de costão e de surf cast.

 

Esse livro, dentro do que se propõe é alem de bom, e classifico como excelente !
Um outro livro também de autoria de Dick Brown, chama-se Fly Fishing for Bonefish, e traz todas as receitas contidas no livro Bonefish Fly Patterns, porém com ilustrações mais abreviadas.
Considero este livro muito interessante porque traz muitas informações sobre os peixes com relação às marés, habitos alimentares e outros aspectos de comportamento.
Tenho os dois, mas considero este último mais completo.
Uma pequena dica : a isca mais universal mesmo em água salgada, é um velho e bom Clouser Minnow branco e verde ou branco e tan.

Abração

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Obrigado a todos pelas dicas e considerações. Acabei comprando os 3 livros a seguir:

A) Orvis Guide to Fly Fishing Coastal Gamefish

Gosto de começar do absolutamente básico e geralmente esses livros da Orvis são para iniciantes, como eu. Curiosamente, o autor é Doutor em biologia marinha, o que acrescenta uma imensa solidez ao que o cara escreve... bem do jeito que curto :)

51IMr3cBplL._SX314_BO1,204,203,200_.jpg

 

B) Fly Fisherman's Guide to Saltwater Prey: How to Match Coastal Prey Fish & Invertebrates with the Fly Patterns That Imitate Them

Curiosamente, do mesmo autor. Só me dei conta disso depois de efetuada a compra, uma vez que em um livro ele se identifica com o PhD no meio e acaba caindo em autores "diferentes" no site da Amazon. Acho que esse livro vai me dar uma boa noção do que tem aí pelo mar para comer :p

5167z92qCJL._SX328_BO1,204,203,200_.jpg

 

C) Bonefish Fly Patterns: Tying, Selecting, And Fishing All The Best Bonefish Flies From Today's Best Tiers

Meu interesse primário não é pesca embarcada de grandes peixes com streamers, mas sim pequenos peixes de praia que se alimentam de crustáceos, vermes e pequenos peixes. Isso posto, o chassis básico de iscas para bonefish parece ser um bom começo de onde bolar iscas menores. Por outro lado, meu interesse primário não é exatamente a pesca de bones, de modo que um livro inteiramente voltado para o habitat e hábitos desses peixes seria específico demais para mim. Enfim, pensando nisso e vendo o livro por dentro, me pareceu um bom lugar para procurar receitas e ideias.

511ChppzIOL._SX403_BO1,204,203,200_.jpg

 


 

Enfim, essa é apenas a primeira caixa de livros sobre saltwater. Todas as indicações foram muito boas para me guiar nessa selva salgada.

Novamente meus agradecimentos.

Bons atados! :okok:

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Moderador
Em 11/05/2016 at 10:41, Jost disse:

Esse livro é FANTÁSTICO! Quase não tem figuras e o texto é bem biologuês, afinal o cara é PhD no troço, mas ele passa umas informações muito, mas muito importantes e com fundamentação, coisa que nunca vi em nenhum outro livro. Do cacete... recomendo mesmo! (entender de biologia ajuda, nesse livro :D )

 

 

Citar

Esse é muito bom. Dezenas de iscas para bone, que servem para uma miríade de outros peixes, tudo com receita, história e modo de pescar. Poucos passo-a-passo... não é um livro para iniciantes.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 11/05/2016 at 10:41, Jost disse:

Esse livro é assim:

  • vários capítulos por tipo de bicho (no nível de Família taxonômica) que é alimento de predadores marinhos
  • em cada capítulo alguns exemplares dos bichos que ocorrem e em que lugar dos Estados unidos ocorrem (foto e tamanho)
  • seguido de algumas iscas que podem imitar esses bichos

Do ponto de vista biológico não serve para o pescador brasileiro, mas do ponto de vista taxonomia-->isca serve.

Você tem que usar o livro assim:

  • quero atar um caranguejo de mangue
  • vai no capítulo de caranguejos de mangue (mud-crabs) --> esquece que os bichos são americanos... foca nas iscas que os imitam no final de cada capítulo
  • beleza... isca X imita o troço que quero atar
  • bora pra morsa adaptar para os tamanhos e cores do bicho brasileiro que quero imitar!

Assim o livro fica útil.

Foi escrito pelo mesmo autor PhD em biologia do livro de Coastal Gamefish ali de cima, de forma que você encontra muita referência a espécies bem identificadas e as correlações são exatas e precisas. Eu acho que é um livro mais de referência rápida... pequeno, dá pra levar até em viagem, se pintar o desespero e tiver que atar um troço diferente in situ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Desculpem por sair do tópico, mas um fenômeno que acho muito interessante é que agora há muitos livros em que a versão eletrônica para Kindle é mais cara do que a versão física.  Esse da Orvis, por exemplo, custa US$ 16,47 a versão eletrônica e US$ 12,85 o paperback.

A única explicação que encontro é que há tanto mais saída da versão eletrônica que (i) estão cobrando mais caro porque as pessoas pagam, ou (ii) manter o livro em estoque custa tanto que é melhor se livrar dele logo.  De toda forma, é uma inversão muito louca de parâmetros.

Pronto, acabei, de volta à pesca no mar... :blush:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Li uma discussão a respeito e um cara de uma editora disse que as grandes editoras pressionaram para que a Amazon atuasse meramente como um agente de distribuição, a política de preços é mantida pelas editoras que temem que suas vendas de livros impressos sofram queda por conta dos valores baixos dos ebooks. :dry: 

Assim, algumas editoras mantém os preços bem próximos e em alguns casos até maiores. :mellow: 

Note também que esse livro em particular, não pode ser lido em um dispositivo kindle comum, me parece que pela quantidade de figuras, não é um ebook. Deve ser um pdf convertido e que só pode ser lido em um aplicativo (reader) da Amazon. Provavelmente isso deve limitar a distribuição e dificultar, tanto o delivery quanto o armazenamento nas contas dos leitores da Amazon, pois o arquivo deve ser bem grande.

De toda forma, também não vejo sentido algum nisso. :acid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.