Ir para conteúdo

Anzois para Chernobyl e Hoppers


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Olá, me desculpem se o tópico estiver no lugar errado, ainda estou aprendendo a visualizar e entender o fórum.

Tenho atado alguns gafanhotos e chernobyl, mas visto que o anzol que utilizo não é muito adequado, pois ficam um tanto exagerados na mosca.

Qual tipo anzól seria mais indicado ? E o tamanho ? Irei pescar matrinxãs entre 1 e 2kg.

Agradeço a todos !!??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Rian como vai? Bom hoppers,atractors e afins são minha paixãO. Pra 2017 vou investir pesado no uso deles na patagônia.

Bom o tipo de anzol mais indicado são os de aste comprida, pois permitem a adequa confecção do corpo destas iscas. Existem n modelos no mercado, atualmente eu tenho usado um modelo da gamakatsu, vou procurar o código e depoisposto pra vc.

Quanto a numeração fica complicado dizer com certeza. Estes peixes são selvagens ou de pesque e pague? O que comem?  Tudo isso vai ajudar na escolha do tamanho da isca. Aqui em Juiz de fora tinha um pesque e pague com muitas matrinxãs e como elas comiam ração, as iscas tinham que ser menores anzol #6 ou #8. Já quando estive no São Francisco usei com muito sucesso anzóis #6 ou #4.

Estude aí sua situação de pesca pra vc fazer uma escolha mais acertada. Depois conta o resultado pra turma.

Espero ter ajudado.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caro Gustavo, muito obrigado por me ajudar, então, seria matrinxã de pesqueiro , e sao bem ariscas!!! A média do tamanho eh 1 kg, as maiores sao raras.

Comprei um anzol lighting strike tamanho #10 com haste 3x, tentei colocar uma foto, nao sei se deu certo... Acho que vai me servir bem!!! Penso que o ideal seria um tamanho 8, mas não estava disponivel, e para aproveitar o frete de outras coisas que estava pegando, fui no 10 mesmo. Ele seria para chernobyl e alguns hoppers. Oq acha ???

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu tenho usado dois modelos da gamakatsu o S10-B, anzol próprio para moscas secas, e o T10-3H, anzol de corpo curvo.

Aprendi com o tempo e a troca de informações que para iscas que utilizam eva, o grande segredo é o correto posicionamento desse no anzol. Isso é  responsável por 80% da flutuabilidade certa da iscas. 

Para iscas que utilizam pelos naturais como os atractors tenho dois truques que são fundamentais.  1) recobrir todo o corpo do anzol com o pelo aumenta a capacidade de flutuar da isca. 2) para a formação de caudas, asas etc o truque é  ser moderado na quantidade de pelos. Temos a idéia errada de quanto mais pelo mais a isca vai flutuar, mais a grande quantidade de pelo desequilibra a isca no pouso e na deriva,  além de dificultar o cast.

A medida que for lembrando de mais coisas vou relatando.

 

Editado por Gustavo Mello
acréscimo de informações
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gustavo, com certeza atar a mosca com as proporções corretas, anzol na posição certa, faz toda diferença!! Esse anzol S10-B parece ser muito legal, para uma próxima compra vou investir neles !! 

Obrigado por suas sugestões, ajudaram e muito ! Abraço??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
13 minutos atrás, Rian Guandalini disse:

Gustavo, com certeza atar a mosca com as proporções corretas, anzol na posição certa, faz toda diferença!! Esse anzol S10-B parece ser muito legal, para uma próxima compra vou investir neles !! 

Obrigado por suas sugestões, ajudaram e muito ! Abraço??

Amigo só atenção porque a haste dele não é alongada.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 minutos atrás, Gustavo Mello disse:

Amigo só atenção porque a haste dele não é alongada.

Entendi, então ele não é muito recomendado para chenobyl ? Aproveitando... Sabe alguma mosca interessante para matrinxã de pesqueiros ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 horas atrás, Gustavo Mello disse:

Só para uma bem pequena.

Aqui funcionava muito bem pra mim além da chernobyl, uns  gulgler marrons ou laranjas. 

Quando nada dava certo ração de eva:diablo:

Ja ouvi falar no Gurgler, parece uma boa !!! :ok: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Milton! Muito obrigado, mas ainda tem muita coisa para aprender rsrs, enquanto isso vou pegando um pouco de informação com os mais experientes. Temos que tentar pegar aquelas matrinxãs do vale hem !

Abraço meu amigo !!! :okok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
4 horas atrás, André Vergara disse:

Eu atei uma "tentativa" de chernobyl ant em anzol mustad 9674 para streamer, tamanho #6
http://www.mustad.no/catalog/na/product.php?id=2289

Esse aqui foi o resultado!!

IMG_20160411_215717.jpgIMG_20160411_215723.jpg

Ficou legal parceiro. Parabéns?

Quando chegar o anzol que comprei posto oq saiu ! Abs .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo pescador, os anzóis mais indicado para as moscas Chernobyl são anzóis de haste longa com gap curvo e lagos.,

Um exemplo Gamakatsu 5013 F tamanhos 1/0 a 2/0, isto vai mudar com a marca e modelos.

Os anzóis serve tanto para Chenobyl como os grilos, este anzol Gamakatsu é fino mais resistente e leve, feito com aço carbono de alta qualidade.

Os anzóis para grilos na minha opinião, precisam ser um pouco menor já para as Chenobyl pode sim ser maiores.   

 

 

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
5 horas atrás, Marcelo R. S. disse:

Amigo pescador, os anzóis mais indicado para as moscas Chernobyl são anzóis de haste longa com cape curvo e lagos.,

Um exemplo Gamakatsu 5013 F tamanhos 1/0 a 2/0, isto vai mudar com a marca e modelos.

Os anzóis serve tanto para Chenobyl como os grilos, este anzol Gamakatsu é fino mais resistente e leve, feito com aço carbono de alta qualidade.

Os anzóis para grilos na minha opinião, precisam ser um pouco menor já para as Chenobyl pode sim ser maiores.   

 

 

Caro Marcelo, o 5013F acho q para hoppers é um exelente anzol. Obrigado pela sugestão ! Abraço.:okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

No atado existe certa liberdade para utilização de materiais e também dos anzóis em relação a certas características e funções que se tenham como meta.
Para obter melhor flutuação, anzóis de arame fino ajudam esta condição desde que a mosca tenha pequena altura como as autênticas chernobill.
Moscas com mais adereços no dorso e portanto mais altas, exigem anzóis mais pesados de arame mais grosso, para assegurar o equilibrio e também garantir que caiam sempre com o anzol voltado para baixo mesmo em condições de muito vento.
Patas de borracha (rubber legs) ou similares também ajudam no equilibrio da mosca.
Atados que possam obstruir a abertura (gap) do anzól, podem ser compensados com anzóis de gap grande e arame fino para que as moscas não fiquem pesadas, como por exemplo o Gamakatsu 5013F.

 

Abração

Odimir

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de pegar algumas dicas para a confecção do leader para a pesca de matrinxãs em pesqueiro, a pesca vai ser na superficie, então penso que não seja necessário um bite tippet.

Tenho linhas mono 0,50... 0,40... 0,35!

Se for possível montar um bom leader para boas apresentações com essas linhas que tenho, gostaria de saber como fazer a montagem e o tamanho .

Atualmente utilizo a proporção 60/20/20 para tucunarés, se essa também for adequada para as matrinxãs o problema esta resolvido rsrs.

Também aproveito para agradecer a todos do MDR, esse tópico foi a minha primeira participação por aqui e fiquei muito satisfeito!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
10 horas atrás, Rian Guandalini disse:

Pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de pegar algumas dicas para a confecção do leader para a pesca de matrinxãs em pesqueiro, a pesca vai ser na superficie, então penso que não seja necessário um bite tippet.

Tenho linhas mono 0,50... 0,40... 0,35!

Se for possível montar um bom leader para boas apresentações com essas linhas que tenho, gostaria de saber como fazer a montagem e o tamanho .

Atualmente utilizo a proporção 60/20/20 para tucunarés, se essa também for adequada para as matrinxãs o problema esta resolvido rsrs.

Também aproveito para agradecer a todos do MDR, esse tópico foi a minha primeira participação por aqui e fiquei muito satisfeito!!!

Fala Rian, beleza?

Cara, sobre o leader, vamos ver alguns pontos aqui.
Você comentou que quer um leader "para boas apresentações". Tucunaré não é um peixe que exige apresentação de isca, ou seja, o leader 60/20/20 serve perfeitamente.

Se você quiser apresentações mais delicadas, vai ter q mudar a fórmula.
Para pesca com terrestrials com equipamento #4, uma formula de leader que pode ser usada é a 50/25/25. Se quiser um leader de apresentação mais delicada ainda, parta para um 40/30/30.

Outra dica. Tente conseguir uma linha mais fina (0,30mm ou 0,28mm) para a parte final do leader (tippet) e, caso precise, coloque um shock tippet de uns 10-15 cm na ponta (pode ser de linha 0,35mm fluorocarbon).

Qualquer dúvida, é só dar um grito ai ou mandar MP.

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 horas atrás, Rian Guandalini disse:

Olha ai pessoal, na minha opinião poderiam ter ficado melhores, fiz na pressa e na ansiedade de estrear a morsa e os anzóis rsrs.

Oq acharam ? 

:):):)

Achei que ficaram ótimas e certamente te propiciarão ótimas capturas !

Parabéns !

Abração

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito obrigado amigos!! Algumas dessas que coloquei foto eu passei a gilete rsrs, pois o EVA ficou muito grande para o anzol, coloquei na agua e nao ficou muito legal. Mas já consegui resolver o problema, segue foto de uma das que atei agora , acho q ficou bem melhor !! 

image.jpg

image.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, há muito não atava chernobyl, as primeiras não segui nenhum passo a passo, mas como disse acima, não gostei muito do resultado, achei q poderia ser melhor, então fui atras de melhorar as moscas, as de agora ficaram muito melhores na minha opinião, tem uma foto na resposta acima, da uma olhada nela, acha que melhorou ? 

Abraço:okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim está melhor e vai melhorar mais. :ok:

Digo isso porque a cada novo atado que faço procuro melhorar e você está fazendo o mesmo. O peixe não vê da mesma forma que nós, nosso olhar é mais exigente e como sempre digo, a mosca pesca primeiro o pescador. :)

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
39 minutos atrás, Fausto disse:

Sim está melhor e vai melhorar mais. :ok:

Digo isso porque a cada novo atado que faço procuro melhorar e você está fazendo o mesmo. O peixe não vê da mesma forma que nós, nosso olhar é mais exigente e como sempre digo, a mosca pesca primeiro o pescador. :)

 

Obrigado amigo! Sempre busco melhorar um pouco. E não adianta, quando vejo uma coisa errada na isca, fico incomodado até arrumar rsrs .

Quero aproveitar para agradecer a todos que deram suas dicas, sugestões e me ajudaram no assunto.

Até mais .

Editado por Rian Guandalini
Agradecimento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.