Ir para conteúdo

Gafanhoto Prático


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Bom dia pessoal,

Isso que chamo de praticidade, mas acabo me questionando se o conceito de atado não esteja se desvirtuando.

No canal dele existem atados fantásticos e de deixar o queixo caído de tão realista.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bem... sempre existirão atadores que não tem exatamente a paciência ou destreza, ou mesmo vontade, para atar as iscas mais complexas. Infelizmente, no meu entender, terrestrials tipo hopper se encaixam nessa categoria de iscas complexas. Sob essa ótica, não vejo grandes problemas na existência desse tipo de coisa aí de cima e acho que o purismo não é pragmático nem ajuda na divulgação da pesca com mosca.

Por outro lado, sendo purista, me dou ao direito de dizer que isso aí em cima não é atado de mosca. Quando muito, é construção de isca, assim como lixar balsa para fazer popper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
6 minutos atrás, Jost disse:

Bem... sempre existirão atadores que não tem exatamente a paciência ou destreza, ou mesmo vontade, para atar as iscas mais complexas. Infelizmente, no meu entender, terrestrials tipo hopper se encaixam nessa categoria de iscas complexas. Sob essa ótica, não vejo grandes problemas na existência desse tipo de coisa aí de cima e acho que o purismo não é pragmático nem ajuda na divulgação da pesca com mosca.

Por outro lado, sendo purista, me dou ao direito de dizer que isso aí em cima não é atado de mosca. Quando muito, é construção de isca, assim como lixar balsa para fazer popper.

Por ai.:pipe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
2 horas atrás, Jost disse:

Bem... sempre existirão atadores que não tem exatamente a paciência ou destreza, ou mesmo vontade, para atar as iscas mais complexas. Infelizmente, no meu entender, terrestrials tipo hopper se encaixam nessa categoria de iscas complexas. Sob essa ótica, não vejo grandes problemas na existência desse tipo de coisa aí de cima e acho que o purismo não é pragmático nem ajuda na divulgação da pesca com mosca.

Por outro lado, sendo purista, me dou ao direito de dizer que isso aí em cima não é atado de mosca. Quando muito, é construção de isca, assim como lixar balsa para fazer popper.

Sei lá ... Penso que lixar balsa pra fazer a cabeça de popper está muito dentro do conceito de atado. Eu mesmo não costumo fazer isso. Ato meus poppers na maioria dos casos com cabeças de EVA compradas prontas e ainda assim acredito que seja um atado

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, André Ribeiro disse:

Pra mim isso não é atado. :sleep:

Pra fazer isso prefiro catar uns gafanhotos no mato, empalá-los em uns anzóis e cobrir com spray de verniz. :acid:

Ê cabra que tá de mau humor hoje :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Estou convencido que o ser humano é por demais complexo. Espero que ATADO não se transforme em religião ou partido político, pois haveriam cismas, com xiitas, essênios, ortodoxos,  conservadores , liberais e toda sorte de diferentes opiniões. O importante, acho, é não radicalizar e admitir a diversidade, pois esta é inerente ao ser "pensante". Fico decepcionado com certas opiniôes !

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Pessoalmente compartilho das opiniões do Celio e do Henrique Dayan e acredito que seja muito dificil estabelecer limites ao que possa ser chamado ou considerado como atado.
Tenho uma certa paixão pelo atado e os múltiplos aspectos a ele relacionados e certamente não gostaria de ver as tecnicas tradicionais substituidas totalmente por impressoras digitais.
O atado ou montagem mostrados no vídeo não são tão fáceis como parecem e exigem certa habilidade para que se obtenha resultado satisfátorio.
No meu entender , embora tenha muito de montagem, o classifico como atado e o grilinho é bem bacana !
Se estivesse disponível no mercado brasileiro, certamente gostaria de ter alguns em minha caixa de moscas.

Abração

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

legal o grilo!

e sobre o rumo que o tópico tomou,  tenho uma dúvida:

se eu pego um caule de capim e dou um nó cego na haste do anzol com ele, isso é atado? ou é linguiça? pega muita tilápia...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Uma das coisas que mais me atraiu na pesca com mosca foi o fato de eu poder produzir o que atrai o peixe (mosca) a partir dos mais diversos e simples materiais que combinados produzem uma imitação do alimento do peixe, seja mais realista ou mais impressionista. :)

Veja essa definição de fly tying:

Fly tying is the process of producing an artificial fly used by fly fishing anglers to catch fish. Helen Shaw, an American professional fly tyer, defined it as the "simple process of binding various materials to a hook with thread."

Se a praticidade é tão importante assim pra que atar? Porque não comprar as moscas simplesmente como faz a grande maioria dos pescadores de bait? Se o atado é tão penoso a ponto de ter que ser simplificado e reduzido a colar a mosca quase pronta a um anzol, porque se ata? Compre logo a isca pronta.

Eu ato porque me dá prazer, enquanto ato, penso na pescaria e minhas memórias de pescarias anteriores, o planejamento das próximas e inúmeros outros pensamentos me invadem, viajo, me distraio, me sinto "pescando" (de certa forma).

Mas é só uma opinião. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
29 minutos atrás, Odimir disse:

No meu entender , embora tenha muito de montagem, o classifico como atado e o grilinho é bem bacana !
Se estivesse disponível no mercado brasileiro, certamente gostaria de ter alguns em minha caixa de moscas.

 

Eu também gostaria de ter uns grilinhos destes e usaria os mesmos sem nenhum complexo  (i.e. sem ficar grilado).!

Editado por HDayan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, HDayan disse:

Estou convencido que o ser humano é por demais complexo. Espero que ATADO não se transforme em religião ou partido político, pois haveriam cismas, com xiitas, essênios, ortodoxos,  conservadores , liberais e toda sorte de diferentes opiniões. O importante, acho, é não radicalizar e admitir a diversidade, pois esta é inerente ao ser "pensante". Fico decepcionado com certas opiniôes !

Bem, como forneci uma opinião e posso estar nesse rol dos que o deixa decepcionado Henrique, vejo-me no direito de me justificar.

Para mim, atado envolve você pegar materiais brutos, como penas, fios, linhas, pelos, fibras e outros objetos e, a partir deles, construir sua isca. Nesse sentido, para mim É atado você pegar uma lâmina de EVA bruta, cortar no tamanho e largura certos, quebrar a cabeça, juntar outros materiais e atar um gafanhoto.

Não vejo muito como atado você pegar um corpo de gafanhoto pré-moldado, pré-cortado, pré-pintado e grudar isso no anzol.

Bem, como sou conhecido por minha língua grande, nesse contexto até tenho que me retratar com os atadores de poppers pela asneira que disse acima e, francamente, acho até válido usar EVA pré-moldado nesses casos, pois já quebrei muita cabeça a respeito de materiais para confeccionar o diacho da cabeça popante... sem sucesso admito. Relendo minha definição de atado a asneira que falei sobre cabeças de balsa torna-se ainda mais grotesca :p "mea culpa" --> desculpem-me.

Por outro lado, gostaria de copiar e colar aquilo que disse lá acima: "sempre existirão atadores que não tem exatamente a paciência ou destreza, ou mesmo vontade, para atar as iscas mais complexas. Infelizmente, no meu entender, terrestrials tipo hopper se encaixam nessa categoria de iscas complexas. Sob essa ótica, não vejo grandes problemas na existência desse tipo de coisa aí de cima e acho que o purismo não é pragmático nem ajuda na divulgação da pesca com mosca". --> sei lá... pareceu-me uma opinião relativamente contemporizadora. Acho que quis dizer que não gostei do grilo, mas tudo bem... vai ajudar muita gente a pescar e bola pra frente.

Não quis ofender ninguém dizendo que fulano ou ciclano não tem paciência, destreza ou vontade. Se foi ofensivo, peço desculpas... muito embora eu próprio me inclua nesse grupo, pois não tenho nem paciência, nem destreza e nem vontade de atar streamers :p

Por fim, todos tem direito a uma opinião sobre isso ou aquilo: faz parte de ser humano... e acho que diversidade é a pessoa poder expressar sua opinião "pensante", qualquer que seja, sem ser categorizado disso ou daquilo.

 


 

Enfim, perdi meus parcos terrestrials em meio dia de pescaria no rio Filo Hua Hum com enormes trutas à toa no rio... se eu tivesse 40 desses bichos dando sopa, teria 40 iscas para depois do almoço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
51 minutos atrás, Tcheigor disse:

legal o grilo!

e sobre o rumo que o tópico tomou,  tenho uma dúvida:

se eu pego um caule de capim e dou um nó cego na haste do anzol com ele, isso é atado? ou é linguiça? pega muita tilápia...

 

Grande tchê Igor,

Embora tenha dado um nó à guisa de atado este tipo de isca se enquadra melhor dentre as iscas chamadas de naturais e fogem totalmente aos conceitos ensejados nos atados destinados à pesca com mosca.
Da mesma forma amarrar camarões, tatuiras ou pedaços de lula com elastricot em anzóis na pesca de praia não representam atados nestes mesmos conceitos.
Quando menino pesquei muitas tilápias usando raminhos de erva doce enrolados ao anzól.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, André Ribeiro disse:

Veja essa definição de fly tying:

Fly tying is the process of producing an artificial fly used by fly fishing anglers to catch fish. Helen Shaw, an American professional fly tyer, defined it as the "simple process of binding various materials to a hook with thread."

Grande André,

Existem muitos enfoques e muitas definições para o ato e para o resultado de atar.
Particularmente gosto desta....:D

11066609_10153204531338552_4172533895426881325_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
1 hora atrás, Jost disse:

Bem, como forneci uma opinião e posso estar nesse rol dos que o deixa decepcionado Henrique, vejo-me no direito de me justificar.

Para mim, atado envolve você pegar materiais brutos, como penas, fios, linhas, pelos, fibras e outros objetos e, a partir deles, construir sua isca. Nesse sentido, para mim É atado você pegar uma lâmina de EVA bruta, cortar no tamanho e largura certos, quebrar a cabeça, juntar outros materiais e atar um gafanhoto.

Não vejo muito como atado você pegar um corpo de gafanhoto pré-moldado, pré-cortado, pré-pintado e grudar isso no anzol.

Bem, como sou conhecido por minha língua grande, nesse contexto até tenho que me retratar com os atadores de poppers pela asneira que disse acima e, francamente, acho até válido usar EVA pré-moldado nesses casos, pois já quebrei muita cabeça a respeito de materiais para confeccionar o diacho da cabeça popante... sem sucesso admito. Relendo minha definição de atado a asneira que falei sobre cabeças de balsa torna-se ainda mais grotesca :p "mea culpa" --> desculpem-me.

Por outro lado, gostaria de copiar e colar aquilo que disse lá acima: "sempre existirão atadores que não tem exatamente a paciência ou destreza, ou mesmo vontade, para atar as iscas mais complexas. Infelizmente, no meu entender, terrestrials tipo hopper se encaixam nessa categoria de iscas complexas. Sob essa ótica, não vejo grandes problemas na existência desse tipo de coisa aí de cima e acho que o purismo não é pragmático nem ajuda na divulgação da pesca com mosca". --> sei lá... pareceu-me uma opinião relativamente contemporizadora. Acho que quis dizer que não gostei do grilo, mas tudo bem... vai ajudar muita gente a pescar e bola pra frente.

Não quis ofender ninguém dizendo que fulano ou ciclano não tem paciência, destreza ou vontade. Se foi ofensivo, peço desculpas... muito embora eu próprio me inclua nesse grupo, pois não tenho nem paciência, nem destreza e nem vontade de atar streamers :p

Por fim, todos tem direito a uma opinião sobre isso ou aquilo: faz parte de ser humano... e acho que diversidade é a pessoa poder expressar sua opinião "pensante", qualquer que seja, sem ser categorizado disso ou daquilo.

 


 

Enfim, perdi meus parcos terrestrials em meio dia de pescaria no rio Filo Hua Hum com enormes trutas à toa no rio... se eu tivesse 40 desses bichos dando sopa, teria 40 iscas para depois do almoço...

Por ai.:pipe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Apenas como informação, há décadas passadas o grande mestre Lee Wulff  criador de inúmeras moscas para salmonídeos em geral, desenvolveu corpos plásticos para serem montados em anzóis com o propósito de simplificar e abreviar o tempo dispendido no atado, principalmente em moscas para a pesca de salmões do Atlântico.
Embora tivesse investido pesado na construção de diversos moldes para injeção desses corpos, não teve sucesso em sua empreitada.
Vi fotos desses corpos plásticos e embora tenham me parecido muito práticos acredito que não tenha conseguido ultrapassar a barreira criada pelo fascínio e sedução proporcionados pelo  atado em sí próprio !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
2 horas atrás, Tcheigor disse:

legal o grilo!

e sobre o rumo que o tópico tomou,  tenho uma dúvida:

se eu pego um caule de capim e dou um nó cego na haste do anzol com ele, isso é atado? ou é linguiça? pega muita tilápia...

 

é linguiça, mas vegetariana :bleh:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
2 horas atrás, Odimir disse:

Apenas como informação, há décadas passadas o grande mestre Lee Wulff  criador de inúmeras moscas para salmonídeos em geral, desenvolveu corpos plásticos para serem montados em anzóis com o propósito de simplificar e abreviar o tempo dispendido no atado, principalmente em moscas para a pesca de salmões do Atlântico.
Embora tivesse investido pesado na construção de diversos moldes para injeção desses corpos, não teve sucesso em sua empreitada.
Vi fotos desses corpos plásticos e embora tenham me parecido muito práticos acredito que não tenha conseguido ultrapassar a barreira criada pelo fascínio e sedução proporcionados pelo  atado em sí próprio !

É por ai.:pipe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Boa noite galera

 

Na minha humilde opinião, perde a graça de atar. Como tenho pouco tempo de caminhada e eu acho super interessante seguir o passo a passo, montar, desmontar, refazer e até chegar a um ponto que você acha que ficou bom. Da forma apresentada acima, acredito que qualquer pessoa que tenha interesse é só olhar o vídeo e fazer, sem ter experiência no atado. Posso estar errado, mas é minha opinião. O bom do atado é você montar parte por parte de cada item, desde a colocação do anzol, até a finalização da mosca, isso sim é muito legal, prazeroso e depois você pode dizer: FUI EU QUE ATEI...

Gratos

Milton Bueno

Maringá/PR - (44) 9982-1441

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esse tucunaré paca de mais de 9 kg adorou meu popper de balsa que levei uma tarde lixando e pintando. 

Quem você quer agradar o peixe ou o purista. Eu particularmente gosto do peixe!

:ok: abraço e boas pescarias

balsa.jpg

pakas.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.