Ir para conteúdo

Atenção no vadeio MDC


Daniel

Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Olá pessoal,

 

Estava eu no sábado passado vadeando o MDC quando me deparei com uma cascavel na beira do rio, vindo bem na minha direção.

Também avistei nesse mesmo dia um número incomum de abelhas voando em enxames.

Recomendo muito cuidado nessa época do ano pois avistei na estrada um número grande de cobras.

No link abaixo video Cascavel na beira do rio Macaé de Cima.

https://youtu.be/cpu04MKYZUA 

 

Att,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Deniel tudo bem com você é todos de casa?

Meu amigo as cobras sai das tocas no verão e o seu amigo preferi ir para o MDC no inverno que elas estão nas tocas, diminui muito a quantidade de cobras apesar que é uma região propicia para elas.

Eu estava lendo uma matéria sobre cobras no Brasil percebi que MDC de cima é região das Jararaca e Surucucus que eu prefiro ficar longe desta cobra.

amigo ai tem helicóptero ser a cobra aparecendo fujo voando.   :yahoo:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bem que o Luciano - que conhece bem a região - já havia me prevenido, não só no MDC, mas também em Fragária (onde a predominância seria de Jararaca). Certa vez em Fragária vi um lagarto grande, mas grande mesmo. Ele fugiu, mas fiquei grilado. E também vi peles de cobras no chão. Não sei se nossas botas de vadeio protegem, acho que não. 

Agora, o lance das abelhas acho ainda pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
1 hora atrás, Luiz Almeida disse:

Bem que o Luciano - que conhece bem a região - já havia me prevenido, não só no MDC, mas também em Fragária (onde a predominância seria de Jararaca). Certa vez em Fragária vi um lagarto grande, mas grande mesmo. Ele fugiu, mas fiquei grilado. E também vi peles de cobras no chão. Não sei se nossas botas de vadeio protegem, acho que não. 

Agora, o lance das abelhas acho ainda pior.

Verdade, Tio! Com cobra dá pra ao menos tentar ter cuidado. Com abelha quando vc for pensar em ter cuidado, já pode estar enrascado

A propósito, acho que a maioria das botas de vadeio protegem, sim. Só seria necessário usar aquelas caneleiras protetoras também, pq o tecido do wader, por mais resistente que seja, não segura uma picada, não

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, Luiz Almeida disse:

Bem que o Luciano - que conhece bem a região - já havia me prevenido, não só no MDC, mas também em Fragária (onde a predominância seria de Jararaca). Certa vez em Fragária vi um lagarto grande, mas grande mesmo. Ele fugiu, mas fiquei grilado. E também vi peles de cobras no chão. Não sei se nossas botas de vadeio protegem, acho que não. 

Agora, o lance das abelhas acho ainda pior.

Foto que tirei nesse carnaval (2016), na volta da última jornada de pesca, já afastado un 300m do rio:

56c7764045118_CobraFragaria.JPG.d38b72ec

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
5 horas atrás, Daniel disse:

Olá pessoal,

 

Estava eu no sábado passado vadeando o MDC quando me deparei com uma cascavel na beira do rio, vindo bem na minha direção.

Também avistei nesse mesmo dia um número incomum de abelhas voando em enxames.

Recomendo muito cuidado nessa época do ano pois avistei na estrada um número grande de cobras.

No link abaixo video Cascavel na beira do rio Macaé de Cima.

https://youtu.be/cpu04MKYZUA 

 

Att,

Daniel

Engraçado - o teu video esta muito tremido e não da para ver nada muito bem, mas cascavel é cobra de campo e serrado. Acho que o MDC não é local onde voce vai encontrar cascavel com facilidade. Deu para ver o chocalho? Estou achando que é uma jararacuçu - de qualquer forma é sempre bom tomar cuidado

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
50 minutos atrás, André Ribeiro disse:

Foto que tirei nesse carnaval (2016), na volta da última jornada de pesca, já afastado un 300m do rio:

56c7764045118_CobraFragaria.JPG.d38b72ec

Andre a cor da foto esta muito ruim mas acho que não é cascavel - ta parecendo uma Urutu - o que não é nenhum consolo muito ao contrario - se for Urutu muito cuidado é muito venenosa e muito mais agressiva do que a cascavel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
6 minutos atrás, Beto Saldanha disse:

Andre a cor da foto esta muito ruim mas acho que não é cascavel - ta parecendo uma Urutu - o que não é nenhum consolo muito ao contrario - se for Urutu muito cuidado é muito venenosa e muito mais agressiva do que a cascavel

Sem dúvidas que não é cascavel, acho que é jararaca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pode ser - são primas irmas

Não é só na roça que você encontra esses bichos -  eu morava na travessa Santa Leocadia em Copacabana  - num predio no meio da mata ( era preciso pegar um bondinho para chegar em casa) Um dia apareceu uma Jararaca de mais de 1,5 m -  Vou pegar o couro que esta com meu sobrinho e posto aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
39 minutos atrás, Beto Saldanha disse:

Pode ser - são primas irmas

Não é só na roça que você encontra esses bichos -  eu morava na travessa Santa Leocadia em Copacabana  - num predio no meio da mata ( era preciso pegar um bondinho para chegar em casa) Um dia apareceu uma Jararaca de mais de 1,5 m -  Vou pegar o couro que esta com meu sobrinho e posto aqui

 

:):):)


Por favor Beto, traga só o couro.
Nada de jararacas vivas aqui no fórum.....:ph34r:

Isso é o que se chama matar a cobra e mostrar o couro ...:bs-aplauder:

Editado por Odimir
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá pessoal,

Sei que era  uma Cascavel belo balançar frenético da cauda, consegui perceber bem esse detalhe.

Só não ouvi pois o rio estava cheio e o som da correnteza abafou.

Daniel

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
1 hora atrás, Daniel disse:

Olá pessoal,

Sei que era  uma Cascavel belo balançar frenético da cauda, consegui perceber bem esse detalhe.

Só não ouvi pois o rio estava cheio e o som da correnteza abafou.

Daniel

Daniel - se você não escutou o chocalho e nem viu o dito - garanto que não era cascavel. Elas levantam o rabo para chacoalhar é impossivel não ver - Jararaca balança mais ainda o rabo - só não tem o chocalho

Editado por Beto Saldanha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olhei com cuidado no vídeo é tb Tou achando que não é cascavel. Parece uma jararacuçu-do-brejo, que é muito agressiva, mas não peçonhenta 

a da imagem do André parece mesmo uma urutu, como disse o Beto

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Celio, as botas não protege, a maioria das cobras que fica no chão ataca acima da canela, para isto precisa muito tomar o cuidado  embaixo e em cima, ficar sempre alerta, agora as abelhas se você ouvir o zumbido é só cair na água sem deixar nada para fora, elas atacam o que tiver na frente delas.     

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Beto Saldanha, realmente não a região é de Jararaca.

Agora pode ate ser a Cascavel por causa da época quente, mais as Jararacas também balança a cauda quando elas ficam nervosas. 

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Para saber se a cobra é venenosa a melhor coisa é ficar longe, gracas que nos não somos cientistas assim iriamos atras das cobras, vocês não achas ?

O meu medo não é das cobras e sim o que eu não vejo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vou deixar minha opinião como biologo e "simpatizante" de serpentes.

No vídeo, aparentemente não é uma cascavel. A questão de balançar o rabo, varias cobras o fazem, inclusive as do gênero Bothrops (jararacas, urutus, etc). Elas tem esse comportamento, em especial na mata com folhas secas, justamente para simular o barulho de uma cascavel. É um comportamento bem comum. Outro indicativo que possivelmente não seja uma cascavel é o ambiente. Como já foi citado, cascavéis são de ambiente mais seco, ao contrário das jararacas, que habiam mais ambientes de mata e rio.

A da foto do André Ribeiro segue a mesma linha de pensamento. Na foto, inclusive, fica bem claro que não é cascavel, pois não possui o chocalho na ponta da cauda. Pode também não ser uma urutu, pois esta geralmente possui coloração mais próximo do branco e preto/bege e preto.

Vou procurar nos meus arquivos e fazer um post sobre dicas do que fazer e o que não fazer, caso ocorra um acidente com um animal desse no meio de um vadeo. Acho que vai ser de grande utilidade para todos aqui. Ninguém quer que aconteça, mas se acontecer, é melhor saber o que se deve fazer!

:D

Grande abraço!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
5 minutos atrás, André Vergara disse:

A da foto do André Ribeiro segue a mesma linha de pensamento. Na foto, inclusive, fica bem claro que não é cascavel, pois não possui o chocalho na ponta da cauda. Pode também não ser uma urutu, pois esta geralmente possui coloração mais próximo do branco e preto/bege e preto.

Não dá pra entender muito as cores da cobra da foto do André (acho que ele aplicou um filtro sepia no editor :p ), mas acho que são justamente essas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
19 minutos atrás, Celio disse:

Não dá pra entender muito as cores da cobra da foto do André (acho que ele aplicou um filtro sepia no editor :p ), mas acho que são justamente essas.

Apliquei não Celio, já passava das 18:00h e a câmera estava configurada pra foto subaquática. :( 

 

A cor era cinza claro, um pouco esverdeada na barriga e as manchas eram cinza escuro, quase pretas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos aqui no Brasil tem varias Jararacas e Cascavéis isto é fato, quando a cobra esta de muda de pele as cores ficam foscas enganando a nossa visão, não importa que cobra é deste que as duas tem um veneno muito perigoso,  aqui tem umas imagens para tira alguma duvida.

Quando esta quente qualquer região pode sim aparecer qualquer uma cobra venenosa, de todas que quero ficar longe é Surucucu ou pico de jaca ela prefere locais fresco, para mim é  a pior por ir atras da pessoa como a outra cobra que corre atrai é Cascavel, a Surucucu é a unica fica esperado a presa é fica meses no mesmo local a espera de uma presa. Todas estas cobras já vi de perto no meu sitio em Magé que estava na época de calor.  A cobra que o Daniel filmou e o que percebi é a Jararaca tapete.

Jararaca (Bothrops mattogrossensis)

  jararaca-pintada serpente venenosa é a Bothrops jararacussu, conhecida como jararacuçu, surucucu, urutu-dourado e patrona. É conhecida por ter coloração escura e .

É uma das serpentes mais perigosa dentro das espécies da família Viperidae. No Brasil pode ser encontrada nos Estados de Rondônia, Pará, Amazonas, Mato Grosso, Baía entre outros estados Brasileiro. Seu veneno atua de forma proteolítica, causando diversos sintomas como por exemplo: náusea, vômitos, hematoma local, falência dos rins e hemorragia intracraniana. O soro usado para tratamento é o Botrópico.

Cascavel (Crotalus dirissus)

cascavel. considerado como a 2ª cobra + venenosa das cobras peçonhentas Brasileiras

Em seguida vem a Cascavel que é uma cobra cuja principal característica para reconhece-la é o chocalho, formado por muitos guizos na ponta da cauda. Há ainda quem diga que os gomos do seu chocalho, significa sua idade. o que é apenas um mito. Pois nada mais é do que suas trocas de pele.

Ela tem seu habitat em áreas abertas como campos e cerrados. Seu veneno causa visão dupla e é capaz de paralisar os músculos.

jararacuçu (Bothrops jararacuçu)

Jararacussuconsiderado o 4ª cobra + venenosas das peçonhentas Brasileiras

A Jararacuçu é uma cobra bastante perigosa. Em uma só picada ela é capaz de injetar grande quantidade de toxina. O veneno inoculado tem o poder de causar grande dano como por exemplo: hemorragia, edema local, além de destruir os tecidos e causar serias complicações. Estas cobras são encontradas geralmente em florestas, por isto elas têm menos contato com as pessoas e a ocorrência de acidentes causados por elas é menor. mas nem por isso, deixa de ser de alta periculosidade.

surucucu pico-de-jaca ( Lacheis muta)

surucucu pico de jaca. considerado como a 3ª cobra + venenosa das peçonhentas Brasileiras.

A terceira cobra mais venenosa do Brasil é chamada de Surucucu pico-de-jaca, surucutinga e mais algumas outras denominações a depender do estado Brasileiro. Na verdade esta cobra tem fama de ser a maior serpente venenosa de toda a América do Sul.  O veneno da Surucucu pico-de- jaca é neurotóxico e pode levar a vítima a sofrer queda de pressão arterial, dor local e edema.

Também surgem sintomas como redução da frequência cardíaca, Insuficiência renal, vômito, diarreia e necrose no local da picada. É um veneno perigoso e letal. Em casos de picada a vítima deve ser levada para socorro médico imediato.  Para o tratamento é usado o soro antilaquético/antibotrópico laquético. É a cobra que tem as maiores presas de todas. 

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom já que entramos a fundo, então vamos lá!

Principais gêneros e algumas características das serpentes brasileiras.

- Gênero Bothrops (jararaca, urutu, jararacussu, etc)

  • Gênero que causa mais acidentes ofídicos no Brasil, responsável por cerca de 85-90% dos incidentes. Em geral, possuem veneno citotóxico (que destrói os tecidos), causando forte dor, inchaço, vermelhidão no local, podendo causar necrose dos tecidos (caso não seja tratado). Cobra que habita ambientes de mata, em especial com folhas secas e mortas no chão (serrapilheira), próximo a pedras e cursos d'água.

2Q==bothro12.jpg

4958415096_e5756d1d70_b.jpg

- Gênero Crotalus (cascavéis)

  • Facilmente identificadas por possuírem um "guizo" no final da cauda. A quantidade de anéis não significa a IDADE da serpente, mas sim, a quantidade de vezes que ela "trocou de pele" (fez a muda).  As serpentes deste gênero possuem mais de um tipo de veneno, sendo eles de ação neurotóxica, miotóxica e hemotóxico. Este coquetel de toxinas tem efeito principalmente no sistema nervoso e no sangue, promovendo náuseas, vômito, formigamento nas extremidades (mãos, pés, face), dificuldade para respirar, coagulação do sangue, entre outros. Não são raros os casos em que a picada da serpente não é tratada e leva o paciente a óbito.

6801797795_8d12f91530.jpg

Crotalus-dorissus-Neotropical-rattlesnak

- Gênero Micrurus (coral verdadeira)

  • Espécie responsável por menos de 1% dos acidentes ofídicos registrados no Brasil. Serpente que dificilmente causa acidente ofídico, devido ao seu comportamento (não agressiva), dificuldade em ser encontrada (vive em ambientes de mata muito preservados e próximos a troncos caídos) e ao seu tamanho e abertura de boca ser pequeno. Apesar de causar poucos acidentes, as chances do acidente se converter em óbito são grandes, devido ao seu veneno neurotóxico potente, que ataca diretamente o sistema nervoso, causando paralisia respiratória e cardíaca. Apesar de existirem várias espécies de "corais falsas", aconselha-se ficar longe de qualquer uma delas, a fim de evitar qualquer tipo de acidente.

Micrurus%20corallinus_1_Otavio%20Marques

5492694186_c2e494344c_b.jpg

- Gênero Lachesis (surucucu)

  • Este gênero possui poucas espécies, sendo a principal Lachesis muta. É a maior serpente venenosa do Brasil, sendo também considerada a maior das Américas (pode chegar a 3 metros de comprimento). Apesar de ser responsável por uma pequena percentagem dos acidentes no país (próximo a 1%) devido ao fato de ser um espécie que vive em ambiente de mata fechada e bem preservada, esta serpente é extremamente agressiva e boa parte dos acidentes acabam em óbito (devido ao fato do forte veneno e dificuldade em chegar a um hospital). Esta serpente possui um dos venenos mais tóxicos do país, sendo ele de ações proteolítica (atividade inflamatória aguda), hemorrágica, coagulante e neurotóxica, literalmente atacando o corpo por todos os lados. Causa necrose dos tecidos afetados, atua na coagulação do sangue em alguns tecidos (como o renal), causa hemorragia em outros tecidos (os mais diversos e sem desfazer os coágulos existentes) e ataca o sistema nervoso, principalmente na parte respiratória e vascular.

Bushmaster-3-til-web.jpg

6071734338_ed1de7a34c_b.jpg

Editado por André Vergara
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Costumo fazer muitas fotos da vida selvagem, inclusive de serpentes, tb costumo estudar as espécies que fotografo, tenho um arquivo até razoável de serpentes peçonhentas ou não.

Até fizemos um alerta dos acidentes ofídicos no livro GO FLY, pois considero o mais perigoso dos animais durante vadeo, as vespas tb são bem perigosas pra quem tem alergia.   

Já tive a oportunidade de ver e fotografar jibóia, sucuri, cascavél, ututu, cobra cipó, cobra verde, mussurana, algumas espécies de coral, jararaca, jaracuçu, caninana, cobra cega (que não é cobra), cascabulha, salamanta, etc. mas até hoje, apesar dos encontros, nenhuma me ofereceu um risco real, ficaram numa boa, quietinhas pra foto, sem nenhuma agressividade. Mas todas conseguimos ver a tempo, talvez essa seja a melhor das prevenções: "olhar atento". 

Nessa foto do André, com certeza é uma urutu, mas no vídeo do Daniel não consegui identificar, mas parece muito uma jararaca, as duas tb podem balançar a cauda.

sempre temos que ficar atentos, Valeu o Alerta!

Att,

Leandro

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É Leandro, os pescadores realmente precisam ficarem atentos e olhar tudo no seu redor, como eu disse o medo maior é não ver aonde esta pisando.  

Editado por Marcelo R. S.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Aos que gostam de frequentar lugares onde exista a possibilidade de encontros com animais peçonhentos, uma sugestão é de se informarem sobre os locais onde haja disponibilidade de soros contra picadas.
Nos tempos heróicos em que caçava e pescava no velho Mato Grosso, costuma carregar ampolas de soro antiofídico dos tipos anti botrópico, anti crotálico, anti elapídico e polivalente.
Isto salvou a vida de um de nossos pointers que foi picado em uma caçada em Aguas Claras, que embora tivesse sido prontamente atendido, adquiriu sequelas e se tornou imprestável para a caça.
O problema das vacinas é que além do alto preço na época, perdiam metade da potência a cada ano após a data de fabricação e desta forma era preciso carregar uma grande quantidade de ampolas entre as novas e parcialmente vencidas.
Quero distância destes bichos...:ph34r:

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

 

Tem um lugar aqui em Goiás que adoro pescar pirapitingas, lugar muito bonito, grotoes e canions a perder de vista, mas é o verdadeiro Iroman do vadeo, subindo e descendo morros altos, onde o vadeo só começa após 5 km de caminhada. Temos 2 trechos, o mais curto de 9 km até chegar de volta ao carro, depois são mais 30 km de estrada de terra ruim, lento, só de 4x4.

locais como esse fico muito atento, pq realmente aí não tem como carregar ninguém e dependendo da quantidade de veneno inoculado pode ser fatal até chegar ao tratamento. O lugar é muito inóspito, alguns até se perdem por lá, tendo que passar a noite.

num lugar que nem esse fico muito atento, sempre encontramos carcaças de bichos abatidos por onças.

O paiol velho realmente é um super desafio, mas vale cada passo, é como se vc entrasse numa região esquecida pelo homem, praticamente intocada.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A onde tem mato tem cobra e muitas as vezes lugares limpos também.

Já peguei uma jararaca atrás da geladeira dentro de casa no meu sitio que é bem limpo chão de cimento.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.