Ir para conteúdo

Indignação


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Então amigos flyzeiros, escrevo hoje com tristeza e indignação relativo a um rio que faz parte de minha vida desde criança na época que pescava com minhoca e varinha de "taquara" até hoje com equipamento de fly atrás das saicangas, estou falando do rio liso.

Relatos de pesca no local

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?/topic/11951-saicangas-da-serra/

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?/topic/11804-saicangas-nervosas/

Para quem quiser entender mais o que aconteceu e como o descaso afetou este rio assista a reportagem do link a seguir:

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/01/extracao-irregular-de-areia-causa-desastre-ambiental-no-norte-de-sc.html

abraço a todos e boas fisgadas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

É lamentável e posso entender a indignação, embora muito pouco possamos fazer.
Um rio que fez parte de minha infância e aprendizado chama-se Corumbataí, ou Corumbatahy segundo ortografia da época.
Este rio passava pela fazenda de meu avô em Ajapi, distrito de RioClaro, SP.
Também foi assoreado em muitos trechos por conta da retirada de areia.

Abração

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
3 horas atrás, Odimir disse:

:):):)

É lamentável e posso entender a indignação, embora muito pouco possamos fazer.
Um rio que fez parte de minha infância e aprendizado chama-se Corumbataí, ou Corumbatahy segundo ortografia da época.
Este rio passava pela fazenda de meu avô em Ajapi, distrito de RioClaro, SP.
Também foi assoreado em muitos trechos por conta da retirada de areia.

Abração

Odimir

É uma pena

Seu Odemir o rio Corumbatai encontra-se em um boas condições até rio claro, de rio claro em diante está totalmente poluído .

E de analandia que é sua nascente até ajapi, a condição do rio está excelente 

 

abraço 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bom

Eu acho que pode ser fito coisas sim.

As ferramentas legais para a sociedade civil acionar os órgãos publicos, acompanhar e cobrar estão aí.

A grande verdade é que não temos a cultura de fazer isto.

Ou voces acham que a europa para ter aqueles rios como tem hoje já não destruíram tudo ???? depois veio cobrança, regulamentação, fiscalização..... e a coisa hoje funciona.

O que nossos politicos querem é exatamente isto, que pensemos que no Brasil TUDO da NADA..... ou seja, que não vale a pena fazer nada, que nada vai mudar .... que é assim mesmo.

Nós vamos chegar neste ponto, como os outros países chegaram, mas isso é uma questão de amadurecimento. Esse amadurecimento nós é que definimos a velocidade.... no passo que anda, sei lá, 50 ou 100 anos. Mas daria para agilizar.

O primeiro passo é estar organizado enquanto sociedade civil, coisa que não conseguimos ainda. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, Jamanta disse:

Bom

Eu acho que pode ser fito coisas sim.

As ferramentas legais para a sociedade civil acionar os órgãos publicos, acompanhar e cobrar estão aí.

A grande verdade é que não temos a cultura de fazer isto.

Ou voces acham que a europa para ter aqueles rios como tem hoje já não destruíram tudo ???? depois veio cobrança, regulamentação, fiscalização..... e a coisa hoje funciona.

O que nossos politicos querem é exatamente isto, que pensemos que no Brasil TUDO da NADA..... ou seja, que não vale a pena fazer nada, que nada vai mudar .... que é assim mesmo.

Nós vamos chegar neste ponto, como os outros países chegaram, mas isso é uma questão de amadurecimento. Esse amadurecimento nós é que definimos a velocidade.... no passo que anda, sei lá, 50 ou 100 anos. Mas daria para agilizar.

O primeiro passo é estar organizado enquanto sociedade civil, coisa que não conseguimos ainda. 

Sim, concordo com vc jamanta. Mais o que me deixa mais incrédulo e a falta de fazer cumprir o que determinam os órgãos ambientais que durante anos distribuiram multas e embargos a esta empresa que segundo me informaram não foram pagas e a recuperação ambiental so ocorrera com o tempo e sabe-se la quantos anos levara para que ocorra. Infelizmente devido a incompetência ou alguma "maracutaia" o órgão responsável alega que nem sabia que esta empresa não funcionava mais neste local onde lucrou e destruiu o meio ambiente e desapareceu em 2011, ou seja, ha aproximadamente 5 anos não houve fiscalização alguma, agora se vc cidadão de bem deixar por acaso de pagar o IPVA do seu carro logo será cobrado por isso, completa inversão de valores.

 

abraço e boas fisgadas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O difícil é colocar nas cabeças da populações a educação que falta no nosso planeta terra.

Os nossos rio esta indo igual a caça as baleias e barbatana de Tubarões, as populações não esta pensando e nem pensa no futuro.

Pensa sim no dinheiro que pode ganha facilmente em muitas destruição da natureza.

O Brasil não tem culpa e sim os maus governantes que só pensa na vantagem que os maus brasileiros faz sem perceber quem esta ganhado.  

Todos pescadores precisa pensar no futuro das próprias pescarias junto com a mãe natureza.

Este é o meu pensamento. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

tem o nome do procurador na reportagem, algum pescador da região ligou para cobrar???? É isso que tem que fazer

 

Procuradoria Regional de União da Vitória

Heldo Gugelmin Cunha - Procurador-chefe 
Avenida Getúlio Vargas, 186 - Ed. Executive Center,  11ª Andar - Centro - 84600-000 
Telefone: (42) 3522-5021 - Fone/Fax: (42) 3522-7475 
E-mail: prch-uniaodavitoria@pge.pr.gov.br 

Editado por Jamanta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 horas atrás, Jamanta disse:

tem o nome do procurador na reportagem, algum pescador da região ligou para cobrar???? É isso que tem que fazer

 

Procuradoria Regional de União da Vitória

Heldo Gugelmin Cunha - Procurador-chefe 
Avenida Getúlio Vargas, 186 - Ed. Executive Center,  11ª Andar - Centro - 84600-000 
Telefone: (42) 3522-5021 - Fone/Fax: (42) 3522-7475 
E-mail: prch-uniaodavitoria@pge.pr.gov.br 

Boa noite amigo jamanta, realmente não acredito que alguém tenha ligado para cobrar. Porém tenho acompanhado o andamento das coisas e o ministério público tem feito seu papel no momento. Sei que já existe (atraves de pedido do MP)um laudo pericial produzido pelo fatma ( órgão ambiental responsável ) e também planejamento para recuperação da área. A prefeitura também tem mostrado grande disposição em ajudar no processo.

Porém sem nenhum responsável sendo punido ou sequer encontrado até agora.

 

abraço e boas fisgadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Outro caso que me indignou ocorrido aqui na minha região aconteceu uma semana atrás e envolveu um grande amigo meu que quase perdeu a vida pescando.

Foi emboscado na represa de foz d'areia por ter passado perto de algumas redes irregulares (visto que a pesca comercial não é permitida ali e em pleno defeso), foram seis disparos de revolver calibre 38 onde um tiro acertou o pescador na região da axila esquerda, ele só sobreviveu por uma sorte tremenda porque a bala triscou na borda do barco e somente depois atingiu ele.

E pelo que sei não vai dar em nada apesar de todas as cobranças da sociedade em geral e dos grupos de pescadores da região .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Com certeza estamos longe .... mas tem que bater, tem que cobrar,,, reclamar.

esse é o caminho.

Se tiver algo que eu possa fazer, é só me chamar.

Posso encaminhar oficio em nome da ABPM (se a diretoria aprovar), ligar, cobrar.

Pode-se até criar um grupo de trabalho de socios para acompanhar ... ja pensamos nisto antes... mas sempre emperramos na falta de voluntarios

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
8 horas atrás, Jamanta disse:

Com certeza estamos longe .... mas tem que bater, tem que cobrar,,, reclamar.

esse é o caminho.

Se tiver algo que eu possa fazer, é só me chamar.

Posso encaminhar oficio em nome da ABPM (se a diretoria aprovar), ligar, cobrar.

Pode-se até criar um grupo de trabalho de socios para acompanhar ... ja pensamos nisto antes... mas sempre emperramos na falta de voluntarios

 

conta comigo jamanta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Mosqueiro

passando somente pra atualizar o tópico informando que foi realizado bloqueio de bens no valor de aproximadamente 23 milhões de reais do dono da empresa mineradora responsável pelo acidente, de outro lado lentamente a natureza se recupera.......ficarei de olho pra ver como essa história vai terminar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.