Ir para conteúdo

Varas Marutake


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro
4 horas atrás, Rinaldo disse:

Boa opção para equipo leve e treinamento de futuros rodmakers, mas qual seria o peso total dessa vara?

120 gramos en total,mas informacion sobre este tipo de cañas en facebook ,la caña viajera

20160118_135831.jpg

Editado por Charlybrown
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Holla, Charlybrown.

Ese concepto ha sido muy explorado por un apañero de Argentina, Anibal Rubens Reyes del sitio La Cana Viajera, en elk Facebook. El ha construido muchas cañas Marutake y hizo la publicación de pequeña apostila sobre el assunto:

https://lookaside.fbsbx.com/file/MARUTAKE%20-%20ca%C3%B1as%20de%20bamb%C3%BA%20para%20pesca%20con%20mosca.pdf?token=AWw3geDT924BFNnCf4WwGLf6Zxmr0WsTiaxSvi87Pe2XktkunkVByuKFVzIjIYJdTgvoyqseEZdpMPalfQMlYi6Kf4HO5TwpWfSv8a1Rs-i-7A

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Charlybrown,

Parabéns pela estréia triunfal de tua vara com lindos exemplares capturados !

Achei bem bacana e me pareceu de construção bem mais simples que as varas de bambu compostas de múltiplas varetas.
Vou pesquisar e se conseguir identificar o tipo de bambu utilizado, possivelmente me animarei a construir uma já que disponho dos demais componentes (reel seat, cork grip, passadores...)

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
12 horas atrás, Odimir disse:

:):):)

Ola Charlybrown,

Parabéns pela estréia triunfal de tua vara com lindos exemplares capturados !

Achei bem bacana e me pareceu de construção bem mais simples que as varas de bambu compostas de múltiplas varetas.
Vou pesquisar e se conseguir identificar o tipo de bambu utilizado, possivelmente me animarei a construir uma já que disponho dos demais componentes (reel seat, cork grip, passadores...)

Grande abraço

Odimir

Gracias Odimir,esta variedad de caña de bambu la consegui en un vivero,la usan mucho para hacer cercos,la verdad que estoy sorprendido por lo rápida de la acción ,no te vas a arrepentir, un abrazo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bambu é um nome genérico para uma infinidade de espécies diferentes e cada qual com nomes e designações regionais diversas...

Se não me engano, o bambu conhecido como bambu japonês ou metake (e seus vários sinônimos) , por suas características de crescer com gomos retos e aceitar bem a retificação com calor, é uma das espécies usadas nessa modalidade...

 

http://www.jardineiro.net/plantas/bambu-japones-pseudosasa-japonica.html

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 26/01/2016 at 12:14, Charlybrown disse:

Gracias Odimir,esta variedad de caña de bambu la consegui en un vivero,la usan mucho para hacer cercos,la verdad que estoy sorprendido por lo rápida de la acción ,no te vas a arrepentir, un abrazo

Obrigado pela informação !

Agora penso que sei de qual bambu se trata, e vou procurar em viveiros de jardinagem.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 27/01/2016 at 11:34, Rinaldo disse:

Bambu é um nome genérico para uma infinidade de espécies diferentes e cada qual com nomes e designações regionais diversas...

Se não me engano, o bambu conhecido como bambu japonês ou metake (e seus vários sinônimos) , por suas características de crescer com gomos retos e aceitar bem a retificação com calor, é uma das espécies usadas nessa modalidade...

 

http://www.jardineiro.net/plantas/bambu-japones-pseudosasa-japonica.html

 

Ola Rinaldo, obrigado pelas informações complementares !

Abração

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não há de que, Odimir.

Gostei de algumas informações nesta série de vídeos abaixo, que eu ainda não conhecia, como os melhores e mais finos bambus nascem no meio da touceira ao abrigo do sol e justamente por esse motivo crescem finos tentando achar logo a melhor exposição solar, nem a prova dos nove...

Assim como as melhores videiras vinícolas, o bambu também precisa sofrer para mostrar todo o seu potencial...

Abraços.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Rinaldo,

Obrigado por compartilhar a série que é bem bacana, e pescar com varinha lisa de mão é uma das formas mais divertidas e relaxantes que conheço !

Na verdade já conhecia este tipo de bambu porque com ele fiz minhas primeiras pescarias ainda menino.
Também aprendi a prepara-las com meu pai e meus tios que eram pescadores apaixonados.
Foi com esse bambú que montei minhas primeiras varas de molinete, já que não gostava e nunca me adaptei com a ação das varas sólidas de fibra de vidro.
Foi com ele também que montei minhas primeiras varas de duas partes com cinco metros de comprimento, para pesca de praia.
Um detalhe interessante é que para a montagem de varas de molinete, o bambu tivesse o que eu chamava de "conicidade rápida", ou seja, deveria ser curto, com a base grossa e gomos curtos, para propiciar uma ação satisfatória.
Selecionar um bambu com estas caracteristicas, me parecia a parte mais dificil do processo, porque é como procurar uma agulha no palheiro, sendo as vezes preciso consumir horas procurando no bambuzal.
Isto foi entre as décadas de 60 e 70, e pesquei com estas varas até a chegada ao comercio das varas de "conolon", fibra de vidro e grafite.
Minha primeira vara deste tipo foi uma Daiwa, adqurida na casa Mabel na Rua Florêncio de Abreu em São Paulo.

Velhos e bons tempos !
 

Abração

Odimir

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Este tópico vou seguir, com toda a certeza!

Eu já fiz duas tentativas de construção de uma vara de fly estilo Marutake, mas tive problema pois a vara, após tensionada, ficava deformada.

Estou em busca da espécie correta do bambu para fabricar minha Marutake melhorada, fazendo todos os processos necessários para tal.

Essa é a marutake que construí, mas ainda não testei. Fiz ela com uma vara de bambu lisa que comprei em uma loja de pesca e fui trabalhando as partes. Ela é composta de 3 partes, os encaixes fiz com "batoques" de fibra de vidro.

IMG_20150914_132710.jpg

IMG_20150816_203116.jpg

IMG_20150914_131007.jpg

IMG_20150914_131204.jpg

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá amigos,a matéria prima já tenho.IMG-20171127-WA0009.thumb.jpg.751f230940ff2a3302205457a960cc9d.jpg

Li,que,a melhor época para colher o bambu é nos meses de inverno.

Até aí tudo bem!

Li,que,o processo de secagem naural é o ideal,más existem outros que aceleram a secagem.

Minha dúvida!

Melhor esperar o inverno para colher e secar naturalmente?

Ou posso colher e acelerar o processo?

Caso o faça,o bambu não ficará legal?

Muito Obrigado!

Tudo de bom!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bambu que nasce em touceira não costuma ser bom - use bambu alastrante -  siga as instruções  mas não corte os ramos como o moço do video faz - se a serra escapar vai fazer o maior estrago - ou compre uma varinha de mão já preparada

 

Para desempenar este video é bom  

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 27/11/2017 at 19:09, Beto Saldanha disse:

ou compre uma varinha de mão já preparada

 

Bom dia galera!
Pois é Marcelo, siga essa dica do mestre Saldanha.

Eu também tentei fazer uma marutake com vara coletada de bambu alastrante e não ficou 100%.

Com certeza tem algo que precise se fazer para tem uma boa resistência.

Todas as marutakes que fiz foram feitas com vara de bambu pronta, dessas que se encontra facilmente em lojas de pesca.

Escolha bem a vara: avalie a espessura da ponta (principalmente), comprimento e também o quão reta é a vara.
Quanto mais reta a vara, menos trabalho para você.

Outra dica ESSENCIAL. Por mais que você queira deixar a vara mais lisa, NÃO LIXE DE MANEIRA NENHUMA os nós. Se fizer isso, no primeiro esforço que fizer com a vara (vergar) ela vai quebrar em algum nó.

 

Qualquer coisa que precisar, dê um grito. estou a disposição para lhe ajudar!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.