Ir para conteúdo

Linha de Fly embaraçada


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Olá, amigos pescadores

Durante as minhas pescarias, a linha de fly, tem enrolado e dado muitos nós, atrapalhando o lançamento. Os amigos podem esclarecer o motivo? Tem algo que possa ser feito para evitar?

Costumo, a cada dois dias, soltar toda a linha na água, sem a isca, e peço ao piloteiro para navegar em baixa velocidade para desenrolar, ainda assim, após um tempo, a linha volta a embaraçar!

Agradeço

Luis Vilhena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Acontece. A linha torce nos arremessos, especialmente em razão das voltas que a linha recolhida dá no fundo do barco. Para minimizar, tire da carretilha apenas a linha que vc vai arremessar. Para corrigir, há algumas opções. Uma bem legal é girar a vara como se fosse um eixo. Difícil explicar, mas tem um vídeo no blog do gink and gasoline. Outra forma é tirar a mosca, soltar a linha na àgua e andar um pouco com o barco, como vc já faz.Outra é tirar a mosca e fazer uns arremessos de linha inteira mirando no horizonte

Editado por Celio
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Dependendo da natureza (ácida/alcalina) da água na qual estiver pescando, a linha tende a perder a lubricidade original fazendo com que torça e enrole sobre si mesma durante os casts.
A aplicação de um line dressing geralmente resolve o problema de imediato.

Abração
Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bons argumentos dos nossos amigos. Outra informação é que as linhas tropicalizadas e de água salgada costumam embaraçar menos, as linhas truteiras ou pra clima frio costumam ficar mais moles e embaraçam mais em altas temperaturas, vira um "macarrão"... Rsrs...

Da pra minimizar na pesca embarcada, como bem disse os amigos.

Att,

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olá Célio

Excelentes as suas colocações.

Esse de arremessar para o horizonte, sem a isca, é muito bom, testei hoje, aqui em casa. Nas próximas pescarias, seguirei as recomendações.

Muito obrigado

Luis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sr. Odimir

Estava pescando em Barcelos e a linha realmente perde a lubrificação.

Todo dia, ao final da pescaria, limpava a linha e passava o dressing, (seguindo uma recomendação sua, de outro post) deixando até a manhã seguinte, quando usava uma pano umido na linha para retirar o produto.

Obrigado

Luis Vilhena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ola Leandro e Luis

As linhas que eu estava usando são Tropical Saltwater.

Usei 3 linhas:

1- Royal Wulff Products, Triangle Taper SWT2TB9F

2-Scientific Anglers, Mastery Textured Series, Chard´s Grand Slan WF-8-F

3- Airflo Tropical Saltwater WF8I

Foram todas usadas na Amazonia, região de Barcelos

Tenho as linhas Airflo e Wulff a 3 anos e a Scientific Angler comprei esse ano. Todas ficam nas carrretilhas large arbor. Uso as linhas numero 8 em media 4 vezes no ano e a linha 9 uma vez

É isso Luis?

Obrigado

Luis Vilhena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sr. Odimir

Estava pescando em Barcelos e a linha realmente perde a lubrificação.

Todo dia, ao final da pescaria, limpava a linha e passava o dressing, (seguindo uma recomendação sua, de outro post) deixando até a manhã seguinte, quando usava uma pano umido na linha para retirar o produto.

Obrigado

Luis Vilhena

Ola Luiz,

A recomendação foi para remover o excesso de line dressing com um pano seco.

De qualquer forma, pelo menos para mim esse procedimento sempre resolveu e evitou a reincidência do problema.

Note que minhas linhas passam por um processo de limpeza como recomendado no site da Rio após o retorno de cada pescaria e são guardadas em seus carretéis originais .

O diâmetro interno da linha guardada é de 4 polegadas, correspondente ao diâmetro do meu line winder e portanto maior que o diâmetro do carretel original.

Tenho linhas adquridas há 6 anos com as quais pesco sem problemas...

Imagem%20115.jpg

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Aí está a forma como acondiciono as linhas nos carretéis originais.
Note que o diâmetro das bobinas é maior que o diâmetro dos carretéis e estas estão enroladas com o uso de um line winder que evita torções na linha e consequente memória durante o periodo de armazenamento, por vezes longo.
A memória neste caso é maior nas linhas tropicalizadas por conta de seu núcleo feito em monofilamento simples ou trançado.

Grande abraço
Odimir

Limpeza%20linhas%20007.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

As linhas são adequadas para o uso que lhes é dado, uma é quase nova e as outras, têm pouco uso.

Então é tentar ver se o problema é algum dos definidos pelos amigos e as dicas do Odimir são preciosas.

Também guardo minhas linhas fora dos carretéis, mas enroladas em "oito" e acondicionadas em sacos plásticos co zip.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.