Ir para conteúdo

Material Certo X Material Errado


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Bom dia amigos mosqueiros!

Antes de mais nada, gostaria de agradecer e de parabenizar o Marcelo Zur e o serviço de sua loja.

Desde o começo do mês eu estava a procura dos pêlos para atar Compara-dun, que, até onde sabia, só o Marcelo os tem.

Graças a RF (receita federal), só consegui efetivamente comprar o material semana passada. :wacko:

Mas, feita a compra (e depois de incomodar muito o Marcelo :bag: ) Fiz o pagamento, tudo nos conformes, isso em uma terça feira. Na quinta feira (dois dias depois) o material já estava em mãos!

O E-Sedex do amigo é muito bom, preço ótimo e o material nem se fala!

De ótima qualidade e a um preço muito bom também!

Mas, voltando ao tema tópico, graças a essas compras que fiz com o Marcelo, pude emfim atar com os materiais corretos duas iscas que gosto muito: A Elk Hair Caddis e a Compara-Dun.

Após atadas, peguei umas destas mesmas iscas que eu havia atado anteriormente, sem os materiais e técnicas corretas, e fiquei abismado com a diferença...

Deixo então, aqui, meu parabenizar pelo serviço do Marcelo Zur e meu agradecimento pelo material e aguardo opiniões dos amigos sobre meus atados.

Grande abraço a todos!!

"Tentativas" de elk hair caddis com outros materiais...

post-1898-0-65147200-1445860302_thumb.jp

Material errado...

post-1898-0-89092400-1445860309_thumb.jp

Material errado...

E Elk Hair Caddis com material adequado!!

post-1898-0-03216300-1445860318_thumb.jp

Material certo!!

"Tentativa" de Compara-Dun com outro tipo de material e sem a técnica correta...

post-1898-0-14705800-1445860326_thumb.jp

Material errado...

E Compara-Dun com pêlos corretos e um pouco mais de técnica!

post-1898-0-26740800-1445860332_thumb.jp

Material certo!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Usar o material certo faz muita diferença e o Marcelo está de parabéns por ter lhe ajudando com informações corretas, aliás, as informações incorretas que tive na hora que comecei a aprender a atar é que me fez parar por algum tempo e recomeçar depois de estudar bastante. Com a ajuda do fórum a informação chega para quem quer, mesmo sabendo que por teimosia ou não teimosia, alguns ainda usam o material errado para atar suas moscas. Seja como for, hoje temos opção de compra e ninguém mais "empurra" porcaria para que tem a informação de compra correta.

Por falar em Elk Hair Caddis, veja que estou atando uma variantes com rubber legs e tail de BIOT. :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pois é Andre,

Sei muito bem o que é isso. Alias tomo muita bronca de um cara ai do forum por tentar inventar material kkkkk.

Quando ato com todos os materiais da receita a mosca fica boa.

A gente chega lá rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não é bem assim Cazes... O André Vergara usou o material errado porque estava em busca do certo e você usa o errado porque ainda está em busca do certo (:)). Além do que, material certo tem aqui em casa e podes usar para atar tuas moscas enquanto junta seu próprio material. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não é bem assim Cazes... O André Vergara usou o material errado porque estava em busca do certo e você usa o errado porque ainda está em busca do certo ( :)). Além do que, material certo tem aqui em casa e podes usar para atar tuas moscas enquanto junta seu próprio material. ;)

O puxão de orelha é dolorido, mas faz bem!

Nos ajuda a lembrar que nem sempre ser teimoso é uma boa opção..

Tem vezes que é preciso mesmo ser teimoso, mas é bom ir com cautela!

hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quando pescador comesa a praticar com o material correto ajuda bastante com muitos treinos.

Quando pescador comesa com o material errado da para atar mas não o ajuda no visual e nem da pratica fica estranho para outros pescadores atadores.

Para o peixe não terá problema o peixe não tem a mesma visão dos pescadores atadores.

Agora é triste de saber que um atador profissional leva anos para atar uma mosca com o material certo que atou e ver o pescador atar a mesma mosca com o material errado.

Se tem modo de consegui o material correto vai atrás.

Isto é a minha opinião e tenho certeza que muitos atadores também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

André tu não conhece a peça, ele puxa orelha até quando tu ta certo kkkkk. Faz parte da personalidade.

Mas tenho que admitir, gosto do perfeccionismo dele e é o que dar prazer nas aulas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quando pescador comesa a praticar com o material correto ajuda bastante com muitos treinos.

Quando pescador comesa com o material errado da para atar mas não o ajuda no visual e nem da pratica fica estranho para outros pescadores atadores.

Para o peixe não terá problema o peixe não tem a mesma visão dos pescadores atadores.

Agora é triste de saber que um atador profissional leva anos para atar uma mosca com o material certo que atou e ver o pescador atar a mesma mosca com o material errado.

Se tem modo de consegui o material correto vai atrás.

Isto é a minha opinião e tenho certeza que muitos atadores também.

Opa Marcelo!

Então, eu sou da seguinte opinião.

Pra quem está iniciando, é interessante ter a experiência com materiais mais baratos, pois isso dá prática no atado sem "doer" muito no bolso...

Imagine se as outras 6 "tentativas" elk hair caddis eu tivesse usado as penas certas de hackle que custam quase R$40,00 o pacotinho com 24 un, iria acabar jogando todas fora...

esse é um ponto que me deixou bem "pé atraz" na hora de comprar materiais de atado corretos.

Eu preferi primeiro ter uma certa prática, tentar várias receitas diferentes, materiais alternativos, etc, para hoje, não precisar errar tanto com materiais caros.

Claro, isso é minha opinião e minha experiência. Cada um com a sua!

hehehehe

Grande abraço!

André tu não conhece a peça, ele puxa orelha até quando tu ta certo kkkkk. Faz parte da personalidade.

Mas tenho que admitir, gosto do perfeccionismo dele e é o que dar prazer nas aulas.

Hehehehe

Acontece Cazes!

Mas tenha certeza do seguinte:

- Se ele pucha sua orelha mesmo vc estando certo, é pq ele sabe que você é capaz de fazer melhor e quer ver o resultado do seu esforço;

- Se ele pucha sua orelha, é porque se importa com você;

- Se ele é perfeccionista a anos, ele vai cobrar o mesmo de você em dias, ou seja, bem provavelmente você se tornará um atador tão bom quanto ele (ou até melhor) em pelo menos metade do tempo que ele levou e com 1/10 do esforço que ele teve.

;)

Queria eu ter um atador pra "puchar minha orelha"...heheheheh

Grande abraço parceiro!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo André, para pescador que não pode ou não tem $ pode pratica o que tem mais pode juntar aos pouquinho uma caixinha para frente e ter alguns materiais que fica bem mas pratico.

Isto é a minha opinião. :ok:

Editado por Marcelo R. S.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo André, para pescador que não pode ou não tem $ pode pratica o que tem mais pode juntar aos pouquinho uma caixinha para frente e ter alguns materiais que fica bem mas pratico.

Isto é a minha opinião. :ok:

Foi exatamente o que eu fiz!

:D

hehehehe

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Perfeito André.

É isto ai vai enfrente trena bastante, as moscas estão voado. :okok:

Fazer as moscas voarem é fácil!

O problema é fazer, como diria Buzz Lightyear, "Cair com estilo"!

E, acima de tudo, convencer os peixes!

heheheheheh

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico André.Sou fã do material alternativo,mas aos poucos estou descobrindo o material "certo" digamos assim,e,ao terminar uma mosca você vê a diferença,aliás,no atar uma mosca com o material certo você já sente a diferença.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Excelente tópico André.Sou fã do material alternativo,mas aos poucos estou descobrindo o material "certo" digamos assim,e,ao terminar uma mosca você vê a diferença,aliás,no atar uma mosca com o material certo você já sente a diferença.

Grande Willians!!

Tudo certo parceiro?

Pois é, eu também sou adepto do alternativo, mas (como mostrei nas fotos) tem casos que não tem como usa-los...

Hoje, acredito que uns 80-85% do meu material de atado seja alternativo, mas até agora não em impediu de pegar peixes!

Clado, até onde eu sei, não existe alternativo pra deer hair (pra atar ratinho, por exemplo), mas tem várias outras opções que dão bem certo!

:D

Grande abraço parceiro!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Excelente tópico!!!
Vou emitir uma humilde opinião aqui...

Atar com material alternativo remete ao atador buscar o máximo de semelhança ao material e aparencia original da mosca, ou pelo menos esta é a ideia.

Assim, inconscientemente, ele acaba desenvolvendo uma habilidade, que, quando for utilizar o material adequado, a "coisa " vai acontecer, ele ele imediatamente perceberá o quanto é mais fácil atar com o material correto.

Este tempo servirá para revelar sua vocação, habilidade e interesse pela modalidade o próprio atado.

Abraço a todos!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Excelente tópico!!!

Vou emitir uma humilde opinião aqui...

Atar com material alternativo remete ao atador buscar o máximo de semelhança ao material e aparencia original da mosca, ou pelo menos esta é a ideia.

Assim, inconscientemente, ele acaba desenvolvendo uma habilidade, que, quando for utilizar o material adequado, a "coisa " vai acontecer, ele ele imediatamente perceberá o quanto é mais fácil atar com o material correto.

Este tempo servirá para revelar sua vocação, habilidade e interesse pela modalidade o próprio atado.

Abraço a todos!

Opa Flávio!

Concordo plenamente com sua colocação!

Hoje, vejo o quanto o material alternativo me auxiliou a atar melhor e até, descobrir materiais alternativos que não deixam nada a perder pros materiais adequados.

Obrigado pelo comentário e pela sua opinião!!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.