Ir para conteúdo

Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Sérgio, essa "coisa horrenda" é a larva da dobsonfly, nessa fase aquática ela é chamada hellgrammite, sendo extremamente predadora. Depois de 2 a 4 anos de faze larval aquática ela sai da água e se esconde embaixo de pedras ou tocos na margem do rio, para pulpar... Depois passa para fase adulta alada, por sinal muito linda.

Após a cópula, deposita sua massa de ovos em pedras ou folhagens da mata ciliar, de forma que Qdo eclodem caem direto na água.

A dobsonfly é da ordem megaloptera, antigamente era uma sub ordem da ordem neuroptera, hj não é mais.

Depois da barata d'água gigante (hemiptera), a helgramitte é o maior inseto aquático que temos no Brasil.

Sou apaixonado pela dobsonfly! Aqui no cerrado temos bastante.

Abs!

Leandro

Obrigado pelas informações Leandro,

aos poucos com a ajuda de amigos como você aprendo um pouco sobre Entomologia.

Grande Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O Leandro Vitorino explicou perfeitamente como um grande estudioso que é. :ok:

Sergio se eu dependesse de ter que atar um bicho desses para pescar estava frito. :D

A forma alada é encontrada também por aqui e assusta mais que qualquer barata voando. :laugh:

dobsonfly_jasrun_3.jpg

Já as Stonefly a questão muda completamente de figura, eu ato, gosto de atar e mais ainda de pescar com algumas receitas que supostamente imitam uma Stonefly alada.

Não deixa também de ser um bicho feio.

Tallaperla_maria_1083_500x.jpg

stoneflies.jpg

picture_4422_large.jpg

Obrigado pela contribuição Fausto,

normalmente me deparo com esta "bicharada" dentro d'água e fico imaginando como seria sua forma após a metamorfose, matou minha curiosidade!

Grande Abraço

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Olá pessoal,

anexei ao post principal mais um ponto de desbravamento deste mesmo rio, desta vez o foco foi somente nos Lambaris, ... e foi muito produtivo, somente "bicho grande", espero que gostem.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Impressionante o tamanho desses lambaris. :okok:

Aqui no rio Macaé de Baixo (MDB) tem uns grandes assim, mas os astros tem que estar muito bem alinhados para encontrá-los. :D

Geralmente são pequenos e em grande quantidade, proporcionando assim uma ótima diversão. :ok:

Gostei de ver Sérgio! :okok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Impressionante o tamanho desses lambaris. :okok:

Aqui no rio Macaé de Baixo (MDB) tem uns grandes assim, mas os astros tem que estar muito bem alinhados para encontrá-los. :D

Geralmente são pequenos e em grande quantidade, proporcionando assim uma ótima diversão. :ok:

Gostei de ver Sérgio! :okok:

Fausto,

em minhas ultimas pescarias neste rio percebi que particularmente esta espécie de Lambari (Rabo Vermelho) tem uma grande afinidade por "aguas rápidas" desta forma na maioria das vezes que o objetivo da pescaria são os Lambas a produtividade tem sido muito boa e praticamente so exemplares deste porte, algumas vezes eles são tao vorazes que chegam a saltar fora da agua para pegar a mosca.

Grande abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto,

em minhas ultimas pescarias neste rio percebi que particularmente esta espécie de Lambari (Rabo Vermelho) tem uma grande afinidade por "aguas rápidas" desta forma na maioria das vezes que o objetivo da pescaria são os Lambas a produtividade tem sido muito boa e praticamente so exemplares deste porte, algumas vezes eles são tao vorazes que chegam a saltar fora da agua para pegar a mosca.

Grande abraco!

Grande Sergio!

Lindos lambas!

:D

Realmente, aqui na região onde moro, quando vou atras dos pequenos vorazes, também identifiquei alguns padrões de "predileção" em relação a local/espécie deles.

Os lambaris de rabo vermelho (Astyanax fasciatus) realmente prefere águas mais rápidas e de preferência próximo a estruturas (pedras, galhos, etc).

Já os lambaris do rabo amarelo ou tambiús (Astyanax bimaculatus) preferem águas um pouco mais lênticas e profundas ("poços"). Foi o que eu observei durante meus vadeos.

Você também já observou se ai tem esse tipo de comportamento?!

Grande abraço!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O peixe cresce mais quando come mais e o vetor de força da correnteza faz a linha de alimentação (feeding line), daí os mais parrudos predominam nesses locais. No rio Macaé de Baixo observei o mesmo e sempre os mais parrudinhos ficam onde passa mais alimento ou seja, em águas rápidas, já os menores ocupam o restante do pool. Estou me coçando para pescar lambaris essa semana... :cool2:

Copiou a mensagem seu Beto Saldanha? :pipe:

Passo na tua casa às 05:15 e café da manhã no Sabor Rural às 07:00. :ok:

Que dia? Calma aí... vou ver a previsão do tempo. :graduado:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olha que agora me cocei também...

Não sei se vou com o caiaque atras dos tucunas ou no vadeo atras dos lambas...

Agora fiquei indeciso... :unsure2:

A previsão pra sábado aqui é promissora!

Pouco vento, 3 dias de sol, temperatura na casa dos 28ºC, 2º dia de lua cheia...
Acho que vai sair algum peixinho!!

:D :D :D :D

Editado por André Vergara
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Sergio!

Lindos lambas!

:D

Realmente, aqui na região onde moro, quando vou atras dos pequenos vorazes, também identifiquei alguns padrões de "predileção" em relação a local/espécie deles.

Os lambaris de rabo vermelho (Astyanax fasciatus) realmente prefere águas mais rápidas e de preferência próximo a estruturas (pedras, galhos, etc).

Já os lambaris do rabo amarelo ou tambiús (Astyanax bimaculatus) preferem águas um pouco mais lênticas e profundas ("poços"). Foi o que eu observei durante meus vadeos.

Você também já observou se ai tem esse tipo de comportamento?!

Grande abraço!!

Olá André,

seus Tambiús tem o mesmo comportamento dos que ocorrem aqui em minha região, aqui além de águas lênticas eles também utilizam a artimanha de ficarem próximo ao capim das margens, desta forma é só tomar o cuidado de não chegar muito próximo para não espantá-los e a "festa" com dezenas deles estará feita!

Abraço parceiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Olá pessoal!

Editei o Post com a minha última pescaria de LAMBASSAUROS, no dia de hoje fui contemplado com meu Record pessoal, espero que gostem do relato.

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tem certeza que não foi uma pirapitinga do sul que fugiu?!

hehehehehehehe

Abração!!

:happy::happy::happy:

Hehehehe,

que maravilha seria se existisse esta espécie por aqui!

Grande abraço André!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Com certeza seria!

Ficaríamos muito felizes!!!

:D :D :D :D :D :D :D

Existe um episódio sobre elas na FISH TV (Na pegada do Fly) onde nosso amigo Kid sai atrás delas, é realmente magnífico, já devo ter assistido umas 10 vezes de tanto que me interessou esta espécie!

...quem sabe um dia me aventuro atrás delas.

Abraço parceiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sérgio, essa "coisa horrenda" é a larva da dobsonfly, nessa fase aquática ela é chamada hellgrammite, sendo extremamente predadora. Depois de 2 a 4 anos de faze larval aquática ela sai da água e se esconde embaixo de pedras ou tocos na margem do rio, para pulpar... Depois passa para fase adulta alada, por sinal muito linda.

Após a cópula, deposita sua massa de ovos em pedras ou folhagens da mata ciliar, de forma que Qdo eclodem caem direto na água.

A dobsonfly é da ordem megaloptera, antigamente era uma sub ordem da ordem neuroptera, hj não é mais.

Depois da barata d'água gigante (hemiptera), a helgramitte é o maior inseto aquático que temos no Brasil.

Sou apaixonado pela dobsonfly! Aqui no cerrado temos bastante.

Abs!

Leandro

Beleza Leandro, é isso mesmo! Pessoal aqui no Brasil chama de "formiga leão"... tem por aqui no RGS também, bicho forte, nada bem rápido e tem as mandíbulas poderosas, não peguem com a mão. Tomei um baile ao capturar um para referência há muitos anos atrás, lá em Ausentes.

Abraço!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

lindos lambaris!

eu sempre imaginei lambari de 1kg, ia ser "O" peixe

aqui no lago guaíba saem uns grandes também e por enquanto 18cm foi o maior

mas nesse teu rio aí tem outro sabor, lugarzinho ajeitado!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

lindos lambaris!

eu sempre imaginei lambari de 1kg, ia ser "O" peixe

aqui no lago guaíba saem uns grandes também e por enquanto 18cm foi o maior

mas nesse teu rio aí tem outro sabor, lugarzinho ajeitado!

Obrigado parceiro!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.