Ir para conteúdo

Fly no mar


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Como não houve capturas, esse tópico não ficou na seção de relatos, mas gostaria de compartilhar com os amigos as experiências que estou tendo nessa difícil tarefa que é pescar com fly no mar aqui no Brasil, ainda mais em se tratando de vadeio. :mellow:

Minhas tentativas estão se concentrando no costão e canal de Itaipú/Camboinhas, por dois motivos principais: conheço bem o lugar, sei que ainda há peixe lá pois regularmente temos notícias de mortandande quando há inversão térmica ou proliferação de algas, é um local de desova de muitas espécies inclusive crustáceos (camarões, siris, carangueijos) e é raso o suficiente para caminhar com água abaixo da cintura, permitindo o vadeio e quando a água estiver clara, pesca no visual. :)

No dia 17/05/2015 estive lá pela manhã (pois mais tarde fica impraticável por conta dos banhistas/esportistas/pescadores artesanais) e encontrei uma maré muito baixa e água muito escura, pois a água que sai da lagoa é de um tom de chá preto, o canal estava muito seco e a faixa de água principal tinha no máximo uns 3 metros de largura por uns 50 cm de profundidade. Tentei várias moscas, sem ações, depois resolvi ir até a ponta do quebra-mar e tentar uns arremessos mais no fundo. Vi vários cardumes de peixes que presumo serem anchovas atacando pequenos peixes (sardinhas suponho) que explodiam na superfície pra todo lado. Parecia que em alguns pontos (vários por sinal) o mar estava fervendo. Não tive sucesso nas fisgadas, mas comprovadamente, tem peixe. :D

Hoje estive de volta no início da vazante, cheguei com o dia ainda por clarear e quando o sol saiu pude ver uma água cristalina, perfeita para a pesca no visual, segue algumas fotos:

post-1241-0-33131400-1433727779_thumb.jp

Ainda sem sol, logo na minha chegada (vista do canal em direção à lagoa)

post-1241-0-74641400-1433727804_thumb.jp

Na mesma hora (vista do canal em direção ao mar)

post-1241-0-39538500-1433727894_thumb.jp

A hora em que o sol apareceu (só isso já valeu o dia)

post-1241-0-77853700-1433727935_thumb.jp

Novamente olhando em direção ao mar, de dentro do canal

Hoje como cheguei no início da vazante (1.00m), a água estava mais alta e em alguns trechos, se fosse mais à frente, molharia inclusive a pochete de peito que estou usando, mas dava perfeitamente pra atingir os pontos com arremessos um pouco mais longos. Hoje a água quase chegava ao outro lado do canal, como nos velhos tempos em que pescava lá com meu pai. Assim que o sol iluminou a água, pude ver todo o fundo e como estava claro. Haviam siris aos montes por toda a parte, mas nem sinal de peixe, fiz meus arremessos mas não obtive ações, assim como da outra vez. Mal se passaram 20 minutos e a água começou a escurecer por conta da vazante da lagoa. :(

Desisti de ficar no canal pois além da água escura, estava saindo junto muito detrito (algas, folhas, galhos, etc). Fui até o quebra mar novamente, mas dessa vez não observei nenhuma ação de peixes. Mais algumas fotos comprovando a clareza da água:

post-1241-0-01298800-1433728406_thumb.jp

O canal

post-1241-0-63546600-1433728418_thumb.jp

Aqui do lado da praia de Camboinhas

post-1241-0-19943400-1433728459_thumb.jp

Já com o pé na areia

Bom, é isso. Vou continuar tentando pois é uma opção muito confortável pra dar uns arremessos, perto de casa (20 min) e tenho certeza que peixe tem, acho que é mera questão de acertar a maré. :)

Estou anotando tudo (pressão, maré, lua, sol, etc), pra tentar estabelecer um mapa que ajude a prever as melhores condições, estou também providenciando um conjunto #6 que vai me proporcionar mais conforto, pois estou achando o #8 pesado demais pra isso. Espero que a próxima notícia seja com peixe. :D

Grande Abraço ;)

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André depois seria legal citar as mosquas que você já utilizou e o tipo de trabalho.

Usei Schminnow, Camarões (Cuba, Ghost, etc), Crazy Charly, Genesis, Clouser Minnow e diversos tipos de streamer (Lefty Deceiver, Bend Back, Seaducer, etc).

O trabalho basicamente foi variar a velocidade de recolhimento e espaçar mais ou menos o intervalo entre as "puxadas".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Insista André, eventualmente tem que sair peixe de um lugar assim. Quais espécies você espera encontrar?

Pois é né? Tem cara de peixe! :D

Eu sei que tem porque os ví atacando na superfície, dava pra ver parte do lombo fora da água enquanto partiam velozmente na direção das (supostas) sardinhas.

Espero encontrar as espécies que habitualmente frequentam aquele tipo de ambiente, no canal e na lagoa: robalo, corvina, xerelete, ubarana, guaivira, savelha, xaréu, agulha. E no quebra mar, pode adicionar à essa lista: anchova, espada, piraúna, badejo, garoupa.

Uma outra espécie muito comum nesse ambiente é a tainha, mas não esperava fisgar nenhuma com as iscas que levei.

É também normal, mas com uma frequência menor, encontrar tanto na lagoa, quanto no canal e no mar, cação, arraia, bonito e outros peixes de águas mais profundas, que vez ou outra, se aproximam muito da costa. Cações e arraias inclusive não raro, entram na lagoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda acho que a melhor opção pra essa região seria entrar na lagoa de caiaque. Acredito que, nos mangues lá dentro, deva sair alguma coisa no fly. No bait, já fiz pescarias de 3 horas de ações ininterruptas de robalinhos no equipamento leve.

E como eu falei contigo no outro dia, leva um gafanhoto. Hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ainda acho que a melhor opção pra essa região seria entrar na lagoa de caiaque. Acredito que, nos mangues lá dentro, deva sair alguma coisa no fly. No bait, já fiz pescarias de 3 horas de ações ininterruptas de robalinhos no equipamento leve.

E como eu falei contigo no outro dia, leva um gafanhoto. Hahahaha

Sem dúvidas! Peguei muito siri e camarão fom meu pai, tanto na lagoa quanto no canal de Itaipu e Piratininga (inclusive no canal que liga ambas as lagoas), durante a caminhada pelas margens via muito peixe batendo e quando a maré estava mais baixa e conseguíamos entrar na água, via muitas corridas saindo da vegetação de mangue do entorno. :yes:

Mas, para essa pescaria me falta um item básico, o caiaque. :wacko: Na verdade me falta espaço pra guardá-lo, senão já o teria comprado. :mellow: Daria inclusive pra esticar até à laje de Itaipu sem muito esforço. :)

Tinha me esquecido do gafanhoto, apesar de não ter ido muito pra dentro da lagoa, assim que acaba o canal, do lado esquerdo já tem uns pontos que dá pra experimentar uma terrestrial. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André,

Conjunto #6 certamente é a melhor opção. Anzóis pequenos, #6 é o ideal.

Uma coisa que faz realmente a diferença no mar é uma linha sinking Tip.

Nas praias cortões e piers, os peixes geralmente comem no fundo.

O recolhimento deve ser mais rápido do que vc costuma usar com as trutas.

Abuse do brilho. Pode exagerar no flash.

Por dos sol e maré cheia são uma combinação perfeita.

Abç

Doug

post-98-0-04224500-1433770177_thumb.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André,

Conjunto #6 certamente é a melhor opção. Anzóis pequenos, #6 é o ideal.

Uma coisa que faz realmente a diferença no mar é uma linha sinking Tip.

Nas praias cortões e piers, os peixes geralmente comem no fundo.

O recolhimento deve ser mais rápido do que vc costuma usar com as trutas.

Abuse do brilho. Pode exagerar no flash.

Por dos sol e maré cheia são uma combinação perfeita.

Abç

Doug

Pois é, depois da primeira experiência percebi esses dois detalhes, tanto que já encomendei ao amigo Bruno Repiso uma vara #6 e ontem usei uma Cortland Precision WF Intermediate Ghost Tip, que apesar de não ser pra água salgada, me pareceu ideal para esse tipo de pescaria. Quanto ao trabalho das moscas, variei bastante, desde lento pausado até rápido com recolhimento contínuo colocando a vara embaixo do braço e recolhendo com pequenos puxões curtos com ambas as mãos.

Também optei por moscas com mais lastro dessa vez, mas excetuando-se o Crystal Schminnow, as outras são um tanto modestas com relação ao brilho, vou experimentar aumentar o "flash" nas próximas investidas. :)

Tentarei me programar para o início da enchente na próxima vez, mas o final do dia é mais complicado pra mim, além da predileção pelo início da manhã, sou bicho madugrador. :D

Obrigado pelas dicas Comandante, belo serranídeo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande André, pescar na água salgada e transparente aqui no Rio de Janeiro é complicado.

A pé você precisa procurar local com água mas funda e mas escura para ter algum resultado.

Aonde tem população com atividade nas águas é muito difícil de ter peixes que pode atacar a sua mosca.

No começo procura usar moscas que fica mas no fundo fazendo de baixo para cima e arrastando no fundo como fosse um Crappie Jigs, a mosca, e é melhor de encontrar algum peixe quando o dia esta nublado sem chuva e vai sempre com a observação da maré ele ajuda bastante.

A tentativa você fez e a observação também tenta sempre quando puder.

Será que falei besteria? :huh:

Abraço.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Grande André, pescar na água salgada e transparente aqui no Rio de Janeiro é complicado.

A pé você precisa procurar local com água mas funda e mas escura para ter algum resultado.

Aonde tem população com atividade nas águas é muito difícil de ter peixes que pode atacar a sua mosca.

No começo procura usar moscas que fica mas no fundo fazendo de baixo para cima e arrastando no fundo como fosse um Crappie Jigs, a mosca, e é melhor de encontrar algum peixe quando o dia esta nublado sem chuva e vai sempre com a observação da maré ele ajuda bastante.

A tentativa você fez e a observação também tenta sempre quando puder.

Será que falei besteria? :huh:

Abraço.

Sim, estou tentando. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Andre, de tudo q li ai pra cima, somado ao tanto que tenho apanhado com essa historia de saltwater carioca, só tenho algumas coisas pra te dizer:

1- Sinking tip type3 ou mais OU Sinking!

2- Material #8 não é pesado, uma vez q o arremesso tem q ser mais longo pois peixe aqui nao é bobo, não! rsrs

3- Brilho tipo tucunaré! rsrs (apesar de não gostar de ater com brlho, sei q é um mal necessario!)
4- Nas aguas de nikiti, eu levaria umas iscas cor de chá, roxas, pretas e até uma dark blue :wub:. Mas não deixaria uma branca com cabeça verde em casa, nao!

5- Abuse no peso da isca tbm! Esse local ai é fundo e tem muita correnteza! Já vi relatos do pessoal pegando bastante peixe, mas eu mesmo só quebrei a cara! :wallbash:

6- Se quiser uma pescaria estilo flats (agua nos joelhos), tenho uma de bobalinhos que fará tranquilamente no #4 e linha F: justamente no canal de Itaipuaçú, mas ai tem q ser fora do veraneio e nao ter pena de sujar a linha, ne? :whistle: Nessa pescaria eu colocaria até um gurgler, pois pegava nas zarinhas quando de bait....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Andre, de tudo q li ai pra cima, somado ao tanto que tenho apanhado com essa historia de saltwater carioca, só tenho algumas coisas pra te dizer:

1- Sinking tip type3 ou mais OU Sinking!

2- Material #8 não é pesado, uma vez q o arremesso tem q ser mais longo pois peixe aqui nao é bobo, não! rsrs

3- Brilho tipo tucunaré! rsrs (apesar de não gostar de ater com brlho, sei q é um mal necessario!)

4- Nas aguas de nikiti, eu levaria umas iscas cor de chá, roxas, pretas e até uma dark blue :wub:. Mas não deixaria uma branca com cabeça verde em casa, nao!

5- Abuse no peso da isca tbm! Esse local ai é fundo e tem muita correnteza! Já vi relatos do pessoal pegando bastante peixe, mas eu mesmo só quebrei a cara! :wallbash:

6- Se quiser uma pescaria estilo flats (agua nos joelhos), tenho uma de bobalinhos que fará tranquilamente no #4 e linha F: justamente no canal de Itaipuaçú, mas ai tem q ser fora do veraneio e nao ter pena de sujar a linha, ne? :whistle: Nessa pescaria eu colocaria até um gurgler, pois pegava nas zarinhas quando de bait....

Alberto meu fio,

Sei que pra algumas espécies (serranídeos, corvina, etc) a coisa é mais fácil no fundo, mas a não ser que o comportamento dos peixes tenha mudado nos últimos anos, eles também comem na superfície e meia água, não faz muito tempo, ainda pescava com plugs de superfície e de barbela curta e conseguia fisgá-los. :)

E no dia 17/05, eu ainda os ví atacando na superfície com os lombos parcialmente fora da água, mais na superfície que isso só se estivessem acima da água. :laugh:

Se a maré estiver mega cheia, tem até uns pontos mais fundos, mas via de regra, onde estive não chega a dois metros. Bem na entrada do canal tinham uns garotos surfando e estavam de pé sem problemas pisando no fundo. Quando a maré corre, realmente a correnteza fica forte em alguns pontos, mas tem muitos cantinhos tranquilos nos quais a água corre pouco. :)

Talvez por estar arremessando muito e fisgando nada, esteja "sentindo" o peso do conjunto #8, mas acho que um #6 dá conta do recado com uma linha adequada. As moscas que usei não eram tão carnavalescas assim, mas tinham brilho, talvez esse tenha sido o motivo da falta de ações, vou contratar o Paulo Barros pra me dar uma consultoria. :laugh:

Quanto às cores, usei: vermelho, roxo, branco, laranja, chartreuse, branco com preto, branco com vermelho, branco com chartreuse, branco com verde musgo, creme e marrom, sempre em função da luminosidade e da cor da água. Vou providenciar o dark blue. :p

Naquele canal de Itaipuaçú não dá! É podre demais, prefiro pescar no Rio Morto. :wacko: minha filha mais velha mora no Recanto e toda vez que vou lá passo por ele, está cada vez pior! Lá a água é preta, não dá pra ver nada, caminhar por ali é um perigo, imagina a quantidade de garrafa, prego e outros perigos que existem ali. Por mais que também seja suja, na lagoa consigo ver onde estou pisando e sinceramente pescar em um lugar horrível daqueles não me daria nenhum prazer. Prefiro continuar lá no canal/lagoa e ir pra aproveitar a manhã, ver o dia raiar e treinar uns arremessos, claro que se os peixes aparecerem, será muito melhor. :D

Grande Abraço, valeu pelas dicas. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estpu tendo o mesmo problema por aqui no quebramar na Barra.... estou a ponto de desistir.....

Meu amigo,

Não desista, observe, experimente, anote e compartilhe aqui os resultados, vamos conseguir. :)

Eles estão lá e com fome, fisgá-los é apenas uma questão de achar as condições certas e as moscas que mais funcionam. Tenho certeza de que faltam detalhes.

No meu caso o detalhe é "catiguria" (competência). :dry:

:laugh: :laugh: :laugh:

Keep trying, keep fishing ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meu amigo,

Não desista, observe, experimente, anote e compartilhe aqui os resultados, vamos conseguir. :)

Eles estão lá e com fome, fisgá-los é apenas uma questão de achar as condições certas e as moscas que mais funcionam. Tenho certeza de que faltam detalhes.

No meu caso o detalhe é "catiguria" (competência). :dry:

:laugh: :laugh: :laugh:

Keep trying, keep fishing ;)

Cuando fui a Florianópolis en la playa no se veían peces y probé con todas las moscas y formas hasta que di con la formula,mosca pink tipo huevo de trucha y stripeando rapido

post-1029-0-38995200-1433856484_thumb.jp

post-1029-0-23015600-1433856502_thumb.jp

post-1029-0-36735500-1433856510_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André, se liga nos xaréus, está cheio de cardumes deles pelas praias do RJ. Aqui em Copa entre um mergulho e outro dou de cara com um carduminho, os peixes estão gordinhos.

Camboinhas é um lugar complicado pra mim, nunca tive muita sorte na pescaria lá (mas sempre voltava por conta da beleza e da tranquilidade), o saldo de todas as pescarias que fiz não passa de alguns robalinhos e algumas cavalinhas. Nunca pesquei com fly por lá.

Ainda estão passando aquela rede diariamente? Aquela malha mata tudo que seja maior que 5cm e não deixa que nenhum peixe se crie ali. É desanimador ver o produto da pescaria dos caras, um fiasco; se sair algum peixe de 500g é provável que tenha festa na colônia de pescadores para comemorar o feito.

Ainda assim, com toda essa pressão, durante alguns mergulhos contemplativos, ainda conseguia ver, com certa habitualidade, cardumes de robalinhos encostados nas pedras. Em regra eles ficavam na ponta do mole, mais voltado para a praia onde as ondas batem e faz um espumeirozinho. Além dos robalos via bastante carapeba grande. Outro que via com certa frequencia por lá, nas redes dos pescadores e nos baldes dos pescadores de praia, eram alguns pequenos bonefishes, me parece ser um peixe bem comum nessa praia.

Um lugar onde peguei muito robalinho, usando grub, foi no costão do canto esquerdo de itaipu, ali é bem legal para pescar, tem muita estrutura e tem peixe, várias espécies costumam encostar ali. A pedra é ótima pra pescar com fly, é plana e não tem muita coisa para estragar a linha. Fica bem pertinho de camboinhas.

Bateu até saudades de camboinhas e sossego agora, acho que qualquer dia desses vou dar um vôo aí, só vou esperar você descobrir como pegar os peixes para você me passar o pulo do gato. :D

Esse processo de descoberta é muito bom, né? Principalmente em um lugar bonito como esse. Nos mantenha informado das suas incursões.

Abraço

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não sei se ainda passam a rede por lá, nesse dia não vi nada, aliás nunca vi passarem rede no canal, passam mais pra perto do costão de Itaipú, mesmo porque, perto do canal, a uns 80/100 metros da praia tem uma laje de pedra e não tem como passar rede por lá.

Sim, no costão é bem bom também, mas lá é fundo mesmo, exige de fato uma linka sinking e moscas bem lastreadas.

Pode deixar que eu relato e faço o convite, só não fiz nenhum convite até o momento justamente pq ainda não tinha nenhum "incentivo" pra justificar o convite, a não ser que alguém quizesse encarar um "PDI". :p

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo André.

No fly se torna um pouco diferente tem duas chances para ter um bom resultado, é aparecer um cardume de peixes predadores atacando na superfície próximo do seu limite de arremesso, ou atrair os peixes mas próximo de você, isto não quer dizer que pode enganar um peixe com um simples arremesso.

No fundo fica mais próximo do peixe quase no mesmo do nível, como todos os pescadores sabem um dia é do peixe o outro é do pescador é ai que você entra.

Observa as mares, o tempo, cor da água, local da pesca e o próprio comportamento do peixe que provável você vai ver.

Na pesca com iscas artificiais as rures iscas de toque tem um formato para o pescador trabalhar fazendo um movimento muito diferente de uma mosca de fly, e esta isca o movimento do trabalho do pescador das iscas de toque, as moscas vai em linha reta para cima ou para baixo as iscas de toque tem movimentos diferentes.

Você não consegue fazer uma mosca ficar com movimento num local só já a isca de toque fica fazendo vários movimentos estacionados num locas.

É ai que a mosca precisa ter um bom movimento dela própria e cair bem longe.

Sobre brilhos na mosca sim é importante, quando você ver um cardume de sardinha dentro da água mais escura, aquela cor fantástica que os pescadores diz ai tem peixes, você não ver o brilho sardinhas?

Se tem na natureza o peixe brilha porque na mosca não colocar brilho?

Tenha resultado quero ver a foto tua com um peixão. :okok:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo André.

Sobre as redes muitas as vezes estes seres do outro planeta, vai a noite para não ser visto, é assim que sabe que no local já passarão a rede e para isto precisa ir mas vezes para tirar esta duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alberto meu fio,

Sei que pra algumas espécies (serranídeos, corvina, etc) a coisa é mais fácil no fundo, mas a não ser que o comportamento dos peixes tenha mudado nos últimos anos, eles também comem na superfície e meia água, não faz muito tempo, ainda pescava com plugs de superfície e de barbela curta e conseguia fisgá-los. :)

E no dia 17/05, eu ainda os ví atacando na superfície com os lombos parcialmente fora da água, mais na superfície que isso só se estivessem acima da água. :laugh:

Se a maré estiver mega cheia, tem até uns pontos mais fundos, mas via de regra, onde estive não chega a dois metros. Bem na entrada do canal tinham uns garotos surfando e estavam de pé sem problemas pisando no fundo. Quando a maré corre, realmente a correnteza fica forte em alguns pontos, mas tem muitos cantinhos tranquilos nos quais a água corre pouco. :)

Talvez por estar arremessando muito e fisgando nada, esteja "sentindo" o peso do conjunto #8, mas acho que um #6 dá conta do recado com uma linha adequada. As moscas que usei não eram tão carnavalescas assim, mas tinham brilho, talvez esse tenha sido o motivo da falta de ações, vou contratar o Paulo Barros pra me dar uma consultoria. :laugh:

Quanto às cores, usei: vermelho, roxo, branco, laranja, chartreuse, branco com preto, branco com vermelho, branco com chartreuse, branco com verde musgo, creme e marrom, sempre em função da luminosidade e da cor da água. Vou providenciar o dark blue. :p

Naquele canal de Itaipuaçú não dá! É podre demais, prefiro pescar no Rio Morto. :wacko: minha filha mais velha mora no Recanto e toda vez que vou lá passo por ele, está cada vez pior! Lá a água é preta, não dá pra ver nada, caminhar por ali é um perigo, imagina a quantidade de garrafa, prego e outros perigos que existem ali. Por mais que também seja suja, na lagoa consigo ver onde estou pisando e sinceramente pescar em um lugar horrível daqueles não me daria nenhum prazer. Prefiro continuar lá no canal/lagoa e ir pra aproveitar a manhã, ver o dia raiar e treinar uns arremessos, claro que se os peixes aparecerem, será muito melhor. :D

Grande Abraço, valeu pelas dicas. ;)

Essas ações na superficie desses bichos menores só nos fazem passar raiva, nada mais kkkkk

podem ser savelhas ou palomBetas e se forem esses troços, vc ficará apenas com o espetáculo e nenhuma fisgada.

Nao entendi direito: vc pescava ai nesse mesmo lugar com plug de superficie e pegava alguma coisa? Serás o primeiro a me relatar isso nesse ponto!

Já pesquei (ou tentei pescar) ai algumas vezes e nao arrumei nada! e só sei de gente q pegou robalos e foi na bicicleta com rodinhas (camarao com jighead)

Quanto a agua podre de Itaipuaçú, nao lembro de ser tao-tao suja como vc diz, mas tem uns anos q nao pesco lá....

quanto ao Rio morto, ja pesquei nele e te garanto boas trairas e robalos juntos... peguei uns tbm a alguns anos atras (se nao me engano, 2008) e acho q tbm vale a pena!

Bom, pra essas frescuras :D com agua suja tbm nao sou referencia pois pesco com tranquilidade até em Cabedelo e nesse caso, tem cheiro ruim igual a Lagora Rodrigo de Freitas (mas nessa eu nao aguento pescar nao!) kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Essas ações na superficie desses bichos menores só nos fazem passar raiva, nada mais kkkkk

podem ser savelhas ou palomBetas e se forem esses troços, vc ficará apenas com o espetáculo e nenhuma fisgada.

Nao entendi direito: vc pescava ai nesse mesmo lugar com plug de superficie e pegava alguma coisa? Serás o primeiro a me relatar isso nesse ponto!

Já pesquei (ou tentei pescar) ai algumas vezes e nao arrumei nada! e só sei de gente q pegou robalos e foi na bicicleta com rodinhas (camarao com jighead)

Quanto a agua podre de Itaipuaçú, nao lembro de ser tao-tao suja como vc diz, mas tem uns anos q nao pesco lá....

quanto ao Rio morto, ja pesquei nele e te garanto boas trairas e robalos juntos... peguei uns tbm a alguns anos atras (se nao me engano, 2008) e acho q tbm vale a pena!

Bom, pra essas frescuras :D com agua suja tbm nao sou referencia pois pesco com tranquilidade até em Cabedelo e nesse caso, tem cheiro ruim igual a Lagora Rodrigo de Freitas (mas nessa eu nao aguento pescar nao!) kkkkkk

Não eram peixes pequenos não, muito pelo contrário, se fisgasse um só daqueles tava era feliz. :mellow:

Pescava nesse mesmo lugar com plugs de superfície e meia-água e meu pai pescava com bóia e camarão vivo, mas isso faz é tempo, só pra vc ter uma idéia, minhas iscas eram quase todas MirrOlures, e um dos poucos pescadores da TV era o mestre Rubinho ainda na CNT, com o programa "Pescadores do Brasil". Eiiiita, que faz tempo! :D

Podes crer que tá muito ruim por lá, pra ficar igual ao canal da Francisco Bicalho, falta pouco! :wacko:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Na pesca com iscas artificiais as rures iscas de toque tem um formato para o pescador trabalhar fazendo um movimento muito diferente de uma mosca de fly, e esta isca o movimento do trabalho do pescador das iscas de toque, as moscas vai em linha reta para cima ou para baixo as iscas de toque tem movimentos diferentes.

Você não consegue fazer uma mosca ficar com movimento num local só já a isca de toque fica fazendo vários movimentos estacionados num locas.

É ai que a mosca precisa ter um bom movimento dela própria e cair bem longe.

Em parte isso é verdade, certos tipos de movimentos como zigue-zague são mais difíceis de serem imprimidos em uma mosca, mas mesmo assim, existem alguns modelos que nadam dessa forma. :yes:

Por outro lado, moscas como: poppers, deceivers, bass bugs e outras, não se comportam de forma muito diferente dos equivalentes plugs. Isso sem mencionar o efeito "pulsar" dos streamers e de outtas moscas com fibras e penas em sua composição, coisa que os plugs não conseguem reproduzir. Talvez o que chegue mais próximo, seja um soft-bait ou spinner-bait por conta das "saias". :)

Sinceramente, no quesito atratividade, via de regra, aposto mais no fly. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André, vou tentar ver se meu amigo ainda tem algum contato na marina do canal e vejo se consigo arranjar alguma coisa com os robalinhos comedores de gafanhoto...

Beleza! :D

Tamu aí. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.