Ir para conteúdo

Olhos de chumbo


Postagens Recomendadas

  • 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...
  • Mosqueiro

Entendo a dificuldade em achar alguns itens e a tentação em fabricar nós mesmos, assim como atamos nossas iscas, mas acho que nem tudo é viável ou valha a pena...

Ao derreter chumbo sem os devidos cuidados, ficamos propensos ao saturnismo, uma das intoxicações mais antigas e conhecidas da Medicina desde a antiguidade, então, alguns cuidados se fazem obrigatórios...o primeiro deles diz respeito ao material que será utilizado para derreter esse chumbo que não poderá ser reaproveitado na cozinha, desde colheres até panelas...outro cuidado vital é que a contaminação é muito mais rápida por via respiratória através da inalação dos fumos metálicos, então cuidar da adequada ventilação do local e usar máscaras químicas é fundamental, não adianta usar máscaras cirúrgicas ou de poeiras minerais ou deixar que a fumaça contamine outras pessoas ou  animais da vizinhança, o ideal seria a exaustão com filtros, impraticável para fazer em casa, então pelo menos tentar fazer em local aberto e sem presença de outras pessoas, crianças ou animais...

O Ministério da Saúde tem uma cartilha sobre saturnismo que pode servir de consulta, principalmente no item 9 (prevenção) :

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/06_0449_M.pdf

 

O equipamento de proteção mínimo deve ser uma máscara que proteja dos fumos metálicos ou do tipo PFF-2 conforme pode ser visto nesse manual:

http://www.pmfi.pr.gov.br/Portal/VisualizaObj.aspx?IDObj=12785

Identificados neste manual como: Referencia RPA 3 e RPA 4

 

Boa brincadeira mas com cuidado, já que o objetivo é a prática sadia do nosso hobby.

 

 

Editado por Rinaldo
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu derreti muito chumbo em fogão quando era menino... talvez seja por isso que pesque de fly hoje. :happy:

De toda forma, eu concordo com o Rinaldo que, podendo evitar, é melhor não mexer com certas coisas químicas em casa.

Evidente que não sou parâmetro de comparação, mas esses tempos, tentando me livrar do bloqueio econômico brasileiro, fiz alguns olhos de latão no torno. Apesar de não serem tão pesados quanto os de chumbo, serviram bem ao propósito e deixei de me expor ao chumbo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.