Ir para conteúdo

Lamentável... Quando isso vai acabar?


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

boa tarde galera... o parceiro Canali postou essa foto no face hoje... tem nem muito o que falar... Lamentável !

Na minha opinião o governo ou a sociedade civil necessita dar orientação e ( ou ) outras opções para esses " profissionais da pesca "... Não enxergam que uma hora isso tudo se acabará ? :(:2guns:

post-1587-0-49732200-1427989842_thumb.jp

Editado por Isaac Jácome
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Isso foi no Ceará Ceará Celio...

...Plano de economia sustentável ?

Quero ver onde empregarão o termo " sustentável " quando não houverem mais reservas... aliás, reservas no brasil ? Acorda isaac... :facepalm:

Editado por Isaac Jácome
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vou repetir parte de um comentário que fiz lá quando fui indagado sobre "valores" desta imagem alí de cima...

"... um único Tarpon pode ser pescado infinitas vezes se tratado corretamente, então fica impossível calcular quanto mais ele vale vivo do que morto... Em empregos, em serviços, em transporte, em produtos, em mídia, em imagens, etc ..."

(Tarpon = qualquer peixe predador e diversos não predadores)

Sem mais...

Abraços,

Ricardo

Editado por Canali
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Talvez no dia que os pescadores esportivos daqui passarem a gastar no nordeste o mesmo que gastam na Florida, em Cuba, em Costa Rica........ Vocês sabem quanto vale um peixe desses no Nordeste? Podem dar uma olhada em http://guriublog.blogspot.com.br/2011/04/no-guriu-tem-disso-sim-o-peixe-gostoso.html - e não esquecer que esses são valores de 2011 – e que as escamas também tem valor comercial – fazem um monte de coisas com elas de brincos a abajures. O que estão sugerindo – que esses pescadores soltem um peixe desses?

Editado por Beto Saldanha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Buenas Beto,

Uma correção... O Kg não passa de 2,00 na mão dos pescadores.

Sobre gastar aqui ou lá fora... Quando houver a mesma quantidade e qualidade de peixes que existe fora, talvez se gaste o mesmo valor aqui... Há alguns exemplos disso, mencionando somente um... Marié.

Sobre sua última questão... Sim... Isso vai acontecer algum dia? Não.

Abraços,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não importa se 2 ou 10 – o fato é que este pessoal não mata os peixes por esporte, mas por necessidade.

Que cada um gaste seu dinheiro onde achar melhor. Mas não acho correto ficar escandalizado por matarem os peixes para comer (ou vender). Há quem ache os pescadores esportivos(aqueles que pescam por prazer) uns sádicos. Maltratam ( no caso dos Tarpons) por 20- 30 minutos o peixe, tiram eles da água – ficam um tempão tirando fotografias e depois soltam os ditos mais mortos do que vivos. Tudo é uma questão de ponto de vista.

Sobre este assunto existem artigos bem interessantes – de uma olhada, inclusive nos comentários. http://www.flyfisherman.com/blogs/death-sentence-for-boca-grande-tarpon/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

acho que o ponto aqui é a perda de oportunidade desta gente,,, o que a galera tah querendo dizer que o cara ganhou x pelo kg de peixe morto e poderia ter ganho 100 x pelo kg do peixe vivo...

aqui no RS a coisa mais normal do mundo era matar dourado,,, agora esta proibido,,, pq foi a unica alternativa que se teve depois de o pessoal conseguir a façanha de matar tudo que tinha,,,, bom, nao só os matadores,,, tbem as represas, poluição, veneno agricola,,, etc, mas a moral da historia é que as coisas mudam, temos que nos adaptar e o recurso pesqueiro tem que ser olhado com outros olhos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Como disse - se houvesse cliente.....Em Angra pescador virou guia turista e motorista de barco taxi. Eles não são burros fazem, com razão, o que é mais rentável.

Mas fazer o que - proibir pescador de pescar? De onde viriam os peixes da peixaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pois é Beto, pescar e soltar é errado, certo é extrair até exaurir, justificando pela necessidade... Quando acabar, acabou, pronto, assunto literalmente encerrado e ninguém terá mais porque divergir.

Mas interessante teres citado esse exemplo... Um lugar (país) que há alguns anos precisou rever todos os conceitos com relação ao assunto devido a sobrepesca e só lucrou com isso, monetária e socialmente.

De momento, continuarei fazendo a minha parte na prática, aqui dando murro em ponta de faca para, quem sabe um dia, ver solução... E no exterior gerando renda e empregos as custas de peixes que continuam vivos após pescados, .

Abraços e Boa Noite,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Isso não vai acabar!!!

Em 1808 quando a frota inglesa trouxe o rei de Portugal em fuga aqui para o Brasil, o comandante perdeu a chance de colocar a mão no ombro do rei e dizer... Perdeu meu camarada! :laugh:

Agora vamos chupar essa manga o resto da vida e quem não quiser chupar, tem que cair fora daqui. :(

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Isso aqui nunca vai melhorar.

Falei com uma pessoa que está fazendo flotada aqui na região.

Pedindo mais de R$5k/pescador para 5 dias de pesca.

Ele tem direito de cobrar o que deseja, assim como posso aceitar ou não.

Infelizmente não há critério algum na determinação de um valor desse.

Ou seja, a merda continua.

Editado por Carlos Gomes (Carlito)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não acho que o problema tenha sido o colonizador. O problema é como a colonia "evoluiu". :mellow:

Lá em Portugal não é assim. :nono:

Se tivesse "evoluído" nas mãos dos ingleses, talvez a história fosse diferente e não estou comparando com Portugal, tanto que o rei para lá voltou. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Se tivesse "evoluído" nas mãos dos ingleses, talvez a história fosse diferente e não estou comparando com Portugal, tanto que o rei para lá voltou. ;)

Ou talvez não, a Índia é colônia inglesa. :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ou talvez não, a Índia é colônia inglesa. :mellow:

Erraram lá também, deviam ter vendido e não abandonado!!! :D

Lá já havia um povo, havia uma nação, bem diferente dos índios que aqui habitavam. Não tem jeito, os incomodados que se mudem e no momento tenho que me entender com esse povo daqui mesmo e fazer de tudo para me manter diferente dos ruins. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ainda hoje tive uma discussão com um parceiro de pesca na beira do rio sobre este assunto e na minha modesta opinião, indignar-se porque alguns peixes são mortos é perder o foco. Ao invés de atacar os caras que mataram o peixe, seria preferível começar a se preparar para defender o direito de pescar sem matar. Porque as associações de "proteção ao animais", apoiados por defensores de outras "minorias" vão eventualmente tentar emplacar a tese de que catch&release é "tortura de animais".

Aconteceu aqui na Alemanha, e vocês imaginem assim, as "Lucianas Genro" e "Marias do Rosário" daqui gritando histericamente em programas de TV e discursos parlamentares que os "malditos pescadores" tem que parar de torturar os animais. Você tenta apresentar argumentos para a tua posicão e é xingado de "nazista" (no Brasil seremos xingados de facistas). No Brasil também tem gente que pensa assim: http://www.anda.jor.br/10/09/2012/leis-de-protecao-animal-no-brasil-e-no-mundo-parte-i

Antes de continuar, quero deixar claro que considero catch&release legítimo, mas que também aceito o abate de peixes para consumo seja por amadores ou profissionais, desde que o abate esteja regulado por princípios de gestão ambiental.

Hoje em dia, a Federação Alemã de Pesca (http://www.dafv.de/), acordou totalmente para o tema. Por exemplo, na último informativo do Clube local que recebi, veio a informação de que um código de conduta esta sendo elaborado, visando formar uma imagem positiva dos pescadores. Por exemplo, ninguém mais deve se intitular "pescador esportivo". Pescadores são em primeira linha "defensores da natureza", e é esta imagem que tem que estar na cabeça das pessoas.

Agora, escrevo abaixo um resumo do primeiro paragráfo da lei alemã de protecão aos animais (se alguém souber, por favor poste um link para o código brasilero de proteção ao animais, me interessaria saber em pé está a nossa legislação):

"A ninguém é permitido fazer mal a um animal sem um motivo razoável"

Acho que todos podemos concordar com isso. A questão principal é o motivo razoável para se arrastar um peixe enganchado num anzol. Na Alemanha o único motivo razoável aceito na atualidade é a alimentação. Como já disse, não concordo com isso, e vou tentar esquematizar abaixo um conjunto de argumentos para a razoabilidade do pesque/solte:

1. Pesca faz parte da cultura universal humana: pesca (e caça) é uma atividade humana desde sempre, e dela deriva um conjunto de símbolos que estão em todas as culturas humanas. Eliminar a pesca é eliminar uma das partes mais profundas do que nos faz humanos.

2. Como a pesca não pode ser eliminada, dado o exposto acima, pesque/solte é necessário pois do contrário a atividade não é sustentável.

3. O mal causado ao peixe é mínimo quando se usam técnicas e procedimentos adequados. O stress da captura não representa verdairamente um mal, pois "stress" é a condição normal dos animais silvestres. Querer emprestar ao stress animal o mesmo status que se dá ao stress entre humanos modernos é apenas non-sense.

4. Last but not least, a pesca tem o, potencial de gerar um economia formidável. De fato gera em inúmeros países, notadamente nos EUA. Em última análise, o pesque/solte tem o potencial de alimentar (em sentido amplo) muito mais pessoas do a simpes retirada dos peixes poderia suportar.

Dada a necessidade da pesca (1) e considerando os benefícios sociais oriundos da pesca (4), o pesque/solte se justifica pelo benefício ambiental (2) e nestas condições o sofrimento mínimo causado ao peixe pelo uso de técnicas e procedimentos adequados de pesca é aceitável.

O outro lado vai repetir que eu sou um torturador, "Ad nauseam".

Tudo se decide pela política e opinião pública.

Editado por Carlos Mitidieri
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Código de conduta esta sendo elaborado, visando formar uma imagem positiva dos pescadores

Meu amigo, aqui no Brasil estão precisando criar um código de conduta para os políticos!

Isso sem falar que nosso "desgoverno" teria que gastar o equivalente ao que foi gasto na Copa do Mundo de Futebol, só para fazer presídios tão grandes quanto um Maracanã, que não teríamos gente para controlar tanto bandido junto. A solução é "mão de ferro" e só tem medo da "mão de ferro", quem tem o rabo na mira.

Seu texto está ótimo e nos mostra como são ou devem ser vistos os pescadores e creia em mim, somos muito bem vistos na Argentina, mesmo sendo brasileiros. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fausto, tens razão em apontar as diferenças do Brasil. A desgraça em que caiu a esquerda recentemente vai provavelmente atrasar o debate da proteção aos animais, pois o setor mais poderoso da esquerda brasileira está agora mais preocupado em sobreviver, e sem tempo e recursos para questões mais marginais da guerra cultural. Mas não substime o poder de reagrupamento deste pessoal, eles são como dentes de tubarão: caí um fileira, tem outra pronta prá assumir a frente dizendo que a geração anterior não representava a "verdadeira" esquerda. É o plano B, desde sempre.

Enfim, mas o fato do "inimigo" estar fraco no momento, e na verdade ser uma hora de concentrar fogo em outras frentes, isto não no impede de tentar formar uma agenda positiva do nosso lado. Esta agenda positiva deve ser liderada pelas federações e associações de pesca. Uma coisa fundamental é o entedimento e a fomação de uma agenda comum a todas estas associações e a partir daí buscar representação política, o mais cedo possível.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

a historia é cíclica e implacável

na europa eles distruíram com tudo, nos rios de truta da frança, italia e espanha os caras mataram e poluíram praticamente tudo ... hoje esta tudo recuperado.

pelas conversas que eu tenho tido, estamos apenas atrasados aqui de 50 a 100 anos,,,, vamos ter que passar pelo que passaram que é a quase extinção de vários ambientes (não só espécies).

Falo aqui de aguas interiores heinnn, pq no mar a batida a batida é outra (mas o caminho nao parece bom tambem),

Então, em aguas interiores, matar um peixe pra comer vai ser uma coisa que vai acabar,, pq tbem nao vai ter mais. Neste momento, o poder publico vai retirar temporariamente este direito do cidadão, pois o cidadão provou que nao tem condição de gerir este recurso, e peixe pra comer é de peixaria e vindo de um criador..... sei que é ruin, que o gosto é pior,,,, mas, vai chegar um momento que a coisa nao vai ter volta

quando falo que estamos 50 a 100 anos atrasados enganam-se quem acha que a nossa classe politica é a culpada.

a classe politica faz o que deixamos fazer, a grande verdade que a nossa sociedade esta engatinhando em termos de conciencia política, em engajamento,,, e eu vejo isso pelos proprios projetos da ABPM que nao recebem o apoio da propria classe mosqueira.

o dia que entendermos que nós (sociedade) temos que ser a mudança que queremo ver refletida na sociedade e na classe politica (que nada mais é que uma parte da sociedade escolhida para liderar) a coisa VAI CONTINUAR ASSIM MESMO.

e mais uma coisa,,,, tudo que foi dito nos posts aqui tem sua parte de verdade, colonialismo, exploração, etc etc etc,,,, mas o que a classe politica quer que nos pensemos é exatamente isto, que nao adianta fazer nada que nada vai mudar,,,,, daí eles seguem nao fazendo nada e tudo continua o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom, Mitidieri!

Já há algum tempo tenho pensado nisso. Quando comecei a ver defensores dos animais (99.99% ainda defendem só cães e gatos) criarem volume na internet imaginei a raiva se voltando para a pesca. Desde então procuro não tratar como pesca esportiva o que praticamos, tenho usado bastante o termo Turismo...

No mesmo discurso (papo, escrita, filmagem) procuro unir Pesca a Turismo de Aventura, Eco Turismo, as vezes Ambientalismo, etc... afinal, a pesca esportiva, ou pescadores de todas modalidades que praticam o pesque e solte, de uma maneira geral, zelam pela natureza, no seu entorno e/ou quando viajam.

Faltava achar um termo comum, impactante, e lógico para começar a ter visibilidade...

Penso em dois... BIO Pesca e ECO Pesca, que mesmo mantendo o prefixo e traduzindo Pesca manteria o sentido.

Se quiser sugerir ao pessoal aí, fique a vontade!

Abraço e obrigado por nos dar uma visão mais abrangente da situação!

Ricardo

Editado por Canali
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A cerca do tema já conversei muito com alguns amigos em MP...

neste feriado, durante meu vadeio na represa de Furnas - MG meu pensamento divagava sobre o assunto.. então me ocorreu o seguinte:

No Brasil existe uma legislação ambiental que determina o tamanho mínimo para transporte de peixes capturados conforme tabela do Ministério da Pesca exposta abaixo de um site de pesca amadora....

assim eu me pergunto?

se eu capturar um tucunaré de 20 cm ( medida Mínima 35 cm) o que que eu faço com ele....

SOLTO.... ( ai pode, certo?)

por isso levo apenas uma régua de 15 cm para medir meus peixes rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Eu educo meus filhos pra soltar os peixes, eu pratico a pesca esportiva desde 1992,

eu convenci meus irmão a fazer o mesmo e eles fazem, meus amigos eu estimulo ao máximo a trazer poucos peixes de suas pescarias e tenho percebido mudanças no comportamento deles..

eu estou fazendo minha parte, isso ja me deixa um pouco mais aliviado!

tamanhos_minimos_agua_doce.jpg

tamanhos_minimos_agua_salgada.jpg

Editado por FelipeCFM
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É inegável que os estoques estão diminuindo, ignorar esse fato seria o mesmo que não ligar pros avisos de que nossos mananciais de água potável estariam secando, veja no que deu! :dry:

Mais cedo ou mais tarde teremos que adotar a prática de pesca e soltar de qualquer maneira, sob a pena de não termos mais o que pescar, como a água que hoje é tão escassa. :mellow:

Porque então não fazer isso de forma preventiva? Tem que esperar acabar, denotar tudo pra depois dar o braço a torcer? :wallbash:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Respeito muito a opinião de outras pessoas... mas não há muito oq discutir quanto ao resultado negativo e ao impacto que estamos sofrendo em nossos rios e mares...

Conheço dezenas de equipes que pregam a pesca esportiva para se sair bonitinhos em matérias, mas na verdade muito poucos fazem algo sobre isso... e essa conscientização é algo complicado de impor ou de idealizar !

Quem defenderia algo que, não esteja em seus interesses ?... ainda somos vistos por muitos como " pescadores "... Complicado isso :(

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Patrono

eu sinceramente acho que não há motivo para discórdia. Ninguém por aqui criticaria esses pescadores em si. E também não acho que a solução seria treinar esses rapazes para serem guias. Falta muito pra que isso pudesse dar certo ...

A reclamação aqui é contra a (falta de uma) política de preservação, que dê condições a esse povo -- que, por falta de opções, vive de esgotar as reservas -- de viver dignamente com atividades econômicas estáveis e regulares. Obviamente, o tal bolsa-defeso caminha na contra-mão desse conceito.

Uma política de preservação invariavelmente envolve o aparelhamento da região para exploração do turismo, pois assim o sub-trabalho passa a se tornar menos atrativo para os locais

Países desenvolvidos (e até alguns nem tanto) admitem na maioria das vezes a extração bem controlada dos recursos naturais vivos, tanto para fins de consumo, quanto para o esporte (caça ou pesca), e com os recursos daí gerados promovem a preservação, direta (com fiscalização e combate) ou indiretamente (tornando a população da região auto-sustentável e independente da extração).

É tudo muito simples e, como eu disse, não vejo qualquer motivo para discórdia.

Enquanto aqui no Br não houver uma política que minimamente atenda a esses conceitos, vamos realmente ter que gastar nossas economias pescando na Florida, Caribe, Argentina, Chile etc. Aqui no Br não há preservação, estrutura, infraestrutura .... nada!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

o Brasil* é o melhor lugar do mundo para ............................................ treinar pescaria.

Quem pega peixe (selvagem) bom, constantemente, no Brasil é um pescador completo. E pode pescar em qualquer lugar do mundo que vai pegar mais que 99,99% dos outros pescadores.

*perto das metrópoles

Editado por Thiago Zanetti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Quando fomos em Jericoacoara no Ceará há alguns anos,mfizemos uma viagem pela praia até um lugar chamado Tatajuba. Quando estávamos viajando pela manhã avistei um pescador solitário arrastando um grande peixe para fora da praia. Pedi para o motorista parar e descemos para ver o peixe que esse pescador estava retirando naquele momento do mar.

Era um tarpon de uns 50 quilos. E esse pescador estava com uma lata e leite ninho na mão com uma linhada 0,90 mm.

Perguntei a ele se sempre pegavam. Ele me disse que sim, que quando ele quisesse pescar um grande tarpon, seria somente ir bem cedo e arremessar um pedaço de peixe da própria praia, sem barco nenhum.

Fiquei perplexo ao ver aquilo.

Tirei algumas fotos tentando erguer tamanho peixe, mas não consegui erguê-lo. Consegui somente levantar uma metade do peixe.

Tenho essa foto em meu computador, mas nunca mostrei pra ninguém.

Tenho uma tristeza dentro de mim sempre que olho para aquela foto.

Pensei milhares de coisas por muito tempo, inclusive sobre tudo isso que li nesse relato.

Não posso condenar aquele pobre homenzinho de uns 50 anos de idade pescar aquele peixe, que para ele era e é uma questão de sobrevivência.

Quando a gente tem de tudo, comida, roupas, etc é muito fácil falar em não matar. Mas quando a gente vê a alegria daquele homenzinho pobre pescando um grande peixe para fazer grana com ele. Para depois comprar comida no mercadinho como ele mesmo me falou,mdá vontade de chorar.....

Tive uma imensa dó ao ver aquele lindíssimo tarpon sendo morto na minha frente. Fiquei muito triste por vários dias.

Fazer o quê????????

Ficar calado, penso que é mais adequado.

Talvez um dia isso mude, mas acho que não viveremos para ver isto.

Que pena.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Duas situações que me ocorreram...

Em uma de nossas idas em Três Marias,os guias pleiteavam uma cota de 5kg de peixe/dia durante o defeso,pois a quantia dada pelo governo seria insuficiente para uma família ficar o período do defeso todo sem fazer nada.Ou seja,não da nem pra uma pessoa de bem ficar tomando sua cachaça dignamente,enquanto não faz nada...não da pra ir arrumar um emprego e complementar a renda!

Um amigo que pescava comigo,no mar,perdeu o emprego e pegou a indenização,comprou um barco e foi se aventurar como pescador profissional...passaram-se uns 3 anos,e o encontrei,e ele me falou que estava insatisfeito com a profissão,e que na maioria das vezes,o que pescava não dava pra pagar o óleo da pescaria.Como o barco não era muito grande,ele se limitava a pescar na região costeira,não podendo ir onde estavam os cardumes que tinham maior valor comercial.

Não há um controle de nada em nosso Brasil,quantos pescadores quiserem fechar um rio,estuário,baia ou seja lá o que for,pode fazê-lo quando for,e não haverá uma lei impedindo nada.A lei é da oferta e procura.Não há controle de quanto um cardume pode ser explorado...se há uma espécie,que pode ser mais ou menos comercial de uma forma ou de outra,isso não importa.

Este fato acontece com tudo em nosso país.Aquele que não conseguir conviver com isso,não conseguirá sobreviver aqui.Tô com o Fausto,vamos nos adaptar e sofrer menos e tolerar mais.

Viva a democracia!

Lá em Cuba,ta cheio de gente passando dificuldade,e os peixes estão lá,bem preservados,pra um afortunado ir pescar.Isto tá certo?Matar um tarpom ou dizimar todo o cardume de sardinhas ou qualquer outro peixe que se aproxime de nosso litoral pra desova,está certo?Se estivessemos no lugar destas pessoas que carregam os peixes na beira da praia,fariamos diferente?

Nos EUA tem muito dinheiro investido pra contar cardume de peixe e saber se os cardumes estão bem preservados,aqui temos petrolão,mensalão...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.