Ir para conteúdo

Malária no MdC


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Galera, vi uma reportagem na GloboNews relatando 14 casos de malária no RJ. Dois deles com pessoas que estiveram nos distritos de Macaé-de-Cima e Lumiar.

A Secretaria da Saúde do RJ disse que a malária nunca foi erradicada no RJ (fato que eu desconhecia), sendo que em períodos de forte calor as chances de disseminação aumentam.

Portanto, não se esqueçam do repelente quando forem pescar em zona de mata atlântica e, principalmente, na região serrana, galera.

Abraços!

Editado por Alexandre Sinigallia
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/02/especialistas-explicam-o-aumento-de-casos-de-malaria-no-rj.html

O mosquito transmissor da malária só existe dentro da mata atlântica, o que leva a população urbana a acreditar que não corre perigo, mas pescadores e qualquer outra pessoa que entre na mata fechada nos últimos 30 ou 40 dias deve relatar isso para o médico em caso de febre para que a possibilidade da doença entre no rol de doenças possíveis no diagnóstico diferencial a ser investigado.

Pelo fato de ser a forma mais branda da doença, o diagnóstico nem sempre é fácil mesmo para o médico, que precisa distinguir a malária de outras viroses e doenças mais comuns, já que os sintomas costumam ser brandos, mas uma característica importante é a febre que vai e volta durante as crises, com melhora dos sintomas entre uma crise e outra.

Lembrar que a possibilidade é pequena, mas existe, daí a importância da se prevenir com o uso de roupas adequadas + repelentes.

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Um amigo ,infectologista,havia me mandado uma mensagem alertando o mesmo,e eu iria postar aqui também.Foram alguns casos em Petrópolis e teresopolis,e algun outros em Sana e Lumiar.Alem de mosquitos,temos uma crescente população de primatas na mata atlântica,que podem ser portadores do plasmodiun causador da malária e perpetuadores da doença .Na parte mais alta do MDC,temos bem menos mosquitos,pelas baixas temperaturas,mas na parte do Sana a coisa fica diferente.

Acho prudente o uso de repelentes,como bem disse o Alexandre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.