Ir para conteúdo

Caddis Pupa


Fausto

Postagens Recomendadas

  • Administrador

É a primeira vez que resolvo atar essas moscas, achei bem bacanas e espero que façam um bom trabalho esse ano na Patagônia. :ok:

post-1-0-94370600-1423086895_thumb.png

Atado baseado nesse vídeo:

Estão apenas parecidas, não tenho o tal Catgut, mas com a ajuda do André Ribeiro que me deu um pouco de um material tipo látex, até que ficaram bem legais. :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Parabéns Fausto,

Muito bem atadas e certamente farão a alegria das vorazes trutas patagônicas.

Atei algumas ninfas usando este mesmo material que já vi em sites gringos com o nome de expandex e na loja do Betinho como silicone legs com Kevlar, e me surpreendi com o resultado, e agora uma vez mais.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Aí hein Boss, acertou a mão! :okok:

Pra quem estava achando uma mosca difícil, se saiu muito bem! :)

O material que usamos é um fio de silicone cintilante que comprei em um armarinho na Rua Buenos Aires. :happy:

Vou ver se arrumo um pouco de catgut (fio de sutura) com a minha filha que está fazendo veterinária e faço uns testes. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estão realmente belas, mas não faltou o material que envolve a ninfa (acho que é veil)?

A maneira que o McPhail coloca o dubbing entre as espiras de silicone (Catgut) é que dá esse efeito quando a mosca fica molhada, mas confesso que ainda não acertei a mão para fazer da mesma forma que ele faz, estou contando com uma escovadinha para puxar os fio de dubbing e dar esse efeito. Vejam também que ainda não consegui aplicar o dubbing preto da mesma forma que ele, mas uma escovada geral deve ajudar bastante. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ahmmm.... :hum:

Apesar da forma, cor e proporções estarem perfeitas, acho que o dubbing do abdômen está muito pouco descabelado.

Do jeito como está, parece que você primeiro atou o dubbing e depois enrolou o látex por cima. Dessa forma, fica muito difícil arrepiar as fibras do dubbing com o velcro. E fibra arrepiada é uma das características básicas dessa ninfa.

Pra contornar isso, só do jeito como o McPhail fez mesmo: duas linhas de atado separadas, uma primeira para o material que dá forma ao abdômen, seguido de outra para o dubbing entre as ranhuras do primeiro.

Quem te viu e quem te vê hoje, hein? Seu atado está magnífico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Então usa um dubbing loop com dubbing feito na hora a partir de um pedaço de lã com cerca de 15-20mm desfiado com pente.

Como é só para inserir dubbing no meio dos veios, vai ficar um arrepiado perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Do jeito como está, parece que você primeiro atou o dubbing e depois enrolou o látex por cima.

Fiz conforme o vídeo, prendi um fio de atado para passar entre o rib e nesse fio coloquei o dubbing, apenas não coloquei o dubbing da forma que o McPhail fez (:(). Na verdade eu devia ter feito o que você comenta em outro post, ter aberto o fio de atado e colocado o dubbing entre elas, torcer e depois enrolar entre as espirais do rib (;)). Como bem comenta o André, a mão vai logo torcendo o dubbing e acaba matando o efeito que o McPhail faz na mosca dele. Como as espirais do rib foram colocadas antes e o fio de atado com dubbing depois, tenho ainda a esperança de despentear para ver o resultado (:ok:).

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu não curto muito separar os fios na hora de atar... acho chato e difícil. Se a mosca tem um tamanho que permite, acabo sempre fazendo um dubbing loop que é muito mais tranquilo. É o que faria nesse caso.

Aqueles Squirminators que fiz, todos eles tem o colar feito dessa forma, com lã cortada e despenteada mais um dubbing loop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fausto, acho que se você der uma escovada, vai dar o efeito que você quer. Eu ia postar um video relacionado com a discussão aqui, mas resolvi criar um tópico novo, para dar destaque ao atador, que é desconhecido. Vê lá no tópico "Zsolt Gyorfi".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Assim tu me deixa sem graça. :blush:

Larga de ser besta e aceite elogios que são sinceros baseados na qualidade do seu trabalho, que no fundo é fruto de sua dedicação.

Você sabe perfeitamente que se não tivesse melhorado eu falava...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.