Ir para conteúdo

Tanajura mais realista


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Meus amigos,

Nosso grande amigo Vinícius Pontes, do GO FLY, adora atados mais realistas, e com muita dedicação

empenhou-se em criar uma super tanajura aqui pras nossas pirapitingas do cerrado e está fazendo muito sucesso com elas...

Gostaria de dividir com vcs esse passo a passo apresentado pelo próprio Vinícius aqui no blog:

http://goiasfly.blogspot.com.br/2014/09/tanajura-realista-go-fly.html

Entendo que a dificuldade do atado e a afinidade que temos por certas moscas é algo pessoal, e é

com esse entendimento que admiro e respeito muito essa tanajura de nosso irmão Vinícius.

Sejam bem vindos!

Leandro

Editado por Leandro Vitorino
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo André,

A princípio tb tive a mesma impressão sua. Quando assisti o atado, vi que o Vinicius usava o mesmo cilindro de EVA para fazer vários abdomes.

Aquela placa maior de EVA que cobre o Abdome, vi que ele prefere deixar maior pra facilitar a pegada com as mãos, ele achou mais confortável atar assim, mesmo pq com uma placa de EVA de 1,99 reais da pra fazer umas 200 tanajuras. Se formos considerar que com a placa maior fica mais fácil e confortável o atado, não valeria a pena a economia.

Opniao pessoal, mas sei que se o objetivo for economizar placa de Eva, com certeza daria pra economizar, tranquilamente.

Abraços!

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Adorei o resultado final. O Vinicius disse que tentará simplificar mais o atado, pra facilitar...

O cara ta atando muito!

Vcs precisam ver as ninfas dele, os streamers e tal...

Depois vou falar pra ele fazer um passo a passo de ninfa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Grande Leandro,

Eu já tinha visto fotos destas tanajuras do Vinicius Pontes e achei espetaculares !
Além de tudo devem flutuar como uma rolha.
Parabéns ao Vinicius e obrigado por compartilhar o passo a passo muito bem elaborado .

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Adorei!

Ctr C > Ctr V ; qdo tiver um tempo, tentarei reproduzir e, com sorte, variar em cima; se tiver mais sorte, incorporar parte da técnica noutras tentativas de atados.

Mt Show! Como todo o Go Fly!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, Obrigado pelas considerações. Oque eu acho mais legal do atado é isso, um aglomerado de ideias que acabamos incorporando em outros modelos, isso é realmente fascinante, é também o que sempre digo, mostramos as direções, mas o caminho a ser seguido somente o mosqueiro pode escolher. A ideia é passada, mas sempre pode ser otimizada de acordo com a habilidade de cada um.

Agradeço também a todos amigos do Go Fly, o pouco conhecimento que tenho boa parte me foi passado por eles, tendo eu grande orgulho de pertencer a esse grupo.

Obs.: André em respostas, eu possuo os gabaritos moldados em PVC, e meus cortes são sempre iguais, quando eu estou atando a sobra do EVA triangular além dar maior apoio a pegada uso também para fazer as duas Tiras de EVA usadas para fazer cabeça e tórax, o passo a passo foi feito para para ser o mais didático possível.

Obrigado a todos!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

muito bom leandro.. tenho acompanhado seus padrões de tanajura mas ainda não cheguei em um que me convesesse, nao pela efetividade mas pela própria beleza da mosca em si... atei algumas de teste usando alguma coisa da tecnica do black cricket do davie macphail porém elas ficam super pesadas e mesmo com EVA elas afundam igual pedra! tenho usado seus padrões de atado para tanajura e buscando mais alguma coisa!

Parabéns!!!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http: Fiz um plano de corte mudando a forma do triangulo.
Agora com formas de quadrado de 6x6 se divide ao meio formando duas cobertura de abdômen. Com este plano de corte da para fazer entre 66 e 70 tanajuras com uma placa de eva. E ainda sobra uns pedaços da placa.
http:

Modifiquei as pernas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fiz um plano de corte mudando a forma do triangulo. Agora com formas de quadrado de 6x6 se divide ao meio formando duas cobertura de abdômen. Com este plano de corte da para fazer entre 66 e 70 tanajuras com uma placa de eva. E ainda sobra uns pedaços da placa. Modifiquei as pernas.

Olá Velt seja bem vindo ao fórum com sua primeira participação. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

muito bom leandro.. tenho acompanhado seus padrões de tanajura mas ainda não cheguei em um que me convesesse, nao pela efetividade mas pela própria beleza da mosca em si... atei algumas de teste usando alguma coisa da tecnica do black cricket do davie macphail porém elas ficam super pesadas e mesmo com EVA elas afundam igual pedra! tenho usado seus padrões de atado para tanajura e buscando mais alguma coisa!

Parabéns!!!

abraços

(grifei)

Olá, Felipe!

Sou novata de tudo; ato muito pouco, e devo tá falando besteira. Mas como só uso EVAs Nacionais, que parecem absorver água entre seus poros, etc.; vez ou outra, cf a isca, tento ampliar-lhe resistência e flutuabilidade , aplicando-lhes esmalte de unha transparente. Processo mais aperfeiçoado parece utilizado por Mestre Odimir nas suas Cabeças de Popper em EVA ( procure o tópico!).

B. Sorte! abç

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Oi Ilza, tudo bem?

Relativo ao esmalte de unhas, nos testes que eu fiz percebi que nos poppers o esmalte funciona bem porque é bastante EVA pra pouco esmalte, na proporção.

Nas minhas moscas com pouco volume de EVA, (placas de 2mm) o esmalte só agregou peso, ao ponto que desisti de usar. Quando encharca o EVA eu troco por uma mosca que esteja seca, até encharcar de novo, assim vou revezando.

Interessante, vamos ver se mais alguém se pronuncia sobre o assunto.

Um abraço!

Igor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Ilza, tudo bem?

Relativo ao esmalte de unhas, nos testes que eu fiz percebi que nos poppers o esmalte funciona bem porque é bastante EVA pra pouco esmalte, na proporção.

Nas minhas moscas com pouco volume de EVA, (placas de 2mm) o esmalte só agregou peso, ao ponto que desisti de usar. Quando encharca o EVA eu troco por uma mosca que esteja seca, até encharcar de novo, assim vou revezando.

Interessante, vamos ver se mais alguém se pronuncia sobre o assunto.

Um abraço!

Igor

Opa, Igor! :ok:

Bem lembrado!

Nalgumas moscas menores, onde não me dei o trabalho de envernizá-las; ou quando precisei afinar um pco as placas de EVA; antes de recortar as pequenas peças destes a serem atadas, peguei partes maiores e ( tvz por ter por hobby principal os cortes e penteados de cabelo, tendo sempre minhas chapinhas à mão ), as submeti a um tratamento térmico por segundos ( prensa, abre, prensa abre, até atingir espessura desejada em todo o espaço da folha de EVA a ser recortada) .

Percebi que , assim, se condensam mais, tvz ganhando mais impermeabilidade. Mas receio que tb mais peso, embora não tenha tido, ainda, condições de testes e conclusões.

Talvez, conviesse acrescentar, onde possível, e sob o eva, algum material mais flutuante, garantindo tal função. Seja aquela folha branca de "......foan", ou mesmo "cortiça", "molongó", etc. Uma de minhas "cicaratas" tem uma folha fina de cortiça impregnada; Tempos atrás, abusava das finas folhas deste material, como camada superior de antigas rações artificiais, antes da fina camada de EVA colorido da pte superior. Adaptar tal ação nalgumas iscas me parece questão de adaptação.

Nalgumas de minhas criaturas, percebi, ainda, que as asas de .....foan (esqueci como se chama) tb auxiliavam na flutuação. Noutras, deve ser interessante o acréscimo de um dubbing feito com fibras de poliamida, se possível. Nesta intrigante busca de alternativas, uma das maiores maravilhas da modalidade...rs

Estudar marcas e tipos de anzóis que facilitem o efeito desejado, sem prejudicar demais a pesca, pode ser interessante. Mas novata d+ , desconheço tudo sobre isto e modelos. Quem sabe até a prox década ?...kkk

Logo nossos experts ou alguma insônia, em madrudaga qualquer, nos tirarão algumas dúvidas...rs

abç.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá, Velt ! ( algum probl téc me impediu citá-lo)



Endossando as boas vindas do Boss, ouso acrescentar que, pela excelente postura do Vinícios Pontes, acima; tenho certeza que tb ele iria encarar como um "enriquecimento ao tópico" a foto da variação que desenvolveste. :ok:


Abç extensivo à Karen !


Editado por Ilza
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ilza, valeu pelas ótimas dicas, vc sempre inovando e surpreendendo, então o aquecimento ajuda a fechar mais as células do EVA!

Bela opção! Eu gosto bastante das experimentações que vc faz, parabéns!

obs. também não lembro o nome daquelas folhas de espuma, mas imagino saber a qual material que vc se refere.

abraço

Igor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Caros Igor e Ilza,

Tenho utilizado um verniz automotivo cristal monocomponente como "head cement", e tenho aplicado em poppers, divers, sliders, e outros bugs com o propósito de impermeabiliza-los e enrijece-los superficialmente com ótimos resultados.
Contudo, como pontuou o Igor, este procedimento é válido para peças com maiores volumes de EVA.
Não aplico em pequenas moscas que possam ser encharcadas pelo verniz e terem sua flutuação comprometida.
No caso de pequenas moscas é importante que as tiras de EVA não sejam enroladas com demasiada pressão, ou comprimidas pelo fio de atado de forma a se tornarem compactas e perderem suas bolsas de ar que lhe conferem flutuação.
Mas em muitos casos de flutuação duvidosa, um bom flotante pode ser decisivo na solução do problema.
No momento estou testando um flotante em forma de pó finíssimo como talco e tenho me surpreendido com os resultados.
Chama-se Shimazaky DRY Shake (Tiemco), com o qual até o momento fiz alguns ensaios domésticos e brevemente testarei na prática em águas chilenas.
Abaixo algumas fotos dos ensaios domésticos mostrando uma mosca desenvolvida por um atador italiano e chamada Stravacca.
A mosca foi atada com corpo de EVA recoberto com dubbing, e colocada em um recipiente com água flutuou.

Mas após um breve período, o dubbing encharcou e pressionada com o dedo a mosca afundou.
Seca com papel toalha e mergulhada no pó flotante o ensaio se repetiu.
Desta vez a mosca flutuou como uma rolha e mergulhada varias vezes na água voltava a flutuar lindamente, ignorando mesmo o mergulho !
Mostro também uma Ausable Wullf que também passou pelo teste.

Grande abraço

Odimir

Stravacca mergulhada...

x005.jpg

Flutuando após vários mergulhos forçados.

x003.jpg

Ausable Wulff mergulhada...

x001.jpg

Flutuando após imersão

x007.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Longe de ser expert (muito pelo contrário), mas tentando ajudar e complementando:

Percebi que , assim, se condensam mais, tvz ganhando mais impermeabilidade. Mas receio que tb mais peso, embora não tenha tido, ainda, condições de testes e conclusões.


Esse procedimento de "condensar" (comprimir) não acrescentará peso, dado que o volume de material é o mesmo. Talvez de fato altere a flutuabilidade devido ao "selamento" das células ou mesmo da eliminação do ar retido no material. :hum:

Nalgumas de minhas criaturas, percebi, ainda, que as asas de .....foan (esqueci como se chama) tb auxiliavam na flutuação. Noutras, deve ser interessante o acréscimo de um dubbing feito com fibras de poliamida, se possível. Nesta intrigante busca de alternativas, uma das maiores maravilhas da modalidade...rs


Se está se referindo ao material que recobre os aparelhos eletrônicos, é conhecido como Microfoam ou Isomanta. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Se está se referindo ao material que recobre os aparelhos eletrônicos, é conhecido como Microfoam ou Isomanta. ;)

:):):)

Nas receitas importadas aparece principalmente como ethafoam...

Abraços

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Longe de ser expert (muito pelo contrário), mas tentando ajudar e complementando:

Esse procedimento de "condensar" (comprimir) não acrescentará peso, dado que o volume de material é o mesmo. Talvez de fato altere a flutuabilidade devido ao "selamento" das células ou mesmo da eliminação do ar retido no material. :hum:

Se está se referindo ao material que recobre os aparelhos eletrônicos, é conhecido como Microfoam ou Isomanta. ;)

Ó Frof. Patrício!

Nosso :graduado:Guru Maior6f858bef-7825-44f5-9d15-b63f02443943.jpg ,

mais uma vez nos esclarece e apresenta solução impar e decisiva de um bom flotante ! :mestre: :mestre: . Após seus anunciados experimentos e enriquecimento certo, teremos a melhor solução aos que lhe alcançarem o uso.

Mas como por deficiências mil, ainda não compro nada lá fora; e se fosse o caso, teria de atentar a outras prioridades, volto às alternativas tabajaras...rs :

Embora a condensação tenda a "selar" o EVA; me referi ao "peso", pensando no que Sr. Odimir tb sintetizou com maestria ( pra variar...rs), qto eliminação das bolsas de ar ; ao que acrescentaríamos a diminuição de volume, tendendo a comprometer ainda mais a flutuação.

Cf outras caraterísticas da mosca, tvz tenda a flutuar ou não. Ainda é cedo pra eu saber, qto da eliminação das bolsas de ar , tb eliminaria "bolsas d´'água" nas quais se transformariam as 1ªas, após minutos de uso . Bem como ainda não sabemos sobre comunicação entre uma e outra destas bolsas, o que levaría a pensar numa micro "capilarização" ( que ampliaria o encharque ).

Então, " provisoriamente " , retomo ideia de acrescentar materiais mais flutuantes junto ao EVA. No ex. do Black Cricket by Davie Macphail ( "ô troço difici de escrever, sô !") citado pelo Felipe; imaginemos se, aos 3.45 minutos, invés de ele enrolar a tira de EVA no anzol, tivesse enrolado uma tira de Ethafoan, ( que depois será recoberta pela 1ª tira de EVA ) ? Será que não ganharia flutuabilidade ?

Ilza, valeu pelas ótimas dicas, vc sempre inovando e surpreendendo, então o aquecimento ajuda a fechar mais as células do EVA!

Bela opção! Eu gosto bastante das experimentações que vc faz, parabéns!

obs. também não lembro o nome daquelas folhas de espuma, mas imagino saber a qual material que vc se refere.

abraço

Igor

Theigor,

Grata pela gentileza e incentivo.

Infelizmente, meus experimentos ainda estão, em sua maior parte, na imaginação; minha e de meu assessor + próximo _ que não é do ramo_, com quem divido a gratidão com tudo que aprendo cvcs nos fóruns. Tenho de me esforçar para, um dia, ao menos me aproximar do que seria " honrar " o uso de uma G-tech, sobretudo na forma e carinho com que adquirida.

Abç a tds.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ilza,

Penso que cada caso é um caso e deva ser analisado individualmente.
Quando ato uma isca por primeira vez, sempre tenho o cuidado de testar quanto à funcionalidade, e se necessário busco as alterações necessárias para evitar surpresas quando em ação de pesca.
Quanto ao flotante citado, encomendei ao Thiago Zanetti que trouxe uma certa quantidade e disponibilizou na loja.
No momento está esgotado, mas uma nova remessa fará a reposição.

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Ilza,

Penso que cada caso é um caso e deva ser analisado individualmente.

Quando ato uma isca por primeira vez, sempre tenho o cuidado de testar quanto à funcionalidade, e se necessário busco as correções necessárias para evitar surpresas quando em ação de pesca.

Quanto ao flotante citado, encomendei ao Thiago Zanetti que trouxe uma certa quantidade e disponibilizou na loja.

No momento está esgotado, mas uma nova remessa deverá fara a reposição.

Grande abraço

Odimir

:okok: Por estas e outras és nosso Guru ! :yes:

abção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro quanto as considerações do Grande Velt, sou muito grato, pessoa essa que admiro muito a sabedoria, o qual até já me proporcionou grandes ideias de atado. A variação dessa da Tanajura em questão ficou interessante dando um novo aspecto quanto a modificação das pernas de leg por cerdas de penas acredito eu, ideia perfeita que proporciona mais realismo. Orgulhosamente posto com a devida permissão as imagens do plano de corte e do resultado da variação da Tanajura, ambas cedidas e me enviadas pelo amigo Velt, que vem majorar esse tópico.

Plano de Corte, o qual faz de 66 a 70 tanajuras com uma placa de EVA.

IMG-20141002-WA0000.jpg

Tanajuras

IMG-20141001-WA0017.jpg

IMG-20141001-WA0015.jpg

Quanto, a questão da impermeabilidade do EVA, desde antes de eu conhecer o fly ("Ver a Luz" ), os amigos do GoFly já utilizavam o EVA em boa parte do atado para nossas terrestriais para Pirapitinga, até então do pouco que sei passado por esses amigos que a flutuabilidade depende do tipo do corte, a espessura do EVA utilizado, e espessura do anzol utilizado, e principalmente fazer o atado com força suficiente para não chapar ou apertar muito o EVA. Já comprei EVAs importados para atado e confesso que com minha pequena experiencia percebi que o melhor e comprar os nossos de papelaria mesmo.

Levanto também uma questão "quantos peixes devem ser capturados com uma isca para que ela se pague?" R: Isso é uma resposta individual, pra mim um é o suficiente esse final de semana em um ataque certeiro de uma Pirapitinga em uma de minhas tanajuras lhe custou a pata traseira, isso pode comprometer a estabilidade da isca, entretanto somente o ataque e fisgada já valeu, não só pra mim mas até o amigo Rogério Batista (Jamanta) presenciou, e, se essa captura destruiu uma Tanajura que gasto 40 minutos pra fazer, pra mim já está paga!

Editado por Vinícius Pontes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Opa, Igor! :ok:

Bem lembrado!

Nalgumas moscas menores, onde não me dei o trabalho de envernizá-las; ou quando precisei afinar um pco as placas de EVA; antes de recortar as pequenas peças destes a serem atadas, peguei partes maiores e ( tvz por ter por hobby principal os cortes e penteados de cabelo, tendo sempre minhas chapinhas à mão ), as submeti a um tratamento térmico por segundos ( prensa, abre, prensa abre, até atingir espessura desejada em todo o espaço da folha de EVA a ser recortada) .

Percebi que , assim, se condensam mais, tvz ganhando mais impermeabilidade. Mas receio que tb mais peso, embora não tenha tido, ainda, condições de testes e conclusões.

Talvez, conviesse acrescentar, onde possível, e sob o eva, algum material mais flutuante, garantindo tal função. Seja aquela folha branca de "......foan", ou mesmo "cortiça", "molongó", etc. Uma de minhas "cicaratas" tem uma folha fina de cortiça impregnada; Tempos atrás, abusava das finas folhas deste material, como camada superior de antigas rações artificiais, antes da fina camada de EVA colorido da pte superior. Adaptar tal ação nalgumas iscas me parece questão de adaptação.

Nalgumas de minhas criaturas, percebi, ainda, que as asas de .....foan (esqueci como se chama) tb auxiliavam na flutuação. Noutras, deve ser interessante o acréscimo de um dubbing feito com fibras de poliamida, se possível. Nesta intrigante busca de alternativas, uma das maiores maravilhas da modalidade...rs

Estudar marcas e tipos de anzóis que facilitem o efeito desejado, sem prejudicar demais a pesca, pode ser interessante. Mas novata d+ , desconheço tudo sobre isto e modelos. Quem sabe até a prox década ?...kkk

Logo nossos experts ou alguma insônia, em madrudaga qualquer, nos tirarão algumas dúvidas...rs

abç.

ilza,

não gosto do Foam que sei a qual vc esta se referindo.. pra mim o melhor material alternativo e com incrível flutuabilidade são as " nuvens".. ou o enchimento do edredom.. são fibras de garrafas PET extremamente leves... todas minhas Royal Wullf usam elas ao invés de calf tail ( rabo de bezerro).. tente algumas...

1901912_766551803356706_1454235871_n.jpg

truta no MDCV com Royal wullf... o calf tail foi substituído por "nuvem"..

1924624_629212370489770_467329233_n.jpg?

um dos meus primeiros atados: é a mesma mosca que esta na boca da truta.. hoje estou usando bem menos " nuvem"

quanto a técnica da chapinha.. minha esposa é especilista em artezanato com eva e eles usam ferro de passar roupas: Você coloca uma camada de tecido, a folha de EVA sobre esta camada e mais uma camada de tecido e aplica o calor do ferro de passar roupas.. assim o EVA realmente " fecha" alguns poros porém ele fica muito mais fino e difícil de trabalhar... esta técnica é usada pra fazer coberturas, em artesanato, de bolas de isopor pra fazer as cabeças de bonecas em EVA 3d... para moscas tentei alguma coisa mas não funcionou pra mim... confesso que não sou muito fã de moscas de eva a não ser que sejam sapos ou poppers..

abraços

felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Felipe,

Depende muito da função e da disposição do material no conjunto do atado.
Muitos materiais apresentam excelente flutuação, até o momento que encharcam por capilaridade.
No caso você utilizou este material como asas, sem contato direto com a água, o que achei uma alternativa bem interessante.
Já tentou utilizar como corpo da mosca ?

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vinícios,

bacana as dicas e acréscimo ao Tópico! :ok:

Felipe,

Anotado! Qdo eu topar com tais "nuvens" pela frente, farei umas modéstas experiências; sobretudo atentando para as observações do Mestre sobre possível flutuabilidade relativa desse material e viabilidade de alguns usos em particular ;)

Abç a tds.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Felipe,

Depende muito da função e da disposição do material no conjunto do atado.

Muitos materiais apresentam excelente flutuação, até o momento que encharcam por capilaridade.

No caso você utilizou este material como asas, sem contato direto com a água, o que achei uma alternativa bem interessante.

Já tentou utilizar como corpo da mosca ?

Odimir

Já sim Mestre, funciona.. atei no padrão withe wulff.. funcionou em Campos do Jordão...mas não tenho fotos da mosca

o que eu fiz foi separar uma pequena quantidade e atar enrrolando sobre a haste do anzol como se fosse um chenile, guardando as proporções

a primeira vez que usei este material foi no rio Aiuroca como strike indicator mas para esta função a "nuvem" não funcionou bem...

uma dica interessante é que após a captura realmente as fibras encharcam mas alguns false cast curtos e rápidos rapidamente secam o material!

abraços

felipe

Editado por FelipeCFM
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vinícios,

bacana as dicas e acréscimo ao Tópico! :ok:

Felipe,

Anotado! Qdo eu topar com tais "nuvens" pela frente, farei umas modéstas experiências; sobretudo atentando para as observações do Mestre sobre possível flutuabilidade relativa desse material e viabilidade de alguns usos em particular ;)

Abç a tds.

ilza, ,

qualquer loja de artesanato decente tem esta "nuvem"

abraços

felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

ilza, ,

qualquer loja de artesanato decente tem esta "nuvem"

abraços

felipe

:) Então, morando a 20 min da 25 de março, tá facinho...rs

:):):)

Achei excelente seu uso para asas por conta da grande visibilidade que é um fator importantíssimo nas "flotadas".

Se também pode ser aplicado no corpo tanto melhor !

Obrigado

Odimir

O jeitão de nuvem na asa talvez ainda filtre parte da luz que talvez a atravesse, dando um que de translúcido que imagino interessante. Quanto a enrolar na haste do anzol, depois recobrindo tudo isto com a fibra de pavão, etc., talvez possa ( só hipótese de uma novata-naba) "nalgumas situações" _ e pensando egoisticamente no "meu" caso, confesso _ compensar a falta de adequado material ou técnica, que faria a mosca flutuar apoiada apenas no "tail" e no "rackle" , com determinada inclinação , segundo coisas que li já nem lembro onde.

Experimentar é tudo! Vlw por repartir ! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.