Ir para conteúdo

Curso de Entomologia e Atado com Daniel Edom


Postagens Recomendadas

  • Administrador

3º Curso de Atado e Entomologia do Daniel Edom.


Pescar é ótimo, atar e pescar com a mosca que atamos é melhor ainda e ter noções de entomologia faz com que o pescador seja cada vez mais completo. :graduado:

Lista de participantes:

  • André Ribeiro
  • Celio
  • Rusllon
  • Arthur Emilio
  • Fausto

Instrutor: Daniel Edom

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Relato do 1º dia do curso:

Mais uma vez aconteceu o curso de Atado e Entomologia do Daniel Edom. :okok:

Seguem algumas fotos. :ok:

As mesas prontas para receber os alunos.

MDC-201409_%2801%29.jpg

Material de atado e material didático.

MDC-201409_%2802%29.jpg

A Pousada Amantes da Natureza novamente nos recebeu.

MDC-201409_%2803%29.jpg

Atenção do Daniel em todos os detalhes.

MDC-201409_%2804%29.jpg

Vamos estudar.

MDC-201409_%2805%29.jpg

Apresentação do curso.

MDC-201409_%2806%29.jpg

Rusllon fazendo coleta.

MDC-201409_%2807%29.jpg

Obs.: O Rio Macaé de Cima (MDC) é fantástico para estudos de entomologia e mostra a qualidade de sua água em função da existência de especies que necessitam de água puríssima. Esse é o nosso local de estudos e todos devem zelar pela sua conservação.

Locais de coleta estão em todos os lugares e uma simples busca mostra como tem vida esse rio.

MDC-201409_%2808%29.jpg

Tem que botar a mão na "massa" ou melhor, o pé na água. :D

MDC-201409_%2809%29.jpg

O Daniel cobra a participação de todos.

MDC-201409_%2810%29.jpg

Atenção de todos em busca de ninfas e pupas.

MDC-201409_%2814%29.jpg

Inclusive ele mesmo faz coleta.

MDC-201409_%2811%29.jpg

Obs.: Esse ponto de coleta fica pouco a baixo do poção da pousada e aí mesmo foram localizados alevinos de trutas.

Armadilha para coleta de exoesqueletos das ninfas de Stoneflies e Mayfies.

MDC-201409_%2812%29.jpg

Basta posicionar a armadilha de modo que fique numa saída de água rápida.

MDC-201409_%2813%29.jpg

A tenda pronta para receber os alunos e suas coletas.

MDC-201409_%2815%29.jpg

As caixa plásticas já com o que foi coletado.

MDC-201409_%2816%29.jpg

Agora é a hora da separação e da classificação.

MDC-201409_%2817%29.jpg

Um pouco de material na bandeja e muito trabalho para separar os insetos imaturos.

MDC-201409_%2818%29.jpg

Tem que procurar e assim ficar impressionado com a quantidade de vida que encontraram nessa pequena bandeja.

MDC-201409_%2819%29.jpg

Uma vez os insetos coletados, separados e classificados, chegou a hora de atar suas representações.

MDC-201409_%2820%29.jpg

Atado do Rusllon.

MDC-201409_%2821%29.jpg

O Daniel atando as dúvidas de todos.

MDC-201409_%2822%29.jpg

Stonefly amarela.

MDC-201409_%2823%29.jpg

Caddis e observem a diferença de tom entre o abdômen e o tórax.

MDC-201409_%2824%29.jpg

Damselfly que aqui chamamos de "donzelinha".

MDC-201409_%2825%29.jpg

Essa trutinha foi capturada pelo Rusllon e pelo Daniel na noite de sábado.

MDC-201409_%2827%29.jpg

Prova cabal que elas se reproduzem sim no rio.

MDC-201409_%2828%29.jpg

____________________________________________________

____________________________________________________

Como ninguém é de ferro... na manhã seguinte a turma acordou cedo e parti para o test drive das ninfas atadas no dia anterior. :okok:

Arthur Emílio mostrando que seu atado pega peixe.

MDC-201409-%2829%29.jpg

A danada fez o seu show.

MDC-201409-%2830%29.jpg

E fez pose para a foto.

MDC-201409-%2831%29.jpg

Para a liberdade como deve ser.

MDC-201409-%2832%29.jpg

E fez pose mais uma vez.

MDC-201409-%2833%29.jpg

A mosca que o Celio atou também mostrou eficiência, mas a truta não quis posar para a foto.

MDC-201409-%2835%29.jpg

Esse é o poção nos fundos da pousada.

MDC-201409-%2836%29.jpg

André Ribeiro no cantinho do Beto Saldanha.

MDC-201409-%2837%29.jpg

A manhã estava ensolarada e o André Ribeiro em busca de sua truta.

MDC-201409-%2838%29.jpg

Quem dorme no Chalé #1 acorda com o pés quase dentro do rio.

MDC-201409-%2839%29.jpg

Resolvi dar uma caminhada rio acima e pesquisar por ninfas.

MDC-201409-%2842%29.jpg

O rio tem muito alimento para as trutas.

MDC-201409-%2843%29.jpg

Enquanto isso o pessoal atava as moscas secas.

MDC-201409-%2844%29.jpg

Tudo com o material oferecido no kit.

MDC-201409-%2845%29.jpg

Muita atenção dos alunos.

MDC-201409-%2846%29.jpg

Atado do Arthur Emílio.

MDC-201409-%2847%29.jpg

E o Daniel de olho na qualidade do atado da turma.

MDC-201409-%2848%29.jpg

Colocando as perninhas na wet fly.

MDC-201409-%2849%29.jpg

Finalizando o atado.

MDC-201409-%2850%29.jpg

Wet fly do Celio.

MDC-201409-%2851%29.jpg

_______________________________________________________
_______________________________________________________
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu, eu, eu, eeeeeeuuuuuuuuuu!!!!!! :D

Mas, provavelmente será em Setembro e vou ficar de fora! :(

Vou ajustar o calendário com o Daniel em função das pessoas interessadas. ;)

Vou formar a lista e depois entrarei em contato com os interessados para ver se conseguimos agendar em comum acordo. :)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Antônio não tenho valores, essa lista é somente para saber quem está interessado e assim começar a trabalhar com o Daniel para organizar o curso. Sem interessados não temos como organizar o curso, procurar hospedagem e estimar valores. ;)

Ter interesse e colocar o nome na lista não torna obrigatório participar do curso. :ok:

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A lista com o nomes dos interessados está no primeiro post do tópico e já estou em contato com o Daniel para organizar mais esse curso. Todos os interessados serão contatados por MP ou e-mail para que possamos encontrar uma data em comum acordo. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como falei lá encontro...

Se quiserem ir pro sítio fiquem à vontade...

Contras:

_não tem onde coletar os bichinhos (isso Daniel talvez possa coletar anteriormente e levar)

_fica um pouco afastado da maioria da turma (Bom Jardim,RJ - 30km de Friburgo - sendo 7km de terra - mas estrada boa e pode rolar caronas)

_acima de 4 temos que dormir em barracas, a casa é pequena (mas tem varandão que dá pra colocar barraca debaixo. Já se acomodaram mais 30!)

Prós

_hospedagem grátis

_churrasqueira pro Noimann trabalhar (além de fogão e forno à lenha) Churrasco e Carreteiro garantido!

_hospitalidade! Serão todos muito bem vindos...

Além disso, se não quiserem fazer o curso lá, na hora que quiserem marcar um encontro de atado, churrasquinho mosqueiro, sauna(sem ser gay, please!), voleicast , futevadeiobol... o local está à disposição Fausto!...

Só não tem peixe...Tem uma represa pertinho, mas é nova e ainda não "choveu"... O rio tb passa na porta mas com as obras de canalização em Friburgo e máquinas revirando o fundo, o rio está constantemente sujo até a conclusão da obra...

______________________________________

Saldanha, quando quiser é só aparecer... sem precisar de desculpa de encontro de atado!KKKkkkk

______________________________________

Fausto, quanto ao curso, se seus planos de fazer na Amantes se concretizarem e a data estiver de acordo, eu participo! Vamos conversando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Para coleta de insetos é muito importante ter águas limpas como no MDC para termos uma boa aula de entomologia. :ok:

Sim Rusllon vamos conversando sobre a data e farei uma conferência em MP com os amigos que colocarem os nomes na lista. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Teria que ir lá ver.... mas não é um riozinho tipo MDC... É mais um córrego, um ribeirão... Não sei se tem estes monstrinhos do Macaé....

Me lembrei de um córrego menor e bem + perto, agua de nascente, que desce entre pedras e talvez tenha os bichinhos... posso ir lá ver... de bike ou cavalo uns 10 min do sitio... o dia que for pra roça passo lá...

Este riozinho que Luciano falou fica perto, mas não muito.....

Se no córrego tiver é moleza de coletar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

O Daniel está em contato com o Claudionor da Pousada Amantes da Natureza localizada as margens do rio Macaé de Cima (MDC) e assim que tiver algo definido me informará para entrar em contato com os interessados.

Existe uma segunda opção que estou avaliando também, uma vez que a intenção é coleta de espécimes de insetos imaturos e alados, que é de nos hospedarmos próximo de Sana ou Casimiro de Abreu, assim podemos fazer a coleta no mesmo rio, só que em sua parte de baixo, chamada aqui por nós de Macaé de Baixo (MDB). O André Ribeiro fez uma ótima coleta nesse sábado quando estivemos lá e me animou quanto a essa possibilidade.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Enviei mensagem privada (MP) para todos os nomes da lista. ;)

Já tenho os valores para quem estiver interessado em participar. :ok:

Data: Dias 27 e 28 de setembro de 2014.

Pacote de hospedagem na Pousada Amantes da Natureza = R$ 250,00

>> Café da manhã de sábado

>> Almoço de sábado

>> Jantar de sábado

>> Café da manhã de domingo

>> Almoço de domingo

Valor do curso do Daniel = R$ 200,00

Valor total = R$ 450,00

Os amigos que confirmarem a participação devem efetuar um depósito na quantia de R$ 250,00 em uma de minhas contas correntes.

Minhas referências bancárias:

Fausto Parreira Pinto
CPF: 633.840.867-91

Banco Itaú
Agência: 0389
Conta Corrente: 79248-2
(Obs.: O comprovante do banco Itaú pode sair em nome de Neyde Parreira Pinto)

Banco Santander
Agência: 3063
Conta Corrente: 01003566-7

Dúvidas aqui mesmo no tópico. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fausto

Estou interessado no curso

Por gentileza me envie detalhes

Obrigado

Reinaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto

Demorei pra responder porque surgiu um compromisso para a data do Curso. Acho, que terei que dar preferência ao dito compromisso. Portanto deixo minha vaga para outro interessado.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

No problem my friend. :ok:

Vou manter a lista atualizada no primeiro post do tópico e peço aos amigos que confirme a ida aqui nesse post de modo que possa fazer o controle da melhor forma possível. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

................

Data: Dias 27 e 28 de setembro de 2014.

Pacote de hospedagem na Pousada Amantes da Natureza = R$ 250,00

>> Café da manhã de sábado

>> Almoço de sábado

>> Jantar de sábado

>> Café da manhã de domingo

>> Almoço de domingo

Valor do curso do Daniel = R$ 200,00

Valor total = R$ 450,00

....................

Olá Fausto

O pessoal vai levar a família (esposa)?

Quanto ficaria quarto de casal?

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessado.

Tem problema não ter prática no fly? Nesse caso ir mais para conhecer, aprender e fazer contatos? :D

Não conheço a região, dá para ir de moto?

Editado por Bragboy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá Fausto

O pessoal vai levar a família (esposa)?

Quanto ficaria quarto de casal?

Abç

Olá Costa!

Até o momento a única pessoa que pretende levar a família é o Celio, com seus filhos e irmã. Estou em busca de informações com o Daniel quanto aos valores para esse caso e não posso afirmar, mas deve ser R$ 500,00 para o casal.

Interessado.

Tem problema não ter prática no fly? Nesse caso ir mais para conhecer, aprender e fazer contatos? :D

Não conheço a região, dá para ir de moto?

Não tem problema algum e será um evento interessantíssimo para quem está iniciando. Levarei material de pesca com mosca e assim poderá praticar arremessos comigo. Sim é facílimo ir de moto, aliás, é melhor ainda.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Até o momento a única pessoa que pretende levar a família é o Celio, com seus filhos e irmã. Estou em busca de informações com o Daniel quanto aos valores para esse caso e não posso afirmar, mas deve ser R$ 500,00 para o casal.

Também pretendo ir com minha esposa, vai depender da confirmação desses valores. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria muito de ir. Estou me coçando de vontade de ir. Mas pra essa data vai ficar meio complicado para mim. E estou tentando um amigo para encarar a estrada comigo mas esta complicado.

Mas numa próxima eu irei com certeza.

Grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Costa!

Até o momento a única pessoa que pretende levar a família é o Celio, com seus filhos e irmã. Estou em busca de informações com o Daniel quanto aos valores para esse caso e não posso afirmar, mas deve ser R$ 500,00 para o casal.

Não tem problema algum e será um evento interessantíssimo para quem está iniciando. Levarei material de pesca com mosca e assim poderá praticar arremessos comigo. Sim é facílimo ir de moto, aliás, é melhor ainda.

T+ :)

Fausto, obrigado pelas informações e o video.

Como moro muito longe daí, +- 850 km, vou ver se algum amigo poderia estar me acompanhando na viagem de moto, principalmente porque tem um bom trecho de terra e alguns não gostam de colocar suas motos nesse terreno.

Nesse caso, se ele for mas não pretender fazer o curso, teria como pousar por lá e qual o custo disso para uma pessoa?

Também em caso de confirmação da viagem, seria interessante ter o telefone de alguém daí para o caso de errar o caminho em algum ponto.

Costumo participar de encontros de moto e o pessoal sempre coloca um disk perdidos nos cartazes do evento. eheheh :-)

Obrigado de novo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nesse caso, se ele for mas não pretender fazer o curso, teria como pousar por lá e qual o custo disso para uma pessoa?

Também em caso de confirmação da viagem, seria interessante ter o telefone de alguém daí para o caso de errar o caminho em algum ponto.

Costumo participar de encontros de moto e o pessoal sempre coloca um disk perdidos nos cartazes do evento. eheheh :-)

Obrigado de novo!!

Nesse caso como ele não vai participar do curso, então não precisa pagar por ele e a hospedagem dele terá um custo de R$ 250,00 que deverá antecipadamente ser pago à mim. ;)

Quanto ao telefone pode ligar para mim (021 99348-4467), mas ficará fora da área de cobertura quando entrar na reserva. Para não ter erro marque no GPS dois pontos, a entrada da estrada e a pousada.

Entrada:

-22.356880, -42.515621

Pousada:

-22.411469, -42.519494

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto estou pensando em ir com a esposa, ainda estamos decidindo, pelo que li acima seriam duas hospedagens e uma inscrição para o curso.

Enquanto isso me dê algumas informações: é necessário levar material de atado? qual? Ferramentas/Morsa? Nunca fiz um curso, mas vi vídeos que mostram um instrutor passando informações e a turma fazendo ou tentando...é por aí?

Abraço,

Paulo Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nesse caso como ele não vai participar do curso, então não precisa pagar por ele e a hospedagem dele terá um custo de R$ 250,00 que deverá antecipadamente ser pago à mim. ;)

Já está confirmado o valor pro casal? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fausto estou pensando em ir com a esposa, ainda estamos decidindo, pelo que li acima seriam duas hospedagens e uma inscrição para o curso.

Enquanto isso me dê algumas informações: é necessário levar material de atado? qual? Ferramentas/Morsa? Nunca fiz um curso, mas vi vídeos que mostram um instrutor passando informações e a turma fazendo ou tentando...é por aí?

Abraço,

Paulo Henrique

Sim Paulo somente você pagaria pela inscrição no curso de atado e a hospedagem do casal seria nesse caso no valor de R$ 500,00. O Daniel oferece um kit de material de atado incluindo penas, fios, arames e etc. para que possamos usar e não é necessário levarmos, mas as ferramentas são fundamentais e cada um deve levar as suas, bem como linhas de atado.

No sábado às 08:00 o Daniel pede para que os inscritos já estejam na pousada e assim tomar café da manhã. Depois do café às 09:00 o Daniel reúne os alunos e inicia a distribuição do material que será usado, incluindo a apostila que nesse momento também será usada. Depois dessa introdução vamos para o rio e fazemos coleta dos insetos imaturos para assim separarmos e classificá-los. Após a coleta e classificação vamos almoçar e depois do almoço começa a parte do curso de atado indo até às 17 horas ou pouco depois, dependendo do luz do dia. Na manhã do dia seguinte continua as aulas de atado. Vai sim Paulo, você vai gostar muito e sua esposa vai adorar o local.

Já está confirmado o valor pro casal? :huh:

Ainda não André, mas se baseie no custo individual e deve ficar por R$ 500,00.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alguém gostaria de participar de um curso de Atado e Entomologia com o Daniel Edom de Friburgo? :headsetsmiley:

Gostaria muito de organizar o 3º Curso de Atado e Entomologia do Daniel Edom, mas para isso preciso de uma lista de pessoas interessadas em participar. ;)

Impossível conciliar datas de modo que seja do agrade de todos, não tem nem como fazer isso, mas prometo que eu e o Daniel vamos fazer o máximo possível para que seja viável. :ok:

Pescar é ótimo, atar e pescar com a mosca que atamos é melhor ainda e ter noções de entomologia faz com que o pescador seja cada vez mais completo. :graduado:

Lista de interessados:

  1. André Ribeiro - CONFIRMADO
  2. FelipeCFM - CONFIRMADO
  3. HDayan
  4. Celio - CONFIRMADO
  5. Fernando Marra
  6. Antonio José
  7. Rusllon - CONFIRMADO
  8. Sylvio - CONFIRMADO
  9. Frederico Daldegan
  10. Reinaldo
  11. Arthur Emilio
  12. ...
  13. ...

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vamos aguardar essa semana, pois o Daniel está aguardando reposta do Claudio. ;)

O que está certo é o seguinte, para quem vai estar lá e não vai pernoitar na pousada:

>> R$60,00 café e almoço por dia

>> R$35,00 ceia

>> Bebidas à parte

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fausto

Tou meio perdido. Já sabe quanto devo pagar pra dois quartos para mim, minha irmã e os dois filhos?

O Daniel ainda não me respondeu porque possivelmente o Claudionor não respondeu ele. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Pessoal,

Ficou resolvido pelo Claudio o seguinte R$80,00 para crianças até 12 anos preço especial.

Adultos R$250,00 (todos, inscritos ou não no curso).

Para o pessoal que não vai dormir.

Refeições café+almoço=60,00 jantar R$35,00.

Atenciosamente,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.