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Entre os Melhores

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Mostrando conteúdo com maior reputação em 04-01-2018 em todas as áreas

  1. Senhores, O tema da carroça de hoje é linha de atado. O conteúdo de hoje com certeza não será mistério para alguns, mas para outros com certeza será de grande valia. Detalhes Técnicos: A grande maioria das linhas de atado que utilizamos (Danville, UNI, etc) são feitas de filamentos de poliéster. O mesmo tipo de composto químico é utilizado para confeccionar as linhas de costura em suas mais diversas formas. Dentre elas, encontram-se as linhas TEXTURIZADAS para OVERLOCK, igual à bobina abaixo ilustrada: Interpretanto o que está escrito na etiqueta: é um fio 100% poliéster, TEXTURIZADO (isso é muito importante), peso 18 TEX e a bobina vem com 2000m (isso já deveria estar soando alto como um sino na sua cabeça!). De que se trata esse tal de TEX? É uma unidade de medida muito similar ao DENIER. É do peso de 1000m de linha (18g nesse caso por ser uma linha 18 TEX). Para converter isso para Denier, simplesmente multiplique por 9: DENIER = 9 X TEX Denier = 9 X 18 Denier = 162 (Para mais detalhes sobre medidas do mundo têxtil: Clique aqui) Ou seja, nossa linha de overlock texturizada 18 TEX é uma linha de atado 162 Denier! Para efeitos de comparação, a linha UNI 6/0 é 130 Denier e a linha UNI 3/0 é 266 Denier. Isso coloca nossa linha de overlock algo mais espessa que a linha UNI 6/0... quiçá a classifiquemos como 5/0? Custos e formas de oferta: Se você for em um armarinho, você provavelmente encontrará dois tipos de bobina à venda: as bobinas pequenas, que são vendidas por metragem, e as bobinas grandes que são vendidas por peso, conforme figura abaixo: A bobina pequena custou R$0,95 (NOVENTA E CINCO CENTAVOS!!!) e possui 2000 metros de linha. A bobina grande custou a fortuna de R$2,50 e possui cerca de 3900 metros de linha. Quer saber se a cor que você deseja existe? Clique aqui. Posso lhe garantir que sim... chega a ser um problema se conter na hora da compra! Não se esqueça que o overlock é feito com dois tipos de fios: uma linha normal, daquelas com fio torcido, e essa linha texturizada da qual estamos falando. Quando for pedir, peça a linha texturizada. Como utilizar no atado: A única etapa artesanal da utilização dessas linhas é a alimentação dos carretéis. Você poderá: (A)utilizar carretéis vazios de atado; ou (B)adquirir os carretéis de máquina de costura da Singer (R$1,00 a unidade) e, manualmente ou com a própria máquina de sua mulher/tia/avó, alimentá-lo para usar no atado. Abaixo uma foto de uns carretéis que foram de minha avó e agora servem ao nobre ofício do Flytying: Esses carretéis podem ser usados nos bobbins normais, como esse abaixo da Dr.Slick, que adquiri com o Zanetti um dia desses por menos de R$10,00: Detalhe da linha em macro: Note que pelo fato da linha não ser encerada ela fica "flat" e meio solta o tempo todo, quase que sem aderência na hora do atado. Com isso, certas partes críticas do atado ficam meio soltas e você pode ter problema. Para contornar isso, compre cêra de abelha, em loja de material para fazer velas, e faça um pré-enceramento de sua linha antes de atar. Para quem que ver como isso funciona, basta procurar o canal de atado do Davie McPhail no Youtube, que o cidadão mostra direitinho isso. Funciona mesmo? Bem, esses dias recebi um adesivo do Zanetti e nas costas estava carinhosamente escrito assim: "Do Jost - Nymphmanheider" (quero crer que isso queira dizer algo diferente de ninfomaníaco). De fato minha pescaria é basicamente feita com iscas #12 para baixo (ninfas e secas), de modo que para 90% do meu atado, necessito das linhas UNI 8/0 que uso. Por outro lado, só ato meus streamers para tucunaré com essas linhas e o resultado tem sido mais que satisfatório. Grandes terrestrials também podem ser tranquilamente atados com essas linhas (observe as perninhas da barata... e tente adivinhar o que é... ^_^ ... tema de outra carroçagem para o futuro!): À esquerda minha barata© ( 0 © não é de Copyright não... é de carroça hehe) e à direita um streamer todo atado com essa linha de overlock (e Acrilon, para os interessados) e finalizado com epóxi. Vale a pena mesmo? Bem, você paga US$2,50 por 184 metros de UNI 6/0 pré-encerado na Bob Marriot lá da Califórnia, sem contar o frete e o imposto. Você vai pagar R$1,56 pelos mesmos 184 metros, contando com a compra de um bobbing (R$10,00), um carretel (R$1,00), a linha (R$1,00) e uma pelota de cêra de abelha (R$5,00). Se você contar apenas pela metragem de linha, você paga R$0,09 (nove centavos) pelos mesmos 184m.... acho que não dá pra pedir um desconto muito maior que isso! Senhores, como sempre me despeço na esperança que o tópico da carroça de hoje seja útil à alguma alma desorientada. Fiquem ligados para as carroçagens dos próximos capítulos Grande abraço a todos. Jost
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  2. Aí Mercatelli, salvando a lavoura e atando coisa que afunda...
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  3. Salve Fausto, tenho atado ninfas com "quill", e coletei alguma experiência com este material. Este processo químico deixa as "quills" frágeis e quebradiças. Se as cerdas forem removidas manualmente com uma borracha, as "quills" ficam consideravelmente mais elásticas e fortes. O problema da remoção manual é, claro, que dá muito mais trabalho. Mas experimentando o produto de vários fornecedores, cheguei à conclusão que a melhor quill no mercado é fornecida pela Polish Quills . Realmente superior, e com um preço justo, eu acho. []'s
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