Ir para conteúdo

Entre os Melhores

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 02-12-2017 em todas as áreas

  1. Olá Sr. Odimir, Já fui algumas vezes em novembro, mas realmente nesse ano estava bem acima do que já havia visto. Também acho bem chata essa pesca com streamers e/ou linhas afundativas, e prefiro não ir muito nessa linha, embora concorde que pode ser bem produtiva, especialmente nessas condições. O que acabamos fazendo foi andar muito e procurar bastante por lugares e pontos dos rios onde as águas estavam mais calmas, e aí pescar “normalmente”. As trutas do filminho foram todas pescadas com ninfas ou secas, inclusive as maiores em uma bela pescaria com Elk Hair Caddis #14. Abraço
    2 points
  2. Pessoal, Seguem algumas notas que compilei baseado em um artigo do livro "The Dry Fly" de Gary LaFontaine. Estas notas se referem especificamente aos lançamentos quando se pesca com moscas secas ou dries, já que streamers e ninfas tem comportamento próprio na água e técnicas especificas correspondentes para sua pesca. O nome do artigo em questão é "Por que os pescadores falham ?" Existe uma multiplicidade de fatores que explicam as falhas quando se pesca com moscas secas, mas três razões podem ser as principais : a mosca é arrastada, o peixe é espantado, ou o padrão de mosca é incorreto. Usei o termo peixe tentando generalizar os tomadores de moscas secas na superfície, embora o autor se refira a pesca de trutas em seu livro. Lançamentos longos podem arruinar a apresentação de moscas secas criando mais oportunidades para que a mosca seja arrastada ou "dragada". Micro-drag ou micro arraste pode ser definido como uma variação entre a velocidade de deriva da mosca na superfície e a velocidade da corrente. Este pequeno arraste pode ser invisível para o pescador, mas uma truta dificilmente deixa escapar este movimento não natural à deriva do inseto ou da mosca que o imita. Ninguém, seja qual for sua experiência pescará melhor com uma mosca seca a 12 m do que a 6 m. A variação de velocidades de correntes simplesmente esticará esse comprimento extra de linha, tenso o suficiente para puxar a mosca de sua deriva natural. Existem dois tipos de arraste ou drag, sendo que um mais óbvio se observa quando a linha puxa bem no final da deriva e a mosca patina e se denuncia através da corrente. O pescador nestes casos faz um "pick-up" e um novo lançamento. O outro tipo ou "micro drag" é mais sutil, levando a mosca a se mover de forma mais imperceptível. Se o lançamento for mais longo que 4,5/5 m, o pescador não conseguirá enxergar a mosca o suficiente para detectar o micro arraste ou micro-drag, especialmente se o lançamento foi feito com loop fechado e linha reta conforme se recomenda modernamente. Micro-drag não pode ser inteiramente evitado durante apresentações em deriva morta. Maneiras corretas de castear e configurações apropriadas dos lideres podem minimizar esse efeito tão indesejado. O lançamento deve ser um pouco relaxado com a linha caindo na água em "cachos", curvas e amontoados. Essa folga na linha deve ser criada intencionalmente utilizando-se casts curvos mais abertos ou mesmo criados por acidente, o pescador ondulando a vara com um cast avante amplo ou descompassado que despeja linha frouxa nas correntes. Lideres longos construídos segundo a formula de George Harvey, que propiciam bastante folga até se distenderem no final da linha, são os recomendados para minizar os efeitos de micro-drag. Estes lideres não serão tratados aqui, podendo ser tema de um outro tópico. Abraços
    1 point
  3. Quando se pesca de flotada em rios cordilheiranos como o Caleufu, pelo menos nos tramos superiores, com águas altas e muito rápidas não sobram muitas alternativas além das linhas afundantes e gatos. Nos trechos abaixo quando o rio adentra pelos vales e planícies, em algumas temporadas é possível trabalhar com secas. Já encontrei o Caleufu com níveis que me permitiram pescar com secas de ponta a ponta, exceto quando parávamos para pescar em algum poção e pescávamos com ninfas.
    1 point
  4. A propósito, sempre uso um anzol bom, pois parto do princípio que o cidadão pode não gostar de minha isca ou depreciar meu atado. Neste caso é só pegar a Gillette e aproveitar o bom anzol !!!!
    1 point
  5. Salvo condições climáticas excepcionais, no inicio de temporada a expectativa é de se encontrar águas altas, portanto é preciso estar preparado para o que der e vier.
    1 point
  6. Beleza Fausto, obrigado. Devia ter assistido ao video antes de ir, hahahahahaha.
    1 point
  7. O Grupo 1 está lá em SMAndes e estão impressionados com o volume de água dos rios, o Grupo 2 chega amanhã e espera-se um pouco menos de intensidade. O Pablo Saracco tem um vídeo mostrando bem como pescar nessas situações. Vejam como o Malleo está alto e comparando fotos de anos anteriores é possível ver a água invadindo o pasto. Acompanho pescar na Patagônia faz 12 anos e nunca havia visto os rios desse jeito. Em 2012 e 2015 o Caleufú estava na caixa, perfeito para pescar com moscas terrestres, em 2013 e 2014 estava cheio, bem como esse ano, exigindo assim pescar com linha Sinking Tip e puxar "gatos". Por falar em "gatos", as iscas na cor laranja e suas tonalidades estão fazendo sucesso, dica do grupo que está lá nesse momento. T+
    1 point
  8. Versão da MDR. Anzol Fulling Mill 31710 #16. Dessa vez tanto a cauda, quanto as asas, são do mesmo material, Mallard Duck e usei dubbing em todo o corpo.
    1 point
  9. Que tal fixar o estilo sem necessariamente fixar a receita ou o material? Minha sugestão: Catskill Dry Flies
    1 point
  10. Opa!! Eu topo sim!! Tanto caddis como para tararias uruguaias! Se não me engano, elas gostam de intruders, por atacarem mais pela cauda. Tanto as caddis como as de tarariras eu to dentro!!
    1 point
  11. Um sábado bem legal onde eu, @Claudio Brandileonee @HDayan passamos a tarde atando, e um pouco da companhia de nosso amigo @Beto Saldanha. Não houve em momento algum intenção de produção, mas sim de compartilhar o conhecimento e experiências. Vamos para a Patagônia ano que vem e assim desde já estamos preparando nossas caixas de moscas. Copper Johns e suas variações na combinação de material. Essa foi a primeira experiência, na qual me equivoquei com o material selecionado, em atar a mosca da capa do livo Tying Nymphs do Charlie Craven. Vou prestar mais atenção e melhorar nesse atado, se bem que gostei bastante do meu "erro".
    1 point
×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.